"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração."
Gênesis 6:6
Esse versículo é um dos mais controversos de toda a Bíblia, por afirmar expressamente que "Deus se arrependeu", por ser essa uma afirmação que entra em choque com uma outra vejamos:
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19
Os dois versículos parecem estar em flagrante contradição e a única saída para os estudiosos seria buscar no hebraico a raiz da palavra "arrepender-se" usada nessas passagens. Esperava-se que fossem palavras diferentes com a mesma tradução, porém chegou-se a conclusão que desconcertou muitos eruditos, pois é a mesma palavra "nãham", segundo a Bíblia de Estudo Palavra Chave - CPAD - Pág 1794, que significa "suspirar com força" e se interpreta de várias formas como lamentar-se, pesar-se, entristecer-se.
Olhando cruamente parece que há sim uma contradição, porém ao analisarmos a palavra raiz no hebraico, notamos que ela detém vários significados e que no português a palavra "arrepender-se" tem um único significado que é o de "lamentar-se por haver feito algo" dessa forma entendemos que no original em hebraico admite-se dois significados para as afirmações.
No primeiro está dizendo que Deus se lamentou ou se enfureceu por ter feito o homem e por isso estava decidido a modificar a situação da raça humana, purificando aquela geração pelo dilúvio e poupando uma família para dar continuidade à raça humana. No segundo está sendo feito a afirmação de que o Senhor não é como o homem que se arrepende ou que mente ao fazer uma afirmação ou promessa e não cumprir.
É bom entender que a forma de se transmitir as ações de Deus ao homem é com uma linguagem que o homem entenda, para afirmar que o Senhor se enfureceu pela existência do homem se usou o o termo "nãham" que foi traduzido para "arrependeu-se".
CONCLUSÃO
Não há contradição, somente diferença na exegese entre o que o autor quis dizer em cada passagem. Diferença essa que o tradutor não pôde transmiti para manter fidelidade ao texto original.
Pr Marcos André
Assista ao vídeo explicativo: Clique aqui.
A paz do Senhor!!
ResponderExcluirGostaria de uma ajuda...
Gosto muito de aprender cada vez mais a palavra de Deus e tenho uma certa dificuldade e curiosidade em saber o seguinte:
"Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida de baixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo."
Gênesis cap 6 vers 17 e 18
Após o dilúvio os únicos seres humanos a habitarem á terra foram Noé sua esposa e seus 3 filhos e suas esposas...
a minha pergunta é como surgiram várias etnias? Sendo considerados seis continente no mundo!
Poderia me ajudar?
daquelas oito pessoas se multiplicaram e se espalharam, após o caso da torre de Babel eles se espalharam para longe. Daí o resto é história. As etnias se formaram a parir de elementos fisicos e culturais comuns.
ExcluirEspero ter ajudado.
Paz.
Obrigada!
ExcluirDeus abençoe...
Amém
ExcluirQualquer coisa fala com a gente!!!!
Excluire porque existe pessoas de varias cores e raças?
ResponderExcluirBoa meu amigo. Existem livros que explicam melhor, mas vou te adiantar alguma coisa.
ExcluirSegundo o escritor e sociólogo Demétrio Magnoli não existem várias raças, existe apenas uma raça, que é a raça humana. Já a diferença das cores e dos tipos humanos, ocorreu em decorrência do processo natural de adaptação humana às diversas regiões. É o que eu posso adiantar pra você.
Paz em Cristo meu querido.
Quando o homem se arrepende, e deixa de andar nos seus maus caminhos, Deus se arrepende do mal que havia dito que faria e acaba não fazendo. Exemplo disso: Jonas 3:10.
ResponderExcluirO certo é entender esse arrependimento, pois o arrependimento de Deus não é o mesmo do homem, Deus volta a trás, o homem geralmente não.
ExcluirA paz do Senhor Pastor!
ResponderExcluirGosto de aprender e gosto de suas explicações.
Gostaria de entender se "Porque Deus lamentou ter criado o homem", se ele é onisciente, saberia antes o caminho que o homem tomaria, se entregando ao pecado. Sabendo ele que o homem pecaria, porque se lamentaria e porque destruiu a humanidade, já que ele sabe de tudo antes que ocorra.
Obrigado
Meu querido Anônimo, quanto mais filosoficamente você analisar e questionar Deus e Sua ações, menos você o entenderá. Deve ser levado em conta que Deus tem conhecimento de elementos que nós jamais saberemos, por isso jamais entenderemos suas ações.
ExcluirE se Deus não fizesse nada pelo fato de conhecer de antemão que o homem pecaria, então não haveria criação e nem história nenhuma para ser contada.