INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



____________________________________________________________________________________

quinta-feira, 19 de maio de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Jovem nu

   A paz de Cristo, considere o texto:

   "E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
   Mas ele, largando o lençol, fugiu nu."                                                                                                                  Marcos 14.51,52

   Eis aqui um intrigante relato acerca de um Jovem que foi avistado pelos guardas que prenderam a Jesus, tentaram pegá-lo porque vinha seguindo o grupo que tinha prendido o Mestre, porém ele ao ser surpreendido pelos guardas, conseguiu fugir deixando o lençol, e correndo nu. Essa passagem aparece de repente como se estivesse fora de contexto, o único evangelho que trás esse fato é o de Marcos, ao ler isso parece que estamos lendo algo que não precisaria estar ali, por não acrescentar nada a mensagem do evangelho, não embeleza o texto e não ajuda a pregação. Então o que levou Marcos a registrar esse fato?
  Obviamente esse relato tinha significado para o autor, pois a o consenso entre a maioria dos historiadores é de que aquele jovem, fosse o João Marcos de At 12.12, At 12.25 e 15.37, e de fato essa é a melhor suposição, pois assim explica o porque de só o evangelho de Marcos trazer esta passagem, é que João Marcos é o Marcos escritor desse evangelho, por isso ele registra o dia em que decidiu a seguir Jesus de perto e como foi envergonhado por essa decisão. 
   Aqui está uma das explicações para esse acontecimento: É provável que a casa de Maria mãe de João Marcos foi o local onde ocorreu a última ceia de Jesus, como Judas saiu antes do término da ceia, não sabia que Jesus estava no Getsêmani, por isso o traidor se dirige a casa de Maria acompanhado de uma guarnição de soldados armados que faziam a segurança do Templo. Nesse momento o jovem João Marcos, que já estava deitado, se levanta e vê que Judas está saindo na direção do jardim onde Jesus costumava orar, então o jovem Marcos resolve avisar a Jesus e sai apressado, enrolado apenas com um lençol, pois na pressa, teria sido a única coisa que encontrou para se cobrir ao chegar lá, Jesus já estava preso, Marcos meio desnorteado, vai acompanhando o movimento até que é obrigado a correr deixando o lençol nas mãos dos guardas.
   Esse jovem se tornou um grande missionário e cooperador de Paulo 2  Tm 4.11, e foi o primeiro a escrever um evangelho. Talvez já com idade avançada, o velho Marcos ri ao escrever de um jovem que saiu correndo ao tentar seguir a Cristo sem medir as consequências!
(Quem nunca conjecturou, que atire a primeira pedra!!!!)

Marcos André - Professor 

35 comentários:

  1. FAÇA UM COMENTARIO SOBRE O LENÇO QUE FOI DOBRANDO NO TUMULO DE JESUS

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo, irmão, farei uma pesquisa em João 20.7, mas é necessário que o irmão(a) se identifique para que eu possa saber quem está solicitando, amém. Só não garanto nada, pois as referências históricas sobre esse lenço são poucas, e não sei se posso ligar ele ao Santo Sudário católico, mas vou verificar o assunto. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jovem vestido com um lençol é um símbolo daqueles que seguem a multidão, mas sem saber direito o que está fazendo e o que está acontecendo.
      Esse jovem vestido com um lençol, bem representa aqueles que são seguidores ocasionais de Cristo; tem uma multidão aglomerada ali, um movimento... então, eles estão lá, para ver o que está acontecendo.

      Esse jovem vestido com um lençol bem representa aqueles que estão somente de plantão... estão seguindo a Jesus, mas sem medir as conseqüências.

      Ora, aquele jovem estava vestido inconvenientemente e despreparado para enfrentar as dificuldades próprias de quem segue a Jesus.
      O quê? ...dificuldades próprias de quem segue a Jesus? ...então, se eu seguir a Jesus, se eu me tornar um crente, se eu for batizado e participar da igreja, eu vou ter dificuldades?

