INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



____________________________________________________________________________________

sábado, 23 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - A Vara de Amendoeira


   A paz amados, considere o texto:

   "Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
   E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir"  Jr 1.11-12


   Há um difícil problema aqui, que é saber: O que a "vara de amendoeira" tem a ver com a "Palavra" que o Senhor está velando para cumprir?

Vamos à gramática
   Como sabemos, não podemos considerar esse texto fora do seu contexto, senão o entendimento fica superficial, e somente iremos entender o que Deus falou e não o que Ele quis dizer.
   O detalhe aqui é sabermos até onde vai o contexto, que nesta passagem vai dos versículos 1 ao 12, porque a partir do versículo 13 começa uma nova visão:

Veja:
"1. Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
2. Ao qual veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
3. E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4. Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5. Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
11. Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." Jr 1-12

    O versículo 11, está ligado aos versículos anteriores pelo advérbio "Ainda", dando a entender que essa visão é uma continuação das palavras do Senhor nos versículos anteriores.

Passemos a exegese:
   A amendoeira é uma planta que naquela região, floresce muito cedo e dá os frutos ainda muito pequena.
   Quando o Senhor mostrou uma vara de amendoeira para o profeta, Ele estava dando uma palavra de ânimo para Jeremias, pois o profeta estava numa crise de inferioridade pois ele dizia: "...porque ainda sou um menino."v 6. 
   E Deus tinha acabado de falar que ele seria um profeta para as nações. É como se Deus estivesse mostrando para seu servo que assim como Ele faz a amendoeira, que dá seus frutos bem cedo, Ele também fará ao seu profeta, que começará a profetizar para as nações bem cedo, cumprindo assim a sua Palavra.
Conclusão:
   A visão da vara de amendoeira era para mostrar que Deus cumpriria tudo que prometeu nos versículos anteriores, pois o Senhor vela pela sua Palavra para cumprir.

Marcos André - Professor

21 comentários:

  1. GRATO AMIGO PELA INFORMAÇÃO QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refleti nesta palavra e foi edificante para minha vida nestes dias onde as adversidades, as competições e posições sociasi são buscadas, me fez pensar que apesar das forças contrarias a nossa natureza, que nos fragiliza diante do que vemos, Deus nos faz pensar a olhar para o alto e vê uma vara de amendoeira, que em outras palavra que nos dizer que ainda quer me usar como um instrumento vivo para sua glória.
      Muito obrigado por vc ser este instrumento de Deus para um pastor que ja esteava sem força para continuar.

      Excluir
  2. Puxa amado, brilhante explicação; que o Senhor continue te iluminando.... hoje e sempre!

    Diác. Jorge Reis - RJ

    ResponderExcluir
  3. ótima explicação........ q Deus continue te abençoando!

    Jésica Resende- RJ

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe...muito bom essa explicação e realmente é assim mesmo... muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado pastor pela explicação!

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor, Pastor Marcos! Muito obrigado por esta matéria. estou iniciando como Professor de Escola Bíblica na minha congregação (Projeto Fundamento Bíblico da IPDA em Poa/RS)e esta matéria muito contribuiu para esclarecer minhas dúvidas. É a primeira vez que procuro este tipo de ajuda e fiquei admirado e me sentindo edificado. Mais uma obrigado e que Deus continue sempre lhe abençoando! Um abraço. Jairo T. Cruz

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor, Pastor Marcos!É a primeira vez que recorro a este tipo de ajuda, pois estou iniciando como professor de escola bíblica na minha congregação (Projeto Fundamento Bíblico IPDA em Poa/RS)Fiquei admirado e senti-me edificado. Mais uma vez muito obrigado e que Deus continue sempre lhe abençoando. Um abraço e fique na Paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito que o senhor te abençoe mais e maia,rica e abundantemente na palavra de Deus

    ResponderExcluir
  9. O segredo para se cumprir tudo aquilo que DEUS fala é a = OBEDIENCIA, atitudes de muitos cristãos hoje em dia não estão fazendo, oram, oram, louvam, louvam, etc, mas...não estão obedecendo,então vemos poucos milagres, prodígios e maravilhas, aí é bronca, o jeito é DEUS colocar o prumo e botar no nível os que estão assim procedendo. Amós 7.7,8

    Bençãos pela obediencia e maldição pela desobediencia, vide deuterenomio cap.28 e Levit.26. 3 - 28

    JESUS CRISTO é o mesmo, ontem e hoje e eternamente, hb 13.8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza irmão Jorge Melo, uma das maiores dificuldades de se obedecer é porque os crentes tem vivido um evangelho de entretenimento, e tem deixado de lado a Palavra do Senhor. Gostei da tua exposição, muito boa, bastante referências para a pesquisa.

      Paz de Deus.

      Excluir
  10. me abriu o entendimento..muito bom tbm gostei muito!!

    ResponderExcluir
  11. gostei...
    simples e objetivo.

    ResponderExcluir
  12. Professor Marcos, a Paz do Senhor.
    Parabéns pela explanação, mas, encontrei uma outra que achei também muito interessante e que pode enriquecer seus comentários; é a seguinte:
    "Jeremias 1:11. Que viu o profeta? Uma vara de amendoeira. Por que não mostrou uma outra árvore? Por que Deus escolheu uma amendoeira? A amendoeira é uma palavra hebraica que significa: Vigilante. É a primeira planta a florescer na primavera. Parece que ela fica vigiando o fim do inverno e o início da primavera. Vara conforme João 15:5 significa: pessoa. Vara de amendoeira significa: pessoa vigilante. Querem comparação mais maravilhosa? Mensagem mais preciosa?" (Este sermão faz parte do livro "Ilustrações, Quebra-gelos, Sermões".)
    Espero ter ajudado. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom irmão, gostei, fica também uma excelente pregação. Parece que a tua interpretação não suplanta a minha rsrs. Os pregadores de plantão podem pegar!
      Paz de Deus.

      Excluir
    2. Essa descrição feita pelo irmão Julio Lima e do Marcos André estão uma benção, é isso mesmo e toda glória à Deus!

      Excluir
    3. Essa descrição feita pelo irmão Julio Lima e do Marcos André estão uma benção, é isso mesmo e toda glória à Deus!

      Excluir
    4. É benção pura, irmão Kleber, se tiver algo aí para postar pode jogar aqui. paz.

      Excluir
  13. Fantástica explicação! Que o Senhor continue te agraciando com o entendimento da Palavra. Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  14. Esses comentários do irmão Julio e do professor estão uma benção!

    ResponderExcluir

Devido a comentários ofensivos, os comentários serão verificados pelo administrador do CLUBE DA TEOLOGIA e serão liberados posteriormente. Não serão permitidos comentários ofensivos a pessoa e as críticas não assinadas ou não fundamentadas.