terça-feira, 25 de junho de 2019

ESTUDO BÍBLICO - O significado do batismo



Pergunta: No batismo há perdão de pecados?

Resposta: Não. O batismo nas águas não traz perdão de pecados. Quando nos batizamos, como resultado da nossa obediência à ordenança de Jesus em Mateus 23.19, assim procedemos como testemunho publico diante de homens, anjos e demônios, que nós estamos confiando no sangue de Jesus Cristo para perdão dos nossos pecados (João 1.29; Efésios 1.7; Apocalipse 1.5).

Pergunta: No batismo há lavagem dos pecados, conforme Atos 22.16?

Resposta: Não. Essa passagem em tela é lida como se ela dissesse: Batiza-te e lava teus pecados. O texto está afirmando: Levanta-te, e batiza-te, e lava teus pecados, invocando o nome do Senhor”. A lavagem dos nossos pecados se dá pela invocação do nome de Jesus e não pelo batismo nas águas.

Pedro declarou em Atos 10.43: “A este dão testemunho todos os profetas, de que os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”. Com isso corrobora as palavras de Jesus, depois de ressuscitado, que em seu nome se pregasse arrependimento e remissão aos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém (Lucas 24.47).

Pergunta: No batismo ocorre o despojamento do velho homem?

Resposta: O despojamento do velho homem ocorre no momento em que cremos, e não no momento que nos batizamos (Romanos 10.9-10) A regeneração é necessária para o batismo, dado que o batismo simboliza a morte do velho homem, e o emergir da água a nova vida e não ao contrário, que no batismo ocorra o despojamento do velho homem. Em outras palavras, a salvação é necessária para o batismo; nunca o batismo é necessário para a salvação, como dizia o pregador batista Truett. Isso sim, é evangelho, é o único evangelho (Gálatas 1.7-9).

Pergunta: O batismo salva, considerando IPedro 3.21 como apoio?

Resposta: Ora, se o batismo salvasse, então a criança que morresse sem batismo estaria perdida, ou como ensinam os católicos, as crianças que morrem sem batismo vão para o limbo. O ladrão na cruz teria se perdido porque não foi batizado, mas Jesus lhe prometeu o paraíso naquele mesmo dia pelo seu arrependimento (Lucas 23.42-43), ao passo que entendemos que as crianças que morrem na infância são salvas pelo sangue de Jesus, a divina propiciação pelo mundo inteiro (IJoão 2.1). Efésios 2.8 afirma: “Pela graça, sois salvos, por meio da fé… é dom de Deus, não vem das obras…”

Pergunta: Como se explica Marcos 16.16, que diz: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”?

Resposta: Os mórmons forjaram esse texto no Livro de Mórmon da seguinte maneira: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer e não for batizado será condenado.” Mas isso é falso. A Bíblia não diz ‘quem não não for batizado não será salvo’. Paulo declara que batizar não faz parte de evangelizar (l Coríntios 1.17). Vem depois, é para os salvos. O batismo é o primeiro ato público da vida cristã.
 
Pr. Natanael Rinaldi 
 
Fonte: CACP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.