terça-feira, 19 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Buscar pela madrugada (CORRIGIDO EM 30 OUT 16)


"Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscarem, me acharão. Provérbios 8:17" ARC

    Paz amados, passemos a análise deste versículo: 
   Esta passagem de Provérbios está dentro do contexto do cap 8 de Provérbios, e se entende exatamente como está escrito aí. É uma passagem conhecida de todo o povo de Deus, seja pentecostal ou tradicional, e influenciou um antigo costume cristão: o de orar pela madrugada, por atribuírem essa fala a Deus, porém se analisarmos o seu contesto veremos que é a sabedoria que fala essas palavras.

 Vejamos também outro problema que parece um equívoco na tradução de João Ferreira de Almeida, pois o termo "...de madrugada me buscam..." só é encontrado na versão Almeida Revista e Corrigida (ARC). Vejamos as principais versões atuais:

"Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham." ARA

"Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha." NTLH

"Amo os que me amam, e quem me procura me encontra." NVI

"Amo os que me amam. Quem me procura, encontra-me." Versão Católica

    Neste grupo das traduções e versões mais utilizadas em português, não se encontram o termo "de madrugada", como essas versões são novas e são fruto de intenso trabalho de pesquisa, nos leva a pensar que são as mais corretas. Aqui porém fica uma pergunta: Por que João Ferreira teria acrescentado em sua tradução o termo de madrugada, se em nenhuma tradução moderna é colocado esse termo e nenhum outro? Vamos então as pesquisas.   

   Outra Tradução de grande prestígio é a King James (inglesa) onde aparece a palavra cedo em vez de madrugada:

"I love them that love me; and those that seek me early shall find me." King James
early = cedo

   Provavelmente na época de João Ferreira e da equipe que traduziu para o rei Tiago o livro de provérbio, nãos encontraram alguma palavra que dava a ideia de "prioridade" ou então eles seguiram o consenso desse contexto, que nos mostra que para buscar à sabedoria do Senhor diariamente deve ser bem cedo ou em primeiro lugar. 
     Devo acrescentar que nas versões espanholas aparece a palavra "diligentemente" no lugar de "madrugada" e na conhecida Reina Valera está colocado o termo "madrugada".
  De qualquer forma os termos cedo, madrugada ou diligentemente devem ser interpretados como zelo, cuidado e/ou prioridade, por isso o melhor entendimento do texto de Pv 8:17 é buscar a sabedoria de Deus em primeiro lugar! A qualquer hora, acima da comida, da bebida e do sono!

Vídeo para essa interpretação: Clique aqui!

Chega de achologia, interpretação bíblica se faz com pesquisa.

Marcos André - Professor

-->

123 comentários:

  1. Olá!
    boa interpretação!
    mas eu sempre interpretei madrugada como zelo mesmo,Davi disse: "uma coisa pedi ao Senhor e a BUSCAREI" muitos querem mais de Deus, mas nem buscam a Deus. Amam mais seus travesseiros, amigos, lazer, sua vida...
    Só teremos mais de Deus, quando Deus puder ter mais de nós!
    Se quiser de uma olhada neste texto, acho que madrugada ali também queria dizer zelo...
    http://www.meu-cantinho-e-minhas-coisinhas-prefe.blogspot.com/2010/09/e-voce-tambem-deseja-ve-la.html
    Deus te abençoe!
    =J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que de madrugada ou não,busquemos a Deus 24 horas.

      Excluir
    2. Excelente interpretação irmã.

      Excluir
  2. Obrigado pela colaboração irmã Nanda, eu entando que buscar a Deus em primeiro lugar demonstra zelo, é priorizar o SENHOR em nossas vidas, fica na Paz de Cristo, depois eu dou uma visitinha no "meu cantinho minhas coisinhas" rsrs Paz.

    Marcos Andre - Professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, quem está dizendo as palavra de Provérbios 8:17? É o Senhor através de Salomão. Ou é o próprio rei Salomão.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Irmão João Pereira, verificarei hoje a noite e te passo, mas se alguém quiser fique a vontade para responder.
      Paz de Jesus, boa pergunta.

      Excluir
  3. Amado Professor em Cristo Jesus.
    Creio que a interpretação biblica é de suma importancia. Acredito que o autor quer dizer que devemos buscar a Deus "cedo", isto é antes que seja tarde, pois a "noite" após a morte já não haverá tempo.
    Eu gosto de orar nas madrugadas. O que posso dizer… é que a cada madrugada que busco a Deus, mais vejo e me aproximo de Deus, mas ainda é tão pouco, eu quero mais de Deus, por mais que sinta a presença d'Ele, ouço Sua voz ainda é muito pouco. Eu anseio por sua presença e cada vez que o procuro nas madrugadas sinto-o mais próximo, mais presente, mais... mais..., mas eu ainda quero mais, pois Ele é a razão de minha vida, de meus projetos... buscá-lo sempre, sempre, mas principalmente nas madrugadas pois enquanto outros dormem, o caminho até Ele não está congestionado.
    Fique na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz pastor amei o seu comentario e penso da mesma forma,cedo nesse caso não é as primeiras horas do dia e isso se conta apartir,da meia noite,e meia noite em diante não é madrugada?O IMPORTANTE É BUSCAR O SENHOR em quanto se pode achar,e deixar a priguiça de lado.

      Excluir
    2. Querido irmão: Excelente o comentario informativo do Professor. Concordo também com seu ponto de vista quanto a buscar a Deus nas madrugadas. Discordo porém de sua colocação com referência a "caminho congestionado". A Bíblia diz que temos "livre acesso ao Pai" e que "todos que o buscam o encontram". O único impedimento para se chegar a Deus é o pecado.
      Fique na Paz do Senhor Jesus.

      Excluir
    3. A PAZ DO SENHOR,PR GILBERTO.CONCORDO EM TRMOS COM VC.A BUSCA POR DEUS NA MADRUGADA REALMENTE É ALGO SOBRENATURAL;PORÉM,CONCORDO PLENAMENTE COM O PR MARCOS ANDRÉ.''MADRUGADA'',''CEDO'',TEM O MESMO SENTIDO P/ MIM,OU SEJA,PRIORIZAR.PRIMICIA.QTO AO FATO DE SENTIR-MOS MAIS DEUS NAS MADRUGADAS,SE DA AO FATO DE QUE NO SILENCIO DA MADRUGADA,OUVIMOS MELHOR A SUA VOZ,DO QUE NO TUMULTO E BARULHO DO DECORRER DO DIA.ASSIM MESMO,O QUE IMPORTA É A NOSSA BUSCA POR DEUS SER INSESSANTE.CONCORDO C/ OS DOIS.GDE ABRAÇO.DEUS NOS ABENÇOE + PAULA

      Excluir
    4. Paz de Jesus irmã Cinthia e a todos os amados que escreveram aqui, olha eu gostei do comentário do pastor Gilberto Pratas, é bem poético e sentimental, expressa o sentimento de quem ama a Cristo de verdade, porém não concordei com a última frase onde ele falou que orar de madrugada é melhor, pois o caminho está descongestionado. Eu acho que o caminho já foi descongestionado por Jesus a muito tempo.

      Graça e paz.

      Excluir
    5. juciene de jesus alves de almeida11 de maio de 2013 às 14:45

      os crentes de hoje não querem ler ,mas querem pregar e ensinar. Isso e muito serio, e os pastores deveriam tomar uma posição em relação a esses pregadores desinformados e preguiçosos quanto a leitura, pesquisa. Quantos irmãos negligenciam a escola bíblica ,oração ,ensinos e ainda recebem oportunidade para ensinar, ou melhor ,matar ,se puderem a igreja com heresias terríveis.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Irmã Cinthia, A Paz do Senhor Jesus!

      Sou recém convertido, como é esse negócio que ouço falar que: Deus falou comigo.

      Pessoas falam que Deus falou com elas mesmo, que ouviram a voz de Deus... Deus fala conosco mesmo? to falando de voz mesmo, eu escutar a voz dEle?

      Já li muito isso na bíblia, antigo testamento isso ocorria direto... Quero saber se nos dias de hoje isso ocorre de fato, se é bíblico isso, se Deus nos enviou o ES, pq ele falaria conosco?


      Getúlio Garcia

      Excluir
    8. As experiências que eu já tive nesse sentido é de sentir a voz dEle vindo de dentro de mim, mas existem casos na Bíblia em que o Senhor falou audivelmente, como é o caso de Paulo em Atos 9.
      Atualmente a voz que ouvimos é do Espírito Santo falando dentro de nós, e o Espírito Santo é Deus, então é Deus quem fala aos crentes.

