domingo, 21 de outubro de 2012

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Recalcitrar Contra os Aguilhões



Considere o texto a seguir e a sentença sublinhada:


"E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões
Atos 9:4-5

  Convém primeiro entender o significado: "recalcitrar" significa confrontar, resistir, e "aguilhão" era uma espécie de espeto de ferro, de bronze ou até de prata, com o qual os carroceiros picavam (cutucavam) o gado para puxar a carroça. Porém quando o boi era muito bravo ele se debatia contra os aguilhões e acabava se ferindo.


   Paulo era como esse "boi bravo" que estava lutando contra algo que para ele era errado, como um boi bravo ele lutava contra a nova religião que estava surgindo, porém Jesus estava lhe ensinando que não adiantaria ele lutar contra aquele aguilhão, pois era mais forte do que ele. Quem sabe se Paulo considerando em seus pensamentos talvez já não tivesse alguma dúvida acerca da autenticidade divina daquela nova religião?

   A dúvida que paira na cabeça de muitos estudiosos, é por que a parte sublinhada não aparece nas versões mais atuais da Bíblia?

Façamos uma crítica textual:

Essa parte aparece nas versões mais tradicionais e renomadas:
- Almeida Revista e Corrigida 
- King James (inglesa)
- Reina Valera (espanhola)

Não aparecendo nas mais atuais:
- Almeida Revista e Atualizada
- Nova Versão Internacional

   O que ocorreu foi o seguinte: ao serem editadas as novas versões, essa parte não entrou por não se encontrar nos manuscritos gregos. O pequeno "erro" ocorreu porque o texto usado para as traduções mais tradicionais de Almeida, King James e Reina Valera, foi o de Erasmo de Roterdã em grego, e como Erasmo não dispunha de todo o texto em grego, ele usou partes do texto em latim.  

CONCLUSÃO
   Devemos entender que não há nenhum problema aqui, pois de fato o Senhor disse aquelas palavras a Paulo, pois ele mesmo registrou em At 26.14 ao narrar a sua história para o rei Agripa e Berenice.

"E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões." 
Atos 26:14

   Provavelmente na tradução para o latim, alguém entendeu que se Paulo disse em At 26:14 que foi desse jeito, então em At 9.5 deveria estar do mesmo jeito (essa é minha especulação).

Paz a todos em Cristo.

Marcos André - Professor

VÍDEO PARA ESSA INTERPRETAÇÃO: Clique Aqui!

142 comentários:

  1. Muito obrigada pela explicação, foi muito enriquecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem abençoado, e obrigado por comentar.

      Excluir
    2. A paz do senhor Jesus Cristo amado irmãos. Poderia me explicar esse versículo. Que está em l Timóteo capítulo 3 veículo 16 : E,sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade : Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. Jesus Cristo amado ele eo próprio Deus.

      Excluir
    3. A paz irmã Daniela, nesse versículo Paulo está mostrando como a obediência de Jesus resultou em uma grande obra, veja que ele relata uma série de resultados a partir da devoção (piedade) do Mestre.

      Excluir
    4. O RABINO SHAUL (PAULO ) Escutou A VOZ DO MESSIAS YESHUA .e nao este nome jesus de Roma .666

      Excluir
    5. Pelo que eu sei o nome "Yeshua" é o nome em hebraico que traduzido significa Jesus.

      Excluir
    6. RUBENS ITAMAR, O "Rabino Shaul" em sua ignorância, matando os cristãos fiéis, NÃO SABIA QUE O DEUS YHWH (JEOVÁ) era o próprio JESUS ou YESHUA, O MASHIACH.

      OS OLHOS DE "SHAUL" Saulo, só abriram quando ele teve a REVELAÇÃO DO CÉU, e ouviu a Voz de Deus, dizendo-lhe:

      EU SOU JESUS!....YESHUA - IESOUS
      .
      .
      Muitas seitas NEGAM A DIVINDADE DE JESUS. Mas estão enganadas, ensinando heresias. O próprio apóstolo Paulo passou a defender o Evangelho, ensinando que O SENHOR JESUS CRISTO É O DEUS JEOVÁ, O SENHOR YHWH / KÚRIOS / KYRIE.

