quinta-feira, 19 de maio de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Jovem nu

   A paz de Cristo, considere o texto:

   "E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
   Mas ele, largando o lençol, fugiu nu."                                                                                                                  Marcos 14.51,52

   Eis aqui um intrigante relato acerca de um Jovem que foi avistado pelos guardas que prenderam a Jesus, tentaram pegá-lo porque vinha seguindo o grupo que tinha prendido o Mestre, porém ele ao ser surpreendido pelos guardas, conseguiu fugir deixando o lençol, e correndo nu. Essa passagem aparece de repente como se estivesse fora de contexto, o único evangelho que trás esse fato é o de Marcos, ao ler isso parece que estamos lendo algo que não precisaria estar ali, por não acrescentar nada a mensagem do evangelho, não embeleza o texto e não ajuda a pregação. Então o que levou Marcos a registrar esse fato?
  Obviamente esse relato tinha significado para o autor, pois a o consenso entre a maioria dos historiadores é de que aquele jovem, fosse o João Marcos de At 12.12, At 12.25 e 15.37, e de fato essa é a melhor suposição, pois assim explica o porque de só o evangelho de Marcos trazer esta passagem, é que João Marcos é o Marcos escritor desse evangelho, por isso ele registra o dia em que decidiu a seguir Jesus de perto e como foi envergonhado por essa decisão. 
   Aqui está uma das explicações para esse acontecimento: É provável que a casa de Maria mãe de João Marcos foi o local onde ocorreu a última ceia de Jesus, como Judas saiu antes do término da ceia, não sabia que Jesus estava no Getsêmani, por isso o traidor se dirige a casa de Maria acompanhado de uma guarnição de soldados armados que faziam a segurança do Templo. Nesse momento o jovem João Marcos, que já estava deitado, se levanta e vê que Judas está saindo na direção do jardim onde Jesus costumava orar, então o jovem Marcos resolve avisar a Jesus e sai apressado, enrolado apenas com um lençol, pois na pressa, teria sido a única coisa que encontrou para se cobrir ao chegar lá, Jesus já estava preso, Marcos meio desnorteado, vai acompanhando o movimento até que é obrigado a correr deixando o lençol nas mãos dos guardas.
   Esse jovem se tornou um grande missionário e cooperador de Paulo 2  Tm 4.11, e foi o primeiro a escrever um evangelho. Talvez já com idade avançada, o velho Marcos ri ao escrever de um jovem que saiu correndo ao tentar seguir a Cristo sem medir as consequências!
(Quem nunca conjecturou, que atire a primeira pedra!!!!)

Marcos André - Professor 

156 comentários:

  1. FAÇA UM COMENTARIO SOBRE O LENÇO QUE FOI DOBRANDO NO TUMULO DE JESUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei! !! Tentei procurar uma resposta para isso mas não encontrei. ...pensei com o espírito santo.....jesus estava no getsemani com seus discípulos, no v51 a bíblia fala q ele estava seguindo Jesus, então provavelmente ele era um mendigo, com alguma enfermidade, quando saiu daquele lugar, Jesus o vendo o curou , quando ele foi curado deixou o lençol, com o susto dos soldados, para cumprir a palavra fugiu; todos o abandonaram....uma menina de 17 anos tá melhor q sua teologia! Rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Somente pelo fato de você não ter se identificado já justifica o teor de seu comentário. Um tanto quanto arrogante para alguém que afirma estar pensando com o Espírito Santo.

      Excluir
    3. Este jovem era o jovem rico lucas 18:18,23, que muitos pensam que ele perdeu a salvação porque saiu triste depois que jesus mandou ele vender tudo que tinha.
      mas depois desse encontro ele refletiu e fez o que Jesus mandou, vendeu tudo deu aos pobres e foi ver Jesus novamente pra dizer senhor eu segui seu conselho, mas quando ele chegou Jesus já tinha sido preso, ele não pode se aproximar pra falar com Jesus MARCOS 14:51,52 Bom essa é minha opinião não desfazendo das outras.Deus abençoe.

      Excluir
    4. Ok amado, obrigado pela colaboração meu querido, graça e paz.

      Excluir
    5. Também acredito que seja o rico.
      Ele só tinha o lençol como vestes.
      Foi um homem que tinha desejo por obedecer a Deus, cumpria os mandamentos com zelo e dedicação.
      Quando viu Jesus se importou em saber o que mais poderia fazer.
      Jesus sonda o coração e viu qur aquele jovem rico tinha riquezas na qual amava e não podemos dividir nosso coração.
      Então Jesus disse venda tudo e de aos pobres.
      aquele homem sw entristeceu.
      Certamente foi tocado pelo Espírito Santo até por que, quem resiste a Deus?
      Então ele vendeu tudo, inclusive suas vestes.
      E seguia Jesus!

      Excluir
    6. Otima explicaçao creio tambem que esse jovem era rico o lençol em algumas tratucoes fala que era de linho fino, e creio tambem que era o prorio autor do livro.

      Excluir
    7. Quanto a ser o jovem rico eu tenho ainda dúvidas, não encontro subsídios que me levem a acreditar dessa forma.

      Excluir
    8. Graça e paz, na minha interpretação em relação vê o lenço em João 20.7, a história era o costume do servo colocar a mesa para o seu senhor,e ficar aguardando ao lado, se o seu senhor abrisse o lenço e limpasse a boca, era o sinal e o servo entendia que ele havia acabado a refeição, mas se ele saísse da mesa e o lenço continuasse dobrado, o servo não se movia, porque era também um sinal que o seu senhor voltaria a mesa novamente, e o lenço dobrado é justamente para confirmar que Jesus vai voltar .

      Excluir
    9. Eu acredito que esse jovem era o jovem rico posso estar errado mais eu acho que ele se arrependeu e fez o que jesus disse e depois de ter feito quis seguir a Jesus

      Porque a biblia fala somente 2 vezes de um jovem e nas 2 vezes não cita o nome apenas diz que é um jovem
      e por essa razão eu acredito que e o jovem rico

      Excluir
    10. Irmão Antônio, acho que são poucos dados para se chegar a essa conclusão, mas agradeço a participação do irmão. Graça e paz.

      Excluir
    11. Não vejo a menor relevância tentarmos saber se era ou não era Marcos, ou João ou Pedro...mas essa passagem me traz a revelação de que muitos líderes, pastores têm seguido Jesus sem vestes espirituais...uma prova disso foi a última eleição pra presidente no Brasil

      Excluir
    12. Não vejo problema em o líder ou pastor demonstrar seu posicionamento político nas redes sociais. Pra mim o problema é trazer isso para o culto, ou ficar fazendo campanha política nas igrejas. Eu sou de direita (para que fique claro) mas não concordo com algumas atitudes de alguns líderes espirituais tanto de viéis de esquerda como de direita.

      Excluir
    13. Tem forte evidências de ser um amante de Jesus, essa era tradição q rolava nos primeiros séculos, por isso tentaram heterossexualizar Jesus criando outra tradição de q ele tinha um romance com Maria Madalena. Agora sei q vcs vão odiar o comentário, mas é exatamente isso.
      Outro detalhe, é q vcs tentam linkar textos de livros e autores diferentes e isso não é tão inteligente ate pq cada autor escreveu e reescreveu baseando nos boatos, credos e tradições q eles ouviam, até oq nenhum desses autores são testemunhas oculares.