      Paz.

      Excluir
    9. Bem é de conhecimento de todos a bíblia diz que desta palavra ñ podemos aumentar nem tirar porque que aumenta? ele diz o seguinte clama a mim e ele responderá, mas de madrugada, ñ nem

      Excluir
  4. A paz do Senhor pr Gilberto, lindas palavras, obrigado pelo belíssimo comentário, estaremos publicando outras interpretações bíblicas. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Paz irmão, parabéns pelo blog e continue nesta visão. Não esqueçamos também que o calendário Judeu é lunar-solar, enquanto o nosso é solar-lunar, talvez isto tenha influenciado o tradutor a trazer os costumes de Israel dentro do livro de provérbios.

    Parabéns!

    www.irmaoricardo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Interessante isso irmão Ricardo vou considerar isso da próxima vez que analisar essa e outras passagens, to escrevendo outra interpretação no momento! Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  7. Ficou dogmatizado no meio evangélico que orar de madrugada tem mais efeito,mais poder,sacrifica a carne,tem menos gente pra falar com Deus e etc,tudo isso por má compreensão biblica ou má interpretação como o amado irmão disse de Pv 8.17.Muitos,ou a maioria,não tem conhecimento que o dia e noite do judeu é diferente do nosso e que a madrugada do judeu começa as 6:00 hs,sendo a primeira hora,a terceira 9:00hs e assim por diante(Mt 20.1-16);assim sendo querer orar na NOSSA madrugada é ultrapassar uma lei natural que Deus fez que é a do sono.Quando acordamos de madrugada e ficamos algum tempo acordados,quebramos ciclos que o sono tem,e,quando eles são quebrados,a pessoa tem serios problemas de saúde.Ver estudo sobre sono neste link http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a PAZ DE DEUS,IRMAO.EU ADMIRO MUITO OS IRMAOS QUE TEM ESSE NIVEL DE QI E ESTUDOS BIBLICOS.QDO RECEBO A GRAÇA DE MINISTRAR,PREGO A PALAVRA DENTRO DA REVELAÇAO QUE DEUS ME DÁ A FIM DE EDIFICAR,LIBERTAR,CURAR E FORTALECER.MAS QDO SE TRATA DE ''FALAR BONITO'' SRSR,PERCO FEIO.GOSTARIA DE TER ESSA SABEDORIA,POR ISSO ESTOU COMEÇANDO A BUSCAR ESTUDOS.MAS QTO AO QUE O IRMAO DISSE SOBRE QUEBRAR O CICLO QUE O SONO TEM,EU CONCORDO APENAS SE AO ACORDAR NAS MADRUGADAS,PASSAR A SER ALGO EXAUSTIVO P/O CORPO.MA ORAR A DEUS NAS MADRUGADAS,NAO SIGNIFICA QUE TEMOS QUE DORMIR,E ACORDAR NUMA DETERMINADA HORA DA MADRUGADA P/ORAR.EU POR EXEMPLO,ESPERO ESPOSO E FILHA DORMIREM,E ENTAO JA PASSOU DA MEIA NOITE.ME PROSTRO AO CHAO,ORO,LOUVO E OUÇO DEUS FALAR COMIGO.ENCERRANDO ESTE MOMENTO ''A SÓS'' COM O PAI,DURMO MUITO BEM E TENHO SONHOS REVELADORES.E GRAÇAS A DEUS,MINHA SAUDE É PERFEITA.E CONHEÇO MULHERES DE DEUS QUE TEM VIDA DE ORAÇAO NA MADRUGADA QUE SAO FERVOROSAS NO ESPIRITO,E TBEM SUAS SAUDES SAO BOAS.RESUMINDO:NAO IMPORTA SE NA MADRUGADA OU NAO;PQ NEM TODOS TEM ESSA CONDIÇAO,O IMPORTANTE É BUSCAR A DEUS E DESEJÁ-LO COMO O IRMAO 'ANONIMO' está desejando.E que independente das nossas opinioes,estejamos unidos no mesmo propósito e FÉ.Gde abraço a todos vc´s.E PARABENS,irmao CARLOS,por sua inteligencia.EU CHEGAREI LÁ SRSRSR

      Excluir
    2. Tenho buscado a Deus de madrugada de um tempo para cá e sinto algo diferente. Não acho que seja pq é "de madrugada", mas pelo fato de ser noite, casa escura, silêncio, e vc priorizar gastar tempo com Ele do que dormir... isso alegra o coração do Pai... sono durante o dia? Sim, sinto. Mas o prazer da comunhão com o Espírito Santo é tanta que vale cada minuto "perdido" de sono...

      Excluir
    3. Você foi precisa e feliz nas suas palavras, perdíamos tanto tempo no mundo servindo a Satanás, e agora que entramos para o Reino de Deus não podemos gastar todo nosso tempo e recursos com nós mesmo, vamos gastar tempo e recursos para nos aproximar e trabalhar para aquele que fez tudo por nós.

      Excluir
    4. Esse comentário será excluído por se tratar de uma crítica não assinada. Todos tem liberdades para publicar suas críticas no CLUBE DA TEOLOGIA, porém deverão estar assinadas. Críticas não assinadas demonstram falta de personalidade.

      Excluir
  8. A paz do Senhor irmão Carlos, muito interessante a análise do irmão, nisso tudo eu acho que Deus se agrada quando damos prioridade a ele e também cuidamos da nossa saúde.

    Marcos Andre

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz amados, de facto importa buscar ao Senhor de madrugada para acha-ló, peço a Deus para me ajudar a levantar para orar, para me dar um coração fervoroso em oração, para me dar persistência, para eu seguir e prosseguir em lhe conhecer incesantemente. Não tem sido facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DE DEUS ,MEU IRMAO ANONIMO.ACEITA UMA DICA!ENTAO RECEBA:VC NAO PRECISA IR DORMIR E DEPOIS DO SONO ACORDAR NA MADRUGADA NO MAIOR SUFOCO POR CAUSA DO SONO P/ORAR.SERÁ SACRIFICIO TOLO.PQ SUA ORAÇAOTALVEZ NAO SEJA PROVEITOSA P VC.ENTAO,ESPERE O MOMENTO QUE TODOS DE SUA CASA FOREM DORMIR.PROVAVELMENTE ESSE HORARIO,A RUA JA ESTARÁ MAIS TRANQUILA TBEM,SEM BARULHOS DE PESSOAS OU CARROS.ENTAO,VC SE PROSTRA E COMEÇA A ORAR PERGUNTANDO O QUE DEUS QUER TE FALAR NAQUELA HORA.PROVAVELMENTE ESSE HORARIO JA SERÁ DEPOIS DA MEIA NOITE OU PERTO DELA.ENTAO VC ORA,CANTE UM LOUVOR COM A AJUDA DO YOUTUBE;VC PODE COMEÇAR A ORAR 'EM CIMA' DA LETRA DO LOUVOR QUE VC ESCOLHEU.QDO MENOS ESPERAR ESTARÁ SE QUEBRANTANDO NO ESPIRITO.DEUS TE DARÁ UMA PALAVRA,TALVEZ,VC ABRIRÁ SEU CORAÇAO E PRONTO...SUA BUSCA DA MADRUGADA ACONTECEU.SR VÁ SE DEITAR E UNJA SUA MENTE.SE PREPARE PARA RECEBER DE DEUS SONHOS REVELADORES.SE ESFORCE EM CONTINUAR SEU CULTO RACIONAL.PQ NINGUEM PODE DITAR REGRAS PNINGUEM.NEM EU Á VC.APENAS TE DIGO QUE É EXATAMENTE ASSIM QUE FAÇO.O RESULTADO DEIXA COM DEUS.amém...espero que tenha gostado da dica.E ESTAREI ORANDO P/ QUE O ESPIRITO SANTO TE FORTALEÇA.GDE ABRAÇO NA PAZ DO SENHOR JESUS.

      Excluir
    2. Irma Cinthia...vou testar a ideia da irma....parece otima...Deus abençoe

      Excluir
    3. Está aí uma ideia interessante, não lembro de ter lido esse comentário da irmã Cinthia, muito bom.
      Irmão Fábio depois diz o que achou dessa estratégia, geralmente eu deixo pra ler a Bíblia a noite no horário que a irmã Cinthia falou.

      Ev Marcos André

      Excluir
  10. É verdade meu irmão(a) pra mim também é difícil, mas se eu não consigo acordar na madrugada, então eu busco a Deus como a coisa mais importante para o meu dia, tem que ser em primeiro lugar. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  11. Amados irmãos, o segredo é tão fácil,busque a Deus como se fosse o seu último dia de vida, rasgue o seu coração na presença de Deus, chore, grite, tenha sede e fome de Deus.Pois Ele deu o seu filho para que possamos ter comunhão com ele, isso não basta?