      HÁ UM SÓ SALVADOR!
      HÁ UM SÓ SENHOR!
      HÁ UM SÓ MESSIAS!
      HÁ UM SÓ CRISTO!
      HÁ UM SÓ DEUS!
      __________________________________

      TODA SEITA RELIGIOSA QUE NEGA QUE JESUS É O DEUS JEOVÁ (YaH WeH) JAVÉ, está ensinando HERESIAS!

      _________________________________________

      JESUS CRISTO É O DEUS JEOVÁ DO VELHO TESTAMENTO
      http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/jesus-o-deus-jeov-do-velho-testamento
      .
      .
      * Junior Omni - 2017
      .
      .

      Excluir
    7. Concordo contigo meu querido, e obrigado pelos nomes em Hebraico é um acréscimo excelente ao nosso conteúdo, vou acessar seu link.

      Paz de Jesus irmão Junior Omni

      Excluir
    8. Outro texto que mostra que traduzir o nome do mashiach, não tira sua divindade é em atos 11-26 onde abliblia declara que pela primeira vez os discípulos sao chamados de cristaos

      Excluir
    9. Paz do senhor queridos .
      Este texto Paulo trabalhando na vida de seu dissipulo Ele mostra trajetória de Jesus nesta terra .
      .E no fim ele fala .
      Jesus Cristo amado ele é o próprio Deus.
      Amém. Amo vcs acertamos orando

      Excluir
    10. Que explicação abençoada! Glória a Deus por sua vida professor.

      Excluir
  2. Leitura edificante...Meu parabéns e muitas bençãos em nome de JESUS...Jairo Quadros - Igreja Ágape Ubatuba

    ResponderExcluir
  3. muito enriquecedor,DEUSte abençoe,amei a explicação.

    ResponderExcluir
  4. Continua a esclarecer por venturas as sagradas escrituras no "BÍBLIA"

    ResponderExcluir
  5. Deus o abençõe, ótimo texto. Em muitas ocasiões resistimos a Deus e acabamos por nos machucar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, você foi no ponto, isso acontece o tempo todo,às vezes eu me sinto recalcitrando contra os aguilhões do meu próprio ministério.
      Obrigado por teu comentário.

      Excluir
  6. O aguilhão ficava atrás dos bois e quando eles queriam parar eram espetados pelos aguilhões? Gostaria de entender esse contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor!
      Para contribuir com os ensinamentos, o aguilhão ficava na mão do condutor da junta de bois. Era uma vara com uma ponto de metal (ferro, cobre, latão) que atualmente é conhecido como ferrão.

      Excluir
    2. Muito bem explicado e isso aí meu irmão o gloria Deus aleluia gloria Deus aleluia eu moro no interior de São Luís do Maranhão e já deu umas cutucada em boi bravo e isso mesmo paz do senhor Jesus Cristo

      Excluir
  7. O aguilhão ficava atrás dos bois e quando eles queriam parar eram espetados pelos aguilhões? Gostaria de entender esse contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles ficavam nos lados da madeira onde prendiam os bois, tinham o objetivo de fazer com que os bois não se debatessem, sei que não eram atrás e sim dos lados. Quando fala com Paulo Ele o está alertando o quanto é difícil para ele ficar se debatendo contra aquela verdade.
      Demorei pra responder porque eu estava fazendo um café.
      Paz.

