sábado, 3 de agosto de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 6 / ANO 1- N° 2

                                   


Jacó, Um Homem Transformado por Deus

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Gênesis 28.10-15
10- Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi-se a Hara.
11- E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar.
12- E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13- E eis que o Senhor estava em cima dela e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente.
14- E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra.
15- E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.

TEXTO ÁUREO
  Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Gênesis 32.28

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Gênesis 28.16-22 O voto de Jacó em Betel

3ª feira - Gênesis 32.24-30 Jacó luta com Deus no vau do Jaboque

4ª feira - Gênesis 25.28-34 Jacó compra o direito de primogenitura a Esaú

5ª feira - Gênesis 27.42-46 Rebeca alerta a Jacó sobre Esaú e o envia a Labão

6ª feira - Gênesis 29.1-15 Jacó encontra-se com Raquel

Sábado - Gênesis 29.16-30 Labão engana Jacó

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• compreender que a predileção por um filho pode trazer conflitos traumáticos e, muitas vezes, irreconciliáveis à família;
• entender que, diferentemente de Esaú, Jacó demonstrou interesse pelo sagrado e pelas promessas de Deus, que jamais nos desampara;
• desenvolver um caráter pautado na verdade, uma vez que o engano e a mentira não agradam a Deus.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Querido professor, Jacó foi um dos filhos gêmeos de Isaque e Rebeca, nascido minutos depois de Esaú, o primogênito. Ele, seu pai (Isaque) e seu avô paterno (Abraão) formam a tríade patriarcal do povo judeu. 
  A história de Jacó é uma das sagas mais conhecidas das Escrituras Sagradas. Ele foi o genitor dos doze patriarcas que deram seus nomes às doze tribos de Israel.
  A narrativa bíblica dá conta de que ele nasceu agarrado ao calcanhar de Esaú. Por esse motivo, recebeu o nome de Jacó, nome hebraico que significa "ele agarra" ou o "acalcanhador".
  A história de Jacó é repleta de ensinamentos preciosos: ao mesmo tempo que empreendia as mais elevadas ações, ele adotava as mais mesquinhas e empobrecedoras atitudes.
  Isso, porém, não o impediu de ter o seu caráter transformado pelo poder de Deus. No momento certo, Jeová o encontrou, lutou com ele no vau do Jaboque e mudou-lhe o nome para Israel.
  Os relatos da vida de Jacó, estudados nesta lição, poderão ajudá-lo a trabalhar o caráter dos seus alunos. Portanto, ensine-os a buscar as transformações e mudanças que Deus quer fazer em suas vidas.
  Excelente aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  No Antigo Testamento, Deus se apresentava como o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó (p. ex.: Ex 3.15). No simbolismo mais específico, Abraão é uma figura do Pai, pois esteve pronto para sacrificar seu próprio filho. Isaque é uma figura de Jesus, por haver sido chamado de filho da promessa (Gl 4.28). A vida de Jacó aponta para o Espírito Santo, aquele que trabalha com paciência e determinação na vida do homem, até que este experimente a genuína transformação espiritual.
  Apesar das muitas turbulências e ambiguidades que marcaram a vida de Jacó, ele nos deixou preciosas lições. O estudo de sua biografia certamente produzirá edificação ao cristão.

1. O HOMEM JACÓ
  Jacó era filho de Isaque e neto de Abraão. Ele nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão gêmeo, Esaú (Gn 25.26). Mais tarde, seu nome foi mudado para Israel, devido a uma experiência sobrenatural que ele teve com o Anjo do Senhor no vau de Jaboque (Gn 32.22-32).

1.1. A família de Jacó
  Jacó casou-se primeiro com Leia (ou Lia) e, depois, com Raquel (Gn 29.28-30). Ele foi pai de doze filhos e uma filha. Seus filhos se tornaram os líderes das doze tribos de Israel. 
  O comportamento de Abraão e Sara para com seus dois filhos gerou uma inevitável série de conflitos no lar, pois Isaque não escondia sua predileção por Esaú, e Rebeca, por Jacó (Gn 25.28). Essa mesma postura incorreta foi as- sumida por Jacó quando este se tornou pai. Ele tinha preferência por José em relação aos seus outros filhos.

