quarta-feira, 4 de outubro de 2023

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 2 / 4º Trim 2023


AULA EM 8 DE OUTUBRO DE 2023 - LIÇÃO 2
(Revista Editora CPAD)

Tema: Missões Transculturais – A sua Origem na Natureza de Deus

TEXTO ÁUREO
“Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações.” (Gn 17.4)

VERDADE PRÁTICA
O amor de Deus é a verdadeira motivação do crente para realizar a obra missionária.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Hb 11.8 Chamado a ir para um lugar completamente desconhecido
Terça – Gl 3.8,16 O Senhor Jesus Cristo é o legítimo descendente de Abraão
Quarta – Gl 3.16; 4.4 A providência salvífica de Deus na história humana por meio de uma família
Quinta – Ef 1.7; Gl 3-13; 4-5 O plano redentor de Deus como atividade executada por meio de Jesus Cristo
Sexta – Gn 12.3 A natureza missionária de Deus na relação com a humanidade
Sábado – Mt 5.13-14 Igreja de Cristo – chamada para ser sal da terra e luz do mundo

Hinos Sugeridos: 49, 459, 545 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 12.1-3; 17.1-8

Gênesis 12
1- Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2- E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3- E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Gênesis 17
1- Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
2- E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.
3- Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4- Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações.
5- E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.
6- E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti.
7- E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.
8- E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.

INTRODUÇÃO
- "A palavra “transcultural” traz a ideia de um missionário que transpõe as barreiras da cultura de um povo, ou civilização, para apresentar o amor de Deus. Isso implica interação com todos os grupos étnicos da Terra, com os diferentes aspectos da vida das pessoas."
, convém relembrar que um "grupo étnico" é aquele cujas as pessoas mantém semelhanças culturais. Muitas vezes o missionário não conhece a fundo o grupo étnico que está evangelizando, mas o missionário precisa saber como se achegar a qualquer nova etnia, a fim de conquistar a simpatia e não ofender suas crenças e costumes.
- "Na lição desta semana, veremos que Deus escolheu uma família , para, por meio dela, alcançar todas as famílias da Terra. Esse processo se deu por Abraão, sua família, a nação de Israel, a pessoa de Jesus e, finalmente, a Igreja. Assim, contemplaremos a natureza missionária de Deus, bem como o caráter do seu amor como a base de toda a prática missionária dos cristãos.", ou seja, veremos na lição como se iniciou o projeto de missões e como ele foi transcorrendo na história da nação de Israel. Depois que Deus expulsou o ser humano de Sua presença, deu início ao projeto para trazer esse ser humano de volta, vejamos a primeiro ação de Deus para colocar o projeto missionário em prática:
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.", Gênesis 3.15

A primeiro ação de Deus foi dar a profecia.

I- A NATUREZA MISSIONÁRIA DE DEUS

1- A natureza missionária de Deus no chamado de Abrão (Gn 12.1-3).
- "A expressão “Sai-te da tua terra” revela uma ordem e um chamado de Deus para Abrão ir a um lugar que, a princípio, ele não conhecia (Hb 11.8)."
, podemos notar que o processo para constituir uma nação já inicia com uma atitude missionária na vida de Abraão, a diferença é que Abraão não estava indo anunciar nada a ninguém, na verdade ele nem sabia direito naquele momento o que Deus iria fazer.

... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:

- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.