      Excluir
    14. Irmão Abraão......creio se tratar apenas de um fato pitoresco ocorrido que o escritor resolveu relatar o ocorrido de forma fidedigna....se observarmos está este fato totalmente fora do contexto.....quem descreve algo descreve tudo não somente o que é relevante.

      Excluir
    15. No livro, guerra dos judeus, se explica quem é esse jovem nu.

      Excluir
    16. Beleza, pode deixar a referência aqui por favor, o nome do autor e a página se possível. Obrigado.

      Excluir
    17. Agora eu entendi amém ❤️🌺

      Excluir
    18. Gostei da forma ilustrada, acredito eu que seja isso mesmo.

      Excluir
  2. A paz de Cristo, irmão, farei uma pesquisa em João 20.7, mas é necessário que o irmão(a) se identifique para que eu possa saber quem está solicitando, amém. Só não garanto nada, pois as referências históricas sobre esse lenço são poucas, e não sei se posso ligar ele ao Santo Sudário católico, mas vou verificar o assunto. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jovem vestido com um lençol é um símbolo daqueles que seguem a multidão, mas sem saber direito o que está fazendo e o que está acontecendo.
      Esse jovem vestido com um lençol, bem representa aqueles que são seguidores ocasionais de Cristo; tem uma multidão aglomerada ali, um movimento... então, eles estão lá, para ver o que está acontecendo.

      Esse jovem vestido com um lençol bem representa aqueles que estão somente de plantão... estão seguindo a Jesus, mas sem medir as conseqüências.

      Ora, aquele jovem estava vestido inconvenientemente e despreparado para enfrentar as dificuldades próprias de quem segue a Jesus.
      O quê? ...dificuldades próprias de quem segue a Jesus? ...então, se eu seguir a Jesus, se eu me tornar um crente, se eu for batizado e participar da igreja, eu vou ter dificuldades?

      Ué, não te contaram não? ...ser um crente em Jesus, um seguidor dos ensinamentos de Jesus, implica em luta, em combate – e dos bons, porque o apóstolo Paulo falou no final de sua vida: “Combati o bom combate”.

      Amado, se Cristo teve uma coroa de espinho e uma cruz pra carregar, você acha que vai viver o Cristianismo numa boa, de perna pra cima e papo pro ar?

      Tem um evangelho de facilidades sendo pregado por aí – um evangelho de só vitória... um evangelho fácil de ser praticado... um evangelho sem cruz.

      Por isso, amados, é que quero refletir nesse texto... ele nos dá algumas lições:

      Em primeiro lugar, a lição de que O rapaz coberto com um lençol é um símbolo dos que seguem a Cristo sem compromisso.
      Ele estava no meio do povo que seguia a Jesus... mas, era ele um seguidor de Jesus? ...era ele um discípulo de Jesus? ...era hábito dele, estar na companhia de Jesus?

      Não era... aquele jovem se tornou discípulo de Jesus por casualidade... um discípulo casual.

      Aconteceu um movimento em frente à janela dele, então ele saiu para ver o que estava acontecendo.

      Fez como muitos estão fazendo ainda hoje...
      Perceberam que há um movimento no mundo – o movimento de Cristo, e se envolveram no movimento, entraram para a igreja porque a música é bonita, porque a oração é poderosa, porque a pregação é interessante... ou porque lá também participa o Fulano, o Sicrano... mas não se tornaram seguidores de Jesus de verdade... não firmaram um compromisso pessoal com Cristo.

      Quantos estão numa célula da igreja, ou no meio da multidão da igreja, mas sem qualquer compromisso com o Cabeça da igreja, que é Cristo...

      Você acha que isso vale? Você acha que na hora do arrebatamento, estar numa reunião da igreja, fará com que você seja livrado do inferno e levado para o céu? ...só porque está no meio dos crentes, no meio dos que seguem a Cristo?

      Excluir
    2. Se você estudar a Bíblia, vai aprender nela que para não ficar separado de Deus, que para não ser deixado de fora do seu reino, no dia quando Cristo voltar, volta essa que será rápida como o relâmpago que risca o céu do nascente até o poente, então, para não ficar de fora, você precisa ter um compromisso pessoal com Cristo.
      É o que faltava naquele moço: uma aliança com Jesus, um compromisso firme com Jesus.

      Ele era um discípulo? ...estava ali no meio dos que seguiam a Jesus? ...sim, estava, mas por casualidade... ele se tornou um discípulo de improviso, que resolveu seguir Jesus movido apenas pela curiosidade da hora.

      Em momento algum ele reconheceu que Cristo é o Filho de Deus, enviado para ser nosso Salvador e nosso Senhor.

      Em momento algum, aquele moço sentiu a miséria do seu pecado e a necessidade que tinha de comprometer-se com Cristo para a sua salvação. Ele apenas quis ver de perto... apenas quis conhecer o movimento.

      Mas, Cristo é o Filho de Deus(5), não é um astro, não é um galã de cinema nem mesmo um cidadão famoso para ser conhecido e admirado...
      Cristo é o Filho de Deus para ser seguido, para ser obedecido, para ser amado, porque, conforme pregou João Batista, Ele é o enviado de Deus que tira o pecado do mundo, Ele é o nosso Salvador.

      Está escrito em Atos 4.12:(6) “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.”

      Excluir
    3. Ouça, se você gosta das coisas de Deus, se você gosta, mas ainda não firmou um compromisso com Cristo, pra valer, isso significa que você somente segue a Cristo casualmente ou que ainda está andando de braços dados com o pecado, em realidade, você ainda não é crente, ainda não se tornou cristão e a gravidade disso é que será deixado fora do reino de Deus.

      Para participar do reino de Deus, não basta gostar de Cristo, não é suficiente gostar... é preciso que firmemos um compromisso pessoal com Cristo. Você está disposto?

      Em segundo lugar, este texto traz a lição de que:
      PRECISO: abandonar meu modo superficial da vida...O rapaz que se vestiu com um lençol é um símbolo daqueles que vivem superficialmente.
      Entendemos pelo v.52, que o lençol era a única cobertura que aquele jovem possuía. Era, portanto, um arranjo, uma proteção superficial. Não havia mais nada além daquilo que era aparente.

      Tanto que, lemos nesse verso, quando os PMs puseram a mão no rapaz, para prendê-lo, ele largou mão do lençol, então, hummm... aí, meu, “pernas para que te quero?!”

      Não havia mais nada para tapar, para cobrir, para proteger a parte íntima do moço.
      Por que? ...porque ele estava coberto superficialmente.

      Muitas pessoas hoje, estão assim:
      Protegidas da vergonha? só por uma casca...
      Comprometidas com Deus? ...só por uma camada muito fina de compromisso...
      Obedientes a Deus? ...só pro gasto, vivendo uma vida de santidade rasa, superficial, medíocre.

      Excluir
    4. Você precisa ser um discípulo de verdade, um seguidor de Cristo verdadeiro... um cristão autêntico, pronto a viver e morrer com Cristo e por Cristo, sem precisar fugir envergonhado.
      Para isso, firme um compromisso pessoal com Cristo;
      Abandone todo modo superficial de vida;
      Rompa com os seus interesses egoístas;
      E esteja sempre bem preparado.
      um forte abraços para tds
      Att: andre nova silva
      e-mail... andnova@oi.com.br

      Excluir
    5. Suas colocações são semelhantes as que, hoje, li numa mensagem postada pelo Pr. Hernandes Dias Lopes. São interessantes, mas não devemos desconsiderar as possibilidades de, realmente, o próprio Marcos estar fazendo uma alusão ao seu primeiro instante como seguidor de Jesus. Afinal só ele narra esse episodio como um "diatribe" algo que não tem nada a ver com o texto, pois só ele sabia. A paz.

