sexta-feira, 29 de março de 2024

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Resumo do 1º Trim 2024



Tema do 1º Trimestre: Família, um projeto de Deus

Esse conteúdo visa facilitar os professores na aula de encerramento do Trimestre e consiste em um resumo de cada lição ministrada:

Lição 1: O Projeto estrutural da Família
Resumo: Nessa lição foi apresentada a criação do primeiro casal, dando foco para a importância da família e o valor que devemos dar a ela. E apresentou também as promessas de Deus para a família.
Pergunta Sugerida: 
Quais as finalidades do projeto família?
R: Não deixar o homem só (companheirismo);
não deixá-lo sem adjutora (auxiliadora);
ter alguém que estivesse no mesmo nível (correspondesse).

Lição 2: Namoro, Noivado e Casamento
Resumo: Nessa lição foi falado da importância do namoro, do noivado e do casamento, apresentando o namoro como a fase em que os namorados irão se conhecer na esfera familiar, social e espiritual e criticando o namoro muito prolongado. Falou também do noivado como uma fase de planejamento da futura família e mostrando o tipo de bagagem que os noivos levam para o casamento, como traumas, complexos familiares e problemas psicológicos; e falou do casamento mostrando como o casal deve valorizar um ao outro e não se deixar influenciar por opiniões externas.
Pergunta Sugerida: 
Qual é a brecha que se abre quando o casal vive às custas dos pais ou sogros? Dica: subtópico 2.3
R: Quando você vive às custas dos pais ou sogros, abre-se brechas para que eles interfiram no seu casamento.

Lição 3: A Bíblia Sagrada como Manual da Família
Resumo: Essa lição mostrou como a Bíblia tem ensinos para a família, especificamente para os maridos, para as mulheres e para o casal. Mostrou também como a Bíblia orienta os pais e os filhos e deu orientações de como ter uma vida conjugal estruturada, duradoura e com testemunho cristão.
Pergunta Sugerida: 
No que a família moderna está se transformando? Dica: subtópico 2.3
R: A família moderna está se transformando em um grupo de estranhos, todos ilhados dentro da sua própria casa.

Lição 4: Vida conjugal – Espelho do Relacionamento Cristo – Igreja
Resumo: Essa lição fez uma comparação entre a família e a igreja, mostrando a correlação entre essas duas instituições e dando ensinamentos de como devemos cuidar delas. Mostrou como a igreja ajuda a família e a responsabilidade da família em zelar pela igreja e por fim falou da importância de estar com a família na casa de Deus.
Pergunta Sugerida: 
Do que a igreja precisa para reunir as famílias? Dica: subtópico 2.1
R:  A igreja precisa de programações que envolvam toda a família.

Lição 5: A importância da Família para a Sociedade
Resumo: Essa lição mostrou como as famílias constroem uma boa sociedade, falou de como a criação dentro dos lares entregam indivíduo de bem à sociedade. Nesse ponto a lição falou do cuidado dos membros da família uns para com os outros, de ter um lar agradável e falou também do cuidado da saúde da família no seu aspecto físico, mental e espiritual.
Pergunta Sugerida: 
Cite alguns aspectos que evidenciem a importância da família. Dica: subtópico 1.2
R:  Para evitar a degradação moral, para evitar a promiscuidade [1Co 7.2]; para evitar crianças desamparadas e moradores de rua; para evitar as dependências das drogas, álcool e tabagismo.

Lição 6: Desafios de ser Família nos dias Atuais
Resumo: Essa lição identificou o problema dos valores da sociedade atual e o confronto com os valores da família tradicional, dando destaque para a inversão de valores. Falou também dos problemas enfrentados dentro do lar, como a disciplina, a diferença de gerações e a gestão financeira da casa; por fim mencionou sobre o problema do divórcio e deu estratégias para o casal contornar os problemas conjugais.
Pergunta Sugerida: 
Cite pelo menos três estratégias para se contornar os problemas conjugais. Dica: subtópico 3.3
R:  Todas as estratégias estão no subtópico 3.3

