sexta-feira, 15 de março de 2013

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Salvo pelo Fogo 1 Co 3.11-15



A paz do Senhor Jesus Cristo, considere a passagem a seguir:

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. "
1 Coríntios 3:11-15


   Aqui está passagem de entendimento aparentemente difícil, pois o seu significado deve ser compreendido pela escatologia, todavia o ensinamento contido nessa passagem tem aplicação para o povo de Deus hoje, vejamos:

  A chave para a compreensão do que está sendo dito é sabermos que "fogo" será esse, que revelará a obra de cada um para o purificar, e que “dia” é esse, ambos mencionados no verso 13.
  Segundo Matthew Henry esse texto é explicado escatológicamente, onde o fogo está no sentido figurado e o dia será um dia especial preparado para esse fim.

 O “edifício” do verso 12, entende-se pelo contexto que é a obra de cada um, obra essa que ganha almas para o reino de Deus, conforme o versículo 9.
  Diante disso entendemos que em um dia específico, todos diante do Senhor terão suas obras reveladas, mostradas qual era a motivação principal, qual era a intenção do coração de cada um ao fazer a obra de Deus.

 Algumas obras são verdadeiros edifícios, pois ganham muitas almas. Nesse caso se alguém que ganhou muitas almas, mas o coração não estava totalmente voltado para o ganho de vidas pro Senhor Jesus, então será revelado naquele dia, todavia essa pessoa será salva, como que pelo fogo, porque não receberá nenhum galardão por tudo que fez. Não estamos falando aqui de pecado, mas de pessoas que trabalharam para o Senhor sem que seu coração estivesse com o mesmo propósito de Deus.

  A parte aplicável a nossa vida hoje está em sabermos que tipo de obra estamos fazendo para o Senhor , pois o texto classifica seis tipos: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, sendo três de material valioso que o fogo não consome e outras três de material barato e inflamável que o fogo destrói inteiramente.
  A obra feita de material valioso demonstra a dedicação empenhada inclusive com gastos de recursos. Esses materiais não são consumidos com o fogo, pelo contrário, são purificados com ele.

  Por outro lado, a obra feita com os outros três materiais, madeira, feno e palha, pode ser queimada pelas características desses materiais, assim representam a obra feita de qualquer maneira, que não se valoriza muito, não se gasta tempo, recurso, nem atenção. Esses materiais não são purificados pelo fogo, mas são totalmente queimados por ele. Os trabalharam assim não receberão galardão por essas obras, porém serão salvos, mas não poderão argumentar que trabalharam na obra de Deus, pois o fogo do Senhor terá revelado que tipo de obra era aquela.

Conclusão:

  Cada um que faz a obra de Deus construindo sobre o fundamento que é Jesus, deve avaliar como edifica sobre Ele, veja se seu edifício está sendo feito com material de baixa qualidade, ou seja, analise qual a sua intenção e qual a sua dedicação, veja o quanto você investe nessa obra, que valor você dá a ela.

Marcos André - Professor

Fonte de Auxílio:  Comentário Bíblico de Matthew Henry pag. 952

131 comentários:

  1. Boa tarde, no comentário diz que se as obras não forem feitas de coração o fogo as cosumirá, mas mesmo assim a pessoa não perderá a salvação, até aí eu entendi.Mas diz no versículo 15 que se as obras de alguem se queimar o tal ainda será salvo, todavia como pelo fogo.Se o fogo "é somente para consumir as obras" , como que também salvará a pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus, esse fogo que consome as obras não se entende de forma literal, não é o fogo que possibilitará a pessoa ser salva, pois o que salva é crer no sacrifício de Cristo na cruz. Esse fogo vai mostrar para todos que tipo de obra cada um fez, mas quando diz "salvo como que pelo fogo" não diz que é o fogo que salvará, mas diz, "como pelo fogo".

      Espero ter sido útil.

      Excluir
    2. Quando ele diz como pelo fogo, é como se alguém passasse por um incêndio e saísse só com as roupas do corpo, ele esta vivo, mas perdeu tudo, Paulo nos diz que independente das obras , ele sera salvo se estiver em Cristo.

      Excluir
    3. entendo,que na luz da palavra e que ,o ouro a prata e pedra preciosa,fala da trindade,diz a palavra que o ouro é o poder de deus,prata redençaõ de jesus,trinta moedas de prata mt 26-15 pedras preciosas,nos fala do espirito santo

      Excluir
    4. Porque não tem na biblia perder a salvação.
      Quem é foi salvo reconciliado
      já é dalvo para sempre!

