A DESCONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE BÍBLICA
13 de Agosto de 2023
TEXTO ÁUREO
“Enganosa é a graça, e vaidade,
a formosura, mas a mulher
que teme ao Senhor, essa será
louvada" (Pv 31.30)
VERDADE PRÁTICA
A mulher foi criada para cooperar com o homem. Deus lhe confiou a dádiva da maternidade e função de ser esposa e auxiliadora.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.18-20
A mulher criada por Deus para
ser uma “ ajudadora idônea”
Terça - Gn 2.21-23
A mulher foi criada por Deus da
carne e dos ossos do homem
Quarta - 1 Co 7.3-5
A satisfação sexual dentro dos
limites do matrimônio
Quinta - Pv 31.10,11
O inestimável valor da mulher
virtuosa
Sexta - Pv 31.10,15
A dedicação da mulher virtuosa em
prol do bem-estar de sua família
Sábado - Pv 31.15,16,22 A mulher virtuosa com o notável
administradora, empreendedora
e dona do lar
Hinos Sugeridos: 216 , 513, 563 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 31.10-31
10 - Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
11 - O coração do seu marido está nela
confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
12 - Ela lhe faz bem e não mal, todos os
dias da sua vida.
13 - Busca lã e linho e trabalha de boa
vontade com as suas mãos.
14 - É como o navio mercante: de longe
traz o seu pão.
15 - Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.
16 - Examina uma herdade e adquire-a;
planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17 - Cinge os lombos de força e fortalece
os braços.
18 - Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19 - Estende as mãos ao fuso, e as palmas
das suas mãos pegam na roca.
20 - Abre a mão ao aflito; e ao necessitado
estende as mãos.
21 - Não temerá, por causa da neve,
porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.
22 - Faz para si tapeçaria; de linho fino
e de púrpura é a sua veste.
23 - Conhece-se o seu marido nas portas,
quando se assenta com os anciãos da terra.
24 - Faz panos de linho fino, e vende-os,
e dá cintas aos mercadores.
25 - A força e a glória são as suas vestes,
e ri-se do dia futuro.
26 - Abre a boca com sabedoria, e a lei
da beneficência está na sua língua.
27 - Olha pelo governo de sua casa e não
come o pão da preguiça.
28 - Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu
marido, que a louva, dizendo:
29 - Muitas filhas agiram virtuosamente,
mas tu a todas és superior.
30 - Enganosa é a graça, e vaidade,
a formosura, mas a mulher que teme
ao Senhor, essa será louvada.
31 - Dai-lhe do fruto das suas mãos, e
louvem-na nas portas as suas obras.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A existência da mulher cristã, por natureza, é uma resistência à agenda feminista, que busca
desconstruir o papel delineado por
Deus. Militantes feministas não
aceitam assistir uma mulher bem sucedida, profissionalmente independente, que assum e voluntariamente a bênção da maternidade, o papel de esposa e, sobretudo, se
revela cristã. Graças a Deus, temos
visto o Espírito Santo trabalhar poderosamente na vida das mulheres
da Igreja de Cristo!
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A ) Objetivos da Lição:
I) Explicar
a feminilidade bíblica;
II) Destacar a erosão da feminilidade a partir
do ativismo feminista e da suposta “liberdade sexual”;
III) Focar a
imagem da mulher virtuosa de Provérbios 31 como um símbolo de feminilidade bíblica equilibrada.
B ) Motivação: “Não se nasce mulher, se torna mulher”. Essa
frase traz um a carga ideológica ao
afirmar que a identidade feminina
é um a construção de uma sociedade
machista e patriarcal. Geralmente,
essa é a acusação leviana que fazem
aos que ponderam que a identidade feminina tem a ver com biologia.
Para quem é movido por uma ideologia, a menção de um fato óbvio é
uma afronta.
C) Sugestão de Método: O segundo tópico traz um a explicação a
respeito da erosão da feminilidade.
Sugerimos que você apresente uma
tabela em que constem as seguintes
informações em relação ao assunto: o ativismo feminista; a liberdade sexual; ataques à família tradicional. Em seguida, dê tempo para
que a classe exponha o que pensa,
gerando uma tempestade de idéias.
