quarta-feira, 25 de outubro de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 5 / 4º Trim 2023


AULA EM 29 DE OUTUBRO DE 2023 - LIÇÃO 5
(Revista Editora Betel)

Tema: O Verdadeiro Discípulo depende inteiramente de Cristo

TEXTO ÁUREO
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” 2 Coríntios 4.7

VERDADE APLICADA
O exercício de um discipulado saudável consiste no discipulador estar ciente de ser um instrumento nas mãos de Deus, para que o propósito do Senhor seja cumprido.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que as qualidades humanas são insuficientes
Expor o conceito bíblico de autoridade
Mostrar que fraco é quem não se submete a Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

JOSUÉ 7
2- Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven, da banda do oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra Subiram, pois, aqueles homens e espiaram a Ai.
3- E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens, a ferir a Ai. Não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são,
4- Assim, subiram lá do povo alguns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5- E os homens de Ai feriram deles alguns trinta e seis e seguiram-nos desde a porta até Sebarim, e feriram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | 1 Sm 16.7 Deus não vê a aparência, mas o coração.
TERÇA | Sl 119.67 A vitória vem da obediência à Palavra.
QUARTA | Jo 15.5 O êxito vem de Jesus.
QUINTA | 2Co 12.10 A força vem de Deus.
SEXTA | Fp 4.13 É Jesus quem nos fortalece.
SÁBADO | Tg 4.10 Só Deus pode exaltar o homem.

HINOS SUGERIDOS: 253, 268, 427

INTRODUÇÃO
- "As promessas e garantias de Deus a respeito de conquistas e de que está com o Seu povo não eliminam a necessidade de constante vigilância, oração, humildade, cuidado para agir de acordo com os princípios bíblicos e consciência de que somos falhos e limitados.", esta lição fala a respeito do excesso de auto confiança que o cristão pode desenvolver, pois isso pode levar o crente a deixar a confiança em Deus e passar a confiar somente em si mesmo. Quando temos consciência de nossas limitações passamos a ter a noção da necessidade de estar buscando a Deus, orando, jejuando e meditando na Palavra de Deus.
A lição também vai tratar da diferença entre autoridade e autoritarismo, além das atitudes do verdadeiro discípulo.

1- A ILUSÃO DA FORÇA HUMANA
- "Ai ou Aia ou Aiate era uma cidade ao oriente de Betel e junto a Bete-Áven, próxima a Jericó e a segunda cidade tomada na invasão de Canaã (a Terra Prometida). Seu nome traduzido é “monte de ruínas”, podendo significar o que ela se tornaria. Após conquistar Jericó, uma cidade forte, os hebreus acreditaram que nada mais seria impossível. A subestimação do inimigo aliada à desobediência os levou à derrota em um lugar onde venceriam. O bom discipulador é aquele que confia em Deus, não em si [2Co 12.10]. Aprendeu a maior lição: aquele que aprendeu a depender de Deus!", após a conquista de Jericó, o povo achou que poderia vencer facilmente em Ai, mas eles cometeram um erro clássico, foram à guerra, sem a devida consulta a Deus:
"E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai." Josué 7.3,4

Por esta passagem, vemos que não houve uma consulta inicial a Deus, acreditaram que poucos homens seriam o suficiente, se tivessem consultado a Deus poderiam ter identificado o pecado no meio do arraial e jamais teriam subestimado o inimigo.

1.1 Corpo físico.
- "O maior engano já cometido por grandes personagens bíblicos, geralmente está relacionado à confiança em suas próprias forças, como foi o caso de Sansão, que acabou morto [Jz 16.30]", confiar em suas próprias forças foi o erro de Sansão, que deu origem a outro erro, e talvez o pior, que foi o de não guardar a lei do Senhor no coração, Sansão foi um nazireu que cumpria o voto somente no exterior, mas não no coração, pois era rebelde e inconsequente.

... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:
 
- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.