      Excluir
    5. Graça e paz.salvo como pelo fogo é pelo conjunto da obra. A salvação e pela graça a recompensa pelas obras.obras de ouro prata e pedras preciosas e uma conseqüência de salvação que não se queimará as de madeiras palha e feno outra salvação que terá como consequência de obras o fogo

      Excluir
    6. Obrigado irmão Antonio pela sua colaboração no nosso blog.
      Deus abençoe a sua vida e família.

      Excluir
    7. Note, que o texto não diz que sera salvo pelo fogo, mas "como pelo fogo" isso significa que a pessoa será salva, porém não tem nenhum galardão a receber, pois quem é salva do fogo, nada traz consigo a não ser a própria vida

      Excluir
    8. Muito interessante essa colocação, Deus abençoe irmão Persivaldo.

      Excluir
    9. Salvo como que pelo fogo éuma expressão grega da época. É o mesmo que por 'um triz'.
      Deus abençoe!

      Excluir
    10. Disse-lhe Jesus Crist:quem perseverar até ao fim esse será s levo.

      Excluir
    11. Salvo pelo fogo, é um julgamento para salvos, para efeito de galardões. Não é justo que quem não fez nada na igreja, recebe a mesma coisa dos que trabalharam.Deus é bom ,mas é justo.

      Excluir
    12. Dá pra entender isso do texto, o problema é que muita gente pensa que o céu vai ser um lugar "monótono", que o povo de Deus vai somente ficar glorificando por toda eternidade. Mas sabemos que o céu revelará coisas que jamais pensamos ou imaginamos. Os galardões farão diferença na eternidade.

      Excluir
    13. Verdade mesmo pastor,uma vez um pastor estava pregando ,e ele faz uma pergunta,quem quer ir para o céu,todos levantaram as mãos,ai o pastor responde ,só que no céu vamos trabalhar ,porque jesus disse ,meu Pai trabalha até hj,e eu também..e o pastor tornou a fazer a mesma pergunta,poucos leventaram as maos ..tem pessoas q pensam que no céu vai ser assim..vamos ficar só dando glórias a Deus dia e noite,como vc falou no céu vamos ter surpresas...obg..

      Excluir
    14. Vejo assim o lado espiritual. Obra de alguém que sobre o fundamento edificou... sobre a fé, o amor do nosso Deus no SENHOR JESUS CRISTO, a obra o que fez pode se queimar, mas a pessoa, a alma dela não sofrerá dano, porque somos provados pelo fogo do Espírito de Deus...

      Excluir
    15. Pelo que você afirma, é como se a pessoa fosse queimada hoje pelo Espírito Santo em sua vida, correto?

      Excluir
  2. Excelente explicação...
    Deus os abençoe..

    ResponderExcluir
  3. como se alguem passasse por um incendio e saisse só com as roupas do corpo,esse parece ser o melhor sentido da expressão:como pelo fogo.bons comnentaristas defendem essa tese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante isso, pra ser sincero eu não tinha pensado nisso, muito bom mesmo. Deve ser melhor ainda pra pregar.

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Mas seria esse fogo literal? Pois sendo literal quem não tem boas obras para apresentar sofrerá danos terríveis

      Excluir
    3. Não creio que seja literal, senão seria parecido com o purgatório da doutrina católica, pra mim tudo aqui é figurado, como as obras de ouro, prata, etc.

      Excluir
    4. As bras ai citadas não tem haver com salvação mas como os salvos praticaram

      Excluir
    5. Não sairás dali enquanto não pagar o ultimo ceitil, ou centavo, disse jesus, é fogo literal mesmo.

      Excluir
  4. A interpretação desse termo: "Salvo pelo fogo" depende se você acredita que a salvação se perde ou não... Para aqueles que crêem que a salvação se perde, dizem que isso significa que são salvos por um "triz", porém aqueles que crêem que a salvação eterna jamais se perde, dizem que esse fogo se refere a disciplina que muitos cristão terão no milenio, se as suas obras forem reprovadas por Deus. Fica ai a dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Anselmo, obrigado pela dica, mas será que esses que acreditam que a salvação não se perde, são os que creem na predestinação fatalista?
      Paz, continue conosco.

      Excluir
    2. Esse texto trata do tribunal de Cristo no qual seremos galardoados, condenação será no Juízo final e será para os ímpios.

      Excluir
    3. Eu também vejo dessa forma, apesar da palavra do irmão Anselmo eu também entendo que o texto está tratando do tribunal de Jesus para os galardões e os salvos pelo fogo serão aqueles que não terão galardões, mas estarão salvos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. MAS NÃO CREIO EM "UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE, ELA DEVE SE CONQUISTADA TODO DIA. JESUS NOS DIZ ISTO. ELA SE CONSEGUE POR MUITO ESFORÇO.