      Ué, não te contaram não? ...ser um crente em Jesus, um seguidor dos ensinamentos de Jesus, implica em luta, em combate – e dos bons, porque o apóstolo Paulo falou no final de sua vida: “Combati o bom combate”.

      Amado, se Cristo teve uma coroa de espinho e uma cruz pra carregar, você acha que vai viver o Cristianismo numa boa, de perna pra cima e papo pro ar?

      Tem um evangelho de facilidades sendo pregado por aí – um evangelho de só vitória... um evangelho fácil de ser praticado... um evangelho sem cruz.

      Por isso, amados, é que quero refletir nesse texto... ele nos dá algumas lições:

      Em primeiro lugar, a lição de que O rapaz coberto com um lençol é um símbolo dos que seguem a Cristo sem compromisso.
      Ele estava no meio do povo que seguia a Jesus... mas, era ele um seguidor de Jesus? ...era ele um discípulo de Jesus? ...era hábito dele, estar na companhia de Jesus?

      Não era... aquele jovem se tornou discípulo de Jesus por casualidade... um discípulo casual.

      Aconteceu um movimento em frente à janela dele, então ele saiu para ver o que estava acontecendo.

      Fez como muitos estão fazendo ainda hoje...
      Perceberam que há um movimento no mundo – o movimento de Cristo, e se envolveram no movimento, entraram para a igreja porque a música é bonita, porque a oração é poderosa, porque a pregação é interessante... ou porque lá também participa o Fulano, o Sicrano... mas não se tornaram seguidores de Jesus de verdade... não firmaram um compromisso pessoal com Cristo.

      Quantos estão numa célula da igreja, ou no meio da multidão da igreja, mas sem qualquer compromisso com o Cabeça da igreja, que é Cristo...

      Você acha que isso vale? Você acha que na hora do arrebatamento, estar numa reunião da igreja, fará com que você seja livrado do inferno e levado para o céu? ...só porque está no meio dos crentes, no meio dos que seguem a Cristo?

      Excluir
    2. Se você estudar a Bíblia, vai aprender nela que para não ficar separado de Deus, que para não ser deixado de fora do seu reino, no dia quando Cristo voltar, volta essa que será rápida como o relâmpago que risca o céu do nascente até o poente, então, para não ficar de fora, você precisa ter um compromisso pessoal com Cristo.
      É o que faltava naquele moço: uma aliança com Jesus, um compromisso firme com Jesus.

      Ele era um discípulo? ...estava ali no meio dos que seguiam a Jesus? ...sim, estava, mas por casualidade... ele se tornou um discípulo de improviso, que resolveu seguir Jesus movido apenas pela curiosidade da hora.

      Em momento algum ele reconheceu que Cristo é o Filho de Deus, enviado para ser nosso Salvador e nosso Senhor.

      Em momento algum, aquele moço sentiu a miséria do seu pecado e a necessidade que tinha de comprometer-se com Cristo para a sua salvação. Ele apenas quis ver de perto... apenas quis conhecer o movimento.

      Mas, Cristo é o Filho de Deus(5), não é um astro, não é um galã de cinema nem mesmo um cidadão famoso para ser conhecido e admirado...
      Cristo é o Filho de Deus para ser seguido, para ser obedecido, para ser amado, porque, conforme pregou João Batista, Ele é o enviado de Deus que tira o pecado do mundo, Ele é o nosso Salvador.

      Está escrito em Atos 4.12:(6) “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.”

      Excluir
    3. Ouça, se você gosta das coisas de Deus, se você gosta, mas ainda não firmou um compromisso com Cristo, pra valer, isso significa que você somente segue a Cristo casualmente ou que ainda está andando de braços dados com o pecado, em realidade, você ainda não é crente, ainda não se tornou cristão e a gravidade disso é que será deixado fora do reino de Deus.