      Excluir
    6. Parabéns André Silva. Sabias Palavras. Ontem ouvi de uma pastora essa ministração. Estou maravilhado. É ainda hoje vou falar sobre o assunto!

      Excluir
    7. As palavras do irmão André Silva são exortativas e de grande proveito, obrigado irmão Pastor Juarez Junior por comentar no CLUBE DA TEOLOGIA fique a vontade para conferir nosso material sempre.

      Abraços
      Pr Marcos André - Editor

      Excluir
    8. Deus me surpreende cada segundo estava pesquisando para levar uma palavra para igreja hj a noite e dar o testemunho das lutas que é seguir a nosso salvador e a pesquisa me direcionou para este texto e me deu toda explicação do que procurava e inspiração da palavra para igreja obrigado ao irmão que o espirito santo usou grandemente amém.

      Excluir
    9. Obrigado.
      Eu preguei essa Palavra na igreja onde congrego e todos amaram.
      É muito boa.

      Abraços.

      Excluir
    10. A PAZ DO Senhor JESUS a todos,esse texto me chamou atenção por isso vi aqui estuda-lo, e confesso q o irmão André Silva me deu uma interpretação mais clara,realmente muitos estão só seguindo a CRISTO sem compromisso algum, ainda de mãos dadas com o pecado.Que o espirito santo continue te usando grandemente meu irmão

      Excluir
    11. A tds APDSJ!
      Entendo que, independente de quem seja o jovem; se joão marcos, o jovem rico... em fim, o que podemos ver nesta passagem se trata de alguem que na sua condição, talves consequencia de erros em sua vida pregressa, tudo que lhe importava é ouvir as palavra do mestre que atraia multidões, e com certeza isto foi tão forte que não o constrangeu a sua condição miseravel vivda daquele momento. O verbo que fez carne e habitou entre nós, estava por encerrar seu ministério na terra. a todos o atraia, e isto era notório em tds os lugares e não seria diferente para aquele necessitado que ao se deparar com alguem que podia mudar a sua vida pecadora!

      Excluir
    12. Gostei bastante de sua explicação, se lemos com calma " e certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu" realmente dá pra transparecer que ele estava ali olhando para oque estava acontecendo, mais quando viu o perigo que estava acontecendo V43, e quando lançaram a mão, largou o lençol, isso realmente demonstra que quando vemos a dificuldade que seguir jesus nos assustamos e fugimos.

      Sou nova convertida, agora estou no meu segundo livro do novo testamento, e essa passagem me chamou bastante atenção

      Excluir
    13. Paz irmã Débora, obrigado por esse comentário, me alegro em saber que você está na fase do primeiro amor. Siga em frente lendo e orando, sempre em comunhão com Deus e os irmãos da igreja local. Isso te dará forças em tempos difíceis.

      Excluir
  3. olá...
    desculpe a demora em vir visitar, peguei um resfriado.. rsrsr mas estou de volta!
    um final de semana abençoado pra vc e toda sua familia!
    Gostei do visual do blog!!! cheio de livros...
    =D

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR QUERIDO IRMÃO.BOM TUDO PARECE FÁCIL DE ENTENDER NÉ.
    MAS ME DIGA SE ESTE JOVEM ERA MARCOS NA QUAL FOI FEITA A ÚLTIMA CEIA,CREIAMOS QUE JESUS JÁ CONHECIA MARIA,MÃE DE MARCOS,SOBRINHO DE BARNABÉ.ENTÃO PORQUE JESUS DISSE AOS DOIS DISCÍPULOS PROCURAR UM HOMEM QUE LEVA UM CÂNTARO???

    ResponderExcluir
  5. eu acho que aquele jovem era o mesmo jovem rico,MATEUS cap.19•16, primeiro porque a palavra de DEUS não volta vazia•ISAÍAS cap.55•11,segundo jesus lhe disse que era pra ele vender tudo que tinha e depois seguir ele,MATEUS 19.21; o jovem se retirou triste mas assim diz PROVÉRBIOS cap.28•23 O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua. terceiro lençol do jovem do livro de marcos era um linho fino, um tecido de quem era rico, portanto o jovem rico se retirou triste mas depois considerou as palavras de jesus, foi vendeu tudo e foi até jesus só com o lençol para lhe mostrar que realmente tinha feito como ele mandou, o remorso foi taõ grande que ele decidiu ir daquela forma, eu penso assim porque própria bília se explica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muita lógica no que você escreve.
      E por que não?
      Diz a bíblia que Jesus amou aquele jovem. Jesus diz que é muito difícil um rico entrar no Reino dos Céus, e diz também, que para Deus não há nada impossível.
      Vejo nessa versão do jovem nu, uma visão, embora romântica, mas, que leva em conta a lógica do Evangelho. Deus pode realizar com certeza o impossível na vida de quem Ele quiser e ponto.
      Abraços.

      Excluir
    2. Abraço irmão Dário, obrigado pelo comentário, você tem um blog? Manda o link pra gente!

      Abraços.

      Excluir
  6. Sem condições de ter sido na casa de marcos!!!
    E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos para os preparativos da páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água, vos encontrará: segui-o. E onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo e preparado, prepara-a ali. Mc 14: 12,15.

    pois todos conheceriam já o caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu mesmo disse, isso é uma possibilidade e não vem de mim, essa hipótese é muito antiga.
      Será que você poderia assinar seu comentário?

      Excluir
    2. BOM, NAO SOU TAO GRANDE CONHECEDOR DA PALAVRA E É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTE SITE...CONFESSO QUE ESTOU GOSTANDO MUITO AS ¨DISCUCOES¨SÓ NOS LEVAM A CRESCER...PARABENS PELO SITE... ABRAÇOS

      Excluir
    3. Obrigado irmão Eduardo mesmo conhecendo pouco, mas você pode dar sua opinião, aqui ninguém vai te diminuir por saber menos, se alguém fizer isso os outros teólogos pegam ele, kkkkk, brincadeira, paz de Cristo.

      Excluir
    4. A sua interpretação corresponde a que muitos teólogos fizeram. A sua está muito boa porque tem um pouco de humor. Continue meu irmão e Deus te abençoe.

      Excluir
  7. que legaaaaaaaaaaaaaal ! eu estava meditando hoje nesta passagem e achei realmente engraçada e fora de contexto, sei la, e resolvi pesquisar sobre! Eu admiro muito a história de João Marcos e mais ainda agora de pensar que pode ser esse o seu começo com Cristo!

    Visite meu blog tambem, comecei a algumas semanas... :) http://palavrasquetrazemvida-fe-e-ousadia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tive uma professora que uma vez sitou esta pasagem como o motivo principal dela se afastar de Desus, uma vez que ela entendia que estava acontecendo algo mais por ali que não estava sendo contado, já ouvi também a respeito desta possibilidade e que inclusive a Mãe de Marcos era muito rica e tinha a posse das terras do Gtsemani, e que o motivo pelo qual Marcos saiu só com o lençol e que sua mãe não permitiu com medo de ele (marcos) também ser preso e ele acabou fugindo as encondidas e que a única coisa que encontrou para se cobrir foi o lençol.

    graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus irmão Ismael, essa sua professora estava insinuando o que? Ela não disse a você?

