sábado, 10 de setembro de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Jesus chorou (Republicado)


Considere o texto a seguir: 


"Jesus chorou." Jo 11.35


  Na ânsia de falar sobre a humanidade de Jesus, muitos pregadores tem afirmado categoricamente que “Jesus chorou porque o seu amigo Lázaro havia morrido”, mas isso é um erro teológico que pode afetar a doutrina sobre a divindade de Cristo, veja estes pontos:


- Analisando o contexto encontramos no versículo 33, onde diz:


"Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se." Jo 11.33


  Porém essa passagem vemos que Jesus ao ver Maria chorar e os judeus, que estavam com elas, chorando, então Ele moveu-se em espírito e perturbou-se e em seguida aparece o versículo 35 em que diz “Jesus chorou”. Se analisarmos de forma isolada, entenderemos que Jesus chorou normalmente como todo mundo chora pela perda de um amigo.


  Porém de acordo com o contexto, entendemos que Ele chorou ao ver todos chorando, e num contexto mais profundo arriscaríamos a dizer que Ele chorou diante da incredulidade deles, pois desde o primeiro momento Ele insistia dizendo que Lázaro viveria e que “se creres verás a glória de Deus” e culmina com a ordem “tirai a pedra”.


  Quero chamar a atenção aos pregadores a serem menos retóricos e mais teológicos nas afirmações, pois o Senhor Jesus nunca choraria diante da morte, em todas as passagens em que Ele tem contato com algum morto, o tal morto ressuscita, e se fosse pela morte do amigo, o Senhor já deveria ter chegado chorando, pois ele afirma aos discípulos no versículo 14 que Lázaro estava morto. Nas duas passagens mais conhecidas em que Jesus chora, o motivo é respectivamente pela falta de fé Jo 11.35 e pelo pecado e rebeldia de Jerusalém Lc 19.41-43.


  Além disso Jesus já sabia que Lázaro seria ressuscitado, então não havia coerência nesse choro se fosse pela morte do amigo. 


Marcos André_Professor


Para ver mais Interpretação Bíblica, Clique Aqui!
Para ver O Evangelho como é Pregado, Clique Aqui!

15 comentários:

  1. MUITO BOA SUA INTERPRETAÇÃO POIS COMO PODERIA CHORAR PERANTE A MORTE SE ELE É A VIDA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente conclusão, dá um fechamento ótimo para essa interpretação.
      Paz.

      Excluir
  2. ...AQUELE POVO NAQUELE DIA, NÃO COLOCOU A FÉ EM JESUS, ESTANDO COM ELE, VENDO-O E OUVINDO-O! MEU DEUS! QUANTA INCREDULIDADE EXISTIA NAQUELE TEMPO!!!BEM AVENTURADOS SOMOS NÓS, QUE NÃO O VIMOS, MAS CREMOS...EU CREIO, E VOCÊ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio. Mas sabe, eu queria ter vivido naquela época, só pra ver o Mestre!

      Excluir
    2. Meu querido, se vc vivesse naquela época, da mesma forma que eles você seria icredolo...

