domingo, 9 de junho de 2019

ESTUDO BÍBLICO - Onde estão Enoque e Elias?


De acordo com a Bíblia, Enoque e Elias são as duas únicas pessoas que Deus levou ao céu sem morrerem.

Gênesis 5.24 nos diz: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”

II Reis 2.11 nos diz: “… eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”

Enoque é descrito como um homem que “Andou com Deus por trezentos anos” (Gn 5.23) e que “foi transladado para não ver a morte” (Hb 11.5). Elias foi, talvez, o mais poderoso dos profetas de Deus no Antigo Testamento. Há também profecias sobre o retorno de Elias no fim dos tempos (Ml 4.5-6).

POR QUE DEUS LEVOU ENOQUE E ELIAS? 

Muitos teólogos acreditam que eles foram levados em preparação para um papel no fim dos tempos, possivelmente como as duas testemunhas em Apocalipse capítulo 11.3-12.

Quanto a Enoque, não há dúvidas da sua elevação ao céu, pois o autor de Hebreus deixa especificado o caso de exceção envolvendo-o. Quanto a Elias, o texto de hebreus não o cita como um dos que morreram sem alcançar a promessa. Mas várias dúvidas pairam sobre ele.

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DEFENDEM QUE ELIAS MORREU

As Testemunhas de Jeová dizem que Elias não foi para o céu, mas foi lançado em alguma cidade ou outro país. Citam 2 Cr 21.12 afirmando que Jeorão recebeu uma carta de Elias cerca de cinco anos depois do arrebatamento do profeta (Despertai 22.9.76; p. 28-29).

Então lhe veio um escrito da parte de Elias (a Jeorão), o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá. 2 Cr 21.12

Essa afirmação não tem fundamento, pois verificamos em 2 Rs 1.17 que Jeorão, o destinatário da carta de Elias, já estava em seu segundo ano de reinado.

Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho. 2 Rs 1.17 (Elias foi arrebatado em 2 Rs 2.11)

Isso seria suficiente para demonstrar o caráter de governo de Jeorão. Outro fator a ser considerado é que sua enfermidade durou mais de dois anos. Se a carta tivesse sido escrita cinco anos depois do arrebatamento de Elias, isso indicaria o sétimo ou oitavo ano do seu reinado. A carta, então, estaria chegando ao meio do cumprimento da profecia.

Por outro lado, Elias poderia ter redigido a carta, deixando-a com Eliseu, que a enviaria ao seu destinatário assim que tivesse tempo. Isso seria natural e não precisaria estar registrado nas Escrituras. Do mesmo modo que não temos os nomes de muitos carteiros que entregam as cartas do apóstolo Paulo.

E SE ALGUÉM SUBIU AO CÉU, COMO INTERPRETAR JO 3.13?

Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. Jo 3.13

Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Rm 10.6-9

Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Dt 30.11,12

A Revista Defesa da Fé explica o seguinte:

Mas Enoque e Elias realmente subiram? Sim! Subiram, ainda que, neste caso, fossem uma exceção! Como, então, conciliar esse fato com o que está escrito em João 3.13?, que diz: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu”. Jesus teria se equivocado? Não! Pois Ele é a própria Palavra de Deus! O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos (10.6-9), esclarece a questão mencionando o texto de Deuteronômio 30.11-14, no qual Deus afirma que a Lei não estava além do alcance dos israelitas. Segundo o texto, os israelitas não precisam da ajuda de alguém para que pudessem entender o significado de “subindo ao céu ou descendo ao abismo”.

COMO ALGUÉM DE CARNE E SANGUE PODE ESTAR NO CÉU?

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Co 15.50

A Bíblia Viva Responde a questão: Digo-lhes isto, meus irmãos: um corpo terreno, feito de carne e sangue, não pode, entrar no reino de Deus. Estes nossos corpos mortais não são do tipo adequado para viver eternamente.

Ou seja, o texto não fala que um ser humano não pode ser arrebatado ao céu, mas que um corpo humano é inadequado pra existir eternamente.

Tanto que Paulo corrobora com essa possibilidade: Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 2 Co 12.2

Agora, supor que eles estão em outros planetas do sistema solar, como fez EG White, é risível: “então fui levada a um mundo que tinha sete luas (Saturno). Ví alí o bom e velho enoque que tinha sido trasladado” (Primeiros Escritos, p.96-97 – edição 1967).

A questão seria como eles ainda sobrevivem lá? Que tipo de corpo tem, pois ainda não passaram pela ressurreição de I Co 15?

Bem, isso é um mistério de Deus – Dt 29.29 – que logo será revelado.

Pr. João Flávio Martinez
Fonte: CACP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.