quinta-feira, 2 de junho de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - A letra mata?


Graça e Paz, considere o versículo:

   "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o Espírito vivifica." 2 Co 3.6

   Esse texto  trás uma interpretação antiga que foi muito utilizada, usado-se (sem contexto) a parte "B" que diz: "porque a letra mata e o espírito vivifica", isso foi usado por alguns irmãos, como pretexto para não se dedicarem ao estudo, eram irmãos que espiritualizavam tudo e afirmavam que o muito conhecimento podia matar a espiritualidade, por incrível que pareça, ainda hoje muitos irmãos interpretam dessa forma.
Porém se analisarmos os versículos 3, 7 e 8 que fazem parte desse contexto entenderemos do que Paulo está realmente falando, veja:

   "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." 2 Co 3.3

  O termo sublinhado faz referência as tábuas dos Dez Mandamentos, que deram origem a Lei, aqui começa a apresentação de duas situações: a carta escrita em tábuas de pedra (Lei) e a escrita em tábuas de carne do coração (Graça). 

  "E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória," 2 Co 3.7

  O termo sublinhado aqui, explica qual é a letra que mata do versículo 6, ou seja a letra da Lei, e Paulo chega a afirmar que essas letras gravaram em pedras o ministério da morte. Quando Paulo chama de ministério da morte ele quer dizer que a Lei trouxe o conhecimento completo da morte, ou seja, quando a lei trouxe uma relação do que não se deve fazer, ela também trouxe a condenação. E no versículo 8 nós temos uma belíssima conclusão:

   "Como não será de maior glória o ministério do Espírito?" 2 Co 3.8

Conclusão: 
     O versículo 6 não está falando de conhecimento secular nem de aprofundamento teológico, mas está falando da letra da Lei que trouxe a condenação e o Espírito Santo que ministra a Graça aos corações dos homens. Todavia aqueles que morrem espiritualmente por excesso de conhecimento, morrem por sua própria arrogância e altivez. 

Marcos André - Professor

34 comentários:

  1. Boa noite, professor Marcos.
    Muito grata pela sua visita e comentário.
    O seu blog é bastante construtivo e interessante.
    Sempre que possível, estarei aqui.
    Paz!
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. SIM,EU CONHEÇO E EU SOU UMA A MAIS A CONCORDAR SOBRE ISSO. A LETRA MATA E O ESPIRITO EDIFICA!
    PORQUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS TESTIFICA POR TI.ELE DIRECIONA,ELE DISCERNI,INTERPRETA,DÁ A VISÃO AOS OLHOS NATURAIS PARA COM OS ESPIRITUAIS,OLHOS DE ÁGUIAS,INTELIGENCIA DO PRÓPRIO DEUS,A ESSENCIA DO PRÓPRIO ESPIRITO QUE DESCE DO SEU TRONO DE GLÓRIA ,DESVENDANDO TODOS OS MISTÉRIOS DA PALAVRA DA SUA MANEIRA,SEGUNDO O SEU CORAÇÃO E A SUA SABEDORIA ATRAVÉS DO AMOR DE SEU FILHO,JESUS,O SENHOR QUE NASCEU COMO CARNE E FALOU COMO UM CIENTISTA,UM DOUTOR,UM HOMEM DE MUITOS ESTUDOS,MAS NADA,DE SI MESMO,MAS ATRAVÉS DO ESPIRITO DO PAI A ESENCIA DO SOBRENATURAL DO DEUS VIVO,NAQUELE TEMPO TEOLÓGIA NEM SEQUER CONHECIAM A HUMANIDADE,QUANTO MAIS A PALAVRA ,ENTÃO,O QUE EQUIVALE MAIS PARA DEUS,A TEOLÓGIA HUMANA OU SEUS ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS!?
    PORQUE A HUMANIDADE INSISTE EM CRÊR QUE TEOLOGICAMENTE HÁ MAIOR CONHECMENTO EM DISCERNIR OU INTERPRETAR OS MISTÉRIOS SOBRENATURAIS OCULTOS AOS OLHOS HUMANOS.
    EU,PARTICULARMENTE,FICO COM A ESPIRITUALIDADE DO PAI,DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO,QUE CERTAMENTE JAMAIS NOS DECEPCIONARÁ EM SEUS ENTENDIMENTOS.AMÉM.
    PAZ DO SENHOR AMADO AMIGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário irmã em Cristo, a Teologia existe antes mesmo da vinda do Cristo na Terra, a Teologia tem a sua raiz já no Jardim do Éden quando Deus descia para interagir com o homem, existia em Israel doutores da Lei Mosaica que interpretavam as leis do Antigo Testamento, com a Escolástica houve a necessidade de se separar a ciência da espiritualidade propriamente dita, mas desprezar a Teologia é um sacrilégio, ninguém perde a fé e/ou a espiritualidade tendo conhecimento exato da ciência, a Teologia liberta o povo da religião, do fundamentalismo e da ignorância.

