quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES - Pregação Eficaz

PREGAÇÃO EFICAZ


    Nos dias atuais, vejo que as mensagens não se parecem em nada com aquilo que Pedro pregou em Atos capítulo 2 e que converteu quase três mil pessoas ao evangelho. Valoriza-se muito a eloquência, alguns se agradam em fazer muito barulho, gritaria e pouco conteúdo, sem falar naquelas que promovem verdadeiras guerras dentro da igreja, com frases do tipo: "Estão querendo puxar o seu tapete." "Querem te apunhalar pelas costas..." e muitas outras.

   Ao comparar com a pregação em Atos cap 2, traçamos aqui o perfil necessário para a mensagem eficaz, sabendo-se que a boa mensagem não é a que mais arranca glórias e aleluias, e sim aquela que prende a atenção do povo, ensina e leva o ouvinte a uma reflexão e a tomar uma decisão, pense nisso!  

   Ao analizar as pregações em Atos, conclui que a mensagem deve ter pelo menos quatro características:
    a) ser didática, ou seja tem que ensinar a Palavra de Deus, tem pregações que é um verdadeiro pentecoste, mas ninguém aprende nada!
      b) ser doutrinária, tem que ensinar ou reforçar as principais doutrinas bíblicas como fé, amor, salvação, pecado, etc, o que dá alicerce ao crente é conhecer as doutrinas.
       c) ser cristocêntrica, toda a Bíblia aponta para Jesus e as mensagens devem também conduzir o ouvinte a refletir sobre Cristo Jesus, sua história, sua santidade, seu sacrifício, etc. 
     d) ser profética, a mensagem deve trazer à memória a maior de todas as profecias, "a volta do nosso Senhor Jesus para arrebatar sua Igreja, mas quase não se fala mais no arrebatamento da Igreja, vamos lutar para mudar isso, pois somos os REMANESCENTES. Enquanto estão medindo as mensagens pela quantidade de "glórias" e "aleluias" que o povo dá, nós vamos medir pelo conteúdo e vidas que são transformadas.
Um abraço a todos!


Marcos Andre - Professor

10 comentários:

  1. Irmão Marco muita paz, estive a ver sua familia, que Jesus vos una a cada dia mais e mais no Seu amor,e que possais ser uma grande benção, no vosso exemplo familiar.
    Pedro e os demais apóstolos, estavam unidos, tinham um mesmo propósito, e o amor com que se amavam era demais, transformados, e o seu alvo era sómente anunciar Jesus e a Sua Salvação.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo irmão Antonio, obrigado pelo comentário, é muito importante que a família esteja unida na presença do Senhor e eu procuro ensinar isso nos estudos que eu ministro. Dt 6.6

    ResponderExcluir
  3. A PREGAÇÃO EFICAZ DEVE SER : DIDÁTICA,DOUTRINÁRIA,CRISTOCÊNTRICA E PROFÉTICA. ACRESCENTO QUE ELA DEVE SER CHEIA DE MISERICÓRDIA E AMOR:"NÃO DEIXE APAGAR O PAVIO QUE FUMEGA", QUANTOS PASTORES E PREGADORES EM SERMÕES MAU ELABORADOS DESTROEM O POUQUINHO QUE AINDA HÁ NO OUVINTE E LEVA O TAL A DEPRESSÃO E HUMILHAÇÃO...O QUE FARIA JESUS? "MULHER ONDE ESTÃO OS SEUS ACUSADORES? NA CANÇÃO ANTIGA DO MARCOS GÓES:"VAI,VAI,VAI E NÃO PEQUES MAIS..."
    POR MENSAGENS COMO ESTA É QUE TENHO DIVULGADO ESTE BLOG, ONTEM NO SÁBADO RECOMENDEI A 02 IRMÃOS DA MINHA IGREJA. DEUS RICAMENTE VOS ABENÇOE. GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão Marcos André, não tinha conhecimento do seu blog até esta data, mas como nada é por acaso na vida do servo de Deus, foi providencial este contato, pois ao ler esse artigo "o Evangelho como é pregado" foi maravihoso, vimos que não há equivoco como muitos querem nos fazer pensar, é assim mesmo que temos vivido e trabalhado em prol do Reino de Deus, ensinando as pessoas sobre realidade de Jesus Cristo, conduta, compromisso e esperança,sem emocionalismo, mas com verdade...
    Muito bom mesmo saber que não estamos sós!
    Que Deus continue a te usar para a glória dele.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor irmão, obrigado pelo comentário, é muito bom fazer a vontade de Deus, e anunciar a verdade do Evangelho, aquilo que poucos pregam, mas tenho muitas dificuldades, a verdade doi em muita gente. Deus é fiel.

    ResponderExcluir
  6. QUERIDO E AMADO IRMÃO MARCOS ANDRE,QUE A CADA DIA DEUS ESTEJA LHE COBRINDO DE BENÇÃO E UMA UNÇÃO INTREPIDEZ E OUSADIA,PARA QUE ASSIM LEVEM AS BOAS NOVAS A TODAS AS CRIATURAS!

    ResponderExcluir
  7. Estou sendo muito edificada lendo essas maravilhas! Deus abençoe muito.

    ResponderExcluir
  8. Concordo professor gosto muito de pregações assim, tbm gosto de pregações que falam de CRUZ, RENÚNCIA, APOSTASIA, FALSOS PROFETAS ... e outras ... Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que dá falar de todos esses temas e colocar a salvação e ensinar algo sobre Jesus.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.