    Queremos grandes coisas da parte de Deus, mas não fazemos nem o minimo que é morrer para a nossa vontade, onde esta o negue a si mesmo e tome a sua cruz e siga a Jesus. Dizemos muitas vezes que não viva mais eu, mas Cristo viva em mim (infelizmente e só de falar, mas o agir continua o mesmo). Devemos todos os dias ser inconformados com nossa vida neste mundo, deixar de ser influenciado para ser influenciador, sendo semelhante a Jesus.

    O Pai açoita a quem Ele ama.

    Eu Alberto Martins, não sou e nunca serei melhor que você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GLÓRIA A DEUS....CONCORDADISSIMO SRSRS O IMPORTANTE É TER TEMOR E SEDE DE DEUS.CADA UM BUSQUE AO SENHOR NO TEMPO QUE ACHAR MAIS EDIFICANTE P/SUA VIDA SABENDO QUE VAI DAR A ELE O SEU MELHOR EM BUSCA E ADORAÇAO.TENHO CASA,MARIDO,FILHO,GATO SRSR TRABALHO E IGREJA.POR ISSO GOSTO MUITO DAS MADRUGADAS.MAS SE P/ VC O MELHOR HORARIO É MANHA(PRIMICIA),ENTAO FAÇA ASSIM.DEUS RECEBERÁ TODOS NÓS INDEPENDENTE DO HORARIO..A PAZ D SENHROR E FICA NA FÉ...

      Excluir
  12. A paz de Deus irmão Alberto, senti que esse comentário saiu do fundo do teu coração, obrigado pelas profundas palavras, que o Senhor te abençoe cada dia mais.

    ResponderExcluir
  13. com pesquisa e pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  14. Querido, tenho algumas experiências com Deus maravilhosas, e creio que orar de madrugada, como muitos aqui disseram, é zelo. Cabe ressaltar que o fato de Deus atender às orações feitas pela madrugada não minimiza o que Ele faz, tampouco restringe. Ele é. Ele tem o poder e a autoridade para fazer o que quiser.

    Só apenas afirmo que orar pelas madrugadas é uma tarefa que nos permite morrer para nós mesmos com mais facilidade. Quem ora pelas madrugadas, certamente agrada ao coração do Senhor.

    Há alguns estudos clínicos que apontam que o nosso dia é muito influenciado pelo o que fazemos nos primeiros minutos dele. E um dos nossos primeiros pensamentos não estão no dia anterior, mas na madrugada que passamos.

    Creio que a interpretação utilizada por João Ferreira de Almeida pode vir bem a calhar, pois nos auxilia a agir de uma maneira mais saanta, de mais entrega.

    E esse conceito da madrugada está sob a permissão de Deus, e não é um erro, pois como disse no início deste comentário, tenho experiências que subsidiam essa minha idéia.

    Muitos testemunhos de muitos irmãos que oraram de madrugada e alcançaram suas bençãos também reforçam esse costume. Claro, os fortes espirituais entendem que não é somente pelo fato de orar nas madrugadas, mas nem todos são fortes espirituais, como Paulo escreve aos Coríntios.

    Fica com Deus! =)

    ResponderExcluir
  15. Paz irmão, que comentário show, você trabalhou muito bem os argumentos. Me ajudou a concluir o conceito de orar na madrugada, os efeitos desse excelente hábito. Deus te abençoe e se lembre de mim na madrugada.

    Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  16. paz do Senhor Jesus igreja. Bem, certamente orar pelas madrugadas não é tão facíl, mas deve haver um esforço. Orar de madrugada é uma boa maneira de matar-mos a nossa carne. Quem fizer a vontade da carne morrerá, mas quem o espírito vivificar, este viverá.

    ResponderExcluir
  17. queridos irmãos queria saber quem disse uqem de madrugada me busca me achara foi Deus ou foi salomão? por favor me responda; desde ja grato a paz do senhor jeus para todos.autor da pergunta Asterio de nova odessa s_paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe querido Marcos Andre por responder a pergunta do querido Asterio,se for contra as regras do blog pode apagar sem constrangimento...então vamos lá...
      Querido Asterio,como disse o Marcos Andre nesta materia,a palavra madrugada só aparece na versão ARC é foi má traduzida,pois em outras versões ela não existe ou se traduz por cedo...esse é o primeiro ponto.
      Segundo ponto: na questão em apreço,nem Salomão nem Deus estão dizendo e sim a Sabedoria personificada e não tem o sentido de busca em oração e sim buscar a sabedoria o quanto antes,pois quem é sabio serve a Deus melhor.
      Olhe todo o contexto e não só o texto...veja o que a sabedoria diz em todo o capitulo 8:(só vou citar alguns)
      v.1:a sabedoria CLAMA e ouve-se a SUA VOZ...
      v.6:ouvi e FALAREI coisas excelentes...
      v.7:porque a MINHA BOCA PROFERIRÁ a verdade...
      v.12:EU A SABEDORIA...
      v.14:MEU é o conselho...
      E quando chega no verso 17 que é o da questão A SABEDORIA diz:
      "Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão".
      Portanto,quem esta falando no verso 17 é a sabedoria.

      Obs>;todos os grifos nos versos acima são meus...não estão nos versos biblicos.
      A respeito deste assunto,se te interessar,leia meu comentario acima.

      Excluir
    2. Irmão Carlos, seu comentário está excelente, a interpretação feita pelo irmão, a luz do contexto, está corretíssima. A minha interpretação baseia-se na figura da linguagem bíblica, partindo-se do pressuposto que toda a Escritura se torna uma mensagem de Deus para nós. Gostei muito desse comentário.
      Espero que as duas análizes seja complementares e não antagônicas.
      Se você postar algum artigo aqui no CLUBE DA TEOLOGIA, manda para o meu email licks1996@gmail.com, eu teria o maior prazer em publicar com o seu nome na autoria.
      Paz de Deus.

      Excluir
    3. irmão Carlos muito obrigado por sua resposta pois acho que este blog esta precizando de pessoa dedicada as verdades biblicas como você
      muito grato. louvo e agradeço a Deus por sua vida irmão, que Deus continue abençoado mais e mais a sua vida.

      Excluir
    4. Irmão Astério, eu sou o editor e moderador do CLUBE DA TEOLOGIA, primeiro eu peço perdão por não ter lhe respondido em tempo oportuno. Gostaria de informar ao irmão que todos os que colaboram na edição dos comentários nesse blog, são pessoas dedicadas as verdades bíblicas como o irmão Carlos, como eu e como você.
      Não é do meu feitio deixar qualquer comentário sem resposta, mas como a própria Bíblia afirma, todos somos falíveis. Eventualmente algum passa desapercebido. Registre-se as minhas desculpas.
      Abração, Paz de Cristo.

      Excluir
    5. A PAZ DO SENHOR IRMAO.MINHA RESPOSTA Á VC É SIMPLES E OBJETIVA,NAO QUERENDO FAZER 'CONFUSAO'E NEM DISCORDAR DE ALGUEM..SE A BIBLIA DIZ QUE TODA ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E SABEMOS QUE A ORIGEM DA SABEDORIA ESTÁ EM DEUS,LOGO,DISCIRNO QUE QUEM DISSE FOI SALOMAO INSPIRADO PLENAMENTE POR DEUS.QDO PV 8:17 DIZ:-AMO OS QUE ME AMAM E OS QUE ME BUSCAM(MADRUGADA,CEDO OU NAO) ME ENCONTRAM,SIGNIFICA QUE QUEM PROCURA A SABEDORIA O QTO ANTES A ENCONTRA.BUSCANDO A SABEDORIA,ESTAREMOS BUSCANDO DEUS;ENCONTRANDO DEUS,ALCANÇAMOS A SABEDORIA.ESTE É O MEU RACIOCINIO,QUERIDO IRMAO ASTÉRIO.GRAÇA E PAZ

