domingo, 21 de outubro de 2012

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Recalcitrar Contra os Aguilhões



Considere o texto a seguir e a sentença sublinhada:


"E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões
Atos 9:4-5

  Convém primeiro entender o significado: "recalcitrar" significa confrontar, resistir, e "aguilhão" é uma espécie de espeto de ferro, de bronze ou até de prata, com o qual os carroceiros prendem o gado para puxar a carroça. Porém quando o boi era muito bravo ele se debatia contra os aguilhões e acabava se ferindo.


   Paulo era como esse "boi bravo" que estava lutando contra algo que para ele era errado, como um boi bravo ele lutava contra a nova religião que estava surgindo, porém Jesus estava lhe ensinando que não adiantaria ele lutar contra aquele aguilhão, pois era mais forte do que ele. Quem sabe se Paulo considerando em seus pensamentos talvez já não tivesse alguma dúvida acerca da autenticidade divina daquela nova religião?

   A dúvida que paira na cabeça de muitos estudiosos, é por que a parte sublinhada não aparece nas versões mais atuais da Bíblia?

Façamos uma crítica textual:

Essa parte aparece nas versões mais tradicionais e renomadas:
- Almeida Revista e Corrigida 
- King James (inglesa)
- Reina Valera (espanhola)

Não aparecendo nas mais atuais:
- Almeida Revista e Atualizada
- Nova Versão Internacional

   O que ocorreu foi o seguinte: ao serem editadas as novas versões, essa parte não entrou por não se encontrar nos manuscritos gregos. O pequeno "erro" ocorreu porque o texto usado para as traduções mais tradicionais de Almeida, King James e Reina Valera, foi o de Erasmo de Roterdã em grego, e como Erasmo não dispunha de todo o texto em grego, ele usou partes do texto em latim.  

CONCLUSÃO
   Devemos entender que não há nenhum problema aqui, pois de fato o Senhor disse aquelas palavras a Paulo, pois ele mesmo registrou em At 26.14 ao narrar a sua história para o rei Agripa e Berenice.

"E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões." 
Atos 26:14

   Provavelmente na tradução para o latim, alguém entendeu que se Paulo disse em At 26:14 que foi desse jeito, então em At 9.5 deveria estar do mesmo jeito (essa é minha especulação).

Paz a todos em Cristo.

Marcos André - Professor

79 comentários:

  1. Muito obrigada pela explicação, foi muito enriquecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem abençoado, e obrigado por comentar.

      Excluir
    2. A paz do senhor Jesus Cristo amado irmãos. Poderia me explicar esse versículo. Que está em l Timóteo capítulo 3 veículo 16 : E,sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade : Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. Jesus Cristo amado ele eo próprio Deus.

      Excluir
    3. A paz irmã Daniela, nesse versículo Paulo está mostrando como a obediência de Jesus resultou em uma grande obra, veja que ele relata uma série de resultados a partir da devoção (piedade) do Mestre.

      Excluir
    4. O RABINO SHAUL (PAULO ) Escutou A VOZ DO MESSIAS YESHUA .e nao este nome jesus de Roma .666

      Excluir
    5. Pelo que eu sei o nome "Yeshua" é o nome em hebraico que traduzido significa Jesus.

      Excluir
    6. RUBENS ITAMAR, O "Rabino Shaul" em sua ignorância, matando os cristãos fiéis, NÃO SABIA QUE O DEUS YHWH (JEOVÁ) era o próprio JESUS ou YESHUA, O MASHIACH.

      OS OLHOS DE "SHAUL" Saulo, só abriram quando ele teve a REVELAÇÃO DO CÉU, e ouviu a Voz de Deus, dizendo-lhe:

      EU SOU JESUS!....YESHUA - IESOUS
      .
      .
      Muitas seitas NEGAM A DIVINDADE DE JESUS. Mas estão enganadas, ensinando heresias. O próprio apóstolo Paulo passou a defender o Evangelho, ensinando que O SENHOR JESUS CRISTO É O DEUS JEOVÁ, O SENHOR YHWH / KÚRIOS / KYRIE.

