domingo, 24 de março de 2024

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 13 / 1º Trim 2024


Personagens bíblicos que salvaram suas Famílias
31 de Março de 2024



TEXTO ÁUREO
Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.” Gênesis 7.1

VERDADE APLICADA
Cada discípulo de Cristo terá a responsabilidade de procurar conduzir os de sua família à salvação em Cristo, no poder do Espírito Santo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar a decisão que Josué tomou pela sua família
Ressaltar a obediência de Noé a Deus
Enfatizar a boa atitude de Raabe de crer em Deus

TEXTOS DE REFERÊNCIA

JOSUÉ 24
15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porem eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

HEBREUS 11
7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que era Segundo a fé.
31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Gn 6.8 Noé achou graça aos olhos do Senhor
TERÇA – Gn 6.9 Quem anda com Deus protege sua família
QUARTA – Js 2.14 Ajudar o Reino de Deus a ajudar a família.
QUINTA – Js 2.18 A família precisa estar junta.
SEXTA – Js 24.14 Temer ao Senhor traz paz para a família.
SÁBADO – Js 24.24 A postura do líder abençoe a sua família

HINOS SUGERIDOS: 467, 577, 581

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que as famílias assumam o compromisso de servir ao Senhor

INTRODUÇÃO
Josué indaga ao povo e toma a decisão pela sua família. Noé não salvou o mundo, mas construiu a arca e salvou a sua família. Raabe não salvou toda a população de Jericó, mas salvou a sua família ao crer em Deus.

1- JOSUÉ TOMA DECISÃO PELA SUA FAMÍLIA
Após Josué exercer com brilhantismo o que Deus entregou em suas mãos, como comandante militar do exército de Israel, levando o povo a entrar em Canaã; agora, como líder espiritual, ele aconselha o povo a guardar os mandamentos escritos no livro da lei de Moisés [Js 23.1-6], a se esforçar e responder positivamente a quem gostariam de servir. Ele sabia que não podia tomar a decisão unilateral por todo Israel, mas ele toma decisão pela sua família e aconselha que eles façam o mesmo, esperando, é claro, uma resposta como a sua: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” [Js 24.15].

1.1. Tomada de decisão pessoal.
“Eu (1° pessoa do singular)": Eu assumo em primeiro lugar o compromisso. Eu servirei de exemplo para os demais. Exemplo de vida não é garantia de que será seguido, mas é consciência do dever cumprido. Nenhum sucesso alcançado suplanta a minha família nem o meu relacionamento com Deus. Josué chama atenção afirmando que quem vence as batalhas por nós é Deus [Js 24.12]. Devemos ter em mente que as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus [2Co 10.4]. O povo precisava voltar-se para Deus, pois eles já tinham presenciado grandes bênçãos e vitórias nas batalhas; nós somos propensos a esquecer benefícios. Somos ingratos por natureza. Josué se coloca como exemplo para as gerações futuras. Nós somos responsáveis por ensinar a nossa descendência.

Professor(a): Josué, na qualidade de líder, sabia que poderia influenciar o povo a voltar-se para Deus. Então, depois de entrar na Terra Prometida, tomar posse e morar em casas permanentes a não mais em tendas que montaram e desmontaram no deserto [Nm 9.15-23], Josué consulta o povo acerca de quem eles querem servir [Js 24.15]. Antes da resposta, ele procura esclarecer ao povo que os deuses dos seus pais os escravizaram no Egito por quatrocentos anos e que o Deus verdadeiro trouxe o povo à terra que manda leite e me!. Ele livrou o povo de Israel do mar Vermelho, onde passaram a pés enxutos; abençoou no deserto e abriu o rio Jordão para o povo passar. Deus derrubou uma grande muralha para o povo herdar a terra que Ele mesmo havia jurado aos seus pais que lhes daria [Js 1.6].

1.2. Tomada de decisão coletiva.
“Nós (minha família) – 1° pessoa do plural – serviremos..” Uma das coisas mais lindas e importantes que temos na vida é na nossa família. O ministério começa dentro de casa. Cuidar dos seus é uma obrigação [1 Tm 5.8]. Governar a sua própria casa é um pré-requisito [1Tm 3.4-5]. Não adianta ser bom para as pessoas de fora se você não é bom para a sua família. Não adianta ser educado e respeitoso com as pessoas de fora se você não faz isso com a sua família. O que adianta ganhar o mundo inteiro a perder a sua própria casa?