      Excluir
    6. O pastor concorda com todos.pode?

      Excluir
    7. Não sei se foi foi isso que deu a entender, provavelmente eu tenha concordado com alguns pontos e outros eu tenha agradecido a participação e o comentário. Ou eu talvez eu tenha me enganado mesmo.

      Excluir
    8. MAS NÃO CREIO EM "UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE, ELA DEVE SE CONQUISTADA TODO DIA. JESUS NOS DIZ ISTO. ELA SE CONSEGUE POR MUITO ESFORÇO.

      Minha salvação já foi conquistada por Cristo e, Nele tenho a eterna segurança de que a não perderei. Ele disse: conheço as minhas ovelhas, elas ouvem a minha voz e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Qm terá o poder de tirar uma ovelha das mãos de Cristo?
      Seria o diabo? Logo, ele seria mais poderoso que Cristo.
      Seria o próprio homem? Logo, ele tbm seria mais poderoso do que Cristo.

      Então, eu fico com o que Cristo disse. Estou nas mãos dEle e só tenho a agradecer por tamanha graça e misericórdia.

      Que o Eterno nos abençoe.

      Excluir
    9. Você afirmou que a salvação tem que ser conquistada, mas em seguida afirma que Jesus já te garantiu a salvação, parece que faltou uma coerência na argumentação.
      Deus abençoe!

      Excluir
    10. Pastor, ele colocou o texto citando o irmão que falou, e embaixo pois a visão dele.

      Excluir
    11. Pastor, ele colocou o texto citando o irmão que falou, e embaixo pois a visão dele.

      Excluir
    12. A tá, entendi, é que estou acostumado com a citação estar entre aspas, por isso me confundi. Então está coerente o comentário.

      Excluir
  5. Professor Glorifico a Deus por sua humildade,sendo um proifESsor entendeu que a interpretação de um anônimo Estava coerente e ainda diz serbmelhor para pregar,homens humildes assim que Deus procura, afinal estamos sempre apredendo...Glorias a Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vaso, geralmente eu leio os comentários dos anônimos, mas só respondo alguns que falam algo mais interessante como aquele e como esse seu comentário. Mas eu prefiro mesmo que os irmãos se identifiquem.
      Graça e Paz.

      Excluir
  6. Passar pelo fogo e ser provado,ex:Daniel,todos se converteram ao DEUS vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas no texto que nós analisamos está falando de uma provação das obras e não da pessoa.

      Abraços amigo.

      Excluir
  7. O que o versiculo explica e que somos salvos pela graça de Cristo e não. por obras.leia tito cap:3 v5 ,Romanos cp:10 v11,12 cp 11v5,6 cp3 v28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Kelton, mas você está se referindo a qual texto? Ao da interpretação que eu coloquei no artigo? Acho que eu não entendi muito bem o teu comentário.

      Paz irmão.

      Excluir
    2. concordo plenamente com o irmão kelton junio porque o assunto posto acima fala de galardão incuindo todos os eleitos por quem o senhor jesus morreu estando na igreja ou não, só não serão salvos os que foram preparados para a perdição romanos 9 18 a 25 18Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
      19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
      20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
      21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
      22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
      23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão em atos 13,48 diz e foram salvos todos que estavam destinados para salvação

      Excluir
    3. Interessante, entendi seu ponto de vista. Muito interessante.

      Excluir
  8. pastor a Paz do Senhor! queria saber se o sr vai postar o resumo da primeira lição 2 trimestre de 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo aqui meu querido, só não poderei fazer o da Central Gospel.

      Paz.

      Excluir
  9. Caro,

    Entender que alguém poderia ser salvo mesmo tendo edificado de forma errada não seria um contrassenso?

    Veja que, segundo a parábola dos talentos, aquele que recebeu um talento e não o granjeou, ou seja, construiu um edifício de palha ou de madeira, por exemplo, foi destituído do que tinha e lançado nas trevas exteriores (não foi salvo).

    Esse "salvo como que pelo fogo”, de que fala o versículo em pauta, não estaria se referindo às provas que passamos em vida para nos arrependermos dos nossos erros e nos humilharmos diante de Deus?

    Veja que Mateus 3:11 diz que Jesus nos batizaria "com Espírito Santo e com fogo”, de sorte que, segundo Paulo, o fogo é quem declara a obra de cada um.

    Por isso, até mesmo quem construiu um edifício de ouro teve que passar pelo fogo para que se conhecesse qual era a sua obra e pudesse, então, receber o galardão (a recompensa).