      Excluir
    2. Não o aguilhão Sérvia pra cutucar as costas ou a lateral o a trazera do boi quando não qria obedecer o dono eu moro no interior de São Luís do Maranhão

      Excluir
    3. Aguilhão é uma ponta fina que na evolução das ferramentas foi sendo feita de ferro, que pode ser colocado em uma vara (lança) e ser de uso manual ou ser anexados na canga de bois que puxam o arado. Caso não consiga sair do país para turismo, visite de forma online museus com exposição virtual de preferencia museus na grécia , itália, egito. há muito desse aguilhões e você pode perceber a evolução da ferramenta

      Excluir
  8. gostei muito dessa explicação,vai me ajudar muito na ministração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irmã, pode ficar a vontade, para copiar e montar seus esboços. Paz.

      Excluir
    2. Não não está errado a resposta aguilhão é um objeto de ponte aguardar enfiado numa vara Sérvia pra cutucar as costas ou a lateral o a trazera do boi quando não qria obedecer paz do senhor Jesus Cristo as irmão Leônidas são luis Maranhão a hérnia

      Excluir
  9. Gostei muito apesar de antes já ter uma ideia e quase a mesma, este post só veio pra fortificar e esclarecer mais a ideia. Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, esse espaço é para estudiosos como você, que sabe formular ideias sem a arrogancia de achar que sabe tudo.
      Paz

      Excluir
    2. GOSTARIA DE SABER COM O PROFESSOR SE DEUS É CONSIDERADO AGUILHÃO QUE DIZ DURO É RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES?

      Excluir
    3. No meu ave aguilhoes representa as coisas mundana

      Excluir
  10. Obrigado fico satisfeito com sua resposta, me ajudo dentro do possível

    ResponderExcluir
  11. procurei e encontrei, gostei do conteudo da resposta, obrigado por manter este blog, que Deus continue te esclarecendo sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada profeta, continue usufruindo, perdoa minha demora em responder.
      Paz

      Excluir
  12. A paz do Senhor! Não sei nem como agradecer por explicar tão dedicadamente essa obra, não obstante estarei orando, Deus o Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, deixa Deus te usar rsrs, careço muito das orações dos irmãos. Paz de Jesus na tua casa.

      Excluir
  13. A paz do senhor jesus cristo varao a mto tmpo leio esta passagem e ficava presa nesse pedaco mto enriquecedor sua explicacao q o senhor continue te usando sempre nesse ministerio de ensinar abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado, ore para que eu consiga tempo para escrever mais dessas interpretações.
      Paz

      Excluir
  14. Pastor Marcelo Gomes(Bahia)28 de maio de 2014 às 09:05

    Shalon Servo!

    Foi edificante e esclarecedora o significado do versículo acima comentado.
    Deus lhe abençoe

    Att: Pastor Missionário Marcelo Gomes(Bahia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, obrigado por acompanhar nosso trabalho. Deus o abençoe.

      Excluir
  15. Obrigado Marcos André pelo esclarecimento , que Jesus te guie nos teus passos sempre!!Paz!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado irmão,pelo esclarecimento!!!Que Jesus continue guiando os teus passos sempre para honra e Glória do Senhor!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado.
    Teu blog é interessante, estou visitando aqui.
    Paz.

    ResponderExcluir
  18. DEUS lhe abençoe por dividir seus conhecimentos com os seus irmãos,Paz seja contigo , boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã. Deus está no controle. Continuarei a trabalhar nessa causa, paz.

      Excluir
  19. Deus continue te abençoando com a revelação verdadeira da Palavra de Deus. Glaydson Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão Glaydson, que o Senhor continue levantando pessoas como você, que se interessa pela Palavra de Deus.

      Paz

      Excluir
  20. Também gostaria de agradecer pelo esclarecimento. Deus o abençoe.
    Continue à nos ensinar. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo recaia sobre vós !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu querido, que a paz também esteja sobre você. Amém.

      Paz.

      Excluir
    2. Eu simplesmente fiquei encantado com tão sábia resposta. Muitíssimo obrigado!

      Até porque, um professor que sabe, merece o aplauso de todos!

      É só Vitória!!!

