segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista Betel



AULA EM 13 DE JANEIRO DE 2013 – LIÇÃO 2
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “A Importância do Ensino Cristão”
  
Texto Áureo: Dt 6.1
  
INTRODUÇÃO
            - Professor(a), essa é uma das matérias mais importantes da Escola Bíblica, pois trata do assunto de maior relevância para o povo de Deus, porque a falta do ensino no meio do povo de Deus tem causado muitos enganos e escândalos.
            - “vida como um todo”, os ensinamentos acerca do ensino servem tanto para a igreja como fora dela. Ex: se um aluno entende a necessidade do ensino para a obra de Deus, ele também entenderá a sua necessidade para a vida profissional.
           
            1. O ENSINO CRISTÃO E SUA NATUREZA
- “constante aprendizado”, comente que a nossa mente é como um gravador ligado constantemente, os dados vão sendo inseridos em nossa mente e sendo armazenados, para que sejam gravados dados de boa qualidade e para que esses dados sejam reutilizados depois, existe o processo do ensino.
- “inserção do indivíduo na sociedade”, quem não estuda fica de certa forma, excluído da sociedade, se sente separado dos demais.
- “incessante ato de aprender”, aprender deve ser uma atividade contínua na vida de alguém. Existe atualmente o “analfabeto funcional”, que é aquela pessoa que aprendeu a ler e parou de estudar ou estudou pouco, por isso sabe ler, mas não consegue entender o que lê.

1.1. É uma ordem superior
- É interessante ler a referência abaixo, e comentar que o ensino naquele período era de responsabilidade da família, era uma ordenança para o patriarca da família.
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Dt 6:6-9
- “campo do discipulado”, a referência de Mt 28.20, é a mais completa em relação a questão do ensino. Por isso as igrejas que deixam de lado essa prática está desobedecendo a uma ordem do próprio Deus.

1.2. É transmissão de conhecimento
- “vida cristã sem instrução”, no mundo, quem não tem conhecimento é facilmente enganado pelos aproveitadores, na igreja também, pois existem muitos lobos devoradores dentro das igrejas.
- “teórico e prático”, é a responsabilidade de quem ensina. Atentar para a teoria e prática, lembrando que a teoria é adquirida na sala de aula, nos livros. E a prática é adquirida nos exercícios e nas situações reais.
- “ouvir e praticar”, essa é a responsabilidade de quem aprende, ouvir para aprender a teoria e praticar para adquirir a prática.

1.3. O desenvolvimento de um estilo social cristocêntrico
- “tal magistério”, magistério é a função de professor, aqui está se referindo a função de ensinar a Palavra de Deus.
- “os prejuízos são inevitáveis”, apesar de os prejuízos serem inevitáveis, eles são a médio e longo prazo, por isso muitos não estão se importando com o ensino, por não ver o resultado ruim de imediato.
- “aprendei de mim”, esse é o estilo de vida cristocêntrico, aprendendo com Jesus, nós sempre teremos uma vida cristocêntrica, ou seja, Jesus estando no centro da nossa vida.
________________________________________
2. O ENSINO CRISTÃO E SEUS PROPÓSITOS

           2.1. Em seus aspectos relacionais
            - “aspectos relacionais”, são os aspectos do ensino que tratam do relacionamento entre indivíduos, são ensinamentos para a vida social.
            - “assumindo determinado prejuízo emocional”, isso é amar, esse é o principal aspecto relacional ensinado pela Bíblia, se esses aspectos da Palavra fossem largamente ensinado nas igrejas, nós teríamos menos problemas de relacionamento.
            - Esses aspectos relacionais são ensinados por Jesus no livro de Mateus no sermão do monte. Mt 5,6 e 7

2.2. Em relação ao método pedagógico
- “método bíblico pedagógico”, pedagogia é a ciência que estuda a educação, então o “método bíblico pedagógico” é o método que a Bíblia apresenta para que aja o discipulado no povo de Deus.
- “aspecto pessoal”, é o ensino direto que ocorre dentro do lar, mas pode ocorrer também na igreja, pelo aconselhamento cristão.
- “aspecto demonstrativo”, é onde se apresenta o exemplo pessoal daquele que ensina ou que tem a função de liderança, muitos irmãos que tem dificuldade para aprender, são melhor incentivados ao verem o bom exemplo de seus líderes. Do contrário um mal exemplo pode colocar a perder uma excelente aula, pensem nisso.
- “aspecto da saturação”, os filhos percebem o que é importante para os seus pais, e farão o que se requer simplesmente por que é importante para seus pais, dessa forma é necessário que aja constância, os pais nunca devem fraquejar no ensino e na cobrança do conhecimento da Palavra de Deus.