      Para participar do reino de Deus, não basta gostar de Cristo, não é suficiente gostar... é preciso que firmemos um compromisso pessoal com Cristo. Você está disposto?

      Em segundo lugar, este texto traz a lição de que:
      PRECISO: abandonar meu modo superficial da vida...O rapaz que se vestiu com um lençol é um símbolo daqueles que vivem superficialmente.
      Entendemos pelo v.52, que o lençol era a única cobertura que aquele jovem possuía. Era, portanto, um arranjo, uma proteção superficial. Não havia mais nada além daquilo que era aparente.

      Tanto que, lemos nesse verso, quando os PMs puseram a mão no rapaz, para prendê-lo, ele largou mão do lençol, então, hummm... aí, meu, “pernas para que te quero?!”

      Não havia mais nada para tapar, para cobrir, para proteger a parte íntima do moço.
      Por que? ...porque ele estava coberto superficialmente.

      Muitas pessoas hoje, estão assim:
      Protegidas da vergonha? só por uma casca...
      Comprometidas com Deus? ...só por uma camada muito fina de compromisso...
      Obedientes a Deus? ...só pro gasto, vivendo uma vida de santidade rasa, superficial, medíocre.

      Excluir
    4. Você precisa ser um discípulo de verdade, um seguidor de Cristo verdadeiro... um cristão autêntico, pronto a viver e morrer com Cristo e por Cristo, sem precisar fugir envergonhado.
      Para isso, firme um compromisso pessoal com Cristo;
      Abandone todo modo superficial de vida;
      Rompa com os seus interesses egoístas;
      E esteja sempre bem preparado.
      um forte abraços para tds
      Att: andre nova silva
      e-mail... andnova@oi.com.br

      Excluir
    5. Suas colocações são semelhantes as que, hoje, li numa mensagem postada pelo Pr. Hernandes Dias Lopes. São interessantes, mas não devemos desconsiderar as possibilidades de, realmente, o próprio Marcos estar fazendo uma alusão ao seu primeiro instante como seguidor de Jesus. Afinal só ele narra esse episodio como um "diatribe" algo que não tem nada a ver com o texto, pois só ele sabia. A paz.

      Excluir
  3. olá...
    desculpe a demora em vir visitar, peguei um resfriado.. rsrsr mas estou de volta!
    um final de semana abençoado pra vc e toda sua familia!
    Gostei do visual do blog!!! cheio de livros...
    =D

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR QUERIDO IRMÃO.BOM TUDO PARECE FÁCIL DE ENTENDER NÉ.
    MAS ME DIGA SE ESTE JOVEM ERA MARCOS NA QUAL FOI FEITA A ÚLTIMA CEIA,CREIAMOS QUE JESUS JÁ CONHECIA MARIA,MÃE DE MARCOS,SOBRINHO DE BARNABÉ.ENTÃO PORQUE JESUS DISSE AOS DOIS DISCÍPULOS PROCURAR UM HOMEM QUE LEVA UM CÂNTARO???

    ResponderExcluir
  5. eu acho que aquele jovem era o mesmo jovem rico,MATEUS cap.19•16, primeiro porque a palavra de DEUS não volta vazia•ISAÍAS cap.55•11,segundo jesus lhe disse que era pra ele vender tudo que tinha e depois seguir ele,MATEUS 19.21; o jovem se retirou triste mas assim diz PROVÉRBIOS cap.28•23 O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua. terceiro lençol do jovem do livro de marcos era um linho fino, um tecido de quem era rico, portanto o jovem rico se retirou triste mas depois considerou as palavras de jesus, foi vendeu tudo e foi até jesus só com o lençol para lhe mostrar que realmente tinha feito como ele mandou, o remorso foi taõ grande que ele decidiu ir daquela forma, eu penso assim porque própria bília se explica

    ResponderExcluir
  6. Sem condições de ter sido na casa de marcos!!!
    E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos para os preparativos da páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água, vos encontrará: segui-o. E onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo e preparado, prepara-a ali. Mc 14: 12,15.

    pois todos conheceriam já o caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu mesmo disse, isso é uma possibilidade e não vem de mim, essa hipótese é muito antiga.
      Será que você poderia assinar seu comentário?