Depois, exponha o conteúdo do segundo tópico de acordo com a estrutura do tópico da lição.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A ) Aplicação: A presente lição estimula as mulheres cristãs a
serem bem-sucedidas profissionalmente e, ao mesmo tempo, se
realizando como esposas e mães,
desempenhando o papel que glorifica a Deus e traz o equilíbrio ao lar.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A ) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista
que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 94,
p.39, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final
do tópico, você encontrará auxílios
que darão suporte na preparação de
sua aula:
1) O texto “[Ser Mãe] Um
Princípio Invariável em Tempos Variáveis”, localizado ao final do primeiro tópico, expande a reflexão a
respeito do significado da maternidade para a mulher cristã;
2) O texto
“Quando uma virtude cristã se torna ofensiva”, localizado ao final do
segundo tópico, aprofunda a reflexão da mulher cristã diante da erosão da feminilidade bíblica.
INTRODUÇÃO
As Escrituras apresentam
a mulher virtuosa como
símbolo da feminilidade
(Pv 31.10-31). Essa mulher
é retratada como modelo
de esposa fiel, mãe amorosa, administradora e empreendedora exemplar. Porém,
em tempos pós-modernos,
a feminilidade bíblica vem
sendo desconstruída. Nesta lição, apresentamos o mandado divino para a mulher,
as investidas do ativismo
feminista e o exemplo bíblico de feminilidade. Assim, o nosso propósito é mostrar que Deus requer da
mulher cristã que se porte conforme a
revelação da Palavra de Deus.
Palavra-Chave: Feminilidade
I - FEMINILIDADE BÍBLICA
1. A criação divina da mulher.
O
homem e a mulher foram criados à
imagem de Deus (Gn 1.27). Na ordem
da Criação, Adão foi criado antes de
Eva (Gn 2.7,15). Em seguida, o Criador
concluiu: “não é bom que o homem
esteja só” (Gn 2.18). Assim, Deus criou
a mulher a partir da carne e dos ossos
do homem (Gn 2.21,22). Por isso, Adão a
identificou: “esta será chamada varoa,
porquanto do varão foi tomada” (Gn
2.23). No ato criativo, a imagem divina
foi distribuída sem distinção entre eles,
fazendo-os iguais diante do Altíssimo.
Adão e Eva foram criados iguais em
pessoalidade, valor, honra e respeito.
Porém, essa igualdade não quer dizer
uniformidade de papéis (Gn 1.26-28;3.16-19). A Bíblia ensina a igualdade
de ambos, mas também deixa claro as
funções distintas de cada um.
2. A bênção da maternidade.
No
mandato criacional, Deus ordenou ao
homem e à mulher: “frutificai, multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28).
Obviamente, uma tarefa impossível para Adão realizar sozinho. Assim,
a mulher foi criada com a bênção da
maternidade e com função de ser
esposa e mãe. Adão a chamou de Eva
“porquanto ela era a mãe de todos os
viventes” (Gn 3.20). Desse modo, o papel natural da mulher inclui a dádiva
da procriação, de cuidadora do lar e
dos filhos (1 Tm 5-14). Aqui, porém,
é importante ressaltar que esse papel
da mulher, constituído pela biologia
e, consequentemente, reafirmado
pela Bíblia, é o ponto sensível em que as feministas consideram um ultraje
que limita a função social da mulher e
que, por isso, lutam por emancipação
dos afazeres do lar e da maternidade.
Contudo, diante da miraculosa concepção em seu ventre, Maria irrompeu em
cânticos de gratidão ao Altíssimo pela
bênção da maternidade (Lc 1.46-48).
Essa bênção deve ser rememorada sempre às mulheres cristãs do século XXI.
3. A mulher como auxiliadora.
A
mulher foi criada para ser auxiliadora
do homem (1 Co 11.9). Nesse caso, o termo “auxiliador” também é empregado
para se referir a Deus (Sl 33.20; Sl 121.2).
