quinta-feira, 4 de abril de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 1/ ANO 1- N° 1

Os Sinais do Fim dos Tempos

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Apocalipse 15.1

1- E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque nelas é consumada a ira de Deus.

Apocalipse 16.2-4,8,10,12,17

2- E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.

3. E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda alma vivente.

4- E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. 

8- E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.

10- E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor. 

12- E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente. 

17- E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito!

TEXTO AUREO

Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Mateus 24.33

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Mateus 24.1-14 O princípio das dores

3ª feira - 1 Tessalonicenses 4.16,17 Os que ficarmos vivos, seremos arrebatados

4ª feira - Lucas 21.7-36 Vigiai, pois, em todo o tempo

5ª feira - Daniel 12 Os tempos do fim

6ª feira Romanos 8.35-39 Ninguém nos poderá separar do amor de Cristo

Sábado Mateus 24.15-28 Sinais do fim

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

assimilar a sequência de sinais que caracterizam o fim dos tempos;

compreender que o Altíssimo graciosamente nos orienta sobre o fim a partir desses sinais;

conscientizar-se da importância de estar preparado para ser arrebatado com Cristo.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

  Prezado professor, a escatologia é a disciplina da teologia que estuda a doutrina das últimas coisas. Os acontecimentos tratados neste ramo da teologia estão relacionados com as características do mundo em que o Senhor Jesus voltará para arrebatar o Seu povo e livrá-los, assim, dos sofrimentos indescritíveis da Grande Tribulação.

  Tendo em vista os sinais estudados nesta lição, o salvo em Cristo deve estar em atitude de vigilância e temor, pois eles são o anúncio mais eloquente de que o fim da história humana está próximo e de que os salvos em Cristo estão prestes a ingressar nos tempos da eternidade.

  Boa aula!

COMENTÁRIO

Palavra introdutória

  Nesta lição saberemos, à luz da Bíblia, quais são os sinais deixados pelo Senhor Jesus sobre os eventos proféticos que terão lugar na História no fim dos tempos. Que sinais são esses e quando ocorrerão? Vamos aprender sobre a volta de Cristo ao mundo e o que o futuro nos reserva (Lc 21.7).

1. ENTENDENDO A MENSAGEM DOS SINAIS

  Diversas revelações, verdades, mensagens de edificação, crescimento e maturidade; além de muitos princípios, fundamentos, dons e frutos tornam-se conhecidos por meio de sinais. No texto bíblico, percebe-se que, várias vezes, Deus falou por meio desta insígnia (Gn 9.12-16). Estude sobre o tema nas seguintes passagens: Josué 2.18; Juízes 6.38; 1 Reis 13.3; 2 Reis 20.9; 2 Crônicas 32.24; Isaías 55.13; Mateus 3.16.

  Sim, a Bíblia é um livro de sinais, tanto que os fariseus e saduceus pediram ao Senhor Jesus que lhes mostrasse um sinal no céu, ao que Ele respondeu: Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos?

1.1. Catástrofes e desastres naturais

  O Senhor Jesus explicou claramente que, nos últimos tempos, haveria grandes alterações climáticas. Elas são cada vez mais frequentes.

  O superaquecimento global é uma realidade que vem provocando a destruição da lavoura e graves problemas à saúde. Em alguns lugares, o calor intenso vem matando seres humanos e animais. No outro extremo, o inverno tem sido rigoroso com temperaturas abaixo de zero. A temperatura da Terra vem sofrendo mudanças constantes, deixando as pessoas assustadas (Ap 8.12).

1.2. Avisos proféticos da Natureza

  Em muitos lugares, tem havido tormentas, temporais e chuvas excessivas, não permitindo o cultivo regular de flores. frutas, grãos e alimentos necessários ao sustento do ser humano (Lc 21.26), A noite está chegando (jo 9.3).

  Um dos sinais proféticos do tempo do fim está diretamente relacionado à água (Ap 16.3-5,12). A elevação dos níveis de água nos rios, mares e oceanos é altamente preocupante. Ademais, de acordo com estudos recentes, "a escassez de água potável já atinge dois bilhões de pessoas no mundo. Nesse ritmo, dentro de 25 anos serão quatro bilhões".

1.3. O agir de Deus e os terremotos (Apocalipse 11.13) 

  Terremotos, abalos sísmicos e tremores são outros sinais do fim dos tempos apontados pelo Filho de Deus. Ao incluí-los na lista de sinais apocalípticos, Jesus indicou que estes têm algo a nos dizer.