      Excluir
  21. Vejamos o que Jesus disse: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24. Se ler, 2 Coríntios 12:7, veremos que Paulo passou a ter um espinho na carne. Vejamos também esse texto: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17. Finalmente compreendi,(não sei se estou correto), que nos estamos sendo conduzidos através de Um Caminho por Um condutor, o Senhor, e isso não é o desejo de nossa carne, pois há agrilhões. O boi é conduzido pelo condutor e precisa de grilhões para não fugir do Foco, tal como o mundo e tudo que há nele, tenta nos desviar do Caminho. Alguém pode até preguntar... E qual é Esse Caminho?! Calma, Jesus Mesmo Responderá, Leia: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua análise do assunto, pode ser entendido dessa forma, nesse caso é duro para todos nós o relutar contra o caminho que Deus tem para nós.
      Eu sempre pensei em algo mais específicos para a vida de alguns crentes, como Jeremias, Ezequiel, Jonas e Paulo. Mas a tua análise é muita boa.

      Excluir
    2. Grilhões não é o mesmo que aguilhões

      Excluir
    3. É verdade, não tinha reparado isso no comentário anterior. Acho que ele se confundiu.

      Excluir
  22. Obrigada adorei esse estudo,e aprendi muito com ele,que Deus continue abençoando, graça e paz

    ResponderExcluir
  23. Glórias a Deus, tem vários outros aí, dá uma olhada. fique a vontade, paz de Deus para você e sua família irmã Danilza.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom este tema!! Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Beleza irmão Anderson, tem outras interpretações aí dá uma olhada!

      Abração

      Excluir
  26. Graça e paz Marcos André, gostei das suas postagens, me fazem crescer no conhecimento, estou seguindo seu blog, se desejar visitar e também seguir meu blog será um prazer. Este é o link: http://pbgeraldo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Geraldo, vou fazer uma visita lá agora mesmo.
      Obrigado por visitar o CLUBE DA TEOLOGIA
      Deus abençoe você e toda sua casa.

      Ev Marcos André

      Excluir
  27. Deus continue abençoando o irmão em Cristo, a explicação do texto é muito objetiva e edificante. Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem meu irmão Tiago, obrigado pela demonstração de apreço nessas palavras, desejo o mesmo para você meu amigo.

      Abraços.

      Excluir
  28. Muito bom essa abordagem... Me esclareceu aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento amigo, espero continuar trabalhando nesses textos ainda mais.

      Excluir
  29. muto enriquecedor seu comentário.Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  30. Esclarecedor, que Deus derrame sobre sua vida cada dia mais esse discernimento para as coisas do Reino...
    Shalom Pastor

    ResponderExcluir
  31. ola!Sou iniciante como leitor da biblia..os aguilhões seriam as nossas dificuldades? Como entenderia aguilhões para meu lar, casamento?
    Estou lendo suas mensagens, muito boas, Deus continue te usando para nos orientar..

    paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu amigo, desculpe a demora em responder, deixa o seu nome aí pra gente saber quem pergunta, pois a tua pergunta é simples, não precisa deixar no anonimato.

      Abraços meu querido.

      Pr Marcos André
      licks1996@gmail.com

      Excluir
    2. PAZ!DEXEI ANONIMO POR SER MAIS PRATICO E RAPIDO.

      MEU NOME É LEANDRO

      Excluir
    3. Amém irmão, obrigado por responder, mais tarde eu comento, estou indo numa saída do grupo de varões aqui.

      Paz irmão Leandro.

      Excluir
    4. A paz irmão Leandro, ufa! Muita correria aqui, vamos lá.
      Você perguntou:
      "Como entenderia aguilhões para meu lar, casamento?", na verdade você não pode entender aguilhões para seu lar ou casamento, a não ser que em algum momento da sua vida Deus use essa passagem para falar contigo especificamente sobre isso, ou talvez use um pregador nesse texto para falar algo sobre casamento, fora isso, os aguilhões devem ser entendidos dentro do seu contexto bíblico somente, como eu mencionei no comentário da passagem acima.