      Excluir
    2. Paz irmão Reginaldo, concordo contigo, e acrescentando eu acho que todos nós que amamos a teologia devemos ser equilibrados entre a espiritualidade e o conhecimento da profundidade teológica.

      Excluir
  3. Irmã Kenia, obrigado por esse lindo comentário, vejo que você é cheia do Espírito Santo. Belo comentário. Você que tem teólogos que não acreditam no arrebatamento da Igreja? É mole? Eles fazem teologia para deixar de acreditar nas doutrinas que edificaram a fé do povo de Deus através dos séculos. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO AMADO,MAS NADA É PARA MINHA GLÓRIA,SIM PARA A DO PAI QUE ESTA EM CRISTO JESUS,E BEM SEI QUE ATRAVÉS DESTE ESPIRITO O MESMO QUE UM DIA POUSOU SOBRE A CABEÇA DO NOSSO SALVADOR NO BATISMO NAS AGUÁS DO RIO JORDÃO QUANDO FOI BATIZADO POR UM DOS SEUS DISCIPULOS ESCOLHIDOS POR DEUS VIVO,ESTE TAMBÉM ESTEVE UM DIA AO MEU LADO E PUDE VE LO E VER A GRANDEZA DO SOBRENATURAL DE DEUS EM MUITOS ASPECTOS ESPIRITUAIS,OS QUAIS SOMENTE QUEM ESTAVA COMIGO E ERAM POUCOS, SABEM BEM DISSO, E NUNCA EU ACREDITEI EM LETRAS,MAS NA DIREÇÃO E DISCERNIÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS NARRADOS NA PALAVRA ATRAVÉS DO ESPIRITO DOPAI,QUAL ME DIRIGIA ,ME DAVA VISÕES,ME MOSTRAVA AONDE QUANDO E COMO EU DEVERIA AGIR SEMPRE,ISSO SIM ME FAZIA SENTIR FELIZ,HOJE AS TEOLOGIAS EM TODAS AS DENOMINAÇÕES ESTÃO MATANDO O ESPIRITO CONSOLADOR,LIBERTADOR,SALVADOR,E NÓS ESTAMOS MORRENDO ESPIRITUALMENTE FALANDO, VEJO MEUS POUCOS AMADOS DOS QUAIS CITEI ACIMA, NÃO TIVERAM AS POUCAS FORÇAS P/CONTINUAR DE PÉ E EU PELA MISERICÓRDIA AINDA ESTOU CAMINHANDO,MAS JÁ NÃO SEI MAS O QUE É A FELICIDADE NA TERRA,NÃO ME ENCONTRO EM LUGAR ALGUM,SÓ VEJO ALMOFADINHAS EM CIMA DO PUBILTO,ESTES QUE ME DESCULPEM,MAS É A MAIS PURA REALIDADE,MISSÃO É FACIL DENTRO DOA DENOMINAÇÃO, TEOLÓGICAMENTE FALANDO,O EU,EGO,EU SOU,EU POSSO,MAS AS ALMAS QUE ESTÃO FICANDO,MORRENDO ESPIRITUALMENTE,POR FALTO DE CONHECIMENTO E AMOR DE E EM CRISTO JESUS, AS PERDIDAS DO APRISCO, NIMGUÉM AS V~E,MAS JESUS SIM,COMO AQUELA UNICA EM MEIO AS CENTENAS,ELE SAIU EM BUSCA DESTA!
    MAS O HOMEM,SÓ A ELE PRÓPRIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecimento teológico é, por si mesmo, uma construção humana legítima, mas traz consigo a dependência da intelectualidade humana. Tal intelectualidade gera independência e hierarquiza os indivíduos, assim como nenhuma teoria hermenêutica é capaz de impedir que brilhantes doutores instituam as mais variadas escolas teológicas. descartar o espírito Santo e substituir sua mediação por uma dependência intelectual humana é prenúncio de desastre. A História da Igreja está repleta desses exemplos. Arão Alves

      Excluir
    2. Obrigado irmão Arão acho eu você foi feliz nas suas palavras, sintetizou bem o que a irmã Kenia disse acima. Paz de Deus seja convosco.