      Excluir
    2. BOM, NAO SOU TAO GRANDE CONHECEDOR DA PALAVRA E É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTE SITE...CONFESSO QUE ESTOU GOSTANDO MUITO AS ¨DISCUCOES¨SÓ NOS LEVAM A CRESCER...PARABENS PELO SITE... ABRAÇOS

      Excluir
    3. Obrigado irmão Eduardo mesmo conhecendo pouco, mas você pode dar sua opinião, aqui ninguém vai te diminuir por saber menos, se alguém fizer isso os outros teólogos pegam ele, kkkkk, brincadeira, paz de Cristo.

      Excluir
    4. A sua interpretação corresponde a que muitos teólogos fizeram. A sua está muito boa porque tem um pouco de humor. Continue meu irmão e Deus te abençoe.

      Excluir
  7. que legaaaaaaaaaaaaaal ! eu estava meditando hoje nesta passagem e achei realmente engraçada e fora de contexto, sei la, e resolvi pesquisar sobre! Eu admiro muito a história de João Marcos e mais ainda agora de pensar que pode ser esse o seu começo com Cristo!

    Visite meu blog tambem, comecei a algumas semanas... :) http://palavrasquetrazemvida-fe-e-ousadia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tive uma professora que uma vez sitou esta pasagem como o motivo principal dela se afastar de Desus, uma vez que ela entendia que estava acontecendo algo mais por ali que não estava sendo contado, já ouvi também a respeito desta possibilidade e que inclusive a Mãe de Marcos era muito rica e tinha a posse das terras do Gtsemani, e que o motivo pelo qual Marcos saiu só com o lençol e que sua mãe não permitiu com medo de ele (marcos) também ser preso e ele acabou fugindo as encondidas e que a única coisa que encontrou para se cobrir foi o lençol.

    graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus irmão Ismael, essa sua professora estava insinuando o que? Ela não disse a você?

      Excluir
  9. E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
    Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.

    Marcos 14:51-52.

    Um jovem curioso q saiu as pressas para ver o q estava acontecendo naquele lugar então si viu numa enrascada quando os soldados tentaram lê pegar o jeito era meter o pé peladão!!!

    ResponderExcluir
  10. achismos infundados ´,possibilidades etéreas , especulações voláteis ,amados irmãos néscios empunhem a espada do conhecimento com firmeza ,caso contrário o inimigo se apossará da tua arma e os fará reféns da sua ignorância...
    quantos se deixam enganar com frivolidades,porém aquele que consegue discernir com intelecto espiritual é capaz de enxergar as razões que iluminam a cegueira das trevas...
    marcos também é o único a relatar onde e em que jesus dormia no episódio em que os discípulos se amedrontaram por causa da tempestade que ameaçava virar o barco (na popa do barco e em cima de uma almofada ou travesseiro).
    e em algum momento vimos nessa situação alguma mirabolância na citação do local e do objeto???
    então qual a explicação de tanto alvoroço por causa de um lençol e um jovem nu??? será que foi esse o propósito de marcos ao descrever esse episódio???
    amados tenham jesus como o timoneiro que guia serenamente o barco de suas vidas e nos leva sãos e salvos através das tempestades...
    e que para verdadeiramente o seguirmos temos que nos despojar dos lençóis que nos cobrem de maneira parcial as nossas transgressões e nos vestamos com a armadura do exercito do Deus vivo para combatermos o inimigo de nossas almas,e que a cada vitória enalteçamos o seu santo nome...

    junior o bereano...

