sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

INTERPRETAÇÃO BÍBLIA - A Vinha de Nabote 1 Rs 21.1-9

Vamos tomar a passagem a seguir:

"E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo." 
1 Reis 21:1-9

Esse texto parece narrar uma história simples, e parece ter sido escrito para expor toda a maldade de Acabe e de sua esposa Jezabel, porém os eruditos e pregadores em todas as épocas propõem uma mensagem interpretada a partir da tipologia dos elementos veja: 

Vinha – é o ponto central do texto, objeto de desejo de Acabe e protegido por Nabote por ser herança de família. Tipologicamente pode representar a nossa família, pois a vinha produz o vinho que simboliza “alegria” e é isso que a nossa família produz a alegria. Nabote tinha laço sentimental com a vinha, por ser ela herança, assim como temos com nossa família, pois é a nossa herança.  

Nabote – representa a cada pessoa que está produzindo na obra de Deus. O nome Nabote significa "frutífero", assim somos nós quando estamos servindo ao Senhor com toda nossa casa.

Acabe – representa o próprio Satanás, que propõe comprar a tua vinha (família), ele quer investir na sua casa, recomenda-se que cada um invista em seu lar, tempo, recurso, atenção, porque se não investirmos, Satanás investirá. Depois ele propõe dar uma vinha melhor, esta proposta tem sido aceita por muitos homens e mulheres, que trocam de conjugue, por acharem outro(a) aparentemente melhor. Melhor do ponto de vista do mundo, pois o melhor é o que Deus deu, melhor é a herança. 

Jezabel – representa os aliados de Satanás para armarem ciladas a fim de matarem e tomarem as vinhas dos Nabotes, pode vir em forma de sensualidade, em forma de armadilha, ou com acusações mentirosas. 

   Essa tipologia parece falar tudo, porém ainda tem mais, observe que no texto Nabote morre, parece não ter uma solução para que se evitasse a sua morte. Mas analisando os fatos que levaram a morte de Nabote encontramos algo que pode ser apontar para os dias atuais, veja: a sua vinha estava ao lado do palácio do rei Acabe (Satanás) ai está o elemento de comparação, o problema de Nabote foi estar com a sua colada no palácio do inimigo. O reino de Satanás não pode estar muito próximo da nossa família, pois ele com certeza tentará algo contra ela, pois ele odeia família, ele está cobiçando nossa casa. É necessário tirara a proximidade que a nossa família tem com o reino do adversário. Às vezes o reino de Satanás já está trabalhando dentro da casa de alguém. Para que o reino de Satã saia de dentro das nossas casas, primeiro, estabelecer a leitura da Palavra de Deus, adquirir um vida de oração, vigiar com a internet e a TV.

Marcos André - Professor

27 comentários:

  1. muito boa pregaçao paozinho d ceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. "paozinho do céu" ficou bom kkkk

      Graça e Paz.

      Excluir
    2. Pr preciso muito de oraçao ser possivel faça uma campanha de oraçao sofri um acidente mas jesus ja me deu vitoria

      Excluir
  2. Pastor percebo que responde aos comentários, e vi nesse espaço uma forma de pedir uma orientação sobre justamente um assunto de família, as vezes a atitude custa muito caro e requer perdas, até que ponto vale a pena?
    meu marido quando estava afastado da comunhão me traiu com uma irmã que também estava afastada da comunhão, quando eu descobri após muita contenda resolvi perdoá-lo pois senti arrependimento, nesse periodo passei a congregar em outra igreja de tanta vergonha, na outra igreja ele voltou a comunhão, como era muito longe e já havia passado certo tempo resolvemos (de comum acordo) voltar para igreja que eu estava antes pois eu era professora e sentia falta...mas algo aconteceu, a "moça" se reconciliou justamente na mesma igreja, confesso que meu coração está assombrado... será que é verdadeiro a conversão dela? não sei o que fazer... detalhe: ela é minha vizinha...detalhe: é irmã do marido da minha cunhada...vou vivendo cada dia só pela graça do Senhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã você fez algo tremendo, que foi perdoar o seu marido. Mas diante de tudo que está acontecendo agora, eu sugiro que você converse com ele, e apele para a sua compreensão, para que ele mostre a cada dia o amor por você e essa sensação desapareça. Talvez você esteja ainda insegura quanto a possibilidade de ocorrer novamente. Nesse caso a expressão do amor dele pode aliviar essa tensão. Tente falar com ele.

      Excluir
  3. Pastor, A paz do Senhor! Adorei sua visão sobre o texto. Mas, sem querer acrescentar nada, poderíamos interpretar nossa salvação como uma herança? Herança é algo que veio de graça, não nos custou nada, foi o trabalho, o esforço o empenho de alguém para conquistar algo ou alguma coisa. Nesse caso Nabote representaria Jesus. Manteve sua palavra, e sofreu a morte, e morte de cruz. Morreu, mas não desistiu de sua ideia principal, nossa salvação. Por causa de sua morte hoje temos a herança de seu empenho. A Salvação Eterna. Por isso o comparo com a herança de Nabote, ele valorizou o esforço,o trabalho e empenho de seus pais para cultivarem a vinha. Esta foi a palavra que o Senhor colocou em meu coração.
    Aguardo seu comentário. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão que coisa linda!!!!
      Mas agora eu estou ocupado, pois são 5:08 rsrsrs acabei de levantar do joelho, perdi o sono e estou editando um esboço, mais tarde eu comento melhor.