      Excluir
  9. E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
    Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.

    Marcos 14:51-52.

    Um jovem curioso q saiu as pressas para ver o q estava acontecendo naquele lugar então si viu numa enrascada quando os soldados tentaram lê pegar o jeito era meter o pé peladão!!!

    ResponderExcluir
  10. achismos infundados ´,possibilidades etéreas , especulações voláteis ,amados irmãos néscios empunhem a espada do conhecimento com firmeza ,caso contrário o inimigo se apossará da tua arma e os fará reféns da sua ignorância...
    quantos se deixam enganar com frivolidades,porém aquele que consegue discernir com intelecto espiritual é capaz de enxergar as razões que iluminam a cegueira das trevas...
    marcos também é o único a relatar onde e em que jesus dormia no episódio em que os discípulos se amedrontaram por causa da tempestade que ameaçava virar o barco (na popa do barco e em cima de uma almofada ou travesseiro).
    e em algum momento vimos nessa situação alguma mirabolância na citação do local e do objeto???
    então qual a explicação de tanto alvoroço por causa de um lençol e um jovem nu??? será que foi esse o propósito de marcos ao descrever esse episódio???
    amados tenham jesus como o timoneiro que guia serenamente o barco de suas vidas e nos leva sãos e salvos através das tempestades...
    e que para verdadeiramente o seguirmos temos que nos despojar dos lençóis que nos cobrem de maneira parcial as nossas transgressões e nos vestamos com a armadura do exercito do Deus vivo para combatermos o inimigo de nossas almas,e que a cada vitória enalteçamos o seu santo nome...

    junior o bereano...

    ResponderExcluir
  11. Fiz questão de ler a postagem do Sr Marcos Andre, e também de ler todos os comentários! Confesso a vocês, que na minha concepção, de todos os comentários ai; o único que tem algum sentido, é o comentário do Sr JUNIOR O BEREANO! Nem mesmo a postagem em si faz sentido! Gente, a Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus. Sendo assim, por que quê Marcos iria fazer uma gracinha dessa, escrevendo algo sem explicação e sem conteúdo Divino, chamando a atenção para ele? Eu sei que está passagem tem um sentido, um significado; mas não é nada disso aí que vocês estão falando! A dois anos procuro uma interpretação convincente sobre está passagem bíblica, nunca encontrei! Nem nos livros de profecias Conseguir encontrar relatos sobre este episódio! Acredito que esta passagem para mim, será uma das coisas que somente no céu, me será revelada. Parem de ficar brincando com a palavra do Senhor, não vamos tentar deduzir algo que não está em nosso alcance; ainda mais tratando-se das escrituras sagradas.
    Abraço e que Deus seja com todos!

    Ass: AMARAL SOUSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Amaral, obrigado por expressar sua opinião de forma sincera e corajosa, acredito que você foi um pouco extremista no comentário, creio que a maioria dos irmãos inclusive eu, não estamos intencionados em brincar com a Palavra de Deus, mas escrevemos nossas opiniões e análises individuais, obviamente devem ser respeitadas assim como a sua.
      Sobre a inspiração, devo te dizer que inspirar não é ditar as palavras ao pé do ouvido do escritor, mas o Senhor inspirou-lhes para que escrevessem e respeitou a forma e linguagens que eles usaram, respeitou suas opiniões e conhecimento.
      Veja as exceções:
      Opinião: - Somente João afirma que ele é o discípulo amado Jo 13.23
      - Para Paulo as mulheres deveriam ficar caladas no culto 1 Co 14.34 conforme a lei, logo ele que orientava a se libertarem dos aspectos pesados da lei e progredirem no que é essencial para a fé.
      - Paulo inda chegou a afirmar am diversas situações "isso digo eu...não o Senhor" 1Co 7.12

      conhecimento: - Josué pediu que o sol parasse, conforme o conhecimento que ele tinha em sua época, pois sabemos hoje que foi a terra que parou.

      Essas partes se tornam inspiradas por serem opiniões de homens cheios do Espírito Santo e dessa forma acredito que Marcos também poderia escrever algo tão marcante em sua vida, como uma experiencia particular e que para mim mostra como um jovem inconsequente se torna no primeiro escritor biográfico e grande missionário de Jesus.

      Paz.

      Excluir
    2. Nem nos livros de profecias Conseguir encontrar relatos sobre este episódio! (AMARAL SOUSA) Ler Amós 2:16

      Excluir
    3. Bela conclusão irmão Ronaldo, isso fecha a discussão sobre o assunto.
      Paz.

      Excluir
    4. Existem na bíblia as coisas reveladas , que são para nós e as encobertas, que estão somente em Deus até que Ele as revele.
      Minha opinião é que Deus sempre interagem com o homem ,limitando se, na sua cultura, conhecimento , inclusive respeitando sua individualidade única, por Ele mesmo criada. Ele, Deus, não pode ser contido dentro das explicações racionais do ser humano. Mas por vontade D'ele , somos impulsionados, pela fé, à irmos avançando, segundo a luz que nos incidir,por meio do Seu Santo Espírito . Nesse caso, devemos respeitar cada opinião individual, sem ,contudo, colocarmos como referência de verdade bíblica , mas sim , relativa à uma opinião. Quando nos for revelado por Deus, talvez, quando não estivermos mais limitados pelas leis da física , espaço tempo , teremos, então, a verdade absoluta desse e muitos outros textos inexplicáveis na bíblia. Inexplicáveis ainda. . Como um exemplo :
      2samuel no capítulo 21, fala do sacrifício ofertado por David, a o Senhor, para aplacar a ira de Deus sobre Israel . Foi sacrificado os netos de Saul, por conta do pecado de Saul contra os gibeonitas. Isso parece contrariar Ezequiel 18:20. Porém, só parece.
      Nessa caso, também, só encontrei explicações relativas a opiniões individuais de intérpretes . Mas isso não invalida a credibilidade ,santidade e luminosidade espiritual, que é a Bíblia, em nossas vidas. De todas as opiniões, posso ,pelo menos, tentar tirar proveito e indiscriminadamente, respeitá las, excetuando, casos de blasfêmias contra Deus.
      A Paz de Jesus. As coisas encobertas são para o Senhor , nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.
      Deuteronômio 29:29 ARC

      Excluir
  12. Boa Noite,

    Eu acredito que seja o jovem rico. Ao relatar as escrituras Marcos foi sucinto e resumiu bem os fatos...ele nao deixaria passar detalhes necessarios.
    Somente Marcos mencionou que Jesus amou o jovem rico ao conversar com ele. O jovem saiu entristecido pelo que escutou. No momento da prisao de Jesus, ele estava coberto com um lençol caro, e presenciando a cena perdeu a sua roupa e humilhado foi em uma situação de constrangimento. Ali o jovem rico ficou nu diante de Deus e das pessoas..teve a sua lição se humildade. Esse jovem rico era na mente minha e de alguns irmaos o proprio Marcos..iniciando a sua vida crista e abdicando-se da idolatria as riquezas.

    Marcos viu Bartimeu abdicar da capa dele ao pular de pe para Jesus, e a capa de Bartimeu era tudo o que esse mendigo tinha. Relutante... Marcos seguia a Jesus em diversas ocasioes ate passar pela prisão.