      Excluir
  5. tirou minha duvida sobre este versiclo .obrigado

    ResponderExcluir
  6. é irmão que luta que é ser mestre hein, mas que benção que Deus te levantou para essa missão muito bom o blog, mais um para nossa edificação, sou grato a Deus por levantar homens como o senhor para nos ajudar nessa ardua mas gratificante tarefa de defender a nossa fé, o irmão ministra pra fora?. Se sim me manda um e-mail amado, wrbg2010@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  7. A PAZ O SEU BLOG É EXCELENTE!!!! DESCOBRI ELE HOJE DIVULGUE O POVO DE DEUS PRECISA DO CONHECIMENTO EXATO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  8. Precisamos crescer não só na graça, mas também no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Arrogância de uns hipocrisias de outros, mas prefiro buscar em crescer no conhecimento de Jesus do que ser enganado pela ignorância de pessoas que desprezam o ensino sistemático da bíblia nas igrejas. " O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Os 4:6! " Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;..." Os 6:3a.

    ResponderExcluir
  9. alguém pode me disser se o dez mandamento esta em vigor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De anonimo vaso? Com uma dúvida dessas ninguém pode ficar anônimo. Deixa teu nome aí!
      Paz de Cristo.

      Excluir
  10. Eu acredito e pratico o estudo bíblico e este estudo que li só me fez ter mais vontade ainda de aprender a palavra de Deus. O conhecimento vem de ler e ler a palavra de Deus. Para termos mais intimidade com o Pai é preciso aprendermos a sua palavra, até mesmo para não engolirmos qualquer coisa que tentam empurrar por aí!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo irmã Laurinha, muito bom ler teu comentário, precisamos buscar o conhecimento mesmo pra termos nossos olhos abertos.
      Obrigado por comentar aqui rsrsrs
      Paz

      Excluir
  11. I""""irma Karine"""

    Muitos acha so porque os que estuda teologia não fica falando em linguá outra grande dificuldade do crente normal entender . não são cheio do E.S e so de letra .ou não fica entregando o manto como muitos fala.
    Cada Igreja faz parte do corpo de cristo porem quem gosta de Barulho que vai para aparte do corpo que faz barulho que gosta de pular que vai para quela que pula quem gosta de uma igreja mais calma com mais palavra que meu caso estou em uma que e mais centrada em ensinar porem todas fazem parte do corpo de cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, é isso mesmo todos fazemos parte do corpo de Cristo. Sabe, eu prego em igrejas tradicionais e em pentecostais e descobri que é possível vivermos em união, não tolero irmãos que falam mal de outras denominações.

      Paz.

      Excluir
  12. Bom dia irmão Marcos ha não se atende a ponto e virgula tenho uma dificuldade, em usar srs estou a companhado se estudo quando mais melhor que Jesus Cristo possa usar da sua vida com Humildade para nos compartilhar do seu conhecimento.
    Muito tem grande preconceito de que estuda Teologia. por muito usar de falta de humildade da transmitir, a palavra ou por ficar se enchendo de anel srsr no dedo ficar falando palavras de difícil entendimento gera um desconforto na igreja.
    Porem com humildade e sabedoria o E.S no capacita a cada dia. Paz vou sempre esta lendo seu estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Adilson, pode deixar que eu conseguir ler e entender, e gostei das suas palavras e concordo contigo, eu tento não ser formalista e não uso o tal anel de formado, não gosto. Eu oro para que o conhecimento nunca me sua a cabeça, pois o que leva ao céu é a humildade em Cristo.

      Paz irmão

      Excluir
  13. o que eu mais observo nessa gente que tem rejeiçâo ao conhecimento è que eles nao tem a humildade para sentar para aprender ,mais tem a vaidade e petulancia para se levantar para querer ensinar,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, isso porque eles não querem largar a posição que tem, acreditam que se forem ensinados por um professor de menor posição eclesiástica estarão se diminuindo. Não conhecem um homem chamado Jesus.