Professor(a): A decisão exige urgência: “Escolhi hoje a quem sirvais”. Não é daqui a um mês, um ano, cinco anos. Ninguém sabe o que cada dia nos reserva, o dia de amanhã não nos pertence [Pv 27.1; Mt 6.34] . Por isso, o tempo urge e, enquanto vivermos, teremos responsabilidades para com os nossos filhos. Nunca deixamos de ser pais, nem eles deixam de ser filhos. Se forem casados, não podemos interferir ou intrometer no seu casamento, mas podemos aconselhá-los; pois, se caírem em armadilhas ou em situações embaraçosas, não teremos consciência pesada pelo resto da vida, por não ter avisado.

1.3 . Tomada de decisão acertada.
“Serviremos ao Senhor – futuro do presente’: Quando um líder espiritual toma uma decisão acertada, o povo se alegra em Deus vence as batalhas por nós. A declaração exerceu grande efeito, influenciou, deu consistência e impactou as pessoas ao redor. Ele mostrou que existiam duas opções: servir aos deuses de seus antepassados ou ao Deus verdadeiro. Ao ser confrontado, o povo fez a escolha certa: “serviremos ao Senhor, nosso Deus” [Js 24.24-25]. Então, Josué ordena que o povo jogue fora os deuses estranhos a se incline de todo o coração ao Senhor, Deus de Israel, porque Ele santo não aceita misturas [Js 24.19, 23].

Professor(a): A escolha deve ser feita de forma consciente, com lucidez, espontânea, sem coação. Todos têm o livre-arbítrio, o direito de escolha, o poder de decisão. Só que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus no juízo final [Rm 14.12]. Pois, todos serão chamados a prestação de contas [Mt 12.36-37; Hb 4.13; 1Pe 4.5]. Deus não deseja que ninguém seja forçado ou obrigado a aceitá-Lo, adora-Lo ou prestar-Lhe culto. Mas é o líder que deve tomar a posição diante da família e da sociedade, independente da aceitação ou não. A obrigação do líder é maior do que a de todos, pois para isso ele foi escolhido. Ser líder não é um prêmio, mas uma enorme responsabilidade. Se a decisão dele for fraca hoje, dificilmente terá um futuro forte.

EU ENSINEI QUE:
Josué tomou a decisão acertada de servir ao Senhor juntamente com sua família.

2- NOÉ SALVA A SUA FAMÍLIA AO CONSTRUIR A ARCA
Deus manda Noé construir a arca e dá as especificações. Deus foi o Engenheiro e Projetor e Noé o executor do projeto [Gn 6.14- 16], porque Noé achou graça aos olhos do Senhor [Gn 6.8]. Noé era homem justo e íntegro em suas gerações e andava com Deus [Gn 6.9]. Noé fez tudo conforme Deus lhe ordenou [Gn 6.22]. O Senhor continua querendo colocar o Seu povo na Arca e fechar a porta por fora [Gn 7.16]. A Arca só tinha uma porta. Tipifica: Jesus, a única porta de salvação.

2.1. O simbolismo da família na Arca. 
A Arca de Noé simboliza: renovação, restauração, proteção divina, abrigo seguro, refúgio de salvação, símbolo da aliança e presença de Deus junto do povo escolhido e símbolo da Igreja. Representa também: um lugar onde se guarda preciosidades, tesouros, riquezas, joias. O Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pois o mundo estava cheio de maldade, as pessoas só faziam coisas más e havia violência em toda parte e isso lhe pesou o coração, ao ponto de mandar o dilúvio e exterminar todos os seres que fizera [Gn 6.5-7]. Mas Deus estabeleceu uma aliança com Noé e disse para ele entrar na Arca com os seus filhos, sua mulher e as mulheres dos seus filhos [Gn 6.18; 7.7].

Professor(a): Muitas foram as dificuldades enfrentadas por Noé e sua família. Não foi fácil ter paciência diante dos contrários, murmuradores e zombadores. Não foi fácil salvar a família diante de uma sociedade que oferece todos os tipos de pratos, de manjares, de iguarias. Não foi fácil construir a arca. A construção durou cerca de 100 anos. A Arca era tipo um cruzeiro, tinha 3 andares, divididos em vários compartimentos [Gn 6.16]. Noé já estava com 600 anos de idade quando começou o dilúvio [Gn 7.6].