      Excluir
    6. MEU COMENTARIO FOI FEITO ''EM CIMA'' DO COMENTARIO DO PASTOR MARCOS ANDRÉ,QUE SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO,DISSE TBEM QUE TD ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS.PRA MIM,TD QUE É EXTRAIDO DA BIBLIA,VEM DE DEUS.NAO SOU MUITO DE BUSCAR 'ESTUDO' DENTRO DE TEOLOGIA,COMO,POR EXEMPLO,COSTUMES DA ÉPOCA,QUE HORAS ERA A MADRUGADA DOS JUDEUS E QUAL É A NOSSA,ETC.LEIO A PALAVRA,ORO PEDINDO A REVELAÇAO A DEUS E PONTO.GRAÇAS A DEUS,MINHAS PREGAÇOES SAO BASEADAS NAO EM ESTUDOS MAS EM REVELAÇAO DE DEUS.E PAULO FALA SOBRE ISSO:1CO2:4, 'AS MINHAS PREGAÇOES NAO CONSISTEM EM LINGUAGEM PERSUASIVA DE SABEDORIA HUMANA,MAS EM DEMONSTRAÇAO DO ESPIRITO E DO PODER DE DEUS.'ME IDENTIFIQUEI AQUI E POR ESSE MOTIVO,GOSTO DAS INTERPRETAÇOES DE TEXTO DO PASTOR MARCOS.PASTOR,CONTINUE NOS ABENÇOANDO COM SEUS ''PEQUENOS'' GRANDES ESTUDOS.DEUS TE ABENÇOE.E ME PERDOE ALGUMA PALAVRA MAL COLOCADA;NAO SEI ME EXPRESSAR DIREITO.ESTOU APRENDENDO.GRAÇA E PAZ

      Excluir
  18. Querido Marcos Andre,obrigado pelas suas palavras e quando tiver algo para enviar procederei como o amado irmão disse.Peço perdão se causei algum constrangimento entre ti e teus leitores,não foi esta minha intenção.
    Tambem agradeço a ti irmão Asterio pelas suas palavras e como disse o irmão Marcos,todos somos pessoas de bem que temos prazer na verdade e trabalhamos para o bem comum.
    Tenho certeza que tudo o que é feito neste blog,tanto pelo editor quanto pelos comentaristas são para edificação de nossas vidas e para gloria do Senhor Jesus.Assim sendo, o irmão Marcos,eu,voce e todos os que aqui participam,somamos e nunca dividimos.
    Mais uma vez peço perdão a todos e fiquem na paz gloriosa de Cristo.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sabedoria de suas palavra te acompanharão por todo teu ministério e agregarão outros sábios junto a ti. Só não se esqueça dos pequenos e que eles sempre sejam alvos de suas sábias palavras!
      PAZ.

      Excluir
  19. querido professor irmão Marcos, A paz mais uma vez. Quero e preciso de uma grande ajuda sua ou de um outro irmão que vir a ler esta minha postagem aqui Neste blogue abençoado por Deus. Minha duvida é a respeito do jumento que jesus montou em Marcos e em Lucas,que diz que jesus montou em um jumento mais Matheus diz que jesus montava em uma jumenta. Afinal oque aconteçeu, Matheus se equivocou, é um erro ortografico em matheus? ou como interpretar este enigma? Por favor preciso mais uma vez de vossa ajuda que Deus abençoe a tua vida em cristo.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Astério, verificando as versões pude verificar que os textos dizem que Jesus assentou-se sobre eles Mt 21.7, não sustenta que Cristo tenha assentado somente sobre a jumenta. Parece que Mateus dá mais detalhes sobre o evento.Até mesmo porque o livro de Mateus foi escrito para os judeus e por isso era necessário detalhes para comparar com a profecia que os judeus conheciam muito bem.
      Na segunda edição da Bíblia de Estudos Dake, a nota de estudo afirma que houveram duas entradas de Jesus em Jerusalém, a primeira seria a de Mt 21.1,2 e a segunda seria a de Mc 11.1-11, Lc 19.28-40 e Jo 12.12-19 a base para essa afirmação é fraca e não convém que ensinemos assim.
      Paz pra ti e tua casa.

      Excluir
    2. concordo com o nosso amado pastor andré orar de madrugada é nada mais de que buscar a DEUS em primeiro lugar ou acima de tudo mais todos os comentarios sâo bem colocados

      Excluir
  20. Gostei do artigo,estava procurando esse versículo no google e parei aqui hehehe,espero que o irmão tambem goste do meu blog http://leandrovieiraa.blogspot.com.br/,o meu é mais poetico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz querido irmão Grecolatino, com certeza já estou visitando seu blog, me parece muito bom. Vou deixar lá meu link de poesias.

      Excluir
  21. A paz do nosso SENHOR JESUS.
    Eu oro pela madrugada, e sinto que me faz bem e que DEUS se agrada disso. Devemos buscar sua presença, pois todo aquele que O procura, de maneira nenhuma é lançado fora.

    Como diz esta passagem:

    Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.
    Mateus 11:12


    Eu, porém, Senhor, clamo a ti; de madrugada a minha oração chega à tua presença.
    Salmos 88:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmão Thiago, concordo contigo, eu sinto que Deus me acorda na madrugada pra orar, pena que muitas vezes eu estou exausto, mas eu tenho certeza que o Senhor se agrada das orações antes do sol nascer, obrigado pelo o comentário.

      Excluir
  22. Saúdo a todos com a Paz e a Graça da parte de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

    Os estudos bíblicos são importantes. Nos utilizamos da hermenêutica, do contexto, da ambiência, dos fatos históricos correlatos, da escatologia...enfim, de tudo aquilo que coopera para se trazer à tona, como se diz aqui na Bahia: A verdade VERDADEIRA!
    Mas devemos sempre ter em Mente que a carne mata, porém é o ESPÍRITO que vivifica!
    Então devemos ser mais ESPIRITUAIS do que científicos.
    "Façamos pois estas coisas sem omitir aquelas"
    Ou seja: Não devemos/podemos desprezar nem uma coisa nem outra.

    Li todos os comentários, a maioria bastante pertinente.
    O Livro de Provérbios é atribuído ao Rei Salomão.
    A Sagrada Escritura, a Bíblia, é a voz de DEUS!
    Ela foi escrita por homens, porém com a inspiração divina.
    Quando indagamos: "Quem falou foi fulano ou foi DEUS?"
    Estamos chovendo no molhado irmãos!
    A Bílblia é a palavra de DEUS!
    Até quando satanás fala na Bíblia, fala das coisas de DEUS!
    Se pudéssemos a espremer sairia o que?
    >Amai a DEUS sobre todas as coisas e ama teu próximo como JESUS amou!
    Pronto!Entre amar a DEUS e ao próximo vêm os ensinamentos e as ordenanças de Louvor e Adoração, Jejum, Oração, Perdão, Amor Ágape, Serviço, Verdade, Lealdade, Mansidão, Domínio Próprio, Humildade, Fé. Devemos praticar todas estas coisas pois a Fé sem as obras é morta!
    Logo, em termos gerais a Bíblia diz o que ela diz!
    E como a PALAVRA DE DEUS não volta vazia, em Lucas 12:35-40 está bem claro isto: Aqueles que vigiarem e orarem de madrugada são os chamados bem-aventurados! Reparem que a palavra diz 2ª e 3ª vigília (2ª> 21h até meia-noite e 3ª> de meia-noite até 3h da madrugada pelo Calendário/Horário Judaico).
    Por que? Raciocinem. DEUS quer que nós prestemos um culto racional a ELE! Porque durante as madrugadas (de certo que 50% do Planeta é dia durante as 'suas' madrugadas mas todos os habitantes do Planeta, sem exceção, têm as 'suas próprias' madrugadas) 99% das Pessoas estão dormindo! Observem o que foi dito: "Orai sem cessar!" Logo temos que orar por nossa Família, pela Igreja, pelos nossos Sacerdotes, nossos líderes, nossos Governantes, pela Igreja perseguida na Terra, onde Missionários estão sendo mortos e torturados em pleno 2012 porque existem Países onde é proibida a pregação do Evangelho!
    Então irmãos? Quem vai estar na brecha?
    DEUS não faz acepção de pessoas, faz nascer o Sol sobre justos e injustos, ama à todos, inclusive os Pecadores, mas tem especial atenção àqueles que ouvem o seu chamado e despertam de MADRUGADA para ali estarem intercedendo e orando.
    E respondendo ao irmão Astério: Não há equívoco e/ou erro ortográfico não irmão. Na PALAVRA que prevalece, a inerrante PALAVRA DE DEUS está explícito que é mãe e filho (Jo 12:15), são trazidos os dois, mas o SENHOR JESUS monta na cria: o Jumentinho.

    Espero ter contribuído.

    Shalom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo amigo irmão Pepe Senra, o Senhor contribuiu muito enriquecendo o CLUBE DA TEOLOGIA com mais conhecimento, independente
      de alguém concordar ou não com o senhor, é muito bom ver argumentações variadas, é isso que faz com que busquemos cada vez mais a verdade, a propósito gostei do teu comentário,bem detalhado e com conteúdo.

