quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 11 / 4º Trim 2023


AULA EM 10 DE DEZEMBRO DE 2023 - LIÇÃO 11
(Revista Editora CPAD)

Tema: Missões e a Igreja Perseguida

TEXTO ÁUREO
“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Tm 3.12)

VERDADE PRÁTICA
Precisamos aprender com os cristãos perseguidos aspectos da fé cristã que só eles conhecem devido à natureza da opressão que eles experimentam.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1 Co 4-11-13 A marca do sofrimento de um cristão perseguido
Terça – At 22.25-29 Fazendo o uso sábio da Lei num contexto de perseguição
Quarta – Hb 13.3 É preciso se sensibilizar pela igreja perseguida
Quinta – Tg 5.16 A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos
Sexta – Ef 6.19,20 Tendo coragem e não desanimando com a perseguição
Sábado – 2 Co 11.22-28 Perseverança e resiliência num contexto de perseguição

Hinos Sugeridos: 334, 357, 422 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 6.8,9,13,14; 8.1-4

Atos 6
8- E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9- E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
13-Apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
14- porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.

Atos 8
1-E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e da Samaria, exceto os apóstolos.
2-E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão e fizeram sobre ele grande pranto.
3-E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
4-Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra.

INTRODUÇÃO
- "A perseguição contra cristãos é uma realidade. Aproximadamente mais de 360 milhões de cristãos no mundo sofrem algum tipo de perseguição por expressarem a sua fé em Jesus. Muitas vezes, a obra missionária é realizada num contexto de perseguição religiosa, política e cultural."
, a fé cristã, embora possa ser pregada em meio a qualquer outra religião, incomoda as pessoas que não a aceitam ou que já possuam alguma crença. Por isso os cristãos sofrem esses tipos de perseguição, religiosa, política e cultural, vejamos cada uma:
- religiosa, quando em determinado local há uma religião oficial, os seguidores lutam contra o cristianismo, por se sentirem ameaçados por ele;
- política, quando os seguidores do cristianismo começam a aumentar e isso incomoda as autoridades locais, por acharem que os crentes podem se unir para derrubá-los ou se tornar uma força política na região;
- cultural, quando o estilo de vida dos cristãos os diferencia das pessoas de uma região, isso acaba incomodando as pessoas.
- "Por isso, o tema desta semana é muito importante. Veremos como a igreja do Novo Testamento lidou com esse desafio, faremos um panorama da perseguição na atualidade e refletiremos a respeito do que podemos fazer para ajudar os cristãos e os missionários perseguidos que labutam na causa do Evangelho.", o fato é que não há como resolver o problema da perseguição, por isso, o que podemos fazer é aprender sobre ela e ensinar à igreja a conviver com isso. Outro objetivo importante nesta aula, é buscar envolver a igreja local na obra missionária, mostrando para os irmãos a importância de se orar e contribuir para esse ministério.

I – A IGREJA NASCEU EM UM CONTEXTO DE PERSEGUIÇÃO

1- A perseguição contra Estêvão, o primeiro mártir.
- "Estevão foi um servo de Deus que se comportou com muita sabedoria diante de um levante contra ele na sinagoga chamada dos Libertos (At 6.9). O texto de Atos 6 nos mostra que ele passou a ser vítima de mentiras, subornos e de falsas testemunhas, fazendo com que Estevão disputasse com eles a respeito das Escrituras (At 7.1-53)."
, não havia do que acusar Estêvão, então tiveram que inventar mentiras contra ele. Devemos estar aptos a enfrentar as mesmas coisas, pois sempre haverá perseguição contra nós. No entanto, importa que as acusações sejam todas falsas, porque a partir do momento em que alguém tiver alguma acusação verdadeira contra nós, então estamos no erro e envergonhando o Evangelho.


... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:

- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 

___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.