Portanto, auxiliar não é algo depreciativo e sim uma nobre função de ajuda e
socorro. Nesse aspecto, a Bíblia enfatiza
que Deus criou a mulher para ser uma
ajudadora idônea (Gn 2.18). Isso foi assim porque Adão convivia com todos os
seres criados, mas não achava auxiliar
semelhante a ele, capaz de suprir essa
necessidade. Então, por esse motivo,
Deus fez a mulher para cooperar com o homem, não como alguém inferior, mas
como complemento com suas igualdades
e diferenças. Essa complementaridade
mútua é necessária à formação do casal,
à procriação, satisfação sexual, vivência
afetuosa e prazerosa para cumprir a
vontade de Deus (Pv 5.18).
SINOPSE I
Deus criou a mulher com funções de cuidar e auxiliar no desempenho de sua família, trazendo assim equilíbrio em sua
casa.
AUXÍLIO DE VIDA CRISTÃ
“[SER MÃE]: UM PRINCÍPIO
INVARIÁVEL EM TEMPOS
VARIÁVEIS
Lembro-me perfeitamente, por
exemplo, de uma jovem mãe tentando
entender e vivenciar o que a Bíblia dizia
sobre o valor de ser mãe em comparação ao novo pensamento radical que
varria o mundo. Eram os anos sessenta. Kent estava no seminário e, para
prover a subsistência de nossa jovem
família, trabalhava no turno da tarde
em um a fábrica na zona leste de Los
Angeles. Lá, conheceu um estudante
de direito que trabalhava para terminar seu curso e realçar a já próspera
carreira de sua esposa. As ambições
de ambos impediam pensamentos de
paternidade ou questões espirituais.
Preocupados, fomos até eles, mas recebemos só desculpas e contestações.
Que contraste de valores!
O dia da formatura chegou, e tomamos caminhos separados. Enquanto criávamos nossa família, eles
cultivavam sua fortuna. Os jornais informaram que a mulher, agora mundialmente famosa, fizera um aborto,
de forma que podia buscar suas metas
sem impedimento. Algum tempo mais
tarde, o noticiário nacional reportou
que eles tinham se divorciado e que
ela estava com um novo com panheiro — uma amante lésbica. Claro que
a história foi relatada sem comentário
crítico, porque ela estava vivenciando
os valores da cultura dos dias atuais.
Tragicamente, ela não só tinha rejeitado o âmbito da maternidade, mas
também o âmbito da salvação.
Mulheres, temos de cultivar a lealdade de criar quer sejamos solteiras quer casadas. Isto não tem nada a ver
com ser mãe ou não. Servir de mãe
é minha responsabilidade diante de
Deus como ser humano e, em particular, porque sou mulher. O contexto
de onde e como cuidarei dos outros
será ditado por onde Deus me colocar — em um a casa, escola, hospital,
favela, onde for. Um dia responderei
a Deus pelo modo em que gerei vida
neste planeta” (HUGHES, Barbara.
Disciplinas da Mulher Cristã. Rio de
Janeiro: CPAD, 2004, p.156).
II - A DESCONSTRUÇÃO DA
FEMINILIDADE
1. O ativismo feminista.
No século
19, aconteceu na Europa e nos EUA a
primeira onda do ativismo feminista. As
mulheres reivindicavam direitos iguais
aos dos homens. O primeiro a se popularizar foi o direito ao voto. No século 20,
a segunda onda do feminismo lutou por
direitos reprodutivos e liberdade sexual.
A ativista Simone de Beauvoir (1908-1986)
estabelece uma das máximas do feminismo: “não se nasce mulher, se torna
mulher”. Esse ativismo avança, se amplia
para a discussão de gênero e o movimento
toma conotações de “empoderamento”
da mulher. Em 2011, a partir de um
fenômeno na Universidade de Toronto,
no Canadá, se introduz o slogan “meu
corpo, minhas regras”. Como cristãos,
devemos afirmar e defender os direitos das mulheres, bem como combater
qualquer tipo de discriminação. Porém,
ao mesmo tempo, devemos deixar claro
que o feminismo é uma ideologia que
busca desconstruir os valores bíblicos.