1.2. A primogenitura
  Apesar de muitas atitudes erradas, há sinais de que Jacó sempre demonstrou inclinação pelo sagrado, ao contrário de Esaú, que a Bíblia chama de profano (Hb 12.16).
  Para saciar sua fome, Esaú não se importou de ceder a Jacó seus direitos de primogenitura em troca de um prato de lentilhas (Gn 25.29-34).
______________________________
  "Como se já não bastasse o fato de ter o primogênito de Isaque desperdiçado sua herança em troca de um simples prato de comida, pior ainda ocorreu quando ele dispensou a bênção de Deus mesmo sabendo que o Senhor prometera fazer de Abraão uma grande nação (Gn 22.15- 18)." (RADMACHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010a).
______________________________
1.2.1. A importância de ser o primeiro filho
  No texto sagrado, ser o primeiro filho é algo tão singular que a Igreja do Senhor é chamada de igreja dos primogênitos (Hb 12.23). O direito de primogenitura garantia ao primeiro filho a herança material e espiritual de seu predecessor, bem como outras bênçãos especiais. Esaú, em um momento de descuido e desinteresse, abriu mão deste valioso legado.
  O direito de primogenitura era tão significativo que, mais tarde, havendo chegado o momento de Isaque abençoar Esaú, Rebeca usou uma estratégia que levou Jacó a receber a parte mais importante da bênção paterna (Gn 27.6-29).
  Nessa ocasião, Jacó cometeu quatro terríveis erros. Ele:
• afirmou ser Esaú:
• declarou ter feito como seu pai lhe pedira:
 disse a Isaque que o Senhor tinha trazido a caça a ele rapidamente; e
 fez-se passar por seu irmão, concordando com a estratégia de sua mãe.

______________________________
  São muitos os que desprezam as bênçãos de Deus e os que as mercadejam. Infelizmente, há pessoas que fazem coisas semelhantes hoje. Existem tanto imitadores de Jacó como de Esaú.
______________________________

2. A PRESENÇA DE DEUS IMPELE À MUDANÇA
  O fato de Jacó ter usurpado a bênção de seu irmão fez com que Esaú nutrisse ódio por ele. Assim, Rebeca, a mãe dos dois, decidiu orientar Jacó a fugir de casa e a dirigir-se para a terra de seus parentes, em Harã (Gn 27.42-45).
  Após deixar a casa paterna, isolado de tudo e de todos, na escuridão daquela noite deserta, Jacó amargava uma solidão crítica, quando, então, sonhou com a presença do Senhor (Gn 28).

2.1. Jacó tem o seu entendimento modificado
  Ao fugir de casa, visando escapar da morte, Jacó chegou a um lugar onde passou a noite. Ali, este filho de Isaque teve um sonho que marcou sua vida para sempre (Gn 28.10-22).
  A escada indica que o Altíssimo não perdeu o contato com a terra nem o interesse por ela; ao contrário, apesar de nossos muitos fracassos e fragilidades, o Eterno continua demonstrando zelo para conosco, tomando todas as providências para podermos estabelecer comunhão com Ele.
  A escada também pode ser entendida como uma alegoria que aponta para o fato de o mundo espiritual ser composto, principalmente, de progressão e disciplina, não de euforia, imediatismo ou automatismo.
  Precisamos ter experiências com o Senhor e investir nossa energia na subida de cada um dos muitos degraus que nos levarão a ter intimidade com Ele e ao ponto culminante de Seu plano para nós.
  A partir dessa experiência, Jacó declarou: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia (Gn 28.16).

2.1.1. O Senhor não nos abandona
  Há uma lição que todo cristão precisa aprender e recordar: nunca estamos sozinhos. Deus espera que saibamos que Ele não nos desampara jamais. Ele garantiu isso a Jacó (Gn 28.15), a Josué (Js 1.5) e à Sua Igreja (Hb 13.5).
  Ademais, há uma realidade inapagável, que independe da intensidade de nossa fé: os anjos são liberados por Deus para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hb 1.14). Eles são mensageiros que executam as ordens do Altíssimo em todo o universo. Ainda que não consigamos vê-los.
______________________________
  Betel é a composição direta de duas partículas hebraicas: Bet (que significa "casa", e El um dos nomes de Deus na tradição judaico-cristã, frequentemente associado ao poder divino e à divindade. Quando combinados, Betel torna-se "Casa de Deus".
______________________________
2.2. Jacó muda o nome de uma cidade
  Talvez jamais seja possível compreender, plenamente, o impacto que aquela primeira noite de viagem rumo a Padã-Arã causou à vida de Jacó. Ao despertar de seu sonho, ele decidiu mudar o nome do local onde se encontrava.
  Até aquele momento, o nome daquela cidade era Luz, mas Jacó declarou que, a partir de então, o lugar se chamaria Betel (Gn 28.19), que significa "Casa de Deus".
  A mudança de nome da cidade Luz para Betel reflete a transformação espiritual e a consagração do local como um lugar sagrado para Jacó e seus descendentes.
  Essa história simboliza a importância da comunhão com o Senhor e a significância espiritual dos lugares na tradição bíblica.

