(Revista Editora Betel)
Tema: O verdadeiro discípulo é um exemplo para futuras gerações
TEXTO ÁUREO
“Lembrai-vos os vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para sua maneira de viver” Hebreus 13.7
VERDADE APLICADA
Os discípulos de Cristo, por pertencerem ao mesmo Corpo de Cristo, devem exercer, uns sobre os outros, influência que edifica.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar o contraste entre o bom e o mal discípulo
Ressaltar as características de um bom discípulo
Expor a importância do legado
TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 TIMÓTEO 1
9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
11 Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
12 Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Sl 78.5 O testemunho de Deus deve ser transmitido
TERÇA – Pv 13.22 Um homem bom deixa boa herança
QUARTA – Ef 4.1 Ser um discípulo inspirado em Jesus
QUINTA – Ef 6.5 Servir a Deus com sinceridade
SEXTA – 1 Ts 5.12 O bom discípulo deve ser reconhecido
SÁBADO – 1Pe 3.21 Ter boa consciência diante de Deus
HINOS SUGERIDOS: 11, 93, 291
INTRODUÇÃO
- "Nesta lição, baseada no nosso estudo focado no discipulado, mostraremos a importância do legado, cujo significado, segundo o Dicionário é “aquilo que se passa de uma geração a outra, que se transmite à posteridade: herança”, como falamos em outras lições, Paulo tinha a preocupação de como ficaria a igreja depois de sua partida. E essa preocupação deve ser de cada obreiro e cristão em geral. A geração de obreiros que serão pastores presidentes, dirigentes e ministros em geral, são os nossos jovens hoje. Precisamos nos preocupar em como eles conduzirão a obra de Deus depois de nós.
1.1. Uma liderança reprovável.
- "Nos Versículos 9 e 10, João mostra o legado de Diótrefes como um discípulo reprovado. Ele proferia “palavras maliciosas”. O termo malicioso no grego significa “cheio de labores, aborrecimentos, fadigas que causa dor e problema.”, o mal legado de uma pessoa tem o poder de influenciar outras pessoas no futuro, tanto para o bem como para o mal. Mas isso depende de como a história será contada. No caso de Diótrefes, o seu mal exemplo se tornou num "mal legado" a ser usado para o bem, pois a partir do momento em que ele passou a ser mencionado na carta de João, as outras gerações passaram a aprender o que não se deve fazer.
- "O fraco humilha os outros, para sentir-se forte.", esse tipo de atitude é comprovada hoje pela psicologia. Algo muito comum relacionado a isso, é a situação em que uma pessoa com fraqueza de caráter aponta erros nos outros para ocultar suas próprias fraquezas, pois fazendo isso desvia os olhares de sobre si.
... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:
- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)
Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.
Acesse também: Conteúdo Lição 13 / Vídeo pré-aula
___________________________________________________________
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.