Lição 7: Família – Os cuidados com a era digital e com os Idosos
Resumo: Essa lição falou dos benefícios e dos malefícios da tecnologia apresentando seus perigos. A lição mostrou como a tecnologia facilita a entrada da iniquidade nos lares e por fim, falou da importância de se cuidar dos idosos dentro da família, mostrando que eles possuem experiências de suas histórias de vida que precisam ser valorizadas.
Pergunta Sugerida: 
O que a Bíblia ordena sobre o relativismo cultural dos dias atuais? Dica: subtópico 2.3
R:  A Bíblia diz: “Não vos conformeis com este mundo” [Rm 12.2].

Lição 8: Família, uma Obra em permanente construção
Resumo: Essa lição estabeleceu uma analogia da família como uma construção, falando da importância de estabelecer a união do casal e ajudando a entender que são pessoas imperfeitas construindo uma família. Falou também que o casamento deve ser visto como permanente e não como um experimento; a lição também afirmou que o casamento deve ser um aprendizado constante, onde condenou a cultura machista e mostrou os problemas das ideias feministas que ferem a cultura cristã do casamento.
Pergunta Sugerida: 
O que a lição ensina sobre os problemas de cada dia? Dica: subtópico 2.2 (no final do subtópico)
R:  Precisamos encarar os problemas de cada dia. Não adianta deixá-los acumular. A perseverança é a marca dos que permanecem casados. Seja persistente.

Lição 9: Família, Primeiro ministério e Maior Patrimônio
Resumo: Essa lição falou para todos, mas especialmente para os obreiros e mostrou a importância de se governar bem o lar, de conquistar a família para Cristo; comparou a família a um patrimônio, como um tesouro e mostrou o nosso dever de proteger a família, dando instruções bíblicas de como preservá-la.
Pergunta Sugerida: 
Onde começa o altar de todo crente? Dica: subtópico 1.3
R:  O altar começa em casa, não adianta ser o máximo na igreja, ser exímio em tudo aquilo que faz, se o altar da sua família está precisando de reparos.

Lição 10: Relacionamento ideal entre os Cônjuges
Resumo: Essa lição falou dos fundamentos do relacionamento conjugal tratando do amor, da confiança e do diálogo; também falou do aprimoramento da relação, aprendendo a renunciar, a suportar e a perdoar o cônjuge; e por fim falou de maturidade conjugal, onde exortou os casais a desenvolverem a mutualidade, a reciprocidade e a cumplicidade.
Pergunta Sugerida: 
No que consiste o suportar a pessoa amada, de acordo com a lição? Dica: subtópico 2.2
R:  Tolerar as falhas, aturar as deficiências e aceitar os limites da pessoa amada.

Lição 11: Relacionamento ideal entre Pais e Filhos
Resumo: Essa lição falou sobre a atribuição dos pais, mencionando a responsabilidade, o diálogo e o problema dos maus tratos; falou também das funções dos filhos, acerca dos seus deveres e da consciência deles em relação aos pais e a gratidão que devem demonstrar; por fim falou dos deveres compartilhados entre pais e filhos.
Pergunta Sugerida: 
Qual a expressão de gratidão que monstra educação, mas que é esquecida com o tempo? Dica: subtópico 2.3
R:  Um “muito obrigado” mostra educação, com o tempo se esquece.

Lição 12: O verdadeiro sentido de serem dois em um
Resumo: Essa lição mencionou a importância de o casal serem como uma só pessoa e tratou disso na esfera do corpo, da alma e do espírito; mostrou a importância de encontrarem o prazer no corpo um do outro, evitando a perversão e a incontinência; falou da conexão da alma, se referindo aos sentimentos de ambos; e por fim, falou da conexão no espírito falando da importância do casal estar ligado ao Senhor.
Pergunta Sugerida: 
O que é a alma de acordo com a lição? Dica: subtópico 2.1
R:  A alma é a sede das emoções, sentimentos, desejos, afetividade, pensamentos, identidade de cada indivíduo. Parte imaterial do ser humano.

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.