    Provavelmente ele estava as pressas para ver Jesus e pela primeira vez esqueceu os seus bens de verdade pois sabia da arriscada situação de prisão iminente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victlr, muito bonito e interessante o que você escreveu, mas existe algum outro escrito que leve a esse entendimento? você tirou de algum livro? Pode ser uma tese legal.
      Paz de Cristo.

      Excluir
  13. esse e o argumento mais contudente e plausivel que encontrei ate agora e me ajudou muito no meu estudo !!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado irmão Breno, se encontrar algo que possa acrescentar a este estudo pode mandar. Paz.

    ResponderExcluir
  15. MUITO interessante todos os comentários mas o que me leva a crer esta passagem é que temos uma grande facilidade de nos desprendermos da presença de Jesus se estamos em dificuldade rapidamente nos desprendemos do evangelho preferimos mostrarmos a nossa vergonha de que sermos agarrados em pró do evangelho é assim que chega até amim essa passagem pois todos fugiram deixando o mestre só ele foi o ultimo a ter a oportunidade de permanecer com Jesus mas logo cedeu também e me parece que é assim também hoje uns cedem primeiro outros depois mas sempre em algum momento de nossa caminhada acabamos deixando o mestre sozinho ainda que depois voltemos a praticar aquilo que ele nos ensinou assim como foi com seus discípulos fugiram mas depois cumpriram as ordens do mestre esta é a minha opinião em relação a esta passagem. GUSTAVO BARBOSA

    ResponderExcluir
  16. MUITO interessante todos os comentários mas o que me leva a crer esta passagem é que temos uma grande facilidade de nos desprendermos da presença de Jesus se estamos em dificuldade rapidamente nos desprendemos do evangelho preferimos mostrarmos a nossa vergonha de que sermos agarrados em pró do evangelho é assim que chega até amim essa passagem pois todos fugiram deixando o mestre só ele foi o ultimo a ter a oportunidade de permanecer com Jesus mas logo cedeu também e me parece que é assim também hoje uns cedem primeiro outros depois mas sempre em algum momento de nossa caminhada acabamos deixando o mestre sozinho ainda que depois voltemos a praticar aquilo que ele nos ensinou assim como foi com seus discípulos fugiram mas depois cumpriram as ordens do mestre esta é a minha opinião em relação a esta passagem. GUSTAVO BARBOSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opinião, principalmente porque eu já deixei o Mestre sozinho, na verdade muitos deixam o Mestre por razões diversas, uns o negam (Pedro) outros o traem (Judas), outros o abandonam (os discípulos), outros ficam omissos (João) e outros até tentam, mas querem ficar seguindo de longe e acabam sendo envergonhados como esse jovem.
      Dá uma pregação!!!!!!
      Paz.

      Excluir
  17. jovem segue jesus enrolado com um lençol?porque ele estava pelado na ceia? fazendo o que pelado e no meio de muitos homens? q ceia e assa me digam? por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, paz, em nenhum momento nós afirmamos que o jovem em questão estaria nu durante a ceia, eu apenas disse que ele já estava deitado e que na pressa ele teria pego somente um lençol. Outra coisa a considerar é que quando ele afirma que o jovem estava nu, talvez não seja a nudez total, mas o jovem poderia estar com suas roupas pra dormir.
      Espero ter esclarecido.

      Excluir
  18. Parabéns pelo debate muito proveitoso sobre o assunto, estou realizando um estudo, visando uma próxima ministração na igreja sobre o assunto, e garanto que seu blog entrara na lista dos meus favoritos a partir de agora. Quanto ao tema ainda estou realizando umas pesquisas para ter uma conclusão sobre o assunto, porem ja percebi que cabe em uma ministração voltada para vários temas.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, que Deus te abençoe nessa empreitada e você tenha muito sucesso na tua vida ministerial.
      Paz.

      Excluir
  19. Me questionaram sobre esta passagem, como não soube responder de imediato, vir pesquisar. Enfim, acredito que era apenas mais um enfermo querendo ser curado, como muitos outros que o seguiam. Ao ver seu "mestre curador" sendo preso, também viu ir preso junto sua esperança de cura, ficou estático, paralisado, até que sentiu-se em perigo e fugiu, deixando na mão de seus perseguidores somente o lençol que cobria-lhe as feridas. Marcos ao ver esta cena, se comove e a descreve. Realmente ele desejava Cristo, ou somente a cura? Esta é apenas uma conjectura minha. Paz a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã pelo acréscimo, sempre é bem vindo um ponto de vista diferente. Paz seja contigo.

      Excluir
  20. Paz do senhor essa passagem desse jovem nu com lençol a bíblia deixa bem claro que era Marcos que tinha por sobre nome João Marcos ele era um jovem quando aconteceu esse fato ele somente era um ouvinte da palavra do senhor depois ele tornou um discípulo do senhor através de Pedro tanto é que Pedro o chama de filho na fé em 1 Pedro cap 5 vs 13 a vossa coeleita em babilônia vos saúda,w meu filho marcos quando aconteceu esse fato ele marcos era apenas um jovem que não tinha ainda. Um compromisso com o senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo plenamente com isso, mas nem todos os historiadores aceitam isso. Reparou que somente Marcos menciona o jovem do lençol?

      Vê se não é isso!

      Excluir
  21. Mas tarde ele tb tornou um companheiro de Paulo.no ministério 2 Timóteo cap 4 vs 11 .só Lucas está comigo, toma Marcos e traze-o contigo, porque. Me é muito útil para o ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu de vez enquanto prego essa história nos lugares onde vou, e apresento essas palavras de Paulo como um reconhecimento daquele que havia rejeitado Marcos quando era jovem.

      Os jovens amam essa história. Já vi muitas lágrimas nos olhos enquanto pregava. rsrsrs Deus é lindo

      Excluir
  22. Marcos ele não estava totalmente nu fisicamente ele poderia ta com calções de lindo somente isso para os judeus era como se ttivesse nu só ver a passagem se evangelho de joao Cap 21 vs 7 quando fala que Pedro quando viu Jesus não praia ele vestiu a túnica a roupa porque estavá nu e lógico que Pedro não iria pesca totalmente nu fisicamente em meio às Pessoas isso mostra que marcos tb não estavá totalmente nu fisicamente. Então, aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro. É o senhor,é quando Simão Pedro ouviu que era o senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou no mar. Pedro estava no barco com os discípulos ele foi até o senhor nadado e os outros didiscípulos foi no barco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, eu também considero dessa forma, pra mim ele saiu correndo somente com a roupa que ele costumava dormir, então ele dave ter saído correndo e cobrindo-se apenas com um lençol.

      Excluir
  23. Calções de linho ele poderia esta.

    ResponderExcluir
  24. A paz de Cristo esteja com todos !!!! Muito boa conjectura Irmão Marcos. Nos incentivou a se aprofundar mais neste tópico. E sobre os comentários do André Silva, ele copiou de outros blog a qual os pregadores que gostam de julgar as igrejas dizendo que muitos são falsos adoradores; E quando a pergunta que esta visível no seu blog é quem seria o jovem nu. Esta de parabéns essa colocação a qual o irmão conjecturou. Que Jeová continue abençoando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Leônidas, obrigado por enriquecer o CUBE DA TEOLOGIA com seu comentário, e sobre o comentário do André Silva, eu não consegui achar, pois são muitos comentários, mas valeu mesmo.
      Paz para você e sua casa.

      Excluir
  25. com certeza não era marcos,como ele estaria participando da santa ceia nu junto com JESUS e os discípulos??????