      Provavelmente não é a resposta que o amado irmão esperava, porém é a única que tenho.
      De onde você é?
      Se for próximo da minha cidade a gente pode ver um estudo na tua igreja!

      Abraços meu santo!
      Paz.

      Pr Marcos André
      21 969786830 (zap)

      Excluir
    5. Querido irmão Marcos André, concordo plenamente que esse texto não deve ser levado para o casamento, etc. O que entendo é que os aguilhões devem ser entendidos como sendo as verdades claras das escrituras ou propósitos específicos de Deus para as nossas vida que nos recusamos a aceitar, nos colocando contra o plano de Deus para as nossas vidas. Agora mesmo estou convivendo com uma querida amiga e irmã em Cristo que a filha dela acredita ter um chamado missionário e ela tem se colocado contra. Se realmente é o chamado de Deus para a filha ela não deve lutar contra isso, pois só se ferirá. Deve, no entanto, se submeter à vontade do Pai.

      Excluir
    6. Paz irmã Vilma, perfeito esse comentário, adorei esse testemunho que você trouxe. É isso mesmo, a palavra se aplica a isso, acredito que o Senhor já tivesse visto um certo conflito dentro do coração de Saulo, talvez ele já estivesse pensando: "e se for de Deus essa nova religião?"
      Deus mandou que ele não resistisse.
      Obrigado por comentar tão bem.

      Pr Marcos André

      Excluir
  32. Glória a Deus nas mais altas alturas pelos séculos dos seus séculos.
    Edificante tua postagem
    Embora meu irmão ainda nos tempos de hoje a cegueira seja evidente e o pior eles querem continuarem cegos e bravos como esses bois e não querem tirar os aguilhões da cegueira mesmo que os estejam machucando

    ResponderExcluir
  33. "Séculos dos séculos "
    Perdão o erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está perdoado em nome de Jesus meu irmão kkkk
      Você disse tudo, preferem continuar cegos e resistentes à vontade do Senhor, só a graça.

      Paz de Jesus meu profeta.

      Excluir
  34. Deus abençoe muito boa essa explicação, mim ajudou muito...

    ResponderExcluir
  35. Excelente abordagem, enriqueceu muito meu conhecimento sobre essa perícope. Que Deus abençoe mais e mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do termo usado "perícope", nem lembrava mais dessa palavra rsrsrs. Paz meu irmão Carlos Gomes é um prazer poder ajudar.

      Abraços

      Excluir
  36. obrigado pelo aprendizado!!!marcos andre salomao disse quanto mais o pregador estudou mas ensinou o povo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa meu amigo, gostei das palavras, vou coloca-las no rol das porções bíblicas que uso constantemente para ilustrar as mensagens.

      Paz de Deus.

      Excluir
  37. A paz meus queridos irmãos.. É muito bom debater para entender o que realmente está escrito. Tenho dito aos meus Alunos da EBD que a biblia é uma caixa de surpresa, toda vez que lemos achamos algo novo. Parabéns pelos comentários. É de grande valia para todos nós amantes da palavra..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O debate enriquece e é enriquecido pela dialética, recomendo sempre usá-lo com moderação para não enfadar os alunos e não complicar mais o que deve ser simples.
      Obrigado irmão Everaldo pela honrosa colaboração que o senhor nos dá no CLUBE DA TEOLOGIA.

      Paz de Jesus

      Excluir
  38. Maravilhosa esta palavra esclarecedora. Deus continue abençoando o varão para nós esclarecer mais e mais. Shalom.

    ResponderExcluir
  39. Agora entedi melhor,obrigado Marcos.

    ResponderExcluir
  40. O códice sinaítico considerado o melhor, o mais completo, e mais antigo, encontrado em forma de livro, datado do século 4 aproximadamente, não consta o trecho, se tratando de um acréscimo posterior ao século 4.