2.2. Os desafios de colocar toda a família na Arca. 
As dificuldades enfrentadas por nós: os filhos crescem, casam e tomam os seus caminhos. Agora é joelhos dobrados, jejum e exemplo de vida. Exemplo de vida que nem sempre será seguido, mas é o nosso dever. Um filho pode sair da Arca por um tempo – exemplo do filho pródigo [Lc 15.11-32], mas, se foi ensinado [Pv 22.6], vai cair em si e voltar. A Arca tem hora que balança para lá e pra cá pela força das águas, pelos ventos que sopram ao contrário, pelas ondas fortes. Mesmo Jesus no barco surgem as tempestades e o mar fica revolto. Mas quem tem Jesus no barco o final vai ser feliz, porque Ele repreendeu o vento e diz ao mar: “Cala-te, aquieta-te” e será uma grande bonança [Mc 4.35-41]. Tem porta que Deus fecha para salvar a nossa família, nós não entendemos isso. Às vezes, Deus fecha a porta, mas o milagre é para quem está do lado de dentro.

Professor(a): Não sabia que toda a sua família corria risco de perder a vida. Hoje sabemos também que toda a nossa família está correndo risco de perder vida física e espiritual. Estamos vivendo os dias de Noé [Mt 24.37-38], diante de uma sociedade corrupta, imoral e cheia de maldade e violência [Gn 6.11]. A Arca simboliza hoje: a busca pela espiritualidade; o conserto do altar de Deus; a comunhão e a intimidade com Deus; a sinceridade da fé em Deus; a obediência pelo terror a Deus; a separação do mundo para a santificação a Deus; a proteção pelo cumprimento dos mandamentos da Palavra de Deus. Qualquer defeito que acontece na nossa Arca pode ter certeza de que não é falha do Projetista. Somos nós que estamos errando. Mas temos uma boa notícia: Ele é especialista em consertar Arca. Aleluia!

2.3. As famílias enfrentam o dilúvio em pleno século 21.
Existem vários dilúvios arrastando as famílias e levando-as à destruição. Dia após dia, ficamos sabendo de famílias sucumbidas pelas águas do dilúvio. Não águas literais, mas as mazelas impostas pelo afastamento de Deus, pela falta de temor; infidelidades conjugais, divórcios de maneira equivocada, violências domésticas, entre outros. Infelizmente, todas as famílias passam por intempéries, mau tempo, tempestades e ventos contrários. Antecipar-se às crises é fazer a nossa parte. A sabedoria manda planejar o futuro.

Professor(a): Noé não salvou o mundo, mas, pela fé, salvou a sua família [Hb 11.7]. Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Noé tinha uma obediência singular à Palavra de Deus. Deus faz aliança com quem tem intimidade a andar na Sua presença. A arca de Noé mostra que é possível salvar a nossa família desde que sigamos os princípios bíblicos. Deus manda Noé passar betume por fora e por dentro para impermeabilizar e tapar as brechas e não correr riscos de entrar água [Gn 6.14]. Aquela embarcação suportou porque estava revestida. Precisamos revestir a nossa família com a proteção do Espírito Santo, pois fora da arca há destruição e morte.

EU ENSINEI QUE:
Deus salvou Noé e toda a sua família da destruição.

3- Raabe preserva a sua família pela fé
Ao assumir o lugar de Moisés, Josué enviou mais dois homens secretamente para cumprirem a tarefa de espiar a Terra Prometida com o propósito de conquistá-la [Js 2.1]. Eles foram parar na casa de uma meretriz chamada Raabe, que os ocultou e ajudou os espias a observarem a Jericó, mas numa troca, onde a sua vida seria poupada e, também, teria a promessa estendida em favor dos seus familiares.

3.1. O juramento dos espias precisava de um sinal.
Raabe pede um sinal certo aos espias [Js 2.12]. Precisamos deixar claro que as condições sugeridas por ela eram “vida por vida” A vida deles respondia pela vida dela e de seus familiares [Js 2.14]. Então os espias disseram para Raabe que ela deveria colocar um cordão de fio de escarlata à janela por onde os fizeste descer e colocar todos os seus familiares dentro de casa; não deixe nenhum de fora da porta, se assim não fizeres, nos desobrigados desse juramento [Js 2.17-19].