    ResponderExcluir
  11. Fiz questão de ler a postagem do Sr Marcos Andre, e também de ler todos os comentários! Confesso a vocês, que na minha concepção, de todos os comentários ai; o único que tem algum sentido, é o comentário do Sr JUNIOR O BEREANO! Nem mesmo a postagem em si faz sentido! Gente, a Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus. Sendo assim, por que quê Marcos iria fazer uma gracinha dessa, escrevendo algo sem explicação e sem conteúdo Divino, chamando a atenção para ele? Eu sei que está passagem tem um sentido, um significado; mas não é nada disso aí que vocês estão falando! A dois anos procuro uma interpretação convincente sobre está passagem bíblica, nunca encontrei! Nem nos livros de profecias Conseguir encontrar relatos sobre este episódio! Acredito que esta passagem para mim, será uma das coisas que somente no céu, me será revelada. Parem de ficar brincando com a palavra do Senhor, não vamos tentar deduzir algo que não está em nosso alcance; ainda mais tratando-se das escrituras sagradas.
    Abraço e que Deus seja com todos!

    Ass: AMARAL SOUSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Amaral, obrigado por expressar sua opinião de forma sincera e corajosa, acredito que você foi um pouco extremista no comentário, creio que a maioria dos irmãos inclusive eu, não estamos intencionados em brincar com a Palavra de Deus, mas escrevemos nossas opiniões e análises individuais, obviamente devem ser respeitadas assim como a sua.
      Sobre a inspiração, devo te dizer que inspirar não é ditar as palavras ao pé do ouvido do escritor, mas o Senhor inspirou-lhes para que escrevessem e respeitou a forma e linguagens que eles usaram, respeitou suas opiniões e conhecimento.
      Veja as exceções:
      Opinião: - Somente João afirma que ele é o discípulo amado Jo 13.23
      - Para Paulo as mulheres deveriam ficar caladas no culto 1 Co 14.34 conforme a lei, logo ele que orientava a se libertarem dos aspectos pesados da lei e progredirem no que é essencial para a fé.
      - Paulo inda chegou a afirmar am diversas situações "isso digo eu...não o Senhor" 1Co 7.12

      conhecimento: - Josué pediu que o sol parasse, conforme o conhecimento que ele tinha em sua época, pois sabemos hoje que foi a terra que parou.

      Essas partes se tornam inspiradas por serem opiniões de homens cheios do Espírito Santo e dessa forma acredito que Marcos também poderia escrever algo tão marcante em sua vida, como uma experiencia particular e que para mim mostra como um jovem inconsequente se torna no primeiro escritor biográfico e grande missionário de Jesus.

      Paz.

      Excluir
    2. Nem nos livros de profecias Conseguir encontrar relatos sobre este episódio! (AMARAL SOUSA) Ler Amós 2:16

      Excluir
    3. Bela conclusão irmão Ronaldo, isso fecha a discussão sobre o assunto.
      Paz.

      Excluir
  12. Boa Noite,

    Eu acredito que seja o jovem rico. Ao relatar as escrituras Marcos foi sucinto e resumiu bem os fatos...ele nao deixaria passar detalhes necessarios.
    Somente Marcos mencionou que Jesus amou o jovem rico ao conversar com ele. O jovem saiu entristecido pelo que escutou. No momento da prisao de Jesus, ele estava coberto com um lençol caro, e presenciando a cena perdeu a sua roupa e humilhado foi em uma situação de constrangimento. Ali o jovem rico ficou nu diante de Deus e das pessoas..teve a sua lição se humildade. Esse jovem rico era na mente minha e de alguns irmaos o proprio Marcos..iniciando a sua vida crista e abdicando-se da idolatria as riquezas.

    Marcos viu Bartimeu abdicar da capa dele ao pular de pe para Jesus, e a capa de Bartimeu era tudo o que esse mendigo tinha. Relutante... Marcos seguia a Jesus em diversas ocasioes ate passar pela prisão.

