sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel)

Tema: PASSOS PARA A BENÇÃO DIVINA
  
Texto Áureo:  Js 8.34
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você ajudará seus alunos a se aproximarem de Deus e usufruírem das benção do Senhor.
- “na terra de Moabe”, povo descendente de Ló, Moabe foi o filho que nasceu da relação incestuosa da filha mais velha de Ló com seu pai que estava bêbado Gênesis 19.30-38 a região atualmente pertence a Jordânia Fig 1 e Fig 2.
- “A audiência era composta”, são as pessoas que estavam ouvindo o discurso de Moisés.
- “nova geração de Hebreus”, esses hebreus nasceram no deserto ou eram crianças de colo quando o povo saiu do Egito 40 anos antes. Os que saíram do Egito e viram as maravilhas de Deus, foram morrendo aos poucos pelo deserto, por causa da murmuração, até ficar somente uma geração renovada, somente Josué e Calebe estavam presentes naquela geração rebelde e murmuradora.
- “condições para o recebimento”, na Bíblia as bênçãos de Deus sempre estão acompanhadas de condições para recebê-las.
__________________________________________
1. RENOVAÇÃO DA ALIANÇA
- “a continuidade da nação”, até hoje o mais difícil é manter a benção conquistada, isso porque quando conseguimos uma vitória da parte de Deus, temos a tendência de relaxar e não prosseguir no mesmo vigor.

1.1. Instruções precisas
- “instruções dadas por Moisés”, comente que essas instruções foram para o povo judeu, mas podemos aplicá-las para nossas vidas hoje.
- “altar de rochas brutas”, era um testemunho de reconhecimento ao Senhor, para que ficasse patente diante de todos, quem foi que possibilitou a vitória ao povo. A orientação aqui é para que sempre nos lembremos quem é que nos abençoa, o Senhor.
- “nitidamente vistos”, dessa forma aquele altar seria um memorial para gerações futuras. E os escritos da lei gravados naquele altar serviriam para lembrar aos israelitas o motivo pelo qual foram vitoriosos, a obediência.
- “cumprir os mandamentos”, de todos as orientações colocadas aqui, essa é a que abrange as outras.

1.2. Uma palavra de alerta aos desobedientes
- “apresentações das maldições”, muita gente só enxerga as bênçãos que a Palavra promete ao povo de Deus, se esquecem de alertar as pessoas que a desobediência atraem as maldições que estão previstas nas Escrituras.
- Recomendo que você leia com seus alunos algumas referências que mostrem essas maldições.

1.3. Promessas de bem estar
- “no monte Gerizim”, os dois montes Gerizim e Ebal Fig 3, representam os locais da benção e maldição, Gerizim representa a benção para os obedientes as leis do Senhor e o monte Ebal representa maldição para os desobedientes. Deus sempre trabalha com esse método didático muito eficaz. É o método de memoriais, Deus sempre estabeleceu memoriais de pedras e altares, mas nesse caso Ele estabeleceu dois montes representativos, memoriais de pedras se acabam com o tempo, mas os montes permanecem até o dia de hoje.
________________________________________
2. REVERÊNCIA DIANTE DA PALAVRA DE DEUS
- “recaíssem sobre sua casa”, geralmente as bênçãos do Senhor servem para beneficiar a nossa família, os pedidos que servem para ajudar toda a família a permanecerem na obra de Deus tem mais chances de serem atendidos.
- “guardar silêncio”, leia a referência e comente que o silêncio era para que o povo pudesse ouvir a voz do Senhor. Até hoje aqueles que falam demais acabam perdendo a benção.
- “ouvir a voz de Deus”, Deus fala de várias formas, mas a forma que Deus deixou para que nós pudéssemos ouvi-lo e entendê-lo foram os registros das Escrituras, por isso quem quer conhecer a Deus melhor e ter mais intimidade com Ele deve ser um leitor da Sua Palavra.
_____________________________________
3. A LIBERDADE DE ESCOLHA
- “adesão voluntária”, por livre vontade, o Senhor não obriga ninguém a nada, ele apenas informa quais as consequências da desobediência e é bom lembrar que mesmo que o pecado da desobediência seja perdoado, as consequências permanecerão fazendo efeito.

3.1. Alternativas possíveis
- “comportamento natural”, o pecado original do homem foi a desobediência, a ordem para Adão era não tomar da árvore da ciência do bem e do mal, e ele desobedeceu. Até hoje o ser humano tem a tendência a desobedecer, daí surge a rebeldia.
- “graça”, favor imerecido de Deus, que nos é dado de graça.
- “misericórdia”, é se compadecer do culpado, dando-lhe o favor do perdão.
- “segundo os parâmetros divinos”, devemos conduzir nossas vidas segundo o padrão de Deus e não do nosso jeito. Devemos imitar a Jesus e a seus servos fieis. 1 Coríntios 11.1, Hebreus 6.12
- “firmeza doutrinária”, é não ficar fraquejando na doutrina, com dúvidas ou desanimado. Para que consigamos essa firmeza precisamos estudar profundamente a Santa Palavra de Deus. Muitos crentes não estudam a Bíblia e são sempre abalados ao discursarem com um testemunha de Jeová, ateu ou filósofo.

4. AS TESTEMUNHAS DO PACTO
- “marca distintiva do povo”, era marca que distinguia os judeus dos outros povos. Nós temos a maca de Cristo, que nos distingue dos demais cidadãos do mundo. Assim como Moisés animou o povo com essa palavra devemos nos animar também
- “retrospectiva”, outra forma de animar o povo foi relembrando o bem que Deus fez e o seu grande poder. Assim nós podemos lembrar do o Senhor já fez por cada um de nós. O ser humano se esquece muito rápido do que recebeu de Deus e só vê os problemas.
- “um novo líder”, quando o povo tem um líder atuante que coloca a mão no arado, então o coração do povo se anima, assim era Josué, pois era homem de guerra, que ia para a batalha a frente dos exércitos do povo.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “além do simples conhecimento”, não podemos ser somente ouvintes, precisamos ter uma vida de prática, executando o que aprendemos com Cristo.
- Prepare as perguntas para fazer a classe interagir.
- Faça também o resumo.

Boa aula!

Marcos André - professor

Figuras


Figura 1 - Mapa da trajetória do povo judeu, nota-se a terra de Moabe no final da caminhada.


Figura 2 - Mapa atual da região, que agora se chama Jordânia.


Figura 3 - Foto atual dos montes Gerizim e Ebal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.