    ResponderExcluir
  26. professor Marcos André, não temos como garantir se a sua explicação sobre o jovem nú está correta mas, achei fantástica a sua explicação. Até hoje (na minha humilde opinião) não consigo ver explicação melhor. Fiquei realmente muito feliz de ler o seu comentário. Que o Senhor continue te abençoando, uma Abraço.
    Pastor Gaubas Pontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido, o senhor precisa ouvir a mensagem sobre esse jovem nu, que o Espírito me concedeu para ministrar em culto jovem, eles amam, é muito linda.

      Paz amado.

      Pr Marcos André

      Excluir
  27. A paz do senhor Jesus a todos.
    Irmão Marcos Andre, Benção varão a interpretação é boa e edificante. Gostei muito, gostei mesmo interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado, essa interpretação me deu base para uma pregação que ficou muito boa.
      Amo ler a Palavra de Deus, forte abraço.

      Excluir
  28. Acredito que é + uma prova que Jesus era gay. Nenhum Messias com a menor sanidade mental teria mandado um rico se desfazer de toda sua riqueza e ficar até sem roupas para se vestir e/ou nenhum seguidor do verdadeiro Messias teria saido de casa nu envolto apenas de um lençol para avisar nada... Jesus não é o verdadeiro Messias, foi apenas um impostor. Cavalo de Tróia dado ao mundo! Acordem desse coma de dois mil anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus fez o homen e mulher..macho e fêmea...o resto e abominações.(1 corintios 6.9)leia mais a biblia.zap 12 997369477

      Excluir
  29. Amados, tenho uma visão sobre esse assunto, sabemos que Jesus a partir deste momento Jesus sofre horrores e que na cruz Ele diz"Pai porque me abondonaste, então esse jovem em visão espiritual pode ser o espírito de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, seria uma tipologia do Espírito Santo?

      Excluir
    2. Não! Pois a moral da passagem é de reprovação do ato ao citar, envergonhadamente. Esse tipo de sentimento não é divino,

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. A frase 'o jovem'(pode ser referido a homem ou mulher) .esse mesmo jovem aparece na crucificação ao lado de maria....Não seria o discípulo q jesus mais amava ??. .leia também João 21.20...leia com atenção .vai ver q esse discípulo o seguia...12 987369477.comentem comigo no zap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a Bíblia não tem interesse em dizer quem era aquele jovem. Mas a questão Moral da passagem é o que a palavra de Deus quer que a gente realmente reflita. Ali poderia também ser o jovem rico ou qualquer outro. Na verdade aquele que seguiu Jesus com um lençol fino de linho fugiu nu e envergonhado, o que ao meu ver não é bom sinal aos olhos de Deus. Acho que fica claro isso. E a gente pode comparar com a proximidade das negações de Pedro. Este também seguiu Jesus, mas em um momento o negou e também depois disso fugiu vergonhosamente. No caso daquele jovem a vergonha também acontece, mas dessa vez por um motivo diferente. Poderemos inferir que realmente seja o Rico que fingiu ter desfeito das suas riquesas, mas falsamente,para seguir a Cristo, mas o seu lençol de Linho fino é a chave que mostra que ele apenas fingia e não aceitou Cristo de fato. É uma teoria. Mas a única certeza que podemos ter é que o ato daquele rapaz foi reprovável e uma lição para falsos seguidores de CRISTO. Se ele mudou sua atitude depois e se arrependeu como Pedro, não sabemos. Mas naquela passagem é um alerta aos fracos de fé.

      Excluir
    2. É interessante a colocação, mas é interessante lembrar que o rapaz teria morrido de qualquer forma, ele nada poderia fazer contra os guardas do templo e tudo ali era parte do plano de Deus, a única vida a ser entregue era a do Senhor Jesus, o rapaz ia acabar atrapalhando.

      Excluir
  32. Pensando aqui esse personagem sujeito a tantas interpretações. DEUS quis deixar essa incógnita, e é incrível observar como se encaixa em cada versão. Esse jovem pode ser a representação de João Marcos, o jovem rico, o gadareno ou até um dos leprosos que n voltou para agradecer. Pode ser a representação daqueles que seguem Jesus, mas de longe, sem se envolver até perceber que está sw aproximando tanto que receia e em estar preso, o que, na verdade liberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessante colocação, serve para uma mensagem, muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  33. Pastor com base em que o senhor acha que última ceia foi realizada na casa de Maria mãe de João Marcos ?

    ResponderExcluir
  34. As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

    Deuteronômio 29:29

    ResponderExcluir
  35. Qual a idade aproximada de Marcos?

    Lembrando que é um Jovem Nú.

    Não poderia ser o Jovem Rico Arrependido, mostrando que deu/doou todos os seus Bens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que não poderia ser ele, o texto fala no sentido literal, e o jovem só ficou nu porque os guardas arrancaram os lençóis que ele se cobria.

      Excluir
  36. Meu nome e francisco andre..A paz do senhor.pastor tudo bem??..por qual motivo esse jovem o seguia jesus...do lado espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Francisco, não sei dizer no sentido espiritual, e pelo sentido racional temos somente as teorias colocadas no texto acima.

      Excluir
  37. Mais a pergunta é marcos conheceu Jesus? ele andou com jesus

    ResponderExcluir
  38. Gostei da explicação Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muito obrigado por apreciar nosso trabalho. Graça e paz.

      Excluir
  39. a graça e a paz, estava em meus estudos me veio na mente essa passagem de marcos 14:51,52. e esse rapas envolto de um lençol nu poderia ser o mesmo que estava em Marcos 5:1,20 e Lucas 8:26,39 "o endemoniado de Gadara". e relata que ele pediu para seguir jesus porem jesus não permitiu e disse que ele fosse para casa e anunciasse o que jesus tinha feito, ele foi e anunciou em sua casa e começou anunciar nas cidades de Decápolis. vemos também que somente em Lucas 8 relata que ele não andava vestido quando estava endemoniado, passando-se três anos do ministério de jesus para mim deu o intender que seria o mesmo rapaz agora seguindo jesus de longe envolto de um lençol. amém!

    ResponderExcluir
  40. Irmão Ageison, sobre essa tua afirmação: "para mim deu o intender que seria o mesmo rapaz agora seguindo jesus" eu acho que não temos subsídios suficientes para esse entendimento, o Jovem nu morava em Jerusalém ou no seu entorno, e nem dá para afirmar que seria o mesmo rapaz de ofereceu os cinco pães e dois peixinhos para Jesus multiplicar. Você está no caminho certo, mas cuidado para não afirmar uma suposição como se fosse certeza, pois muitos jovens pregadores estão errando nisso.
    Obrigado por comentar no nosso blog, meu whatzapp: 48 998079439. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha versão diz lenço de linho...por tanto pode se dizer sobre alguém que possuía sacerdócio!?
      Acho que em meio a tanta doutrina sobre isso e costumes posso afirmar que não importa quão mal "vestido" vc está mesmo pelado siga Jesus pq depois Ele te dará vestes alvas.

      Excluir
    2. Ok, você aponta uma aplicação para a passagem. O texto, na verdade não ensina isso, nós é que inferimos essa visão, isso foge um pouco do debate teológico. Mas está ok.

      Excluir
  41. Se o senhor quisesse teria revelado o nome fica no campo da especulação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, por isso eu coloquei como uma suposição de que poderia ser João Marcos. Uma teoria que eu creio ser a mais plausível.