2 . A “liberdade sexual” .
A Bíblia
se refere ao sexo como algo prazeroso entre o homem e sua mulher nos limites do casamento (Pv 5.18,19 ). A
satisfação sexual deve ocorrer dentro
do matrimônio e ser precedida de amor
mútuo entre ambos (1 Co 7.3-5). Entretanto, para o feminismo esse modelo
é repressivo e deve ser combatido em
busca de “libertação” sexual da mulher.
Na defesa dessa ideologia, requer que
nenhum modo de relação sexual deve
ser considerado certo ou errado. Aqui,
inclui-se a iniciação sexual precoce, a prática da homossexualidade, a fornicação, o adultério e a prostituição (1
Co 6.10). Nessa esteira, temas como o aborto, a gravidez indesejada e a desconstrução da família são radicalizados
pelo ativismo ideológico do movimento.
3. Ataques à família tradicional.
A
Escritura ensina que o casamento é monogâmico, heterossexual e indissolúvel
(Mt 19-5,6), tendo o homem como líder da
família (Ef 5.23). Porém, para a ideologia
do ativismo feminista, essa forma bíblica
de matrimônio escraviza a mulher, obriga o casal a ter relações sexuais apenas com
o seu cônjuge e tiraniza os laços conjugais
que não podem ser rompidos. Nesse sentido, a visão marxista é de desconstrução
da família tradicional, promoção da liberdade sexual e dissolução do matrimônio.
Esse conceito exerce forte influência no
movimento feminista. Desse modo, o ativismo radical rejeita a maternidade,
faz apologia ao aborto, considera ofensivo o papel da mulher como auxiliadora,
enaltece a lascívia e engaja-se em uma
luta de gênero contra os homens.
SINOPSE II
A erosão da feminilidade é representada pelo ativismo feminista, sua defesa da suposta
“liberdade sexual” e de seus
ataques ao modelo de família
tradicional.
AUXÍLIO DE VIDA CRISTÃ
QUANDO UMA VIRTUDE
CRISTÃ S E TORNA OFENSIVA
“Quando o feminismo começou
a infiltrar-se no meio evangélico,
a ideia de submissão ficou ofensiva às mulheres cristãs, em vez de
ser a parte central de sua identidade como filhas de Deus. Esta realidade apresenta um problema sério
para as mulheres que desejam viver
vidas piedosas. A ideologia feminista não podem anter o lugar central em nossa vida. A s razões disso
são apresentadas pela Dra. Kirsten
Birkett, em seu livro The Essence of Feminism (A Essência do Feminismo): ‘O feminismo é um movimento interesseiro, sem filosofia sustentável, uma história engendrada
e uma moralidade incoerente. Não
traz liberdade e satisfação para as
mulheres e não corrigirá as injustiças". Todos os crentes, homens
e mulheres, são chamados a submeterem-se de boa vontade e com
alegria ao que sabemos e confiamos
acerca de Deus — que Ele deseja
que tenhamos uma vida de bênção.
Essa vida de bênção é encontrada
submetendo-se à amorosa soberania de Deus e à ordem de Deus neste mundo. A submissão é o caminho da bênção” (HUGHES, Barbara.
Disciplinas da Mulher Cristã. Rio
de Janeiro: CPAD, 2004, PP-33- 34).
III - MULHER VIRTUOSA:
SÍMBOLO BÍBLICO
DE FEMINILIDADE
1. Modelo de esposa fiel.
A mulher
virtuosa é de inestimável valor (Pv 31.10).
Por isso, a Bíblia declara que “o coração do
seu marido está nela confiado” (Pv 31.11a)
e revela total confiança do esposo na sua
mulher. Assim, a conduta dessa esposa
é ilibada em todas as áreas, tais como:
lealdade conjugal, pureza sexual, administração do lar e das finanças. Além disso, o excelente gerenciamento dessa mulher não
coloca a família em necessidade. Por isso,
nessa casa “nenhuma fazenda faltará” (Pv
31.11b) e ao marido “ela lhe faz bem e não
mal, todos os dias da sua vida” (Pv 31.12).