2.3. Em relação ao tempo e memória
- “geração vigente”, vigente é o que está em vigor, a “geração vigente” é a que está aparecendo e assumindo funções na sociedade, trabalhando e produzindo.
- “preterir”, deixar de lado, não dar preferência.
- “razão da fé aos infiéis”, a orientação para essa resposta está na seguinte referência: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” 1 Pedro 3:15
- Comente que a ordem na parte “a” do verso acima é “estar sempre preparado”
- “mnemônica”, é um recurso auxiliar para memorização, seria uma pequena palavra ou sinal para lembrar um texto grande.
____________________________________
3. RESULTADOS DO ENSINO
- “é chamado de Mestre”, esse título nos mostra qual era o verdadeiro ofício de Jesus e nos motiva a ser o mesmo, Ele não é somente mestre, Ele é “o Mestre”.

3.1. Desfazendo equívocos
- “tempo oportuno”, no tempo certo, ou seja no tempo de Deus e se houver obediência do povo.
- “peca contra a unidade do Antigo Testamento”, a unidade do A.T. é característica que o A.T. tem em concordar com ele mesmo e com toda a Bíblia, o erro contra essa unidade aqui, seria dizer que as promessas são à Israel são terrenas, enquanto em muitas passagens mostram promessas para Reino Cristo.
- “indiferente e alienado quanto...atuação social”, essas são características de quem não interage nos acontecimentos sociais, ficando a parte das atividades sociais. Aqui o comentarista está afirmando que se o crente só tomar as promessas para o futuro da Igreja no céu, ele ficará alienado, deixando de estudar, de dar atenção à política e de investir em seu futuro profissional.
- “resultados a curto prazo”, podemos classificar os resultados que obteremos aqui, exemplo se você ensinar seus filhos no caminho em que devem andar, então eles serão servos de Deus, não se envolvendo na criminalidade, nem em vícios, esses são excelentes resultados a curto prazo.   
- “a longo prazo”, investindo no ensino cristão da nossa família, teremos melhores chances de todos alcançarem a salvação, esse é um excelente resultado a longo prazo.   

3.2. Longevidade
- Veja alguns textos que confirmam as afirmações feitas aqui:
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20:12
- Honrar o pai e a mãe é respeitá-los, pois eles sempre tem bons conselhos para a vida, muitos bandidos ao serem baleados, se lamentam por não terem ouvido e nem respeitados seus pais.

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” Mateus 5:5
- Uma das interpretações para “herdar a terra” seria ter uma vida longa e tranquila, pois os nervosos morrem cedo em brigas idiotas, acidentes de transito, mau entendidos, etc.

“Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” Mateus 26:52
- A profecia sublinhada pode ser vista hoje assim: como a espada é uma arma, então entende-se que “quem vive pela arma, por uma arma morrerá.” Jesus estava certo, isso tem acontecido todo dia, os que andam com arma na cintura morrem de tiro e morrem cedo.

3.3. Prosperidade
- “prosperidade”, não se deve associar prosperidade com aquisição de bens materiais e riquezas. Os textos bíblicos não estão falando isso.
- “interesse pela educação”, não é possível concordar com o comentarista nessa parte, pois o bom momento do Brasil está diretamente ligado ao aquecimento da economia e estabilidade da moeda, a educação no nosso país é sucateada, e de baixa qualidade. No meio do povo de Deus que deveria fazer a diferença, há uma grande evasão escolar, os cultos de Escola Dominical geralmente tem pouca frequência, enquanto as campanhas da prosperidade estão cheias.
- “nunca se aprendeu tanto a Bíblia”, não concordo, eu diria que nunca se desrespeitou tanto a Bíblia sagrada como nesses últimos dias.
- Alguns pontos:
- Prosperidade é uma palavra com sentido amplo e que significa “ser bem sucedido no que faz.”
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8
- Prosperar o caminho é conseguir seus objetivos.
- O que alcançará a prosperidade mencionada acima é aquele que coloca em prática a Palavra de Deus e não o que a conhece.
- Todos podem alcançar uma boa condição financeira, mas isso se faz com trabalho, dedicação ao estudo secular, aproveitamento de oportunidades. O crente pode se esforçar nestas coisas sem esquecer aquelas (a Palavra de DEUS) Conhecer a Bíblia não garante prosperidade financeira pra ninguém.
- Professor bata com força, mas deixe o aluno dar sua opinião também.
___________________________
CONCLUSÃO
- “Jesus Cristo viver através de nós”, pensamento parecido com uma afirmação de filosofia ateísta, que diz que Deus nem Jesus existem, mas são uma invenção da mente humana e dessa forma Cristo estaria vivo no coração dos crentes. Professor, recomendo que você risque essa afirmação.
- “de nós, a sua igreja, como está falando de algo que pertence a Jesus, então o “S” do pronome deveria estar maiúsculo. E como está falando da Igreja Universal lavada e remida pelo sangue do cordeiro o “I” deveria estar maiúsculo também.

Boa aula!
 _____________________________________________

Marcos André - professor

Um comentário:

  1. Achei divino o assunto deste domingo, só não entendo porque não há bolsas de estudos em faculdades de teologias para pastores,nos ouvimos cada coisa que se não tiver-mos conhecimento acabamos todos emabaraçados,os membros estão mais entedidos do que certos pastores.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.