      Excluir
    2. Sacerdócio? Kkkk acredito q era suruba mesmo entre Jesus e o moço nu envolto do lençol, tem livros de teólogos q explicam isso, inclusive sobre o documento o livro encontrado para elite da época entitulado: O evangelho secreto de Marcos.

      Excluir
    3. Jesus amou o Jovem, de madugada, envolto do lençol e nu. Encontre o documento Evangelho Secreto de Marcos la preenche as lacunas. Lembrando q, para teólogos neutro tudo é apócrifo (incluindo os livros do canonização) ou tudo é documentos

      Excluir
    4. Você perde o seu tempo afrontando o maior homem que já existiu, o Senhor Jesus, puro homem e puro Deus. E se esconde covardemente no anonimato. Hoje, a tua sorte é não estarmos no Antigo Testamento, mas a recompensa pelas suas afrontas virão de uma forma ou de outra. Você prestará contas diante do Eterno Juiz.

      Excluir
  42. Meu nome é. MÁRCIO. Este jovem é João evangelista. Ele e Pedro seguiram Jesus à distância, mas João era conhecido e entrou onde Jesus estava sendo interrogado,João falou com o porteiro e fez entrar tb a Pedro certo. Acenderam uma fogueira por causa do frio ali do lado de fora,e então Pedro negou Jesus ali por 03 vezes. Quando João foi sair tentaram prende-lo, mas ele por ser jovem conseguiu fujir deixando o lençol na mão dos guardas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu querido, a tua afirmação não bate com a análise dos fatos, não está de acordo. Recomendo você reler o texto minuciosamente.

      Excluir
  43. Entendo que a bíblia por completo nós edifica, e essa passagem não estaria ali em vão. Compreendo que da mesma forma que ficou só o lençol nas mãos dos guardas, já estava nos direcionando do que iria acontecer, Jesus ressurreto e no túmulo sò iria ficar o lençol.

    ResponderExcluir
  44. Uma coisa é certo,muita coisa foi escrita para confundir as pessoas e só Deus com sua misericórdia pode abrir a mente para o conhecimento

    ResponderExcluir
  45. É, e para se aproximar dos fatos originais é preciso muita pesquisa

    ResponderExcluir
  46. Gostei da explicação dos Sr.Pastor Marcos André, lir quase todos os comentários....
    Deus abençoar

    ResponderExcluir
  47. Primeira vez que visito esse blog, na verdade, fiquei imaginando o porquê dessa passagem em um momento tão crucial,pois se trata do instante da prisão de Jesus. Li quase todos os comentários, pois queria compreender o motivo daquele episódio ter sido relatado de uma maneira meio evasiva, sem muita explicação de quem era aquele jovem ou coisa parecida, o que me levou a concluir que foi para esse fim que esse episódio foi relatado, para buscar em cada um de nós o desejo de nos aprofundar na palavra do Senhor, seja essa ou todas as outras que contém nesse livro maravilhoso que é o próprio Senhor Jesus conosco. Agradeço a todos que compartilharam suas opiniões, pois de cada uma a gente consegue reter algo bom e útil a respeito dessa mensagem, exceto do comentário que diz que Jesus era gay, a essa pessoa eu peço que o Senhor tenha misericórdia e que lhe abra os olhos, pois sabemos que apesar do nosso Senhor odiar o pecado, Ele ama o pecador e está sempre de braços abertos esperando pelo arrependimento de todos, para salvação.
    Que Deus abençoe a todos, e que a paz do Senhor Jesus esteja com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário meu querido, obrigado pelo irmão ter gasto o seu tempo em apreciar o conteúdo do nosso blog, fico feliz em saber até os comentários foram proveitosos, a não ser pelo abençoado que disse aquela incoerência sobre Jesus, mas vamos nos concentrar no que pode nos dar esperança. Forte abraço meu irmão.

      Excluir
  48. Já era madrugada, existe tbm a possibilidade de que este jovem estivesse praticando algum adultério e precisou fugir só com os lençóis, ao ver um aglomerado de gente tentou se infiltrar na multidão para despistar, foi então que a situação lá complicou e ele corria risco de ser preso,na busca de se soltar os lençóis se soltaram e ele disparou correndo nu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que viagem, acho que é muita coisa acrescentada numa passagem simples. Não é uma boa suposição.

      Excluir
  49. Graça e paz,o artigo me foi útil, cheguei a conclusão que o rapaz é Marcos ,o autor do evangelho,por ser o único relato de Marcos que não está em outra outra parte da bíblia, podendo ser o relato de como ele se sentiu quando abandonou Paulo e Barnabé voltando a Jerusalém ,e como ficou envergonhado quando não foi aceito na segunda missão.A verdade que seguir a Cristo não é para qualquer hum,tenhamos certeza do nosso chamado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, esse foi o meu entendimento também, embora o texto não seja muito claro quanto a isso, mas é a melhor explicação. Graça e paz.

      Excluir
  50. Minha leitura e conclusão deu essa tambem, dois meses pra chegar nessa resposta sozinho.. To tirando minhas dúvidas agora.. parabens a todos que se esforçam na leitura da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, o objetivo é aprendermos juntos. Deus abençoe a todos.

      Excluir
  51. Vixe! E Marcos dormia nu, pelado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, obviamente que não, pois para o judeu, uma pessoa somente com as roupas de baixo, ou roupas de dormir era considerado nu.

      Excluir
  52. Eu sei acreditei que fosse realmente João Marcos naquele lugar ...Sempre leio e releio essa passagem e gosto muito dela !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito dessa passagem também, e acredito sim que tenha sido João Marcos.

      Excluir
  53. A biblia é a perfeita palavra de Deus. E se nao tem nenhum nome do rapaz é que com certeza nenhum dos dicipulos o conhecia... até porque talvez estava um pouco escuro e o escritor nao tinha certeza de quem era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz da parte de Deus e do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
      Quero parabenizar o pastor Marcos André pelo empenho e dedicação em está fazendo essa postagem.
      Queria dizer o seguinte que na minha opinião o pastor aí só quis ajudar acerca desse tema que certamente não ficou bem definido na passagem bíblica quem era aquela pessoa cujo o evangelista Marcos cita. Eu penso que o deve ser levado em conta aí é o argumento mais convicente dentro de um estudo sistemático teológico e que mesmo que haja uma outra passagem bíblica citando essa mesma passagem, mas que tenha certa relevância o assunto. Eu tenho tenho que alguns aderem mais a teoria que seja Marcos.
      Aí nesse assunto eu penso que em nenhum momento o pastor foi infeliz nas suas colocações porque o mesmo, não disse ser isso que ele mesmo postou a mais pura e única verdade. O irmão aí além de ter discorrido sobre o assunto ele conseguiu ligar uma coisa na outra. Agora dizer que foi o jovem Rico na minha simples opinião seria forçar um achismo, porque os 3 evangelhos vão dizer as mesmas coisas que ele saiu muito triste após as palavras de Jesus e depois Jesus fala sobre a grande dificuldade de um homem rico apegado demasiadamente nos bens materiais entra na glória (nós céus) aí já entra o apego ao materialismo. Também não vir até então nenhum dos pais da Igreja nem muitos historiadores dizerem que o rico havia se arrependido, Deus queira que sim. No caso alguém disse aí que para Deus nada é impossível, de fato não é, nem era impossível pra aquele jovem, mas aí no caso entra também o livre-arbitrio. Vou citar o caso de Judas Iscariotes que mesmo estando o tempo todo com Jesus, não se arrenpendeu para herdar a salvação, nem por isso ele era predestinado a perdição por predestinação, ele tinha escolha.