      HÁ UM SÓ SALVADOR!
      HÁ UM SÓ SENHOR!
      HÁ UM SÓ MESSIAS!
      HÁ UM SÓ CRISTO!
      HÁ UM SÓ DEUS!
      __________________________________

      TODA SEITA RELIGIOSA QUE NEGA QUE JESUS É O DEUS JEOVÁ (YaH WeH) JAVÉ, está ensinando HERESIAS!

      _________________________________________

      JESUS CRISTO É O DEUS JEOVÁ DO VELHO TESTAMENTO
      http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/jesus-o-deus-jeov-do-velho-testamento
      .
      .
      * Junior Omni - 2017
      .
      .

      Excluir
    7. Concordo contigo meu querido, e obrigado pelos nomes em Hebraico é um acréscimo excelente ao nosso conteúdo, vou acessar seu link.

      Paz de Jesus irmão Junior Omni

      Excluir
  2. Leitura edificante...Meu parabéns e muitas bençãos em nome de JESUS...Jairo Quadros - Igreja Ágape Ubatuba

    ResponderExcluir
  3. muito enriquecedor,DEUSte abençoe,amei a explicação.

    ResponderExcluir
  4. Continua a esclarecer por venturas as sagradas escrituras no "BÍBLIA"

    ResponderExcluir
  5. Deus o abençõe, ótimo texto. Em muitas ocasiões resistimos a Deus e acabamos por nos machucar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, você foi no ponto, isso acontece o tempo todo,às vezes eu me sinto recalcitrando contra os aguilhões do meu próprio ministério.
      Obrigado por teu comentário.

      Excluir
  6. O aguilhão ficava atrás dos bois e quando eles queriam parar eram espetados pelos aguilhões? Gostaria de entender esse contexto.

    ResponderExcluir
  7. O aguilhão ficava atrás dos bois e quando eles queriam parar eram espetados pelos aguilhões? Gostaria de entender esse contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles ficavam nos lados da madeira onde prendiam os bois, tinham o objetivo de fazer com que os bois não se debatessem, sei que não eram atrás e sim dos lados. Quando fala com Paulo Ele o está alertando o quanto é difícil para ele ficar se debatendo contra aquela verdade.
      Demorei pra responder porque eu estava fazendo um café.
      Paz.

      Excluir
  8. gostei muito dessa explicação,vai me ajudar muito na ministração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irmã, pode ficar a vontade, para copiar e montar seus esboços. Paz.

      Excluir
  9. Gostei muito apesar de antes já ter uma ideia e quase a mesma, este post só veio pra fortificar e esclarecer mais a ideia. Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, esse espaço é para estudiosos como você, que sabe formular ideias sem a arrogancia de achar que sabe tudo.
      Paz

      Excluir
    2. GOSTARIA DE SABER COM O PROFESSOR SE DEUS É CONSIDERADO AGUILHÃO QUE DIZ DURO É RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES?

      Excluir
  10. Obrigado fico satisfeito com sua resposta, me ajudo dentro do possível

    ResponderExcluir
  11. procurei e encontrei, gostei do conteudo da resposta, obrigado por manter este blog, que Deus continue te esclarecendo sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada profeta, continue usufruindo, perdoa minha demora em responder.
      Paz

      Excluir
  12. A paz do Senhor! Não sei nem como agradecer por explicar tão dedicadamente essa obra, não obstante estarei orando, Deus o Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, deixa Deus te usar rsrs, careço muito das orações dos irmãos. Paz de Jesus na tua casa.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Amém profeta, obrigado. Deus é tremendo!

      Excluir
  14. A paz do senhor jesus cristo varao a mto tmpo leio esta passagem e ficava presa nesse pedaco mto enriquecedor sua explicacao q o senhor continue te usando sempre nesse ministerio de ensinar abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado, ore para que eu consiga tempo para escrever mais dessas interpretações.
      Paz

      Excluir
  15. Pastor Marcelo Gomes(Bahia)28 de maio de 2014 09:05

    Shalon Servo!

