quarta-feira, 22 de novembro de 2023

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 9 / 4º Trim 2023


AULA EM 26 DE NOVEMBRO DE 2023 - LIÇÃO 9
(Revista Editora CPAD)

Tema: A Igreja e o Sustento Missionário

TEXTO ÁUREO
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Fp 4.19)

VERDADE PRÁTICA
O sustento missionário é um investimento espiritual que Deus credita na conta dos doadores.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Fp 4.15 O sustento missionário deve ser executado voluntariamente e com alegria
Terça – Lc 14.28 A importância de planejar financeiramente o projeto missionário
Quarta – Mt 5.37 Tudo o que foi previamente acordado deve ser cumprido
Quinta – Gl 6.6; Rm 15.25-28; 1 Tm 5.18; 1 Co 9.9-14 Compreendendo de maneira plena a importância do sustento missionário
Sexta – 2 Co 9.6-8 Contribuir para a obra missionária é um investimento espiritual
Sábado – Mt 6.20,21 Investir na obra missionária é ajuntar tesouros no céu

Hinos Sugeridos: 47, 225, 344 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Filipenses 4.10-20
10- Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
11- Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12- Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
13- Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
14 Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
15-E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.
16 Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário à Tessalônica.
17-Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta.
18 – Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
19 – O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
20 – Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo sempre. Amém!

INTRODUÇÃO
- "O propósito desta lição é estudar, de maneira bem específica, a respeito do sustento financeiro da obra missionária no cenário atual. Iniciaremos o nosso estudo a partir da porção bíblica de Filipenses 4.10-20. Em seguida, destacamos alguns princípios básicos à luz de Filipenses."
, nesta aula será retomado a questão sobre a contribuição na obra missionária, ainda que já tenha sido mencionada em lições anteriores, esta lição vai tratar de forma mais detalhada, pois é um tema importante para os nossos dias.
Em locais distantes os produtos necessários para o trabalho missionário, chegam com preços muito elevados e os missionários ficam com poucos recursos, enquanto isso muitos dos membros de nossas igrejas não se preocupam com a obra de missões. Seria interessante essa aula ser lecionada para todos os membros da igreja local.
- "Finalmente, faremos uma comparação entre o entendimento da igreja de Corinto e o da igreja de Filipos a respeito da consciência do sustento missionário, enfatizando a importância de reconhecer o sustento financeiro da obra missionária como um dever dos membros da igreja local. Que tenhamos o perfeito entendimento de que investir financeiramente na obra missionária é ajuntar tesouros na eternidade!", este subsídio dará a forma de aplicarmos em nossas vidas os conhecimentos aprendidos aqui, a fim de ajudarmos a obra de missões. E também os professores em sala terão uma ferramenta para ensinar os alunos dando aquele algo à mais na sua aula.

I- A IGREJA DE FILIPOS E O SUSTENTO MISSIONÁRIO

1- Paulo e a igreja de Filipos.
- "O texto de nossa Leitura Bíblica em Classe mostra que o apóstolo Paulo aceitou a oferta dos crentes da igreja de Filipos, que foi entregue voluntariamente ao apóstolo, de modo que serviu para o seu sustento. De fato, o apóstolo era um missionário que vivia por fé."
, pelo que podemos observar nas cartas de Paulo, ele não solicitava aos irmãos que enviassem mantimentos para ele, mas diversas igrejas, como a de Filipos, sempre lhe mandavam ofertas, porém já vimos o apóstolo solicitando ofertas para os pobres, veja:
"E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.", 1 Coríntios 16.3
No versículo anterior o apóstolo havia solicitado uma oferta dos coríntios e aqui ele está dizendo que levaria essa oferta para os irmãos pobres da igreja de Jerusalém. Ou seja, ele não pedia oferta para si, mas pedia para os irmãos pobres. A preocupação não era com ele, mas com a Igreja.

... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:

- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.