    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Marcelo, sua teoria é muito interessante, porém a parábola do talento fala de alguém que não fez nada,enterrou o talento, já essa passagem estudada fala daqueles que trabalharam mas não com o coração focado no principal objetivo de Deus, as almas. Não são pessoas ímpias, apenas não trabalharam como Deus queria o tempo todo, não perderão a salvação, só algumas de suas obras no Reino não serão aceitas para galardão.

      Paz de Jesus amado.

      Excluir
    2. Eu tbm entendo assim!

      Excluir
  10. IRMÃO MARCOS, Então aquele que enterrou os talentos diz respeito aqueles que se desviarão da fé em cristo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Carlos, você me fez reler os comentários acima, rsrsrs, isso é bom.
      Vamos lá, o que enterrou o talento é o preguiçoso, egoísta que se recusa a se doar no trabalho do Reino de Deus, ele recebeu de Deus um talento, mas não o usa no serviço do Senhor para ganho de mais talentos para Deus (almas). Podemos considerar os desviados e também alguns crentes que estão dentro das igrejas hoje.

      Graça e paz.

      Excluir
  11. Meu irmãozinho pastor Marcos, muitíssimo obrigado pela sua resposta, continue multiplicando seus talentos, que Deus abençoe o senhor e sua família, um grande abraço de todos os irmãos daqui de Belém do pará, a Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido, Deus abençoe sua vida ministerial e toda a sua família.

      Excluir
  12. Incrível os caminhos criados para tentar fugir do óbvio: o fogo é o purgatório. O inimigo usou a interpretação errada para tentar Jesus no deserto. Hoje, cada um interpreta a Palavra da maneira que quer e não enxerga o perigo disso. A interpretação é única, segundo o Espírito Santo. Jesus deixou um representante, um pastor, a qual deixou a ordem de levar a Paz (apascentar) a suas ovelhas. E a Paz referida é uma pessoa: Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ênio, desculpe só responder agora, é que tenho estado muito atarefado.
      Você afirma que o fogo é o purgatório, porém o texto não remete a ideia de purgar pecados, mas sim a ideia de testar as obras a fim de saber se são de material que se queima rápido ou não. Seriam obras aprovadas ou desaprovadas. E a Bíblia deixa claro em Hb 9.27 que após a morte segue-se o juízo e não uma purificação de pecados.

      Paz meu amado.

      Excluir
    2. Amigo vc falar em purgatório, está blasfemado a obra do Senhor na Cruz do Calvário. Converta ao Senhor enquanto podes. Esta heresia compromete a tua salvação.

      Excluir
  13. Pr. Marcos, muito bom o seu comentário, o Tribunal de Cristo é para os salvos, os quais em Cristo já foram julgados na cruz do calvário, agora as suas obras passarão pelo crivo do justo juiz, não para condenação ou absolvição más para ser galardoado ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Maiara, boas palavras e obrigado por comentar o post. Deus é fiel.
      Dá uma olhada nos outros.

      Paz.

      Excluir
  14. Uma dúvida, se a palavra se refere a obras e não pecados agora pergunto se a obra se queimou é porque esse tal errou de alguma forma pois esta tal foi reprovada diante de Deus,e se errou não pecou? A própria palavra diz que aquele pode fazer o bem e não o faz comete pecado que dirás o erro, o testo lá RM cima diz q pessoas não estariam de acordo com o coração de Deus logo então está pecando acho que todo erro é pecado pois está em jogo a santidade de Deus que é algo inefável, que nós não conseguimos compreender e nem definir.
    A paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ismael, a tua argumentação é interessante, porém se acreditarmos que a palavra se refere à pecados então devemos aceitar Deus purga o pecado após a morte, pois no texto afirma que "mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." porém isso estaria em desacordo com a palavra de Hb 9.27 que diz: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo"
      Hebreus 9:27
      Por isso continuo com minha posição.

      Graça e paz irmão Ismael e obrigado pelo teu interessante comentário.

      Excluir
    2. Amigo a função da Cruz é perdoar e purificar pecados. Estudo a doutrina da justificação que vc vai entender o que nosso Senhor fez na Cruz por todos os pecadores. Os salvos não porque eles não cometem mais pecados. Mas porque eles acreditam no poder do sacrifício da Cruz para perdoar nossos pecados. Todos pecaram é destituídos estão da glória de Deus.

      Excluir
    3. Erramos o tempo todo é por isso que temos um advogado:JESUS CRISTO.Mas aquele que edifica com madeira,feno,e palha geralmente CRÊ, mas não recorre a ele.