    Foi edificante e esclarecedora o significado do versículo acima comentado.
    Deus lhe abençoe

    Att: Pastor Missionário Marcelo Gomes(Bahia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, obrigado por acompanhar nosso trabalho. Deus o abençoe.

      Excluir
  16. Obrigado Marcos André pelo esclarecimento , que Jesus te guie nos teus passos sempre!!Paz!!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado irmão,pelo esclarecimento!!!Que Jesus continue guiando os teus passos sempre para honra e Glória do Senhor!!

    ResponderExcluir
  18. Parabens pelo post. Deus continue te abençoando.
    http://hinosgenuinos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Teu blog é interessante, estou visitando aqui.
      Paz.

      Excluir
  19. DEUS lhe abençoe por dividir seus conhecimentos com os seus irmãos,Paz seja contigo , boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã. Deus está no controle. Continuarei a trabalhar nessa causa, paz.

      Excluir
  20. Deus continue te abençoando com a revelação verdadeira da Palavra de Deus. Glaydson Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão Glaydson, que o Senhor continue levantando pessoas como você, que se interessa pela Palavra de Deus.

      Paz

      Excluir
  21. Também gostaria de agradecer pelo esclarecimento. Deus o abençoe.
    Continue à nos ensinar. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo recaia sobre vós !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu querido, que a paz também esteja sobre você. Amém.

      Paz.

      Excluir
  22. Vejamos o que Jesus disse: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24. Se ler, 2 Coríntios 12:7, veremos que Paulo passou a ter um espinho na carne. Vejamos também esse texto: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17. Finalmente compreendi,(não sei se estou correto), que nos estamos sendo conduzidos através de Um Caminho por Um condutor, o Senhor, e isso não é o desejo de nossa carne, pois há agrilhões. O boi é conduzido pelo condutor e precisa de grilhões para não fugir do Foco, tal como o mundo e tudo que há nele, tenta nos desviar do Caminho. Alguém pode até preguntar... E qual é Esse Caminho?! Calma, Jesus Mesmo Responderá, Leia: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua análise do assunto, pode ser entendido dessa forma, nesse caso é duro para todos nós o relutar contra o caminho que Deus tem para nós.
      Eu sempre pensei em algo mais específicos para a vida de alguns crentes, como Jeremias, Ezequiel, Jonas e Paulo. Mas a tua análise é muita boa.

      Excluir
  23. Respostas
    1. Amem, amem, obrigado.
      O Senhor é quem dá a vitória,
      paz

      Excluir
  24. Obrigada adorei esse estudo,e aprendi muito com ele,que Deus continue abençoando, graça e paz

    ResponderExcluir
  25. Glórias a Deus, tem vários outros aí, dá uma olhada. fique a vontade, paz de Deus para você e sua família irmã Danilza.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom este tema!! Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Beleza irmão Anderson, tem outras interpretações aí dá uma olhada!

      Abração

      Excluir
  28. Graça e paz Marcos André, gostei das suas postagens, me fazem crescer no conhecimento, estou seguindo seu blog, se desejar visitar e também seguir meu blog será um prazer. Este é o link: http://pbgeraldo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Geraldo, vou fazer uma visita lá agora mesmo.
      Obrigado por visitar o CLUBE DA TEOLOGIA
      Deus abençoe você e toda sua casa.

      Ev Marcos André

      Excluir
  29. Deus continue abençoando o irmão em Cristo, a explicação do texto é muito objetiva e edificante. Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem meu irmão Tiago, obrigado pela demonstração de apreço nessas palavras, desejo o mesmo para você meu amigo.

      Abraços.

      Excluir
  30. Muito bom essa abordagem... Me esclareceu aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento amigo, espero continuar trabalhando nesses textos ainda mais.

      Excluir
  31. muto enriquecedor seu comentário.Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo, o Senhor é a nossa força. Paz de Jesus.

      Excluir
  32. Esclarecedor, que Deus derrame sobre sua vida cada dia mais esse discernimento para as coisas do Reino...
    Shalom Pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém profeta, paz de Jesus pra você e sua família!!!!!

