terça-feira, 11 de julho de 2023

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 3 / 3º Trim 2023



AULA EM 16 DE JULHO DE 2023 - LIÇÃO 3

(Revista CPAD)

Tema: O Perigo do Ensino Progressista



TEXTO ÁUREO
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (2 Tm 3.1)

VERDADE PRÁTICA
Os ensinos progressistas buscam desconstruir a fé cristã por dentro e afastar as pessoas do verdadeiro cristianismo bíblico, tornando-as meras militantes de causas sociais.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1 Pe 1.15,16 As Escrituras advertem o cristão a viver em santidade
Terça – 2 Tm 3.16,17 A Bíblia é a única revelação escrita de Deus para a humanidade
Quarta – 2 Pe 1.21 As Escrituras são a verdade plena de Deus, dada pelo Espírito Santo
Quinta – Ap 22.18,19 Ninguém pode acrescentar ou retirar coisa alguma das Escrituras
Sexta – Rm 12.7 Exortação à Igreja acerca da dedicação ao ensino das Escrituras
Sábado – Rm 12.1,2 É preciso manter-se em comunhão com Deus e permanecer separado das armadilhas do pecado

Hinos Sugeridos: 210, 259, 306 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.1-9

1 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
2 – porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 – traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 – tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 – Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,
7 – que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 – E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 – Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

INTRODUÇÃO
- "Nesta lição, veremos que os ensinos progressistas enfraquecem a autoridade da Bíblia. Suas heresias propagam que as Escrituras contêm erros, que Deus não é Soberano e que o sobrenatural é um mito."
, o termo progressista vem de "progresso", dá uma ideia de evolução, de avanço científico ou de amadurecimento. É como se fosse uma visão moderna e mais científica de ver a religião e a Bíblia.
- "São indiferentes à doutrina bíblica do pecado, relativizam os valores morais e defendem a necessidade de “ressignificar” a fé cristã. Por conseguinte, seus ensinos progressistas resultam na descaracterização do cristianismo bíblico.", a relativização do pecado consiste em analisar o pecado de acordo com as circunstâncias e não pelo mandamento bíblico. No ensino progressista, as doutrinas bíblicas são consideradas antiquadas e fundamentalistas, alguns teólogos e até mesmo pregadores, baseados nesse tipo de ensino, já chegaram a argumentar que a Bíblia deveria ser reescrita.

I- A DESCARACTERIZAÇÃO DO CRISTIANISMO

1- A deterioração moral.
- "A expressão bíblica "últimos dias" faz alusão ao período anterior à volta de Cristo, sendo retratado como um tempo “extremamente difícil” (2 Tm 3.1). O apóstolo Paulo alerta que o comportamento humano estará associado à impiedade, caracterizada pela profunda degradação moral (2 Tm 3.2-4).", na teologia ortodoxa, os "últimos dias", significa todo o período da graça, desde a Igreja Primitiva até os dias atuais, mas nos textos de Paulo na carta a Timóteo, quando se fala em últimos dias, podemos notar que o apóstolo se refere a tempos bem mais distantes.


....receba esse subsídio completo no teu whatsapp ou e-mail, siga as instruções abaixo:

- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix  e deixar agendado as próximas lições!
 .

Pr Marcos André 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.