    CONFIRA O CÓDICE: http://www.codexsinaiticus.org/en/manuscript.aspx?book=51&chapter=9&lid=en&side=r&verse=5&zoomSlider=0

    ResponderExcluir
  41. Muito esclarecedor sua explicação...
    Sempre tive curiosidade em saber o significado desta ultiúlparte do texto e tinha uma certa dimensão do que se tratava mas após meditar em seu discernimento consegui ampliar mais meu intendimento sobre este texto ....
    Louvo a Deus por sua vida ....
    Deus abençoe a ti e sua família e também a todos ...

    Atenciosamente:

    Luis Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmão Luis, obrigado pelas palavras de isentivo, seguimos na luta. Abrç

      Excluir
  42. ótima explicação, de muito proveito, parabéns.

    ResponderExcluir
  43. O problema do analfabeto funcional é o mesmo de sempre: Não entende o que ler, e interpreta o que não ver; Será que a pessoa não sabe a diferença entre tradução e transliteração? Será que ele não teve aula de substantivo próprio?
    Não sabe ele q nome de pessoa é um substantivo próprio? Nome de pessoas n pode ser mudado e nen traduzido.

    Imaginemos que o presidente dos EUA, viesse ao brasil hj. Vc ia traduzir o nome dele tbm? Me diga pra qual?

    Onde o conhecimento n chega; a ignorância é cômoda.

    Para aquele q n tem entendimento; De acordo com a lei de cada país, é crime mudar de nome.

    Simplificando: se o seu nome é pedro aqui, será pedro até nos confins da terra, não pense q vai ser mudado.

    Portanto, se o messias nasceu no oriente, na terra de Israel, ta claro q ele é um (yehudin) como nós conhecemos por judeu. Lá se falava tanto hebraico, qto aramaico, q na verdade hj é conhecido por hebraico moderno.
    No aramaico as palabras tendem a contrair algumas silabas.

    Portanto, a palavra yeshua é derivada de yehoshua, já fazendo menção ao nome do messias e autoridade q ele carrega naquele mome, no aramaico se tira a silaba (ho) e fica Yeshua, (que qer dizer o eterno salva ou salvação.)

    Já o nome jesus, n tem signficado algum por ser um nome de origem latina.

    No hebraico n existe J e no grego tbm não.

    Então por aconselho estudae um pouco de hebraico pra fazer entendimente das coisas.

    O messias yeshua nasceu em belem, mas cresceu e iniciou seu ministério em nazaré onde se era muito falado o aramaico. A própria escritura fala sobre isso; qdo um certo homem q ainda n era seguidor do messias,perguntou a outro. Pode vim alguma coisa boa de nazaré? Então o outro respondeu: vem e vê.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente meu amigo Rony, não consigo ver em que contexto pode está inserido essa questão que você levantou, não tem a ver com o texto e a interpretação proposta. Você acha que somos ignorantes e que o fato de não chamarmos Jesus de Yeshua estamos incorrendo em algum grande pecado?
      Sinceramente não compreendi a finalidade do seu comentário!

      Excluir
    2. exemplo: Luke = Lucas ; Mark = Marcos ;John = João; Isaiah = Isaias ; Moses = Moises; Samuel = Samuel ; Solomon = Salomão; Jeremiah = Jeremias; Paul = Paulo

      Excluir
    3. Essas traduções de nomes do inglês para o português, não têm relação com a questão levantada acima.

      Excluir
  44. A paz do senhor Jesus
    Deus é maravilhoso e põe pessoas abençoadas para nos ajudar a compreender as belezas e segredos da Bíblia sagrada. Obg (pastor Marcos)

    ResponderExcluir
  45. Belo ensino irmão , DEUS abençoe a todos em nome do SENHOR JESUS CRISTO , essa passagem bíblica é linda , e como o irmão colocou em pauta , com toda certeza eu afirmo que o ESPÍRITO SANTO já estava "Incomodando " Saulo para que ele se rendesse ao Caminho e ele não se rendia e ainda por cima lutava contra o caminho , e quanto mais relutava mais se machucava , assim acontece comigo eu sei que JESUS me chama para a obra mais não consigo me entregar por inteiro e isso resulta em muitas dores e conflitos internos , para resumir na linguagem brasileira : Devemos aceitar a vontade de DEUS em nossas vidas que dói menos .. paz seja com todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Samir você, você foi preciso em suas palavras, adorei a forma como você aplica o ensino à sua própria vida. Me animei a escrever uma pregação sobre o assunto. Muito obrigado pela sinceridade. Forte abraço.