      Excluir
  33. ola!Sou iniciante como leitor da biblia..os aguilhões seriam as nossas dificuldades? Como entenderia aguilhões para meu lar, casamento?
    Estou lendo suas mensagens, muito boas, Deus continue te usando para nos orientar..

    paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu amigo, desculpe a demora em responder, deixa o seu nome aí pra gente saber quem pergunta, pois a tua pergunta é simples, não precisa deixar no anonimato.

      Abraços meu querido.

      Pr Marcos André
      licks1996@gmail.com

      Excluir
    2. PAZ!DEXEI ANONIMO POR SER MAIS PRATICO E RAPIDO.

      MEU NOME É LEANDRO

      Excluir
    3. Amém irmão, obrigado por responder, mais tarde eu comento, estou indo numa saída do grupo de varões aqui.

      Paz irmão Leandro.

      Excluir
    4. A paz irmão Leandro, ufa! Muita correria aqui, vamos lá.
      Você perguntou:
      "Como entenderia aguilhões para meu lar, casamento?", na verdade você não pode entender aguilhões para seu lar ou casamento, a não ser que em algum momento da sua vida Deus use essa passagem para falar contigo especificamente sobre isso, ou talvez use um pregador nesse texto para falar algo sobre casamento, fora isso, os aguilhões devem ser entendidos dentro do seu contexto bíblico somente, como eu mencionei no comentário da passagem acima.

      Provavelmente não é a resposta que o amado irmão esperava, porém é a única que tenho.
      De onde você é?
      Se for próximo da minha cidade a gente pode ver um estudo na tua igreja!

      Abraços meu santo!
      Paz.

      Pr Marcos André
      21 969786830 (zap)

      Excluir
    5. Querido irmão Marcos André, concordo plenamente que esse texto não deve ser levado para o casamento, etc. O que entendo é que os aguilhões devem ser entendidos como sendo as verdades claras das escrituras ou propósitos específicos de Deus para as nossas vida que nos recusamos a aceitar, nos colocando contra o plano de Deus para as nossas vidas. Agora mesmo estou convivendo com uma querida amiga e irmã em Cristo que a filha dela acredita ter um chamado missionário e ela tem se colocado contra. Se realmente é o chamado de Deus para a filha ela não deve lutar contra isso, pois só se ferirá. Deve, no entanto, se submeter à vontade do Pai.

      Excluir
    6. Paz irmã Vilma, perfeito esse comentário, adorei esse testemunho que você trouxe. É isso mesmo, a palavra se aplica a isso, acredito que o Senhor já tivesse visto um certo conflito dentro do coração de Saulo, talvez ele já estivesse pensando: "e se for de Deus essa nova religião?"
      Deus mandou que ele não resistisse.
      Obrigado por comentar tão bem.

      Pr Marcos André

      Excluir
  34. Glória a Deus nas mais altas alturas pelos séculos dos seus séculos.
    Edificante tua postagem
    Embora meu irmão ainda nos tempos de hoje a cegueira seja evidente e o pior eles querem continuarem cegos e bravos como esses bois e não querem tirar os aguilhões da cegueira mesmo que os estejam machucando

    ResponderExcluir
  35. "Séculos dos séculos "
    Perdão o erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está perdoado em nome de Jesus meu irmão kkkk
      Você disse tudo, preferem continuar cegos e resistentes à vontade do Senhor, só a graça.

      Paz de Jesus meu profeta.

      Excluir
  36. Deus abençoe muito boa essa explicação, mim ajudou muito...

    ResponderExcluir
  37. Excelente abordagem, enriqueceu muito meu conhecimento sobre essa perícope. Que Deus abençoe mais e mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do termo usado "perícope", nem lembrava mais dessa palavra rsrsrs. Paz meu irmão Carlos Gomes é um prazer poder ajudar.

      Abraços

      Excluir
  38. obrigado pelo aprendizado!!!marcos andre salomao disse quanto mais o pregador estudou mas ensinou o povo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa meu amigo, gostei das palavras, vou coloca-las no rol das porções bíblicas que uso constantemente para ilustrar as mensagens.

      Paz de Deus.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.