sexta-feira, 7 de junho de 2019

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Obras maiores do que as do Mestre




Considere a seguir, o texto bíblico: 

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.", João 14.12

A parte sublinhada tem sido uma grande fonte de interpretações erradas, pois alguns estudantes da Palavra de Deus chegam a pensar que os servos de Cristo fariam coisas mais tremendas e maravilhosas do que o Mestre.

Apesar de no período da Igreja Primitiva terem ocorrido diversos milagres espetaculares, não há relatos de discípulos ou apóstolos andando sobre as águas ou acalmando uma tempestade. Se Jesus estava falando de obras miraculosas, observamos que ninguém jamais fez obras mais poderosas do que Ele e nem semelhantes a Ele.

Então por que essa afirmação de que faríamos obras maiores?

A explicação parece simples: na frase seguinte o Senhor inicia com a locução adverbial "porque" usada para resposta. É a explicação de Jesus para o fato de que faríamos obras maiores, ou seja, por que faríamos obras maiores do que Ele? Porque Ele vai para o Pai, quer dizer, que pelo fato de Cristo está naquele momento indo para o céu, Ele não poderia mais realizar aquelas obras aqui, pois a obra prosseguiria com Seus discípulos. 

Assim entendemos que as obras maiores a que Cristo se refere devem ser entendidas em quantidade e não em qualidade! Jesus teve um ministério de três anos e meio somente, enquanto nós os discípulos do Senhor, podemos pregar e anunciar o evangelho por dez, vinte, trinta...cinquenta anos, enquanto estivermos aqui. Por isso o Senhor afirmou que a faríamos maiores do que Ele. 

Então podemos entender que quando o Senhor afirma que faríamos aquelas obras e as faríamos maiores do que as que Ele fez, significa que poderemos fazer mais, por que Ele teve que ir para o Pai, mas nós temos todo o tempo que nos restar de vida nesta terra. Porém obras mais prodigiosas e espetaculares do que Ele jamais alguém fez. 

Pr Marcos André 
Professor e teólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.