      Excluir
    2. Irmão Reginaldo, voltei pra te dizer que isso que você disse aí é uma boa pregação. Se você souber passá-la, e tenho certeza que sabe, vai ficar excelente. Obrigado por essa ótima exposição tipológica. Ore por mim também. Paz.

      Excluir
    3. Obrigado por responder meu irmão! Estaremos orando sim! Hoje está muito difícil ouvirmos palavras abençoadas e de grande sabedoria como as suas. Deus lhe abençoe hoje e sempre.
      Eu tive o prazer de estudar no IBADERJ também, fiz o O médio em teologia. Não sei se você conhece mas amo as pregações do pastor presidente do curso, se não me engano é o pastor Germano, é esse mesmo o nome? Também conheci o professor Nelson, homem sábio, ele é na verdade uma enciclopédia viva rsrs. Um grande abraço. Fiquem na Paz do Senhor.

      Excluir
    4. É Germano mesmo! Só não conheço o pastor Nelson, espero poder ouvir uma mensagem dele algum dia. Deus te abençoe. Ore mesmo hein!
      Paz.

      Excluir
  4. E com tristeza que digo isso, mas o espirito que estava na mente e no coraçao de Jezabel, ainda esta em nosso meio. Irmas que falam palavras que nao traz edificaçao,
    esposas de Pastores que deveriam ajuda-los com oraçao para que ele possa conduzir
    as ovelhas para o Ceu, começam com suas falas desnecessarias matar almas.

    ResponderExcluir
  5. OI PAZ GOSTEI MUITO DA PALAVRA DE NABOTE POIS EU ESTOU COMEÇANDO A APREGA SOU MISSIONÁRIA NÃO TENHO UM ENTENDIMENTO MAS ME ESFORÇO PARABENS PASTOR QUE O SENHOR VENHA NOS ENSINA CADA DIA MAS QUE DEUS VENHA TI DAR MAS E MAS SABEDORIA E CONHECIMENTO DA PALAVRA DELE AMÉM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTO DA PALAVRA MAS TEM PALAVRA QUE NÃO ENTENDO MAS DEUS TEM ME AJUDADO

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho e colaboração, estarei melhorando ainda mais essa seção.
      Continue estudando irmã Tatiane, Deus vai te dar o entendimento necessário.
      Orem por nós. Paz.

      Excluir
  6. Graça e Paz!!!
    Gosto muito dessa passagem...
    Sou diaconiza da casa do Senhor, estou começando o meu ministério agora.
    Li essa mensagem e me tocou profundamente me abrindo ainda mais a minha visão e o meu entendimento sobre essa passagem...
    Aprendendo a Cada Dia Mais!!!!
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém diaconza Andrea, essa passagem é muito forte e pode se aplicar para muitas áreas, principalmente família.
      Paz de Deus para a irmã e família.

      Excluir
  7. Muito bom vc ter extraido um estudo comparativo com a familia. Aproveitei parte para uma cronica que estou escrevendo. O Espirito Santo continue te inspirando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem meu querido, obrigado pela consideração e pelo apoio. tenho certeza que será uma excelente cronica.
      abraços

      Excluir
  8. PAZ DO SENHOR PASTOR,ESTOU ESTUDANDO SOBRE ESSE TEXTO PARA MINISTRAR HOJE E MUITO FORTE GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇÃO,ABRIU AINDA MAIS A MINHA MENTE OBRIGADA QUE O SENHOR JESUS CONTINUE ABENÇOANDO E BRINDO SUA VISÃO ESPIRITUAL AINDA MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já preguei muito nesse texto sobre família, muito bom, espero que sua mensagem seja impactante, profunda e profética. Seja tu uma benção.

      Paz irmã Joelma e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  9. Oi boa tarde muito impactante está palavra
    A alguns meses passe por isso que a irmã nos comentários disse só que no caso foi ao contrário por não vigiar e por está passando por muitos problemas no meu casamento eu acabei traindo o meu esposo assim como ele já tinha feito a muitos anos atrás mas conversei com o meu pastor botei ele a par do que eu tinha feito orei ao Senhor pedi perdão pelo que tinha feito cheguei ate pensar em me separar mais decidir lutar pelo meu casamento e pela minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que luta, imagino como foi difícil, espero que tenha tido o resultado esperado, pois o Senhor sempre está pronto a nos perdoar e tratar nosso coração.

      Paz de Jesus

      Excluir
  10. Coisa boa é falar da Bíblia Nabote era um homem honesto e acabe envenenado pela desonestidade de Jesabel faz com que tirem a vida de Nabote é sempre assim né pastor sempre vai ter alguém pra perseguir ou matar quem tá na posição de Deus guardando a vinha (promessas) que ele nos fez

    ResponderExcluir
  11. Ainda tem gente que si interessa pela PALAVRA, que NÃO FAZ do Evangelho um negócio espúrio, que não está por ai vendendo INDULGÊNCIA evangélica. Você, pastor, a julgar pela sua exposição do texto sobre Nabote,parece fazer parte da NATA DA ESPERANÇA da fidelidade à PALAVRA. Louvo ao ETERNO por isto pastor Marcos André!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu irmão Aquino, desejo sinceramente fortalecer a Escola Dominical e o ensino da Palavra de Deus nas igrejas, reavivando as tradições e interpretação ortodoxa da Palavra.
      Obrigado pelas palavras de apoio.
      Forte abraço.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.