A palestra é o método didático mais antigo e mais eficaz para passar o conteúdo do ensino. Consiste em o professor estar no centro das atenções e falar diretamente aos instruendos e por ser o mais eficaz é também o mais utilizado.
A maior eficiência desse método está em passar conteúdos simples, pois em aulas sequenciais esse método pode se tornar monótono.
O professor que se utiliza desse método deve se ater nos seguintes pontos:
- ter linguagem simples que atenda a toda a assistência.
- se utilizar de exemplos práticos para tornar o ensino aplicável.
- explanar de forma interessante para evitar a sonolência generalizada.
- usar bem a linguagem corporal, para melhorar a assimilação.
- cuidar da apresentação individual, pois o professor será o centro das atenções.
- evitar debates prolongados que tendem a tirar o foco da aula.
- se utilizar de perguntas diretas para puxar a interação do aluno.
Além desses cuidados existem muitos outros que veremos em publicações separadas.
O inconveniente no método de palestra é que o professor necessita de mais habilidade para comunicar, porque devido a pouca interação do aluno ele tende a se dispersar. Mais adiante veremos também algumas técnicas para uma boa comunicabilidade nesse método tradicional.
A didática para uma sala de aula de Escola Dominical é muito semelhante a de uma escola do ensino formal por isso os conteúdos passados aqui podem ser assimilados por professores de todas as escolas.
Futuramente deixarei outro ensinamentos interessantes.
Marcos André - Professor e superintendente EBD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.