      Excluir
  3. Querido irmão,Jesus muitas vezes ficou triste pela incredulidade do povo e nunca vi Jesus chorando por tal ato e sim ensinando, ora repreendendo.
    Se tivermos esta visão teologica desta passagem tiraremos os sentimentos humanos de Jesus,e faremos dele apenas um pregador teologico e não pratico,sem sentimentos(como existem muitos por aí hoje).Os proprios judeus que estavam perto Dele naquele dia atestaram isso dizendo que o choro de Jesus foi por amor(v36),revelando um profundo sentimento pelo amigo.Outrossim,se Jesus tivesse chorado pelos motivos que o irmão disse,ainda assim revelaria um sentimento humano,pois estaria chorando de tristeza,e com isso podemos mostrar a humanidade de Jesus através do choro.Outro dia fui ao velorio de uma pessoa amiga e não fui chorando pelo caminho,mas quando entrei no recinto e vi amigos e parentes chorando,não pude reter as minhas lagrimas.
    Obs:não é um artigo,mas sim um comentario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão sinceramente não creio que o fato de Jesus não ter chorado pela morte de Lázaro pudesse fazer dele uma pessoa menos humana, por diversas vezes a humanidade de Jesus esteve mais do que demonstrada. Como eu disse no artigo, de acordo com o contexto Jesus chorou ao ver os judeus e as irmãs de Lázaro chorando v 33, assim como você chorou pelo clima de contrição no velório da pessoa amiga que você foi, a minha posição é de que seria incoerente o Senhor que sempre venceu a morte e já sabia que ia vencer de novo, chorar pela morte ter levado um amigo, mas creio que ele chorou pelo clima de contrição expresso no versículo 33.
      Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    2. Tem toda razão,meu caro irmão,Jesus por diversas vezes mostrou a sua humanidade,atraves da fome,do cansaço,medo,tristeza,etc...só comentei que o choro de Cristo,nesta passagem,não serve só para provar a sua humanidade,pois como o sr disse,e é bem latente nas escrituras,tem muitos versiculos que se pode provar isso,mas para mostrar que em alguns momentos da sua vida,Ele se sentiu como um de nós,revelando seu sentimento mais profundo. o verso 33 diz que Ele perturbou-se,e de acordo com o dicionario,significa:abalar-se,encaixa bem, porque quando Jesus estava bem perto de sua morte,e Ele antevendo o que ia acontecer, disse em Jo 12.27("Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora".)(ARCF),ou seja,Ele ficou abalado naquele momento,mas graças a Deus que Ele não recuou.Então concluindo, quando Jesus viu as irmãs e amigos de Lazaro chorando Ele perturbou-se(v33),ficou abalado!
      Agora...Pense bem...Jesus sabe de todas as coisas,tem poder,podia e pode saber o que esta acontecendo em outro lugar bem longe de onde possa estar,discernir pensamentos,dar vida,etc,ou seja tem tudo sob controle,mas num momento como esse tão triste,cheio de dor,ele se desmancha em prantos como qualquer humano que perde seu ente querido.Talves o sr,querido professor,possa ter ate razão na sua visão teologica,mas quando eu leio esta passagem,eu vejo em Jesus uma humanidade aflorada,revelando seus sentimentos mais intimos,e não uma humanidade estatica,anatomica,pois como eu disse ao sr,de uma maneira ou de outra ELE CHOROU!!
      Fique na paz,querido irmão e que Deus sempre te de graça!

      Excluir
    3. Sempre haverá esses debates, pois a Bíblia tem muitos versículos que sugerem muitas interpretações. O segredo é ter humildade como a tua e assim todos aprendemos. Não há vencedores num debate, existe o que aprende e o que não aceita a opinião do outro, existe o que se alegra e o que se ira.

      Paz.

      Excluir
    4. Além do fato de chorar, muitos pregadores afirmam que Jesus não tardou nessa passagem..ora na minha opinião o texto é claro que Jesus chegou com quatro dias de atraso..sim ou não?, isso não significa que ele não iria resolver o problema ,mas mostrar para todos que ele tem todo o poder!!!!

      Excluir
    5. Creio aqui que Jesus jamais chorou pela morte do Amigo (Porque ele é A Vida) e sim , chorou em sentir a tristeza das irmãs e todos que ali estava sentindo a morte do Amigo .

      Excluir
  4. Fico feliz em saber que não estou equivocado sobre essa passagem, já preguei sobre essa passagem e fiquei preocupado se estaria errado. Vejo como o irmão, Ele jà havia dito que Lázaro ressucitaria, mas não deram crédito, antes disso Ele disse que a doença de Lázaro não era pra morte e sim para glória de Deus.
    Mesmo diante desses argumentos do Mestre eles continuaram chorando mostrando falta de fé nas palavras do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus boa São essa explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, precisamos a cada dia crescer na graça e no conhecimento.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.