  No texto bíblico, verifica-se a ocorrência de terremotos em pelo menos 33 situações. Confira algumas delas em Êxodo 19.18; Amós 1.2; Zacarias 14.4; Mateus 27.51; Mateus 28.2 e Atos 16.26.

2. SINAIS NO MUNDO SOCIAL, POLÍTICO E MILITAR

  Devido às dificuldades e aos desafios de ordem econômica, política e social, estabeleceu-se no mundo a globalização, processo de integração abarcado pela maioria das nações comprometidas entre si. A palavra profética sinaliza a condição dos povos nesta ocasião. 

2.1. Guerras e rumores de guerras

  Este sinal vem sendo cumprido, literalmente, com a com- provação da História. Além das duas guerras mundiais que sacudiram o planeta, milhares de conflitos armados, ataques terroristas e revoluções têm acontecido desde o tempo em que o Senhor Jesus previu esta realidade.

2.2. Terrorismo mundial

  A ameaça terrorista tem aumentado em todo o mundo. Os ataques suicidas (a causa que se defende, nesse contexto, tem mais valor do que a própria vida) têm acontecido com maior frequência. Educadores afirmam que a violência é a cultura desta geração.

  A palavra profética declara que, no tempo do fim, a violência chegará a níveis alarmantes. Demônios poderosos e inteligentes estão infiltrados em grupos terroristas, estimulando o uso de qualquer tipo de brutalidade, com o único propósito de afastar o ser hu- mano da verdade que está na pessoa bendita do Senhor Jesus (Jo 14.6).

______________________________

  Nos campos de extermínio (no alemão, Vernichtungslager), quando foi implementada a Solução Final da Questão Judia (Endlösung der Judenfrage), em Auschwitz, Bikernau, Belzec, Chelmno, Majdanek, Sobibór e Treblinka, mais de seis milhões de judeus morreram incinerados, na operação que é conhecida mundialmente como Holocausto (Mt 27.25).

______________________________

2.3. Sinais no mundo financeiro

  O mundo se movimenta com a circulação de capital; afinal, o dinheiro tem um poder praticamente ilimitado na aquisição daquilo que a homem deseja e precisa. Com tal capacidade, este elemento torna-se obrigatório na vida de todas as pessoas.

  No texto bíblico de Mateus 6.24. o Senhor Jesus menciona o nome de Mamom, o deus das riquezas (Ec 5.10). A mensagem implícita do Salvador, nesta passagem, resume se na seguinte realidade: o dinheiro não é para ser servido, mas, sim, para ser usado. Se esta relação não for controlada ele-o dinheiro - passa a escravizar o ser humano. Quando alguém ama o dinheiro, torna-se escravo dele (1 Tm 6.10).

______________________________

  A Bíblia apresenta profeticamente o panorama da fome que tomará conta do mundo nos dias que antecipam o fim. Estude as seguintes passagens bíblicas: Rute 1.1,2; Samuel 21.1; 1 Reis 18.2; Lamentações 1.11,19; Ezequiel 7.14,15; Atos 7.11.

______________________________

2.4. Fome e pestes em vários lugares

  Junto à fome, outro sinal assina- lado nas profecias é o surgimento de pestes, doenças desconhecidas, epidemias, pestilências e pragas destinadas a debilitar e destruir o corpo humano. Dentre os males deste tempo, destacam-se: dengue; febre hemorrágica; gripe aviária (procedente das aves); gripe suína (procedente dos porcos); malária; covid-19 etc. (Is 21.3).

3. SINAIS NO MUNDO RELIGIOSO

  De todos os sinais que antecedem o retorno do Senhor Jesus a este mundo, os mais importantes são aqueles ligados à vida espiritual e religiosa de todos os homens e mulheres. A mensagem principal de cada sinal é a volta triunfal do Senhor Jesus a este mundo para buscar a Sua Igreja. 

  Mateus, Marcos, Lucas e João todos eles registraram os sinais preditos pelo Senhor Jesus. 

3.1. Incredulidade - O desaparecimento da fé

  Na crise espiritual em que vive a humanidade, as pessoas têm se afastado de Deus cada vez mais porque estão naufragando na fé (1 Tm 1.19).

  Nos dias finais, homens e mulheres abandonarão a Palavra do Senhor e a trocarão por filosofias humanas e até por ensina- mentos gerados no inferno, ministrados por demônios (1 Tm 4.1). Este sinal vem se cumprindo hoje diante dos nossos olhos. Muitos não creem mais em Deus. Não acreditam na obra per feita da salvação efetuada pelo Senhor Jesus. Não aceitam a Escritura como instrumento capaz de preparar o ser humano para a vida eterna (Tt 1.1-3). 