      Excluir
  15. Irmãos todos nós tanto cristãos como ímpios estamos passando pelo fogo provando as obras de cada um muitos abandonando a fé outros saindo das seitas das religiões, os ímpios a maior parte deles estão piorando a situação deles pós a saída deles é na trapaça tranbique no engano na ambição desenfreada,os fiéis a Deus estão passando pelo fogo e ficando na maioria mais fiéis se Deus não permitir passarmos pelos fogo,os problemas as quedas,as perseguições os levante do inimigo, da família dos irmãos na própria igreja, e desertos etc não vamos está purificador para o dia do juízo veja esta palavra em daniel:

    "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão." Daniel 12:10

    O estudo citado acima espelham neste versículo de Daniel. Eu você nós estamos passando pelo fogo sendo purificados pro encontro do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado, depois de uma análise tão bem elaborada, faltou somente colocar seu nome pra sabermos quem escreveu.

      Excluir
    2. Visão Boa desse anónimo, mas todos os comentários são bênção.

      Excluir
    3. Os materiais simbolizam a fé dos crentes.
      O fogo simboliza as tribulações.
      A nossa fé é provada nessa vida.
      O julgamento e o galardão serão recebidos no tribunal de Cristo.
      Pra receber galardão tem que ser aprovado.

      Excluir
  16. e como em uma corrida (nossos dias de vida) todos chegam na linha de chegada(completam a carreira,guardam a fe, salvos). Mas somente tres(tres e apenas um numero simbolico) sobem no podio e recebem o premio de acordo com seu desempenho,esforco,treinos durante a corrida(obras de ouro ,prata e pedras preciosas) o fogo nesse caso representa a camera que filma quem chegou 1,2 ,3 4 lugar etc, ou seja , ela determina qual premiacao cada um recebera de acordo com seu desempenho na corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa colocação, dá até para pregar isso. Muito bom.

      Abraços amigo.

      Excluir
  17. Obrigado Marcos Andre por responder meu comentario. Abracos Brother

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém vaso, fique a vontade pra visitar a gente sempre.
      Paz meu brother.

      Excluir
  18. Creio da forma que vc escreveu, minha unica dúvida é que o texto de 1 co 3.15 fala de sofrer dano, e para mim apenas perder o galardão não seria esse dano, é como se o texto indicasse algum tipo de sofrimento. O que vc acha? Graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, pois se levarmos em conta que a pessoa trabalhou na obra de Deus e no final não adiantou, então será sim um sofrimento;

      Excluir
    2. Amem, é vdd, uma vida de devoção e no fim não ser recompensado como se esperava é um tipo de sofrimento.

      Excluir
  19. O assunto é muito importante, infelizmente como sempre vejo desde os meus 13 anos de idade dentro de um templo, nunca completam todo o contexto, será que alguém poderia explicar de forma bem límpida o que é ser salvo como pelo fogo e o que é o galardão? Estou perguntando para despertar o interesse dos amados a buscarem com muito afinco, pois vcs vao poder ver que éil vz mais do que foi falado, e por incrível a resposta está ali nas escrituras bem simples, s escatologia sem teologia, apenas um coração sincero, sem cursos pagos, só pelo espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salvo como pelo fogo. é como um homem fugindo através dumo barreira em chamas.

      Excluir
  20. Em tempo mil vz, sem escatologia sem teologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Ezequiel, não entendi muito bem o que você quis dizer, mas me parece que você esperava uma explicação do meu texto e não foi atendido. Se o amado irmão entendeu algo diferente no texto bíblico pode compartilhar conosco. É bom conhecermos outras interpretações. Essa que eu dei pode ser melhorada.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Amado irmão, sei que posso chamá-lo assim, pois sei que vc é um salvo, meu irmão eu quis dizer que essa passagem é de suma importância para os irmãos, mas ela precisa ser mais estudada, mais laborada, pois as verdades ali escritas tem tudo a ver com várias parábolas que o Senhor Jesus falou, é difícil apenas comentar, mas vou tomar a liberdade de te enviar uma sequência de versículos que revelam está passagem que Paulo escreveu, pois como Pedro disse: Paulo escreveu coisas difíceis de entender.

      Excluir
    3. Amém amado, pode me mandar, vou analisa-los com o maior interesse. Desde já agradeço o retorno do irmão ao meu comentário.

      Paz de Jesus meu querido.

      Pr Marcos André

      Excluir
    4. Boa noite, graça e paz, gostaria também desses versículos bíblicos

      Excluir
    5. Que eu me lembre, não recebi nada. Forte abraço a todos.