      Excluir
    2. AMAMADOS A PAZ DO SENHOR PROVERBIO 8.17 NOS FAZ ENTENDER QUE CADA UM DE NOS TEMOS A NOSSA RESPONSABILIDADE COM DEUS POIS SOMOS OBRIGADOS A ORAR SEJA DE MADRUGADA OU DE DIA AR TEMOS ABRIGACAO DE ORAR-MOS O POVO DO TEMPO ANTIGO NAO SE VIA PROBLEMA EM ORAR PERTO DE SUAS CASAS EM SEUS POMARES ATE MESMO EM CIMA DE SUAS CASAS POIS QUAZE TODAS AS PESSOAS FAZIAM QUARTOS NOS TELHADOS PARA ORAREM HAVIA ATE RUAS EM CIMA DE SUAS CASAS QUE FAZIAM COM QUER SE LOCOMOVESSEM DE UM LUGAR PARA O OUTRO SEM PRECISAR AO CHAO E NOS SOMOS UM FRACASADOS EM ORACAO POR ISSO JESUS DISSE O DEVER DE ORLUCAS 18.VERC.1

      Excluir
    3. Paz irmão Marcelo Paiva, não entendi essa parte: "HAVIA ATE RUAS EM CIMA DE SUAS CASAS QUE FAZIAM COM QUER SE LOCOMOVESSEM DE UM LUGAR PARA O OUTRO SEM PRECISAR AO CHAO" se puder manda pra mim uma explicação, ou a fonte. Graça e paz meu amado em Cristo.

      Excluir
  23. Caro Irmão examine o livro de Marcos Cap: 01 ver: 35, leia também o ver: 34, onde Jesus expulsou demônios e curava todas as enfermidades.Veja que no dia seguinte levantou-se de MADRUGADA foi para um lugar deserto para orar.Como diz o irmão Cubano" Haaa.. e pode ser em qualquer versão da Bíblia… Amém ????"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Glória, esse texto que você citou é muito inspirador para mim meu irmão Emerson, embora eu não veja nenhum ordenança para buscar o Mestre pela madrugada, porém sempre que eu faço isso, sinto uma paz interior, como a paz de quem o achou.

      Excluir
    2. Jesus orava de madrugada em várias ocasiões. Por exemplo no Getsemani, quando os discípulos estão morrendo de sono e não conseguem vigiar (nas vigilhas da noite). Mas Jesus não coloca isso como regra. Na verdade, acredito que ele orava de madrugada (ou nas vigilhas da noite) porque era o único momento possível de Jesus ficar a sós com o Pai. Durante o dia, as multidões o cervava. Os discípulos o seguiam. Além disso, Jesus usava o dia para fazer a obra que o Pai lhe ordenou, ensinando, curando e libertando vidas do mal. O significado do texto de Provérbios é : buscar a Deus enquanto se pode achar, buscar a Deus depressa, cedo. Não demorar para buscar a Deus. Não tem nada relacionado ao horário. Até mesmo porque Deus é poderoso e a qualquer hora do dia que você o buscar, você o achará. Lembro que, não há nenhum problema em buscar a Deus de madrugada, aliás, em mesmo oro de madrugada pois tenho melhor tempo para orar, mas não devemos fazer isso virar um mandamento, ou uma doutrina baseado em um texto de Provérbios, aliás, em uma interpretação equivocada por muitos irmãos. Paz seja contigo.

      Excluir
    3. Gostei, concordo plenamente contigo nisso. paz.

      Excluir
  24. Leiam direito o contexto de Provérbio 8 e vcs vão ver que não está falando de buscar a Deus e sim buscar sabedoria, é a sabedoria que vc vai encontrar quando buscar pela madrugada, leiam atentamente o contexto a seguir e vai descobrir.

    ResponderExcluir
  25. Definições de madrugada em tres dicionarios:

    Priberan:claridade do dia
    Michaelis:alvorada,aurora
    DicionarioWeb:fim da noite ou começo do dia.

    Todos os comentarios são instrutivos que trazem devocionais,falam de amor,fala de renuncia...muito bom!mas nós temos que aplicar a hermeneutica correta senão a exegese do texto não será correta.

    Há dois pontos de discordia entre os comentarista neste texto:
    1)Quem esta falando neste verso
    2)Qual o significado de madrugada

    É claro que toda escritura é a palavra de Deus e se relaciona a Ele,mas há certos casos e este é um deles, que temos que fazer a exegese correta,senão havera erro na interpretação.Se Deus estivesse falando, na passagem em apreço(Pv 8.17),o sentido seria de busca a Ele em oração,mas não é isso!O sentido no verso e em todo o contexto,é buscar sabedoria para viver sabiamente na presença de Deus o quanto antes,o mais cedo possivel,e por isso quem fala é a propria sabedoria.Este seria o primeiro ponto.

    O segundo ponto é em relação a madrugada,e por isso no inicio eu coloquei a sua definição tirada de tres dicionarios.

    Partindo do principio destas definições,claramente nós vemos que madrugada é ao amanhecer,primeira hora do dia,ou alvorada e está de acordo com o contexto dos judeus,pois sua primeira hora do dia é a nossa 6:00 da manhã,ou seja,quando ja está claro.Então em questão de busca seria logo no inicio do dia e em questão de oração tambem no inicio, logo que se levanta.
    Por isso que eu digo que orar na nossa madrugada é um erro,pois nestas horas nosso corpo está se refazendo e preservando nossas imunidades e consequentemente,nossa saude.
    O sono tem ciclos que precisam ser respeitados,senão teremos serios problemas de saude,tais quais:colestrol alto,diabetes,alta tensão,etc.Veja o que diz este site www.minhavida.com.br/tema/sono:

    "Uma boa noite de sono faz mais do que descansar o corpo e deixá-lo preparado para o dia seguinte. O organismo precisa desta pausa para registrar eventos importantes na memória, regular as defesas e fortalecer a imunidade, além de equilibrar o funcionamento dos hormônios que regem as atividades celulares. Um ciclo de sono completo divide-se em quatro fases, que duram cerca de 20 minutos cada uma e vão desde a simples sonolência até o estágio mais profundo, repetindo-se ao longo da noite".

    Quando interrompemos o sono,orando meia ou uma hora,interrompemos os ciclos e não conseguimos dormir de pronto,ficando varios minutos ou ate uma hora para dormirmos novamente,e mesmo que voltamos a dormir,no dia seguinte sentiremos o efeito da perca do sono(Quem não passou por isso?)

    Deus fez varias leis de preservação,e a lei do sono é uma delas e isso nos mostra que a noite foi feita para dormir.É interessante que o melhor horario para se orar,falando fisicamente,é justamente as 6:00hs da manhã,pois estamos descansados e com disposição...falemos francamente...quem nunca sentiu sono,desanimo,cansaço quando está orando de madrugada,tipo 2 ou 3 da manhã e não pensou em desistir?Quem disser que nunca,não está sendo honesto.Isso é natural pois nosso corpo está reclamando e quer se refazer!!

    Não vim aqui para dogmatizar nada,mas sim fazer a interpretação correta.É claro que nossa devoção a Deus é voluntaria,não existe uma regra para hora e lugar que se deva seguir.Todos são livres para orarem na hora que quiser,só não acho correto criar paradigmas e dogmas e querer que outros sigam.Quando eu digo que não oro na NOSSA madrugada,muitos irmãos me olham como se eu fosse um herege ou um crente preguiçoso.

    Agora eu pergunto:Quem disse que orar na nossa madrugada,sacrifica a carne se nosso sacrificio é espiritual e não fisico?seria um auto-flagelo como faz alguns religosos?
    Quem disse que se obtem poder orando de madrugada,visto que o poder é de Deus e Ele dá pra quem é fiel,e não com um sacrificio de alguem?
    Quem disse que orar de madrugada tem mais efeito se Deus não está condicionado ao tempo e espaço?.

    Que Deus abençoe a todos e que possamos orar uns pelos outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Cristo irmão Carlos e demais irmãos que tem respondido a esta interpretação, Eu considero hoje que deixei passar um objeto importante do contexto, que é o sujeito da oração, no caso em questão "a sabedoria", eu tinha na verdade a intenção de derrubar um velho dogma de somos obrigados a orar de madrugada. Na tentativa de derrubar um dogma, ajudei a sustentar outro.

      Mesmo assim não vou alterar essa postagem, pois rendeu belíssimos comentários da parte de muitos irmãos. E acho que os amados irmãos já esclareceram o suficiente dessa passagem. Gosto sempre de orar a Deus pela manhã e as vezes de madrugada, mas essa prática não deve ser regra para ninguém.