  Se o homem não tem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

3.2. O sinal das trevas - O esfriamento do amor

  Os dias que antecedem a volta de Cristo ao mundo para buscar a Igreja e arrebatar os salvos vivos, nesta ocasião, serão caracterizados pelo esfriamento do amor. Isto significa que o relacionamento espiritual do homem com o Eterno será profundamente abalado, porque Deus é amor (1 Jo 4.8). O ser humano não viverá a excelência, a grandeza e o deleite dessa virtude suprema (Sl 37.4).

  O amor esfria quando nos afastamos da graça divina (Hb 12.15); perde a intensidade quando não obedecemos aos mandamentos (Jo 14.23); adoece quando não perdoamos (Mt 18.21,22); perde o seu calor quando não cuidamos das almas (SI 142.4); esfria quando não confessamos os pecados cometi- dos (SI 32.3) e quando recuamos na fé (Hb 10.38).

  Nunca podemos esquecer-nos dos dois principais manda- mentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mc 12.28,30,33).

3.3. Imoralidade - Devassidão generalizada

  Os fundamentos de temor, honestidade, retidão, justiça, amor, honra, obediência, sinceridade e pureza, em relação a Deus e ao próximo, estão desaparecendo na vida do ser humano. Os princípios de ética, moralidade, respeito mútuo e generosidade têm sido substituídos pelo egoísmo, deprava- ção, abusos, rebeldia e anarquia generalizada.

  Os padrões bíblicos relacionados à prática sexual, ao casamento e à família estão seriamente ameaçados com o que se apregoa na grande mídia atualmente. A despeito de tudo quando estamos assistindo e vivendo diariamente, pode-se afirmar com certa propriedade: o pior ainda não chegou.

3.4. Apostasia - Amálgama da verdade com a mentira 

  O surgimento de falsos cristos, falsos messias e falsos profetas é um dos mais importantes sinais do fim dos tempos. Apostasia significa "desviar-se da fé, que conduz o ser humano ao Deus verdadeiro" (1 Tm 6.21) e implica o abandono premeditado do único Criador, negando o direito de posse legal que Ele tem sobre o homem (Dt 32.15,18).

  Apostatar da fé denota renúncia do objetivo de servir ao Senhor, para ser escravo do pecado (Os 8.11), e rejeição deliberada da pessoa bendita do Senhor Jesus, o único que pode salvar e livrar o ser humano da ira e juízos vindouros e da perdição eterna (Ap 3.20; Jo 5.24).

3.5. O sinal da semente - A pregação do evangelho

  O grande mandamento ordenado aos discípulos é a proclamação do evangelho em todos os lugares, para todas as pessoas (Mc 16.15). Antes que venha o fim, o evangelho do Reino terá sido pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações (Mt 24.14).

  No tempo do fim a semente será plantada dia e noite, em tempo e fora de tempo. Haverá uma semeadura universal, que alcançará todo ser humano habitante no planeta, onde estiver (Ec 11.6; 2 Tm 4.2).

4. O SINAL DA FIGUEIRA

  O próprio Jesus fez referência a este sinal, altamente importante no panorama profético. O misterioso sinal da figueira está relacionado diretamente ao povo de Israel (Mc 11.13; Mt 24.32,33).

4.1. Israel é importante espiritualmente

  A figueira, o povo de Israel, é o grande sinal de Deus para todos os povos, raças, tribos e nações. Israel está diretamente ligado ao futuro de todos os homens e mulheres. Devemos estar atentos a cada passo, atitude e movimento desse povo.

4.2. Israel é importante estrategicamente

  Deus escolheu as terras de Canaã e as deu aos filhos de Abraão. Esta pequena nação, com um território pequeno, localizado no Oriente Médio, tem causado enorme impacto em todas as nações. Os sinais da figueira estão brotando. Israel é o relógio profético de Deus (Mt 24.32). 

CONCLUSÃO

  Tudo quanto João e os outros apóstolos e discípulos ouviram do Senhor cumpriu-se literalmente. Deus revelou a João as coisas que brevemente aconteceriam (Ap 1.1). O apóstolo recebeu a incumbência de escrever suas visões em um livro para enviá-lo às sete igrejas que estavam em Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia (Ap 1.11). O conteúdo de tal livro, no entanto, não se destinou apenas às igrejas da Ásia, mas a todas as igrejas ao longo dos tempos. Vigiemos, pois.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda:

Quais sinais do retorno de Cristo, ligados à vida espiritual e religiosa, serão evidentes na humanidade?

R.: Incredulidade; o sinal das trevas; imoralidade; apostasia e o sinal da semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.