domingo, 14 de abril de 2019

ARTIGO - Procurando o livro da Lei


Experimentamos nestes últimos dias um grande avanço tecnológico e uma mudança comportamental muito grande da sociedade que reflete diretamente no povo de Deus, principalmente naqueles que serão nossos substitutos num futuro próximo caso Jesus tarde mais um pouco. 

A facilidade de comunicação e acesso a informação não só tem levado o conhecimento de Deus e dos comportamentos cristãos às pessoas do mundo, como também e numa proporção muito maior, tem trazido o conhecimento e o contato com o mundanismo para dentro das igrejas.

Observamos irmãos em Cristo que se parecem muito com os mundanos, em todos os aspectos, tudo isso tem levado o movimento evangélico no Brasil e nas maiorias das regiões do mundo a um lugar perigoso, o lugar comum.

As tradições de vestimentas, de dogmas e paradigmas que tanto criticamos nos anos finais do século XX era na verdade o que nos diferenciavam, o perfil de santidade que havia em nossos jovens está cada vez mais raro de se perceber. Criticamos tanto o excesso de santidade que se atribuía às vestes longas e hoje gostaríamos que nossos jovens utilizassem algumas peças a mais. Criticamos tanto o mal que a TV fazia roubando o diálogo da família nos anos 90 e agora desejamos que todos se reunissem novamente diante daquela velha TV de tubo, colorida ou preto e branco, uma vez que cada integrante da família possui sua própria TV de bolso e ficam em seus recantos da casa assistindo suas séries e programas sozinhos ou jogando online.

Essas mudanças da sociedade tem afetado a Igreja de Jesus ao passa que influencia as igrejas evangélicas, onde pastores e líderes, para não perder membros vão abrindo e sedendo espaço nos seus regimentos, isso porque muitos deles estão mais preocupados com a queda que pode acontecer na renda da igreja com a perda de tantos irmãos que não se adaptam à regimentos considerados hoje como rigorosos, mas que eram leves a vinte anos atrás.

A sociedade mudou e parece que muitas igreja estão mudando para acompanhar essa sociedade e com isso entramos no caminho das religiões comuns, que somente servem para dar o sentimento de pertencimento a um grupo e nada mais.

No entanto, o resgate dos valores cristãos não pode ser feito lançando mão de medidas extremistas ou revivendo antigas discussões de paradigmas éticos. Por exemplo, se em uma igreja não há mais batismo com o Espírito Santo, não será a mudança do regimento ou a obrigatoriedade de se buscar o dom que se levará ao avivamento.

É necessário se resgatar primeiro o ensino da Palavra de Deus e a partir daí a juventude poderá entender a necessidade dessa busca.
Assim como foi achado livro da Lei dentro do templo em Jerusalém na época do Hilquias 2 Cr 34.15 também precisamos encontrá-lo hoje em nossas igrejas.

Pr Marcos André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.