      Vamos quebrar os dogmas com o conhecimento da Palavra de Deus.

      Graça e Paz.

      Excluir
    2. Quando acordo as 5:hs para orar e permaneço de pe, meu dia é mais produtivo e tenho mais vigor.Minha presão arterial está normal pois, antes era dependente de Captopril. Buscar a Deus pela madrugada, me faz tão bem!

      Excluir
  26. Eu fico com a versão da madrugada e não com versões atualizadas e provas disso ou daquilo, porque eu tenho intimidade é pela madrugada. Aliás ao ler o texto senti algo do tipo querendo desviar da essência, sabe! Mas, cada um prestará conta de si mesmo, orando de dia ou de noite, ou de madrugada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, eu acredito que o texto não desvia a essência, mas busca um interpretação correta do que foi dito pelo autor, e também não acho que desmotive alguém de buscar a Deus pela madrugada, eu por exemplo gosto de buscar em oração antes do dia amanhecer, acho ótimo.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  27. Me perdoe querido professor,mas em lendo o comentario da irmã Rosalyn,eu fiquei com meu coração apertado em ver quantas pessoas em nossas igrejas tem falta de conhecimento biblico nos dias de hoje.
    Não sou mais do que ninguem,sou apenas um aprendiz do Mestre Jesus e fiel defensor da Sua palavra e continuarei aprendendo com Ele por toda a eternidade.
    Não sei se estou certo, mas pelas palavras da querida irmã fiquei com a impressão que ela quis dizer que as versões de hoje da palavra são incorretas e ate disse que alguem vai prestar contas a Deus por isso.
    Viver a essência de Deus,ou um cristianismo correto,é tomar a cruz e seguir o Senhor,ou como diz Miqueias em seu livro no capitulo 6 e verso 8:
    "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?"

    Então a essência é essa:Ser justo,bom e humilde na presença de Deus.

    Orar,jejuar,ir aos cultos é otimo....mas ser obediente ao Senhor é melhor ainda!

    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz querido irmão Carlos, é difícil quebrar dogmas, costumes e paradigmas, o máximo que conseguiremos é mudar a nós mesmos, porém podemos tentar fazer algo melhor pelas ovelhas que estão chegando agora. Vamos continuar lutando e orando pelos irmãos para que o Senhor tire o véu dos corações.

      Excluir
  28. O que realmente devemos fazer é quebrar o vaso de alabastro e o perfume tem que ser totalmente derramado, se entregando em amor com todo nosso tesouro para Adorar a Deus.....a busca...não importa ser de madrugada, de manha, de tarde ou de noite....ela só tem que ser feita com o coração quebrantado, pois esse o Senhor não rejeita! Amei os ensinamentos Professor Marcos, e espero que todos saibam da importancia em realmente buscar....ou seja....descobrir a Deus....ir a além da intimidade com o Pai....independente do horário ou dia!

    ResponderExcluir
  29. Olá professor André, a Paz do Senhor! Olha não tenho palavras para expressar a alegria que sinto em encontrar pessoas tão abençoadas e cheias de sabedoria, assim como você. Aproveitando a oportunidade,como ministro aulas Bíblicas dominicais aos jovens eu gostaria de tirar uma dúvida sobre a lição 8 (As perseguições no Ministério de Jesus)da Revista Betel. No tópico 1 está dizendo que Paulo advertia a Timóteo, que em vitude do mesmo sentimento, pregasse a tempo e fora de tempo (2 Tm4.2), mas o que quer dizer este: a tempo e fora de tempo? Está se referindo a ocasião ou a tempo(horas)? Gostaria muito de um esclarecimento! Que Deus abençoe, estarei aguardando uma resposta!
    Elisângela da Costa (Itumbiara/Go)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O entendimento é simples, Paulo está orientando Timóteo a pregar sempre, em qualquer oportunidade e qualquer lugar. Ele usa o verbo "instes", que quer dizer "insista", ele mandou insistir na pregação. Explique se quiser, que o motivo de Paulo dizer isso está expresso no verso 3, onde começa o advérbio "porque" para resposta, explicando que viriam dias em que não suportariam a sã doutrina,etc. Paulo se refere aos últimos dias, principalmente os atuais.

      Excluir
  30. Graça e Paz a todos. De fato, orar sempre é bom. Entretanto, a discussão (construtiva) não é se os irmãos oram de madrugada ou não, mas o que o texto bíblico quer dizer. O Professor André foi muito feliz em buscar a interpretação para o texto. Na verdade, o versículo em estudo deve ser compreendido como "buscar a Deus enquanto é cedo" ou seja, buscá-lo enquanto há tempo. Não tem nada relacionado como orar de madrugada (embora não há nenhum problema em fazê-lo). A idéia é a prioridade. É ter pressa em buscar a Deus, sem tardar. Devemos também levar em consideração como os judeus tratam as horas do dia, diferentemente de nós.
    Quanto a história de buscar a Deus de madrugada porque o acesso é livre, Deus tem mais tempo ou coisas assim, desculpe-me, mas isso é falta de entendimento. Nosso Deus é grande. Ele conhece a cada um de nós. Ele é onipotente, onisciente e onipresente. A qualquer hora que você o buscar, você o achará. Pra Deus não existe hora ou lugar, pois ele está acima de tudo isso. Quando Jesus horava pelas madrugadas é possível que fazia isto devido o fato de que durante todo o dia, as multidões e os discípulos o procuravam. Ele usava o dia para fazer a obra do Pai, ensinando, libertando e curando. A noite, quando todos dormiam, Jesus tinha tempo para falar com o Pai. Um abraço a todos os irmãos e parabéns pelo blog. Em Cristo, David Domenicali - Pastor e Teólogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom pastor, vou colocar lá na primeira página rsrsrs, fica na paz de Cristo.

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKK MUITO BOM.VOU IMPRIMIR,TBEM GOSTEI..

      Excluir
  31. Gostei mas talvez nao seja a traduçao que estaja errada mas a interpretaçao que é imposta em estudos ou pregaçoes na nossas igrejas. Seja como for orar pela madrugada tambem é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  32. Shalom Pr. Marcos, o Capítulo 8 de Provérbios trata da busca pela "sabedoria" de Deus, note o versículo 12 "Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos." Portanto a busca na madrugada e ou zelo, diligência etc... citada no versículo 17 não fala da oração e sim da busca da sabedoria, (não anulando o fato de que orar a Deus também na madrugada é muito proveitoso para o cristão). Logo, a interpretação do texto junto com o seu contexto é: os que buscam sabedoria de madrugada, isto é, os que estudam a palavra de Deus até tarde (madrugada)ou acordam bem cedo para examiná-la a acharão (a sabedoria).
    No amor do Pai,
    Carmen Goes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Carmen, excelente comentário, eu observei que o meu poste estava fora de contexto, mas como ele já tinha atraído muitos comentário, então eu deixei na página, mas a melhor interpretação é essa que você fez, porém buscar a sabedoria pode ser por leitura da Bíblia e também com oração a Deus.

      Excluir
  33. Querido Pr. Marcos a paz do Senhor,
    Queria que o senhor me esclarecesse uma duvida. Me ajuda por favor no evangelho de joão 10 e 10 nos diz que o ladrão não veio se não a matar, roubar e destruir. Este ladrão é satanás ou é o próprio homem. Porque fala de mercenário, e mercenário é alguém que mexe com dinheiro e satanás nunca foi tesoureiro e algo mais, fala do lobo não e o lobo que é a pessoa do diabo? e não o mercenário?
    me explique por favor o texto diz do diabo ou de pastor ruim? que mata, rouba e destrói. Sendo que o texto trata do bom pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixo essa pro irmão Carlos, se ele não colocar nada eu comento amanhã, ta ok?

      Excluir
  34. Irmão Carlos, A paz do Senhor, me ajuda por favor? Me diz do texto de João capitulo 10 e verso 10, diz do ladrão que veio pra matar, roubar e destruir. Este ladrão se refere ao diabo ou a um homem como um pastor ruim? O contexto fala do bom pastor?
    Obrigado desde já, e a paz do Senhor.