      Eu ainda acredito que nada na bíblia está solto, sem nexo, e sem aproveito. Pode ser tirado mais lições além dessas desse assunto, ainda que não fosse João Marcos o despido ou outro qualquer que não saibamos.

      Ainda sim é preciso levar em conta que há coisas que o espírito revela, outras que são pesquisadas, e ainda outras que só naquele dia, se o Senhor quiser, revelará.

      Deus abençoe a TDS!

      Excluir
    2. Quero agradecer as palavras do amado irmão, e fico grato a todos os que comentaram no blog, como todos sabem a minha opinião é a que está no post, ou seja, para mim o jovem nu era realmente João Marcos. Porém, respeito todas as opiniões colocadas aqui, por mais estranhas que possam parecer. Irmão Jeferson, eu também acredito que nada na Palavra de Deus está solto, até mesmo os acréscimos que aparecem em alguns manuscritos, possam ter seu propósito dentro da permissão de Deus. Quero notificar que o CLUBE DA TEOLOGIA ESTÁ PASSANDO por algumas mudanças no que se refere a Escola Dominical e no ano que vem (2024) teremos mudanças para a seção de Interpretação Bíblica. Sou grato a todos pelo carinho e apoio. Paz de Cristo.

      Excluir
  54. Esse versículo e super importante para os q não acha importância neste relato de vc ler atos 13:13 atos 15:36-39 e fecha com Timóteo 4 quando Paulo reconhece a contribuição importante de Marcos e pede para o chamar lá em Chipre para o ajudar no final da sua vida , este episódio e o início do chamado de Marcos mas grande foi o processo e o grande ajudador de Marcos foi homem chamado barnabé.

    ResponderExcluir
  55. Essa conjecturassso do pastor e bem válida pois se trata de um relato q vais se destrinchando ao decorrer de alguns capítulos quando esse mesmo João Marcos na caminhada com Paulo e barnabé relatada no capítulo 15 de atos ele desiste da caminhada e logo após quando Paulo resolve visitar as cidades por onde passarão barnabé quer levar João Marcos com eles e não tem a aceitação de Paulo daí uma grande contenda acontece e barnabé resolve voltar a Chipre com João Marcos e o encina bem o evangelho e lá em Timóteo Paulo reconhece q Marcos agora estar apito para Hobra eno final de sua vida mandão chamar pro ministério , então um versículo q aparece aparentemente sem muinta importância quando Jesus e preso nos vemos quão grande ele e importante para o início da trajetória de Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado por esse comentário. Deus abençoe.

      Excluir
  56. Nao tenho duvida foi o proprio joao marcos

    ResponderExcluir
  57. Olá! amadas e amados, como é proveitoso ler, ouvir comentários concernente às escrituras sagrada. Quanto a identidade do jovem chegamos a vários personagens bíblicos " o aoitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dando continuidade; o autor do livro, o jovem rico, o primo de Barnabé... O fato é que quem o seja, assim como cada um de nós que decide seguir a Jesus vamos ter a nudez exposta, pois isso prova porque Ele se entregou naquela noite, e com certeza ao se aproximar da luz eu e vc seremos expostos, mas nEle somos revestidos e não temos do que se envergonhar.

      Excluir
    2. Interessante colocação, essa é uma análise metafórica muito boa, gostei. Me lembrou Matheu Henry em seus comentários. Obrigado meu amado. De fato, a mensagem espiritual deve ser a mais importante.

      Excluir
  58. Este mancebo para mim era mais um jovem ou uma criança que Jesus amava está, o Senhor sempre usou as crianças como exemplo e ele era muito chegado a elas então, um deles que conhecia a Jesus não teve medo dos soldados como todos que fugiram, e só restou este mancebo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu acredito que era João Marcos o sobrinho de Barnabé, pois ele devia ser um adolescente na época de Jesus. Muito legal esse seu comentário.

      Excluir
  59. Estudamos essa passagem hoje na escola bíblica, creio que esse jovem era Marcos mesmo, pois Judas foi em sua casa com os soldados para procurar Jesus, sendo que este estava lá mas havia saído para o Getsêmani, então o jovem estando nu, se enrolou num lençol e foi avisar Jesus mas já era tarde, e em Marcos 14:51 diz que um certo mancebo o seguia envolto num lençol sobre o corpo nu, e quando foi visto, largou o lençol e fugiu. Parabéns pastor por sua explicação tão simples, estou aprendendo muito por aqui 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado por esse comentário, realmente essa parece ser a explicação mais plausível para essa narrativa de Marcos. Deus abençoe. E obrigado por comentar no nosso blog.

      Excluir
  60. Eu também creio que esse jovem era Marcos. O evangelho de Marcos é o mais curto, sucinto, enfatizando mais algumas coisas e menos outras. Um pouco antes deste fato ele narra que um dos discípulos sacou da espada e feriu o servo do sumo sacerdote (Malco); porém omitiu que foi Pedro esse discípulo e também omitiu que Jesus restaurou-lhe a orelha. Quanto ao jovem fugindo nu ele achou por bem relatar.... creio que sim, pode ser Marcos.

    ResponderExcluir
  61. Eu tive a mesma ideia, pelo fato da atenção que Marcos deu a esse evento. Ele teve uma boa razão para fazer esse relato, sendo que ninguém mais relatou. Deus abençoe irmão Gessé.

    ResponderExcluir
  62. Deixem de discussões desnecessárias, e creiam na palavra, se Marcos, se Paulo, se João não importa, o que importa é que Cristo Jesus vive e voltará para buscar os seus cuidado, com discussões.Olhai, orai e vigiai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto, de fato essas discussões não produzem e nem tiram a salvação, mas é bom o povo de Deus examinar, debater e argumentar sobre esses assuntos. Um dos maiores problemas que enfrentamos neses últimos tempos é a superficialidade nas Escrituras. Eu sei que parece discussões sem importância, mas são extremamente importantes para o aprofundamento na Palavra.

      Excluir
  63. A paz do Senhor. Se a Bíblia não pôs o nome do menino, em São Marcos, cap.14:51; veja: "um certo jovem..." Ora, se não tem nome, não adianta dizer que é o jovem rico, ou João Marcos.
    Deuteronômio 29:29 diz que as coisas ocultas são para Deus, e as reveladas, para nós.
    Para de inventar, aquilo que Deus não nos revelou.

    ResponderExcluir
  64. Só para pensar,se jovem era o jovem rico que vendeu tudo pra seguir a jesus,pq ele deixou o que tinhas pra fugir dele????O jovem em vez de deixar tudo para "" seguir "Jesus,deixou tudo para""fugir""de jesus.

    ResponderExcluir
  65. Paz irmãos! O texto é bastante convincente apesar de especulativo. Mas a que se refere ao jovem rico chega a ser delirante de tão pouco provável. Acredito ser o próprio Marcos porque, em geral, os escritor dos evangelhos não procuravam evidências nos escritos, apenas fazia uma referência quando iam falar de si mesmos. Por exemplo, João dizia " o discípulo a quem Jesus amava", ou seja, Marcos da mesma forma não quis dizer se tratar dele naquela situação, mas deixou registrado para poder dizer que ele conheceu o mestre e participou, mesmo que de forma constrangedora, de uma etapa importante da sua vida. Mas igualmente, é só uma ideia, não uma certeza. Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.