      Excluir
  21. Boa noite Marcos e pessoal.
    Bom pelo que eu entendi o edifício a que Paulo esta se referindo seria o templo do Espírito Santo

    "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" 1 Coríntios 3:16

    "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." Mateus 3:11

    "Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." Mateus 3:12
    como nós enfeitariamos a casa de Deus.Com enfeites de prostituta?
    A riqueza dentro de nós é o próprimo Deus.
    Nós Devemos valorizar a fundação
    "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais," 1 Pedro 1:18

    "Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," 1 Pedro 1:19

    Nossas obras mostram a consideração que temos ao valor que Deus investiu para nos salvar
    É só ler Isaías 58 Mateus 4 Que da pra ter uma ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Anderson quando o apóstolo está se referindo a edifício, nos mostra algo que a pessoa está realizando por isso entendemos que alude à obra que a pessoa está realizando e não ao seu corpo como templo do Espírito, sendo eu não entendi como você afirmou: "Bom pelo que eu entendi o edifício a que Paulo esta se referindo seria o templo do Espírito Santo" acredito e afirmei isso na minha explicação de que Paulo está afirmando as obras que cada um executa diante de Deus, que se não forem aprovadas a pessoa pode ser salva porém como se não tivesse feito nada, como pelo fogo.

      Excluir
  22. Prezado Sr. Marcos André

    Bom dia

    Primeiramente goastaria de parabeniza-lo pelo estudo.


    Na 1ª ressurreição os santos que recebem galardões estarão no céu, com Deus, salvos, com os irmãos e com os santos anjos da mesma forma os que não receberão galardões também estarão no céu, com Deus, salvas , com os irmãos e com os santos anjos então está tudo bem, então para os antipurgatorianos essa questão se resume simplesmente em receber ou não receber galardões porém a mensagem do capitulo 15 é muito mais forte e grave pois de acordo com a expressão provincial “ escaparem por um triz” indicando que quase, quase foram alcançadas pelo fogo e isso significa que aquelas almas por negligência quase,quase perderam a salvação , MAS embora as obras fossem queimadas eles seriam salvas( verbo no futuro) , e observe que a frase que foi colocada na Bíblia não diz que escaparem por um triz mas que como que passando pelo fogo ou seja través do fogo. É mais lógico pensar que aquelas almas ao morreram comparecerem perante Deus e manifestam as obras e elas receberam a notícia que seriam salvas porém teriam que passar pelo lugar de purgação e aí no futuro ou seja no dia da ressurreição seria declarado que elas não receberiam galardão. Na visão antipurgatoriana por ocasião da ressurreição alguns crentes receberão galardões e outros não receberão e não vejo neste entendimento uma obrigatoriedade de Deus dizer que os que não vão receber que eles escarparam por um triz ou que eles quase não seriam salvos. O versículo 15 traz consigo o entendimento que é o da “quase perda da salvação” e a visão de apenas pura e simplesmente “não receber galardões “ não contempla de forma satisfatória o que o versículo 15 aborda. A ênfase na expressão “mas será salvo” pede necessariamente algo e observemos que o fogo do Purgatório não serve para salvar os crentes pois os mesmos já estão salvos mas prescisam se purgar. Então a visão de apenas “ não receber galardões” perde muito a força tendo por base o que está escrito no versículo 15 ao passo que na visão purgatoriana a alma por ocasião da morte comparece perante Deus apresenta as obras ou seja manifesta e é informado que vai para o Purgatório pois agiu com negligência e descaso em praticar as boas obras. A fé gera boas obras então deixar de fazer boas obras significa que a fé não estava produzindo boas obras e tal descaso e negligência poderia ocasionar a condenação i.e perda da salvação por isso apenas “não receber os galardões” seria muito pouco pois mesmo sem galardão o crente está muito bem com Deus ao passo que ir se purgar é algo mais consistente com a gravidade de não praticar boas obras.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benção meu amigo, obrigado por comentar, quando eu puder ler melhor faço um comentário mais elaborado. Forte abraço irmão.

      Excluir
  23. Prezado Pastor Marcos André

    Bom dia

    Agradeço muito seu comentário.Respeito seu posicionamento teológico sobre o tema.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada pela ótima explicação. Importante refletir sobre se estamos trabalhando para o Senhor e com Ele, porque de nada adiantará obras de palha e feno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, atualmente tem sido difícil encontrar pessoas que trabalhem realmente para Deus, que fação por amor às vidas, mas logo o dia do Senhor revelara a obra de cada um.

      Excluir
  25. A PAZ do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Parabéns pelo Empenho e Explicação. Deus o Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, de nada meu amigo, esse tema é repleto de interpretações particulares, busquei dar o meu acréscimo.
      Forte abraço.

