A Paz do Senhor, vamos considerar o texto abaixo para sua interpretação:
"Conheço
as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente,
vomitar-te-ei da minha boca." Ap 3.15-16
Essa passagem é uma afirmação de Jesus para a igreja de Laodiceia, se constitui em uma repreensão para aquela igreja. A explicação para essa afirmação de Jesus está nos versículos seguintes:
"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido,
e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre,
e cego, e nu;" Ap 3.17
Dentro do contexto da igreja de Laodiceia, podemos entender o que era essa mornidão da qual fala o Senhor Jesus. A igreja de Laodiceia era formada por pessoas de condições financeiras muito boas, pois a cidade de Laodiceia era muito rica, tinha desenvolvido o comércio na produção de Lã e produzia um balsamo para os olhos que depois veio a ser chamado de colírio.
Jesus estava repreendendo as igrejas da Ásia na questão das obras, e quando chega na última igreja, encontra uma igreja que não realizava obra nenhuma, nem boa nem má, por isso o Senhor os chamou de mornos, e acrescenta: quem dera foras frio ou quente; mostrando assim que para Deus é pior aquele que não faz nada do que o que está no erro.
Outro detalhe sobre isso é que aquela igreja morna conhecia a Palavra e sabia a respeito da salvação, vemos que a falta de ação daquela igreja não era por ignorância, isso é pior porque o Senhor não leva em conta os pecados do tempo da ignorância Ex. 18.22, porém vindo a conhecer as verdades eterna mesmo assim pecar, o Senhor não fará memória do bem que ele praticou.
Encontramos também pela inferição, que aquela igreja se acomodou por sua situação financeira estável de acordo com sua afirmação no versículo 17.
No versículo 18 o Senhor libera um conselho para o desapego das riquezas materiais, para que eles agissem focados nas coisas espirituais, isto é, na salvação que há em Cristo Jesus.
"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." Ap 3.18
Conclusão:
A mornidão tratada aqui pelo Senhor, é por comodismo e apego as riquezas materiais, porém o conselho de Jesus no verso 18, permanece de forma tipológica até o dia de hoje, para todos os que estão se acomodando e se tornando crentes mornos.
Deve se aproximar de Jesus comprar-lhe ouro, que simboliza a riqueza espiritual pela presença do Espírito Santo em sua vida; roupas brancas, que simboliza a santidade que se havia perdido e colírio, que é a abertura da visão espiritual para visualizar os ardis de Satanás.
Pregue isso se tiver coragem!
A Paz do Senhor! Irmão, muito impressionante essa palavra.
ResponderExcluirAmém, eu também gostei e de vez enquanto releio.
ExcluirQue lindo meu amado! Vou pregar isso!
ResponderExcluirGlória, eu já ministrei essa palavra em estudo de doutrina. Foi ótimo.
ExcluirPaz de Deus
Paz de Cristo Jesus Pastor Marcos André, Vou pegar essa abençoada explicação, para pregar doutrina na igreja, abençoada explicação, pastor Marcos que Deus continue te usando para nossas vidas.
ResponderExcluirAbração meu irmão e amigo.
Pb. André.
Amém meu irmão, fique a vontade eu preciso adicionar mais explicações como esta no blog.
ExcluirPaz de Jesus meu amigo.