O debate pode ser um recurso muito bom para a interação na aula da Escola Bíblica Dominical, dentro de certos limites é claro. Geralmente em uma aula dominical os alunos podem ficar dispersos pela falta de participação, ou por terem ao seu lado um(a) colega interessante e ficam conversando na aula. Nesses casos o debate é uma ferramenta essencial.
O(a) professor(a) deve incitá-lo da seguinte forma: faça uma pergunta dentro da lição, mas que aborde algum assunto mais polêmico, exemplo: se a lição estiver falando de Salomão ou de seus livros, o(a) professor(a) pode perguntar, Salomão morreu salvo? Como essa questão não aparece na Bíblia, muitos crentes divergem na opinião, por isso haverá diferentes opiniões na classe, indique alguém para responder, em seguida pergunte se todos concordam com a resposta, aparecendo alguém que discorde, o(a) professor(a) pode acrescentar: por que você discorda?
Dessa forma o(a) professor(a) vai mediando o debate permitindo a cada um o momento de falar e expor seus argumentos. Depois o professor(a) finaliza o debate para prosseguir a aula, mas dessa vez terá a atenção de quase todos, pois o breve debate terá puxado a participação da maioria.
O(a) professor(a) deve ter os seguintes cuidados:
- O debate não é para resolver questões teológicas, mas sim para despertar a classe e por isso não deve tomar toda a aula, o(a) professor(a) deve pará-lo mesmo que se não resolva a questão.
- O debate não deve virar discussão ou ficar demasiadamente acalorado.
- O(a) professor(a) deve ter o cuidado para o debate não ter a participação de apenas dois alunos mais inteligentes, pois os outros acabam ficando mais dispersos.
- Deve-se escolher temas interessantes e polêmicos, mas que não fujam da lição.
Marcos André- Professor
Encontre outros temas de Didática: clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.