    Provavelmente ele estava as pressas para ver Jesus e pela primeira vez esqueceu os seus bens de verdade pois sabia da arriscada situação de prisão iminente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Victlr, muito bonito e interessante o que você escreveu, mas existe algum outro escrito que leve a esse entendimento? você tirou de algum livro? Pode ser uma tese legal.
      Paz de Cristo.

      Excluir
  13. esse e o argumento mais contudente e plausivel que encontrei ate agora e me ajudou muito no meu estudo !!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado irmão Breno, se encontrar algo que possa acrescentar a este estudo pode mandar. Paz.

    ResponderExcluir
  15. MUITO interessante todos os comentários mas o que me leva a crer esta passagem é que temos uma grande facilidade de nos desprendermos da presença de Jesus se estamos em dificuldade rapidamente nos desprendemos do evangelho preferimos mostrarmos a nossa vergonha de que sermos agarrados em pró do evangelho é assim que chega até amim essa passagem pois todos fugiram deixando o mestre só ele foi o ultimo a ter a oportunidade de permanecer com Jesus mas logo cedeu também e me parece que é assim também hoje uns cedem primeiro outros depois mas sempre em algum momento de nossa caminhada acabamos deixando o mestre sozinho ainda que depois voltemos a praticar aquilo que ele nos ensinou assim como foi com seus discípulos fugiram mas depois cumpriram as ordens do mestre esta é a minha opinião em relação a esta passagem. GUSTAVO BARBOSA

    ResponderExcluir
  16. MUITO interessante todos os comentários mas o que me leva a crer esta passagem é que temos uma grande facilidade de nos desprendermos da presença de Jesus se estamos em dificuldade rapidamente nos desprendemos do evangelho preferimos mostrarmos a nossa vergonha de que sermos agarrados em pró do evangelho é assim que chega até amim essa passagem pois todos fugiram deixando o mestre só ele foi o ultimo a ter a oportunidade de permanecer com Jesus mas logo cedeu também e me parece que é assim também hoje uns cedem primeiro outros depois mas sempre em algum momento de nossa caminhada acabamos deixando o mestre sozinho ainda que depois voltemos a praticar aquilo que ele nos ensinou assim como foi com seus discípulos fugiram mas depois cumpriram as ordens do mestre esta é a minha opinião em relação a esta passagem. GUSTAVO BARBOSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opinião, principalmente porque eu já deixei o Mestre sozinho, na verdade muitos deixam o Mestre por razões diversas, uns o negam (Pedro) outros o traem (Judas), outros o abandonam (os discípulos), outros ficam omissos (João) e outros até tentam, mas querem ficar seguindo de longe e acabam sendo envergonhados como esse jovem.
      Dá uma pregação!!!!!!
      Paz.

      Excluir
  17. jovem segue jesus enrolado com um lençol?porque ele estava pelado na ceia? fazendo o que pelado e no meio de muitos homens? q ceia e assa me digam? por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, paz, em nenhum momento nós afirmamos que o jovem em questão estaria nu durante a ceia, eu apenas disse que ele já estava deitado e que na pressa ele teria pego somente um lençol. Outra coisa a considerar é que quando ele afirma que o jovem estava nu, talvez não seja a nudez total, mas o jovem poderia estar com suas roupas pra dormir.
      Espero ter esclarecido.

      Excluir
  18. Parabéns pelo debate muito proveitoso sobre o assunto, estou realizando um estudo, visando uma próxima ministração na igreja sobre o assunto, e garanto que seu blog entrara na lista dos meus favoritos a partir de agora. Quanto ao tema ainda estou realizando umas pesquisas para ter uma conclusão sobre o assunto, porem ja percebi que cabe em uma ministração voltada para vários temas.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, que Deus te abençoe nessa empreitada e você tenha muito sucesso na tua vida ministerial.
      Paz.

      Excluir

Devido a comentários ofensivos, os comentários serão verificados pelo administrador do CLUBE DA TEOLOGIA e serão liberados posteriormente. Não serão permitidos comentários ofensivos a pessoa e as críticas não assinadas ou não fundamentadas.