domingo, 28 de abril de 2019

ARTIGO - O nosso brilho diante da igreja


Um dos problemas que tem afetado o povo de Deus e em particular a juventude cristã, é o número cada vez menor de irmãos desejosos a assumirem cargos eclesiásticas na obra de Deus, a dificuldade para se encontrar obreiros é enorme e aumenta a cada dia.

Isso nos reporta a um tempo em que a maioria dos jovens crentes desejavam ser obreiros, e aos poucos esse ânimo passou para o ministério do louvor e da ministração da Palavra onde o crente pode participar sem firmar um compromisso mais profundo.

De fato muitos jovens hoje desejam ser pregadores ou cantores e quando são chamados ao ministério de serviço na casa de Deus, logo sentem o peso da responsabilidade.

As motivações para os nossos moços desejarem ser pregadores ou cantores são principalmente de ordem financeira ou psicológica:
Financeira, por haver a possibilidade de ganho financeiro com a atividade de louvar ou pregar. Alguns aos descobrirem a eloquência na forma de ministrar começam a receber convites e passam a cobrar para suas ministrações seja de louvor ou pregação.
E de ordem psicológica, por conseguirem certo reconhecimento como cantor ou pregador, existem aqueles que começam a ser classificados com cargos acima dos quais foram levantados, como alguns jovens diáconos que se tornam conhecidos como evangelistas, simplesmente por pregarem a Palavra de Deus. 

A "bola de neve" se forma quando os adolescentes e jovens da igreja observam que os cantores e pregadores são mais respeitados que os obreiros da casa, isso provoca um efeito semelhante ao que ocorre dentro das comunidades onde o tráfico domina, os jovens e crianças da comunidade observa o bandido ser mais respeitado que o pai que é trabalhador e muitos deles optam por fazer parte do tráfico tão logo possam. Assim também nossa juventude é influenciada quando honramos mais esses pseudos ministros do que os nossos diáconos, presbíteros e auxiliares.

Alguns querem brilhar no meio Gospel, porém devo relembrar algo que a ciência ensina: a estrela que mais brilha no céu, é na verdade um planeta (Vênus), e também o seu brilho é o reflexo da luz do sol. Com isso quero afirmar que os que desejam ostentar luz própria diante do povo de Deus, talvez brilhe como qualquer estrela, mas os que desejam refletir o brilho de Cristo, estes serão os que mais brilharão, refletindo a glória de Deus e seus nomes serão lembrados.

É necessário prepararmos os nossos substitutos para a Igreja que possivelmente ficará para próxima geração, caso Jesus não retorne ainda nesta. Substitutos não com brilho pessoa, mas como reflexo da glória do Senhor Jesus.

Para conseguirmos esse preparo é necessário valorizarmos os nossos obreiros e cooperadores, resgatar a importância do diácono e do presbítero, a fim de que os nossos jovens possam sentir o desejo de um dia serem também chamados de diáconos e presbíteros da casa do Senhor.

Pr Marcos André 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.