Ela lhe proporciona contínuo bem-estar,
é uma mulher confiável e não é instável.
Suas ações inspiram a indispensável confiança que faz de seu marido um homem
bem-sucedido (Pv 31.23).
2. Padrão de mãe amorosa.
A mulher
virtuosa é também uma mãe dedicada: “se levanta e dá mantimento à sua
casa” (Pv 31.15a). Ela acorda quando
ainda está escuro e providencia a refeição para a família. Pelo bem-estar
de seu marido e filhos, ela gerencia as
diversas tarefas do lar (Pv 31.15b). Ela
é uma mãe protetora, seus filhos estão
adequadamente vestidos tanto no calor
como no frio: “não receia a neve por
seus familiares, pois todos eles vestem
agasalhos” (Pv 31.21 - NVI). Essa mãe
virtuosa educa sua prole com sabedoria
e bondade (Pv 31.26 ). Antecipa-se as
dificuldades domésticas e “não come
o pão da preguiça” (Pv 31.27). Os filhos
reconhecem seu incalculável valor, a
elogiam, agradecem e retribuem o amor
recebido dessa ditosa mãe (Pv 31.28a).
3. Exemplo de administradora e
empreendedora.
A mulher virtuosa
é uma notável administradora. Como
empreendedora adquire tecidos, confecciona roupas, lençóis e colchas de
boa qualidade (Pv 31.15,22). Negocia bens
importados e de elevado padrão para a
sua casa (Pv 31.14). Compra propriedades
e gerencia negócios lucrativos (Pv 31.16).
Administra a produção e as vendas de seu
empreendimento (Pv 31.18,24). Generosa
e sensível, ajuda aos pobres e necessitados (Pv 31.20). Cheia de energia e de bom caráter é autoconfiante em relação
ao futuro (Pv 31.25). Essa esposa, mãe e
empreendedora é louvada por sua família
(Pv 31.28,29). O seu valor imensurável
não reside na aparência física, mas em
um coração temente a Deus (Pv 31.30). O exemplo e as virtudes dessa mulher serão
publicamente reconhecidos (Pv 31.31).
SINOPSE III
A mulher virtuosa é um símbolo bíblico que tem a ver com
a esposa fiel, mãe amorosa e
mulher empreendedora.
CONCLUSÃO
A Bíblia revela que homens e mulheres se complementam (Gn 2.24).
Dessa forma, marido e esposa são
iguais como pessoas, mas diferentes
nas funções divinamente estabelecidas.
Dentre outros papéis, Deus confiou
às mulheres a dádiva da maternidade
e a tarefa de ser auxiliadora. Essas
características enobrecem e não estigmatizam as mulheres. Contudo,
a desconstrução da feminilidade as
coloca em rota de colisão com a vontade divina. Por isso, a mulher cristã
é instruída a honrar a sua feminilidade e assim glorificar a Deus em sua
soberania (Lc 1.38,46 -48).
REVISANDO O CONTEÚDO
1. No ato criativo, como a imagem divina foi distribuída para Adão e Eva?
No ato criativo, a imagem divina foi distribuída sem distinção entre eles,
fazendo-os iguais diante do Altíssimo. Adão e Eva foram criados iguais em
pessoalidade, valor, honra e respeito.
2. No século 19, o que aconteceu na Europa e nos EUA?
No século 19, acontece na Europa e nos EUA a primeira onda do ativismo
feminista. As mulheres reivindicam direitos iguais aos homens.
3. O que a Bíblia ensina sobre o casamento?
A Escritura ensina que o casamento é monogâmico, heterossexual e indissolúvel (Mt 19.5,6), tendo o homem como líder da família (Ef 5.23).
4. Cite ao menos duas características da mulher virtuosa com o mãe.
Mãe dedicada e protetora.
5. Cite ao menos duas características da mulher virtuosa como administradora.
Fazer negócios e administrar a produção.
Fonte: CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.