      Excluir
  14. Paz do Senhor irmão Marcos! Só quero desejar a benção de Deus sobre todos que lerem este comentário, e dizer que gosto do jeito como o irmão responde os comentários, sempre com cuidado para não agravar ninguém. Vejo a humildade em ti, continue assim e Deus continuará te usando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão, eu luto pela união d povo de Deus e não posso deixar minhas convicções teológicas fazerem mais inimigos do que amigos.
      Obrigado pelo apoio.

      Paz de Jesus

      Excluir
  15. Paz de Cristo,meu querido professor André,
    Sempre que se fala sobre este assunto,muitos tem em primeira mão,e podemos ver isso pela maioria dos comentários,que Paulo confronta conhecimento teológico com espiritualidade e não é isso,pois o amado irmão teceu um belíssimo comentário a respeito do assunto mostrando que Paulo confronta lei(letra-VT) e Graça(Espírito-NT) e ninguem atentou para isso,só falando de teologia e espiritualidade.
    Os que não gostam de teologia(Theos+Logia=Estudo de Deus) se tivessem estudado,saberiam que temos que ler todo o contexto e não só o texto.
    Estudar teologia não tira a espiritualidade de ninguem,pois conheço muita gente que não estudou e tambem não tem espiritualidade.
    Sou formado em teologia pela EETAD,tambem já fui monitor desta mesma escola e em nenhum momento deixei de ser espiritual.
    A todos que lerem este comentário,aprendam a ler a matéria toda,acompanhar na bíblia e fazer comentário pertinente ao assunto e não vir com dógmas que todos recitam e que na maioria,sem conhecimento.Não digo isso com arrogancia ou querer mostrar conhecimento mais do que os outros,mas sim porque depois de muitos anos ensinando nas igrejas,eu sinto necessidade de dizer isso,pelo amor que tenho à palavra de Deus e aos irmãos.
    A paz de Cristo a todos e um abraço a ti,meu amado professor André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu irmão Carlos, fazia tempo que eu não via teus comentários aqui, e nesse você foi forte, mas está certo como defensor da boa teologia não queremos que as pessoas inventem nada para classificar a teologia como algo ruim ou sem importância.
      Obrigado pelo teu comentário. Paz de Jesus.

      Excluir
  16. - 2 Reis 6.1-7

    Introdução: Eliseu servo de Deus dirigia uma escola de profetas, neste texto, ele passa por uma inusitada situação.
    - Eliseu vai até o rio Jordão com os aprendizes de profeta que ele tem em sua escola, eles vão ao rio Jordão para cortar algumas árvores a fim deles terem "vigas" (ou toras de madeira para as suas construções)

    ResponderExcluir
  17. Amém amado, pode discorrer melhor o assunto, fique a vontade para expor sua opinião ou acrescentar informações.

    E deixa o nome aí para nós conhecermos você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. gostei da explicação ,fica na paz do senhor jesus .

    ResponderExcluir
  19. sempre tive duvida mas graças a DEUS e ao senhor não tenho mas duvida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa interpretação é muito ignorada ainda hoje, às vezes ouço irmãos falando mal dos teólogos, mas eu entendo que ter conhecimento e se for bem usado a vida cristã será muito proveitosa. Obrigado irmão Josenildo nosso material está sempre disponível.

      Paz amado

      Pr Marcos André - Editor

      Excluir
  20. Era impossível obedecer todos os requisitos da lei, por isso Deus estabeleceu o sacrifícios de animais para a expiação dos pecados, mas aquilo se tornou puramente mecânico por parte dos israelitas, e somente com o sacrifício de Jesus e com a sua ascensão aos céus, temos capacidade de obedecer a "Letra" (Palavra) pelo poder do Espirito Santo, a letra matava porque não tínhamos o auxilio do Espirito Santo que capacita o ser humano a obedecer, na dispensação da Graça o Esprito Santo e sobre todos e na lei era somente sobre alguns, a Paz do Senhor Irmão Pastor Marcos, um abraço daqui de Belém do Pará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém profeta, obrigado pelo teu comentário, fico feliz em saber que tem irmãos por todo esse país usufruindo e acrescentando no nosso blog, Deus é contigo meu amigo.
      Abraços a todos os irmãos aí de Belém, Deus é fiel.

      Pr Marcos André - Editor

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.