      Excluir
  26. Tenho duvidas acrespeito deste texto; hoje as igrejas neopentecostais e muitas outras tem como fundamento Jesus Cristo mas suas obras são palhas, feno e madeiras com grande prejuízo para edificação como todos nós sabemos, como ficaria a situação desses edificadores ? Suas obras serao queimadas porém eles seriam salvos pelo fogo exterminador das obras má e permaneceriam (salvo) somente por causa do alicerce que é Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou um pouco ocupado agora, mas a pergunta é muito interessante, mais tarde eu elaboro uma melhor resposta.

      Excluir
  27. Ou seja pelo fio de cabelo ele ou ela foi salvo(como que pelo fogo)

    ResponderExcluir
  28. Gloria Deus por esse ensinamento. Obrigada pastor, eu estava sem entender essa expressão de paulo, salvo como pelo fogo. Agora com essa explicação maravilhosa entendi. Que Deus continue abençoando vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Essa passagem é linda e rica de recursos literários. A Bíblia é maravilhosa.

      Excluir
  29. Nada a ver.....pra começar so.os salvos no espirito e alma assim como o corpo perecera e ambis vao para o inferno todos vao. Lembrando que inferno e sepultura. Alma é sentimento emoçao e desejomorreu o corpo morre a alma.....dificil o doutor em teologia????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi nada do que você disse, deve ser por isso que comentou como anônimo!

      Excluir
  30. Boa noite e a paz do senhor irmãos, cada um com suas explicações, tenho a minha, concordo c vcs,, mas também a expressão " salvo pelo fogo" é a pessoa q realmente é salva por um triz, ou seja no último suspiro de vida clamou a Jesus, de coração cinsero,a Jesus , não a outros deuses, da um exemplo a pessoa q morre de covid 19,nunca tinha dado ouvidos a Deus é no último dia , hora se volta a Deus de coração puro e é salva, ela se salvou mas não vai receber nenhum galardão pelas obras , pois não teve tempo p as obras de Cristo, só teve tempo p salvar sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece coerente, mas seria interessante haver alguma literatura que apresentasse a expressão "salvo pelo fogo" como "salvo por um tris". Sem uma referência literária fica difícil afirmar.

      Excluir
  31. Pastor, como posso colocar essa passagem relacionada com Mateus 7:24-27

    Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha.  Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.   — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia.  Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto de Mateus 7.24 pode ser aplicado a tudo na vida e se encaixa bem com qualquer mandamento e ordenança bíblica. A melhor forma de associar as duas passagens é mostrar que se não vivermos de acordo com os ensinos de Jesus, muito provavelmente nossa obra será de madeira, feno ou palha.

      Excluir
    2. Apaz a todos gostei muito dos esclarecimentos....

      Excluir
  32. é o tribunal de cristo?

    ResponderExcluir
  33. Ola boa noite paz eu entendi parte de madeiro,feno ,palha.to na dúvida sobre fundamentos ser ouro,patrão e pedras preciosas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, esses três materiais preciosos se referem a um tipo de obra que tem valor. São as obras que fazemos para Deus, que realmente serão aceitas, seriam as obras feitas com um coração realmente convertido, sem interesse e sem o peso da obrigação, mas que é feito por gratidão e prazer.

      Excluir
  34. Salvo pelo fogo isso não é defesa de um suposto purgatório não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por mim. Somente os teólogos católicos defendem essa teoria que vem desde as indulgências da época de Lutero.

      Excluir
  35. Caros irmãos, vi tantos comentários, cada um contrariando o outro. As nossas obras todas passarão pelo fogo, os que têm obras fracas vão perdê-las (sofrerão), mas serão salvas. Aqui entra uma ideia que não queremos referir, que é a ideia do purgatório, que nós católicos defendemos. Pessoas que morreram sem estarem completamente na graça de Deus têm de ser purificadas para poderem entrar no paraíso, como isso acontece, só Deus sabe, mas ninguém entra no reino de Deus com nenhuma gota de pecado (apocalipse 21,26), por mais pequeno que seja. Ser santo significa estar totalmente limpo do pecado diante de Deus, isso é possível só com a graça purificadora de Deus.

    ResponderExcluir
  36. "salvo como pelo fogo" serei breve na explicação, o fogo ele é puro limpo sem impurezas principalmente o fogo de Deus, o fogo consumira as suas obras as obras fracas seram consumidas totalmente então resta a salvação como pelo fogo, que o próprio fogo te limpara ele deixará santo e sem impurezas pra entrar no reino de Deus

    ResponderExcluir
  37. OQUE quer dizer"a obra de cada um se manifestara,na verdade o dia a declarara porque pelo fogo será descoberta???

