Uma recomendação para o professor ou palestrante é que ele mantenha o foco da classe no objetivo durante a ministração.
Uma aula sem um objetivo definido pode se tornar em um emaranhado de conteúdos sem ligação entre si, mas quando o professor direciona a sua aula em um objetivo, ela fica bem mais coerente e interessante.
Para isso o professor pode seguir essas simples recomendações:
No início da aula deve comentar o objetivo proposto e duranta a sua explanação ele retorna ao objetivo relembrando os seus alunos.
Ele poderá fazer isso com perguntas diretas aos alunos:
Vocês se lembram do objetivo?
Ou ele também pode afirmar:
No início nós dissemos que...
Dessa forma ele vai lembrando à classe do objetivo durante a aula e massificando na mente dos alunos.
O questionário no final da lição geralmente é orientado para o objetivo, mas o professor pode acrescentar outras perguntas durante a ministração.
Veja um exemplo para formar objetivos.
Ex: Se a aula vai falar de Tabernáculo, o professor pode se orientar pelos seguintes objetivos:
1. Mostrar a representação de cada peça do Tabernáculo comparando com a Igreja hoje;
2. Mostrar como Cristo é representado em cada ritual ou parte do tabernáculo;
3. Mostrar como deveria haver reverência nos ritos cerimoniais.
O professor pode se guiar pelos três objetivos ou escolher ainda outros, essa escolha deve ser feita na hora de preparar o esboço.
Obs: O aluno jamais perceberá o porque da aula estar mais interessante, ele apenas perceberá que aprendeu mais.
Marcos André - Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.