      Excluir
  46. Gostaria de um esclarecimento sobre as passagens bíblicas que falam "Jesus filho de Davi".mas em uma passagem parece que Jesus nega isso.

    ResponderExcluir
  47. Interessante questão.
    As pessoas chamavam Jesus filho de Davi por Ele ser da descendência de Davi, mas gritavam isso nas ruas como uma forma de protesto contra o governo de Herodes, pois se Jesus era filho de Davi, então Ele deveria ser rei e não Herodes. Tanto que os fariseus solicitavam que Jesus repreendesse as pessoas para não clamarem em alta voz.
    Em Lucas Lucas 20.41-44 Jesus questiona isso, fazendo referência ao fato de que o Cristo, o enviado de Deus não poderia ser filho de Davi, se até Davi o chama de Senhor nos Salmos Claro que Jesus está falando num contexto espiritual, acredito que dessa forma Ele reprimia um pouco o desejo da multidão de fazê-lo rei, pois não era essa a sua vontade. Não era a missão.

    Pr Marcos André - Editor
    Whatsapp 48 998079439

    ResponderExcluir
  48. Quem nos percegue pode acabar si machucado.

    ResponderExcluir
  49. Estive a procurando o real significado desta passagem, e vejo que encontrei a minha benção,e mais ainda do esperado. Deus abençoe vocês os seus ministros,pós estou no evangelho servindo a Deus e procurando o entendimento perfeito da palavra, Deus abençoe vocês que carregam já este conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amado, estamos a disposição para ajudar sempre.
      Continue usufruindo das nossas postagens.
      Graça e paz.

      Excluir
    2. Amei a explicação.

      Excluir
    3. Amém, estamos à disposição. Continue buscando o conhecimento. Deus abençoe.

      Excluir
  50. Pastor André bom dia gostaria de pedir umas orientações para o senhor, o senhor poderia me informar o seu Gmail?

    jeanmiranda123456@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Graça e Paz a todos,o que me chama atenção é que Jesus uso o termo recalcitrar,que significa resistência a obedecer,isso nos faz entender que Paulo já havia tido oportunidades para obedecer e crer em jesus,eu costumo dizer que o encontro na estrada para Damasco era talvez a ultima chance de Paulo,que já teve a oportunidade na morte de estevão,e mesmo assim continuava perseguindo os Cristãos,outro motivo pelo qual Jesus aparece pessoalmente a Paulo é pelo chamado de ser Apóstolo,que quando lemos os textos bíblicos alguns critérios deveria ter para ser Apostolo
    1º ser ensinado pelo próprio senho Jesus
    2º e ter visto Jesus ressurreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante essas colocações, tenho uma opinião parecida com a tua em alguns pontos.

      Excluir
    2. Bom dia A paz do senhor Jesus Cristo. na verdade A palavra de DEUS Ela não é por interpretação umana mais sim do Espírito Santo que interpreta o pastor é guiado pelo Espírito Santo para pregar a palavra de DEUS. Amém DEUS abençoe a todos

      Excluir
    3. Amém, obrigado pelo acréscimo ao nosso rol de comentários. Deus abençoe!

      Excluir
  52. Olá, obrigada por dedicar parte do seu tempo ao ensino. Muito me edificou sua explicação e os comentários de todos. Que Deus continue abençoando e fortalecendo a todos! A paz do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, eu agradeço por você e por todos que estão participando nos debates, acrescentando mais pontos de vista ao assunto. Graça e paz.