    Asterio
    Nova Odessa / SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor,professor ,irmão Astério,

      Toda a escritura revela uma causa e um efeito primario e partindo deste principio,podemos dizer que todo efeito do bem vem de Deus e todo efeito do mal vem do diabo,isto é,Deus é o bem e o diabo é o mal.
      Em todo tempo Deus tem influenciado, pelo Seu Espirito,as pessoas a fazerem o bem,mas permite por causa da liberdade que nos deu,o livre arbitrio,que tomemos decisões proprias,sendo nós responsaveis pelos nossos atos.
      O diabo não tem poder sobre nós humanos,mas tambem nos influencia e sua influencia é para o mal.
      Tendo em mãos estes dados,vamos a interpretação do texto de Jo 10.10.Antes de tudo gostaria de dizer que nós temos um "jargão" na igreja a respeito deste texto,que é assim:"o diabo vem para matar,roubar e destruir" em referencia a Jo 10.10,mas o texto não diz isso,e sim:"o LADRÃO vem para roubar,matar e destruir".
      Jesus neste contexto esta dizendo que Ele é o bom pastor em contraste com os maus.Ele tambem diz sobre pessoas que vieram antes Dele e diz que eles são ladroes,salteadores e mercenarios.
      Partindo deste principío,vamos ver quem veio antes de Cristo com estas caracteristicas:
      Isaias 56.11 diz:E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.
      Ezequiel 34.2,3 diz:2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
      3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
      Claramente se ve em Isaias e Ezequiel que Deus está falando sobre maus pastores,que não apascentam a ovelhas e só querem a gordura delas.
      Então se chega a conclusão que o mau pastor e mercenario são homens influenciados pelo mal(o diabo)a cometerem estes atos contra as ovelhas com todo egoismo e ganancia.
      Jesus disse que quem tem discernimento espiritual,sabe detectar estas pessoas que não vem pela porta(Cristo)e sim por outro lado do curral.
      Ele tambem disse que quem tem Ele como seu verdadeiro pastor sabe ouvir a sua voz e o segue.
      Então querido professor e irmão Asterio,o ladrão e mercenario é um homem ou homens maus que são influenciados pelo diabo a serem egoistas e tratarem mau as ovelhas do Senhor.
      Paz seja convosco.

      Excluir
  35. A paz do Senhos amado apenas digo que de madrugada,cedo,ou qualquer hora do dia,não importa pois o Espírito Santo sonda o coração do homem,e se não samos verdadeiro em nossa oração seja qual for o momento a oração é vã.Não tome por repreenssão apenas cuidado a bíblia diz que Deus destruirá a sabedoria dos sábios,seja vigilante no conhecimento,pois as interpletações são muitas mas as escrituras é uma só e quem a interpleta a faz com zelo pelo menos penso assim. Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo aviso, vou tomar cuidado, sei que a Bíblia não é de particular interpretação, mas é pelo Espírito de Deus que somos iluminados a conhecer o Senhor.
      Paz.
      Aviso recebido com sucesso!

      Excluir
  36. Eu acrescentaria que a interpretação não vêm somente da pesquisa e do estudo, pois se estudarmos a bíblia tirando nossas próprias conclusões sem consultar o Espirito Santo de Deus,(que nos revela a verdade), seriamos equívocos em muitas mensagens.
    A paz do Senhor!!

    ResponderExcluir
  37. Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia;
    Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça.
    Jó 8:5-6

    ResponderExcluir
  38. Ore de madrugada e não permita que sua teologiao o faça um preguiçoso espiritual e tente pela astúcia de satanás converter os que oram iguala ti...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz em Cristo irmão Jordão, não sei onde o irmão teve informação dos meus hábitos de oração, mas devo te alertar você está enganado quanto a minha vida de oração, devo esclarecer ainda que a minha teologia tem me feito mais sábio e mais trabalhador da obra de Deus. Por fim vou orar para para que você alcance a sabedoria e a humildade em Cristo. A propósito adoro orar e ler a Bíblia de madrugada.

      Paz em Cristo.

      Excluir
  39. Põe te a orar de madrugadae resista ao diabo que o tenta fazer aos que oram parar..

    ResponderExcluir
  40. Alguns versículos que falam de achar e buscar Deus na madrugada se referindo ao amanhecer.

    Jesus ressuscitou de madrugada:
    Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.
    Marcos 16:9

    O termo abaixo no grego, refere-se a bem cedo na manhã, dá uma referência de entre 3 e 6 da manhã, aproximadamente que é o processo de nascimento do sol.

    πρωΐ,d \{pro-ee'}
    1) in the morning, early 2) the fourth watch of the night, from 3 o'clock in the morning until 6 o'clock approximately

    Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
    Salmos 139:9
    Acorde, minha alma! Acordem, harpa e lira! Vou despertar a alvorada!
    Salmos 57:8
    Você já deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o seu lugar,
    Jó 38:12
    Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença.
    Salmos 88:13
    Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra coloquei a minha esperança.
    Salmos 119:147
    A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.
    Provérbios 4:18
    Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.
    Salmos 110:3
    Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
    Isaías 58:8
    Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. "
    Oséias 6:3
    Jesus orou de madrugada(antes do amanhecer)
    De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.
    Marcos 1:35
    É inútil que madrugueis, que tarde repouseis, Que comais o pão de dores: Aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
    Salmos 127:2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relendo os comentários encontrei esse muito bom, gostei mesmo.

      Excluir
  41. muito bom!
    consegui entender o verdadeiro significado da palavra, até agora eu achava que "de madrugada a fila é menor" mas na verdade para Deus não existe fila, nós que colocamos dificuldades, nos embaraçamos com negócios desta vida e não buscamos ao Senhor, vou tentar me corrigir e buscar em primeiro lugar! Deus te abençoe meu irmão!

    ResponderExcluir
  42. Paz e graça, boa tarde de fato o texto é muito bom. Eu também considerava que buscar pelas madrugadas as chances de Deus ouvir era maior, até mesmo porque diversas vezes que clamei a Deus pelas madrugadas Ele me escutou. Mais observando com outros olhos sabemos que Deus não está limitado ao espaço/tempo. Até porque Ele está acima de tudo isso, agora para nós seres humanos o tempo de fato tem uma grande influência.
    Más se orar pelas madrugadas edifica as nossas vidas, não devemos extinguir tal comportamento.

    Que a paz e a graça esteja com todos.

    ResponderExcluir
  43. Mas tem outros lugares que falam na madrugada. Vamos analisar com cuidade a palavra de Deus e não deixeis que ninguém vos engane.

    Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração. Salmos 88:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário legal, libera o teu nome ai terra! Obrigado pela referência que tu deixou. Paz.

      Excluir
  44. querido irmao; gostei muito da abordagem do assunto. mas me surpreendi com alguns comentarios principalmente um onde um irmao diz que busca a Deus de madrugada e se sente mais proximo a Ele. e termina dizendo que neste horario o caminho nao esta congestionado... vale lembrar que enquanto eh madrugada aqui
    eh manha em outra parte do mundo ...em outro tarde e noutro lugar eh noite.... Mas sendo nosso Deus oniciente unipresente e unipotente isso em nada influencia.... vale lembrar tambem que o Caminho que nos leva a Deus eh o nosso unico mediador e salvador Jesus Cristo. ele nao ficaria congestionado jamais pois compartilha dos mesmos atributos do pai. Mas o que realmente me chamou atençao eh o fato de o texto nao ter nenhuma relaçao direta com ORAÇao.... trata se de uma narrativa da propria SABEDRIA. e quem a busca de madrugada a encontra.... logicamente fica aberto a varias formas de entendimento
    de cedo ou prioritariamente...etc... desculpem me a falha na digitaçao pois estou tc de um smart fone... perdoe me tambem se deixei alguem triste. mesmo assim parabenizo o pela avordage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Cássio, você foi perfeito nas suas observações, eu quase tirei essa postagem do blog, mas eu desistir porque ela está repleta de comentários, inclusive muitos estão apresentando essa correção na interpretação. Outros ainda sismam em achar que de madrugada a fila é menor. rsrsrs

      Excluir
    2. texto fora de contexto é pretexto para heresia. De todos os diversos comentarios, esse sem duvidas foi o mais sensato. Pelo amor de Deus meus irmãos ate quando o povo vai perecer por falta de conhecimento? o texto esta se referindo à sabedoria. O senhor Cassio foi mais sensato em seu comentário do que alguns "pastores" que falaram tanta tolice. Pegam textos isolados e interpretam ao seu bel prazer e ainda os acham corretos.

      Excluir
  45. E sem falar que esse texto nao tem nada haver com oracao , o contexto esta falando de sabedoria, quem busca sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu comentário está correto, mas pior do que a falta de delicadeza é só a falta de coragem de assinar o comentário.

      Excluir
  46. Shalom pr. André tudo o que esta escrito de madrugada ou ñ tudo isto diz: se formos de todo coração nós lhe encontraremos

    ResponderExcluir
  47. Amém Pr. André, a bíblia diz sempre que quando Jesus subia ao monte sempre subia no intercalar da noite, por é o momento mas silencioso que devemos lhe a aproximar, quando eu faço isto as madrugada sempre sinto uma paz de espírito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém benção, quando o buscamos no isolamento, estamos mostrando que queremos totalmente sua atenção. Quando alguém está com o fone de ouvido e não tira pra falar com você, entendemos que ele não quer te dar atenção total.