    ResponderExcluir
  38. Muitos cristão afirmam que o Tribunal de Cristo é só para entregar galardões ou não. Haverá entrega de recompensas pelas boas obras, e para cristão relapso, haverá disciplina. Ele não perde a salvação mas será disciplinado pelas más obras que cometeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fogo aí tbm quer dizer , onisciência de Jesus, pois quando João viu O filho do homem em Apocalipse 1 verso 14 ele viu Jesus com os olhos como chama de fogo em modo figurativo , explicando a onisciência de Jesus, como si ele visse tudo e todas as obras e de como elas são feitas se dão de ved ou n, o fogo tbm significa a palavra de Deus , pois a palavra é como labareda de fogo,
      É como se suas obras fossem passar na onisciência de Deus e na palavra , pois Efésios 6.6 que n venha servi a vista para agradar a homens ,mais como servos de Jesus coração pra agradar a Deus, pois obras feitas para agradar a homens são como a madeira , feno e palha , na peneira a obra vai passar

      Excluir
    2. Interessante colocação, com certeza a onisciência de Deus será fundamental para esse evento. Porém eu evito colocar tantas regras na interpretação do texto para não formalizar demais o entendimento, mas achei muito bom o entendimento, pena que os irmãos não estão assinando os comentários, porque assim eu não sei a quem estou respondendo. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  39. Me chamo Leonardo. Parabéns aos que se esforçaram em compartilhar seus conhecimentos bíblicos.com certeza com a revelação do Espírito Santo fica mas fácil compreender. E sem dedicação e renúncia de cada um de nós impossível praticar.
    Muitos detalhes agora posso compreender. Através dos irmãos que se esforçam.Gloria a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler essas palavras Leonardo, todos os comentários aqui na postagem nos acrescentam e avivam o debate. Nós crescemos ouvindo os que concordam e os que não concordam com a gente. Deus abençoe o amado irmão, juntos somos mais fortes.

      Excluir
  40. Paz do senhor Jesus Cristo parabéns mesmo ao pastor Marcos aprendemos muito com a interpretação da lição e muito bom aprender a palavra de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras de agradecimento, como eu sempre digo, o nosso objetivo é dar mais qualidade ao ensino da Palavra de Deus. E desejamos levar essa qualidade até os locais mais distante do nosso país e do mundo. Deus é bom!

      Excluir
  41. como pelo fogo, o fogo não pode destruir o que será transformados...Se eu não trabalho na obra do Senhor por várias razões, a bondade de Deus ainda assim me recompensarar. Nos planos de Deus não pode haver eu acho isso...Deus sabe recompensar. E como fica as orações de pais e avós pelos seus entequeridos que clamam.por salvação.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se o artigo foi claro o suficiente, mas o que Paulo afirma que vai queimar são as obras e não as pessoas. A mensagem é para os salvos e não para os que não desejam a salvação.

      Excluir
    2. Deus connosco família abençoada

      Na minha humilde opinião, o fogo está numa simbologia figurativa.

      De acordo o livro de Deuteronomio êxodo 24:17/ hebreus 12:29 a Bíblia nos diz que Deus é o fogo consumidor.
      Entendo eu, que este fogo a presença de Deus ou o Espírito Santo, que ele consome as obras mas salva a pessoa.
      A passagem a cima diz que "Pelo como fogo".

      Entendo que o fogo consome as obras assim como fomos provados pelo espírito de Deus, lembrando em Mateus 4, a Bíblia diz que Jesus Cristo foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo, mas ser provado por Deus.

      Logo co sigo entender que o edifício de ouro está a representar a santidade

      O edifício de prata está a representar a Renúncia

      O edifício de pedras preciosas está a representar o ensino e os dons

      Porque são essas três peças fundamentais que nos levam a estar firme em Cristo Jesus dentro do seu fundamento.

      A madeira está a representar alguém que pauta somente em seguidas doutrinas e não investe na palavra

      O feno está a representar alguém que está simplesmente interessado em fazer obras de caridade
      E a palha está a representar alguém que está com intenções de ajudar mas não nonsegui fazer sem gabar-se.

      Essa é a minha humilde opinião

      Excluir
    3. Entendi a forma figurada como o irmão colocou, pena que não se tem um base bíblica mais sólida para sustentar essa colocação. Obrigado.

      Excluir
  42. Como estão os dias de hoje que vigiar para que não caia, ter cuidado de si mesmo e lutar para salvar sua alma estará em um ótimo caminho pois é impossível ficar sem fazer nada quando se é atacado pelo inimigo!

    No mínimo ela vai invocar o nome do senhor , cantar um hino ou até mesmo cair em
    oração clamando por misericórdia, creio que isso gerará causa para coisas espirituais que resistem ao fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não se pode ser atacado e ficar de braços cruzados. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.