      Excluir
  53. Que Deus abençoe a vida das pessoas que se dedicam a sua obra.
    obrigado pelo esclarecimento.
    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  54. Paz de Cristo meu amado irmão
    Muito edificante ,que o Eterno Deus continue te dando visão ampla .....

    ResponderExcluir
  55. Graça e paz à todos! Meu Deus, que benção!
    É como se aqueles que estivessem relutante contra a única verdade e que inclusive os podem salvar, dessem murro em ponta de faca! Preferem se ferir do que serem humildes e obedientes a voz do Eterno que os desejam conduzir para o caminho que mesmo estreito os levam pra eternidade. Puro ego pra dizer que sabem mais que o Mestre e ou aqueles que realmente se interessam e buscam o conhecimento divino pelo Espírito Santo na palavra de Deus.
    Muitos só querem dizer que já possuem a sua religião e que lá também têm Deus, porém o coração está longe Dele!
    Sou apenas uma amante da palavra de Deus que tenta entender um pouco mais com quem está à minha frente nos estudos, pois sei que fui chamada para fazer o ide, porém preciso me preparar a cada dia para alcançar a promessa, pois creio que apesar do ide ser para todos, o Senhor requer de nós esse ato voluntário de demonstrar o amor não só por Ele, mas também por sermos colaboradores do reino que desejam ver almas livres da mentira do opositor.. fiquei feliz e grata demais em poder comer uma parte desse maná e poder cooperar por onde Deus me quiser levar. Deus abençoe poderosamente a cada cooperador do reino do GRANDE! Grata demais pelo estudo!! Andreia Velho/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor Jesus continue a te usar grandemente pastor Marcos! Andreia Velho/RJ

      Excluir
    2. andreiarls@hotmail.com quando quiser enviar algum outro estudo pastor Marcos

      Excluir
    3. Amém irmã Andreia, infelizmente eu tenho pouco tempo para atender aos pedidos de envio dos estudos do blog, mas esses estudos eu deixo aqui para os irmãos que quiserem se aperfeiçoar assim como você tem feito.
      Deus abençoe teu ministério e que te use ainda mais na sua obra. Continue se dedicando que Deus providenciará o necessário pra você. Graça e paz.

      Excluir
  56. MAURÍCIO AUGUSTO DOS SANTOS NASCIMENTO26 de novembro de 2023 às 14:18

    Paz à todos, estou no momento ouvindo a pregação onde o Pastor abordou essa passagem de PAULO, e assim cheguei aqui e me alegro pela explicação. DEUS o abençoe grandemente Pra MARCOS, sou professor suplente na EBD , e busco aprender e entender sobre as passagens bíblicas e aprendi um pouco mais hoje com sua explicação.
    Graça e Paz à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Maurício, é bom conhecer mais um estudioso da Palavra de Deus, pois são obreiros como você que fazem a diferença na Obra de Deus nestes dias. Que o Senhor continue te abençoando.

      Excluir
  57. A paz seja com vocês 🙏. Quando eu era adolescente e ia passar férias na roça com a família, pude ver algumas cenas que me chocaram profundamente. Alguns vaqueiros iam pela estrada de barro conduzindo o gado de um local para outro. No meio das reses, sempre tinha uma machucada, com a cara e lombos furados. Sangrava muito e me cortava o coração. Na mão do vaqueiro uma longa vara com um ponteiro afiado que eu ouvi alguém falar: cuidado que esse boi é " brabo". Só vai na vara de ferrão. Enfrentar a " vara de ferrão" do próprio Deus é muito duro para o homem; produz muito sofrimento. Melhor e mais suave é se deixar conduzir pelo Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas...gratidão por essa matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Resumiu profundamente o que Jesus expressou no encontro com Paulo. Quem dera, todas as pessoas tivessem essa consciência. Mandou muito bem, obrigado por essa ótima contribuição.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.