      Excluir
  48. meu nome é Daniel ,Val é minha esposa .A alguns anos atras eu acordava de madrugada e eu tinha a sensação que Deus estava me chamando para orar na sala , mas a preguiça e a duvida me faziam dormir novamente .como aquilo se repetia , uma noite antes de dormir pedi um sinal a Deus .Disse que se ele estivesse me acordando e não fosse por acaso , que me acordasse as 4 horas . Quando acordei fui a sala ver a hora no celular e quando vi os numeros 4;00 ajoelhei ali mesmo. pensando quem sou eu pra ser chamado por Deus ! nisto senti a presença de um anjo e uma unção se derramar sobre minha cabeça e percorrer até meus pés .lembrei do vrs de isaias 61 ''o senhor me ungiu para pregar boas novas '' desde então não duvido mais quando acordo e sinto o chamado vou orar , tive outras experiencias semelhantes .em abril de 2013 ao me ajoelhar coloquei as mãos no rosto sobre o sofá e tive uma breve visão de uma aliança em minha mão esquerda .entendi que iria me casar e calculei que fosse naquele ano .naquele mes conheci a Valeria , namoramos 3 meses e como os pais dela iriam para minas gerais marcamos o casamento para agosto .que se realizou no dia 30 . estas e outras experiencias que ocorrem nas madrugadas , duram segundos e são lembradas pelo resto da vida .lembre-se que as primicias são santas ( como as primeiras horas do dia )Jesus deu o exemplo orando no getsêmani e encontrou os discipulos dormindo aos quais havia pedido que ficassem acordados e cobrou isto deles obs; o ladrão da cruz não buscou cedo , mas encontrou salvação .creio que temos muito mais a dizer a respeito da palavra de Deus e assuntos de fato importantes que deveriam ser ensinados ao invés de fazer criticas sem fundamentos a quem está orando um pouco a mais .claro que quem ora de madrugada tambem o faz durante o dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Daniel apreciei cada palavra dessa tua bela experiencia, estou cansado desse mundo tão materialista, que ao ler essas palavras me emocionei. Ainda existem pessoas espirituais, eu concordo com os comentários mais teológicos que foram colocados aqui, mas essa madrugada eu estive orando e senti uma paz tão grande quando terminei de orar.

      Continue orando nas madrugadas.

      Paz.

      Excluir
  49. Daniel, parabéns pelo seu depoimento! Estou passando pela mesma experiência no meu trabalho. Levando a mensagem do Senhor para uma grande multidão que não tem o hábito de frequentar uma igreja. Recebi, também, por revelação, um recado de Deus sobre este trabalho missionário que estou realizando, pelo rádio. Veja, trata-se de uma emissora secular que ao longo de sua programação leva a palavra do Senhor. Um terreno seco e árido que não tem nada a ver com o ambiente cristão. O curioso é que das centenas de milhares de ouvintes que temos nenhum até agora reclamou das constantes inserções bíblicas no ar. Alguns comentam que determinadas mensagens foram para eles, etc.
    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  50. Eu acho no meu ponto de vista que ambas as traduções estão certa depende do ponto de vista, na, que se refere a madrugada, se devemos dá a Deus as primeiras coisas a madrugada são as primeiras horas do dia então então a tradução está certa isto siguinifica que o cristão deve buscar a Deus nas primeiras horas do dia e continuar pelo resto do dia da forma que lhes for melhor, ( embos caso vale os originas)

    ResponderExcluir
  51. Eu creio, através dos relatos bíblicos, que se somos cristãos devemos fazer o que fez Jesus e como Ele fez. Ele orava a qualquer hora do dia, mas especialmente pela madrugada (antes do nascer do sol), pois é o melhor horário para termos um contato mais íntimo com o nosso Criador. Só Deus e vc! Se Jesus fazia isso, com certeza havia um propósito, isso mostra um interesse maior daquele que busca a Deus, hj para o homem moderno que vive na correria do dia-a-dia é quase um sacrifício, mas se Deus é nossa prioridade, é uma honra. Então, nós devemos buscar nosso Senhor, primeiramente, pela manhã, de preferência antes do nascer do sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Cristo. Gostei do teu comentário, com certeza o fato de Jesus ter feito significa que há um propósito. E o que eu penso é que esse propósito é de buscar a Deus em absoluta tranquilidade para dar atenção exclusiva ao Pai.
      Paz.

      Excluir
  52. descupe amados irmãos,pensadores e estudiosos.sendo eu seme anaufabeto,no entnto despenseiro de cristo, consigo compreender que o versiculo não setrata de Deus,Jesus ou espirito santo,mas sim de uma figura de linguagem que apos ter como narrador a sabedoria nos primeiros 12 versiculos,outro narrador entra en sena sendo que não e nem um dos 3 da trindade,mais sim o ENTENDIMENTO que nos fica bem claro no versicul 14,então amados quando a biblia dis no versiculo 17 eu amo os que me amam;os que de madrugada me bucam me acharão não se refere a Deus mais sim au ENTENDIMENTO que se nos o buscarmos diligentemente nos o acharemos!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto varão, eu já havia sido alertado sobre isso. Já estarei corrigindo.
      Só peço que o amado irmão assine o comentário.

      Paz.

      Excluir
  53. Como dizia meu amigo Pr. Israel Januario da Fonseca:- Texto sem contexto vira pretexto. Com todo respeito ao nosso caro editor Marcos André e aos demais companheiros que comentaram este assunto, mas eu achei muito pertinente este ultimo cometário do nosso amigo anonimo. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
    Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.

    Provérbios 8:34-35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr Evaldo, eu hoje estava sem tempo para responder ao comentário do amigo anônimo, mas agora que cheguei do culto posso responder, vou começar respondendo o teu e começo dizendo que embora ele não tenha se identificado ele está corretíssimo no que falou, o texto realmente está tendencioso e vou corrigi-lo, o que não fiz ainda por causa dos muitos comentários que foram deixados ali, pois eu queria apagar essa postagem e escrever outra, mas eu decidi fazer uma correção nessa. Lamento informar que de todas as postagens essa é a única que foge a correta hermeneutica e foge muito.
      Obrigado pela colaboração tua e do amigo anônimo e de alguns outros irmãos que já haviam me alertado sobre isso.

      Graça e Paz.

      Excluir
  54. bom ! parabéns!
    mas sabe o que importa !
    O NOIVO ESTA CHEGANDO !
    ALMEIJEMOS IR MORAR COM ELE.
    UMA CIDADE SANTA TA PREPARADA,DEUS MESMO ESTARÁ CONOSCO.
    E ALMAS E ALMAS ESTÃO CATIVAS...OREMOS SÓ ISSO.
    O ALTISSIMO DISSE: BUSCARME-EIS E ME ACHAREIS QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO.
    o salmista disse, SL 27:8 ao meu coração me ocorre: buscai a minha presença, buscarei, pois SENHOR a tua presença. Naiane Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras fortes Naiane, precisamos ascender a chama dessa promessa em nossas vidas, precisamos praticar mais a Bíblia do que discuti-la. Agradeço pelas suas palavras reflexivas.

      Paz

      Excluir
    2. sim !sim! amém.
      Naiane

      Excluir
  55. "Eu amo os que me amam"
    Pergunto? Esse é o amor incondicional de Deus?
    Logo: Não é Deus que está falando, pois o amor do Pai não é de troca.
    No texto o que lemos é o clamor dá sabedoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não está falando em buscar a Deus e sim a sabedoria.
      Sabedoria é condicional, o amor de Deus não.

      Excluir
    2. Amém, falou a verdade, obrigado por acrescentar.
      Essa postagem está com muitos comentários.
      Paz de Jesus

      Excluir
  56. A paz do senhor Jesus a todos irmãos fique a vontade para orar o véu foi rasgado oração é falar com deus isso é particular ninguém precisa saber e nem colocar horas para orar sentiu vontade fala com papai do céu, deus abençoe todos

    ResponderExcluir
  57. A paz do senhor Jesus a todos irmãos fique a vontade para orar o véu foi rasgado oração é falar com deus isso é particular ninguém precisa saber e nem colocar horas para orar sentiu vontade fala com papai do céu, deus abençoe todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, gostei, por isso o apóstolo afirma, orai sem cessar dando a ideia de que devemos orar sempre e podemos orar onde estiver.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.