domingo, 23 de outubro de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES - Fundamentalismo Cristão

  Certo dia um jovem me disse que não poderia fazer um curso profissionalizante, pois não poderia se ausentar dos trabalhos da igreja. Na mesma hora veio o termo em minha mente: "Fundamentalismo Cristão."

  O Fundamentalismo Cristão é um tipo de crença que surgiu para impedir o crescimento do Racionalismo Cristão, veja a definição da Wikipédia:

  "O Fundamentalismo baseia-se na ênfase da Bíblia como sendo autoritativa, não só em matérias de fé, mas na regência da sociedade e na interpretação da ciência."

  Dessa forma, a teoria não admite o questionamento da fé, das doutrinas, das visões e revelações e das autoridades religiosas. Em muitas religiões o fundamentalismo leva a grandes tragédias, aliciam pessoas a fazerem coisas horríveis com o sacrifício da própria vida, como os atentados terroristas por exemplo.
  
O Fundamentalismo Cristão, surgiu no início do século XX e atualmente é uma visão ultrapassada, pois a sociedade moderna se caracteriza pela argumentação, debate e questionamentos. Os novos convertidos hoje em dia conhecem a ética, o direito, os deveres e outras ciências sociais.

A figura do pastor semi-deus, que decide tudo, autoritário, que tem a última palavra e incontestável, vai dando lugar ao líder espiritual, que sofre pela obra de Deus, respeitado por conhecer a Deus, flexível nas questões comportamentais e inflexível na doutrina bíblica,  aos moldes do que foi Paulo e Pedro.

  Baseado nas ideias dos líderes fundamentalistas, muitos irmãos não estudaram por acreditar que a letra mata, e por isso não entravam na universidade, não assistiam TV, por achar que era coisa do maligno, por isso muitos evangélicos eram bitolados, mesmo aconteceu com a política, com a teologia, e a Internet.

  Porem o Senhor tem exortado os seus jovens a não deixarem a igreja para entrar na Universidade, mas sim levar a igreja lá pra dentro. Deus tem levado seu povo para o meio político, para a imprensa. Os crentes se formam, fazem pós graduação, dão entrevistas, somos respeitados como homens de Deus.

  Não somos racionalistas nem fundamentalistas, mas estamos no equilíbrio, no meio da gangorra, centro da vontade de Deus.

Marcos André - Professor        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.