quinta-feira, 12 de outubro de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 3 / 4º Trim 2023


AULA EM 15 DE OUTUBRO DE 2023 - LIÇÃO 3
(Revista Editora Betel)

Tema: O Verdadeiro Discípulo de Cristo exerce o seu chamado em Amor

TEXTO ÁUREO
“Que em presença da igreja testificaram da tua caridade; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás.” 3 João 6

VERDADE APLICADA
Como discípulos de Cristo, busquemos abundar em amor, pois os últimos dias são marcados pelo egoísmo e a indiferença.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar o poder do amor.
Ressaltar que o amor é o maior bem.
Ensinar que sem amor não existe discipulado.

TEXTOS DE REFERÈNCIA
1 CORÍNTIOS 13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
4 A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Jo 3.16 O amor deve motivar o coração do discípulo.
TERÇA – 1Co 16.14 Tudo deve ser feito em amor.
QUARTA – Hb 13.1 O amor deve ser permanente.
QUINTA – 1Pe 4.8 O amor deve ter mão dupla
SEXTA– 1 Jo 4.8 Deus é amor
SÁBADO – 1 Jo 4.16 Quem está em amor está em Deus.

HINOS SUGERIDOS: 35, 227, 430

INTRODUÇÃO
- "O apóstolo João adverte que quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor [1Jo 4.8]. Ele não apenas sente amor, Ele é o próprio amor, esta é a sua natureza, por isso Seus filhos também devem amar [1Jo 4.20]."
, esta lição vai nos mostrar que o trabalhar na obra de Deus não pode ser só por obrigação ou conveniência, mas acima de tudo, por amor. Quando fazemos por amor, não esperamos nada em troca, mas quando nossas motivações são outras, estaremos sempre esperando algo em troca e quando não recebemos o que esperamos, então logo vem o desânimo.

1- O AMOR DE DEUS
- "João mostra que o amor é mais que um sentimento, é uma Pessoa: Deus. Nele reside toda benevolência [Sl 136], misericórdia [Lc 1.50], perdão [Mq 7.18]. O termo usado em 1 João 4.8 para amor é ágape (grego), o mesmo que Paulo utiliza em 1 Coríntios 13"
, quando João afirma que Deus é amor, ele está informando que o amor original está em Deus e que Ele é a fonte do amor que precisamos. Esse amor chamado no grego de "ágape", é diferente do amor de irmãos, de amigo e das paixões mundanas. É um amor puro que só visa o bem da pessoa amada e que não espera nada em troca.

1.1. Fruto do Espírito.
- "Em Gálatas 5.22, o amor “ágape” aparece como Fruto do Espírito Santo. Ou seja, é o amor divino, “produzido” pela Terceira Pessoa da Trindade. Sendo assim, podemos adquirir esse amor e manifestá-lo graciosamente quando estamos em Jesus [Jo 15.5]."
, ou seja, quando o Espírito Santo habita em nós, Ele começa a desenvolver o seu fruto em nosso interior e o amor de Deus é um aspecto desse fruto. E esse amor nos faz ver as pessoas de forma diferente, ele começa a mudar nossos sentimentos e nossa natureza começa a ficar mais parecida com a de Deus.

... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:
 
- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 

___________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.