Professor(a): Raabe recebe os espiões em Jericó, em sua casa sobre os muros, e os esconde no terraço entre as canas de linho colhido e colocadas para secar empilhadas [Js 2.6]. Um ato de bravura em meio a uma situação nebulosa. Raabe arriscou a sua própria pele para salvar a sua família. Pela escolha de Raabe, não só salvou a sua vida como recebeu de Deus o perdão dos seus pecados, e salvou toda a sua família ao crer no Deus Todo-Poderoso.

3.2. Raabe reconhece que Deus está com o Seu povo. 
Ao reconhecer que o Deus dos espias estava com eles, que havia dado aquela terra e fez secar as águas do Mar Vermelho, os seus corações desmaiaram e não tinham mais ânimo. Então, Raabe declara e aceita que: “O Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus a embaixo na terra” [Js 2.9-11]. Raabe entendeu as explicações dos espias e fez a opção pelo lado certo, da preservação dos homens de Deus. Olhando com os olhos carnais, jamais poderíamos esperar que uma prostituta poderia ajudar nos planos de Deus e Deus em contrapartida salvar a sua alma. A história de Raabe nos ensina que a família precisa estar junta, com união de propósito [Sl 133] e no vínculo da paz [Ef 4.3].

Professor(a): Raabe foi salvo; entendeu o plano de Deus para o Seu povo. Figuradamente, como uma pessoa hoje, cheia de mazelas e pecados, aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador. A Bíblia diz que quer confessa as suas transgressões e deixa, alcançará a misericórdia do Senhor [Pv 28.13; 1 Jo 1.9]; o seu passado será apagado e lançado no mar do esquecimento [Is 43.25; Mq 7.18-19]

3.3. As nossas escolhas determinarão o nosso futuro. 
Raabe faz a escolha segura, sábia e com fé, na qual contempla toda a sua família. Tem muita gente brincando com as escolhas da vida e esquecendo que haverá consequências. A escolha foi feita com liberdade, mas todos deverão arcar com os resultados. Nós temos condições de mudar a história da nossa casa e da nossa família. O nosso exemplo de vida fala mais alto do que as nossas palavras no seio da nossa família. Toda decisão certa será confirmada pelas atitudes. Não adianta dizer que é fiel a Deus, se as ações não confirmam o que você fala. Raabe foi justificada por sua fé e obras [Tg 2.24-26]. Se você não faz, não adianta ensinar. É um perigo a omissão dos pais em relação aos filhos e dos filhos em relação aos pais. Não podemos ser relapsos em não tomar decisão favorável a nossa família.

Professor(a): A benção foi tão grande que Raabe passou a constar na genealogia de Jesus [Mt 1.5]. Foi citada na galeria dos heróis da fé [Hb 11.31]. Onde pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

EU ENSINEI QUE:
A decisão de Raabe preservou a sua vida e a de sua família.

CONCLUSÃO
Aprendemos com Josué, Noé e Raabe que nunca devemos negligenciar uma decisão tão importante. Que Deus nos dê graça para conservar a nossa decisão ao lado dEle e levarmos a nossa família aos pés do Senhor.


Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

4 comentários:

  1. Parabéns! Por nos trazer a memória: Noé, Josué e Raabe; mas, vejo em Jose, o grande exemplo Biblico de preservação da família e de uma futura Nação. Pr. Antonio Neto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pastor Antonio, quando pensamos em José e em sua família, a palavra mais forte que nos vem à cabeça é perdão. Numa família onde há o perdão, certamente haverá também a preservação e as bênçãos do Senhor. Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. A paz do Senhor Pastor. Passando para dizer que em 2018 e 2019 o Clube da teologia muito me ajudou. Apos a maternidade fiquei ausente da EBD e agora estou retornando. Vim correndo procurar a pagina novamente. como fiquei um bom tempo sem entrar na pagina, gostaria de saber se ainda tem os slides das aulas disponível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, não trabalhamos com slides, obrigado por estar conosco, continue utilizando a nossa página. Deus é fiel.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.