2.3. Jacó faz um voto a Deus
  O texto bíblico faz-nos saber que Jacó fez um voto a Deus (Gn 28.20-22). Este filho de Isaque reconheceu Sua poderosa presença, buscando provisão para a jornada.
  Este voto representou um compromisso de fidelidade e adoração ao Senhor, evidenciando uma resposta à presença e às bênçãos recebidas

3. EXPERIÊNCIAS QUE AMADURECERAM JACÓ
  O segundo período da vida de Jacó diz respeito à fase em que ele morou com Labão, em Padã-Arã (Gn 28.1-9), uma planície nos arredores de Arã (Turquia).

3.1. Na casa de seu sogro
  Jacó foi muito amável quando se encontrou com os pastores de seu futuro sogro. Labão, pai de Raquel - mulher a quem Jacó amou desde o primeiro instante,- recebeu-o amigavelmente em sua casa e, durante um mês, tratou-o como um ilustre visitante.
Em seguida, Labão lhe propôs um salário como recompensa pelo seu trabalho (Gn 29.1-15).

3.1.1. As filhas de Labão
  Jacó trabalhou sete anos para que Raquel lhe fosse dada como esposa. Contudo, depois de todo esse tempo de árduo serviço, Labão enganou Jacó, entregando-lhe sua filha mais velha, Leia, como esposa. Porém, tal era o amor de Jacó por Raquel que ele decidiu trabalhar outros sete anos por ela (Gn 29.18-30).
  A Palavra de Deus recomenda que as pessoas sejam trabalhadoras diligentes, a fim de serem abençoadas e ajudadas por Deus (2 Ts 3.10-12; Pv 6.6). A Igreja não pode ser um lugar de ociosos. Jacó deixou-nos o exemplo da perseverança no trabalho que realizamos.
  O texto bíblico faz-nos saber que Deus abençoou Jacó poderosamente enquanto ele esteve na terra de seu sogro. Este filho de Isaque ali permaneceu até o tempo de retornar à Terra da Promessa.

3.2. A paternidade milagrosa
  O Senhor havia fechado a madre de Raquel, abrindo-a no seu devido tempo (Gn 30.22). Ela deu a Jacó dois dos seus 12 filhos: José, o preferido de seu pai, e Benjamim.

3.3. Jacó torna-se Israel
  O relacionamento de Jacó e Labão deteriorou-se pouco a pouco, vindo a tornar-se inviável com o passar do tempo. Assim, depois de alguns anos, o patriarca desejou partir (Gn 31).
  No caminho de volta para casa, ao passar pelo vau de Jaboque, Jacó se encontrou com um Anjo. Foi uma noite marcante para aquele que, ao romper da alva, teve seu nome definitivamente mudado para Israel (Gn 32.24-30). Uma vez que o Senhor mudou o nome de Jacó para Israel, os judeus não se chamam jacobitas, mas israelitas.
  Jacó retornou a Betel por ordem divina (Gn 35). A mudança de seu nome foi confirmada e, um pouco mais tarde, já em sua velhice, viajou para o Egito (Gn 46.6).

CONCLUSÃO
  Deus permitiu a Jacó viver o suficiente para contemplar seu filho José no exercício da alta liderança administrativa do Egito (Gn 47.28). Ele presenciou aquilo que José havia sonhado antes de ser vendido como escravo por seus irmãos, pois Deus é absolutamente fiel (Dt 7.9).
  O nome Jacó significa "suplantador" e, nos episódios com Esaú, foi exatamente isso que ele fez: suplantou o irmão. Contudo, ele teve um encontro verdadeiro com o Senhor, deixando de ser chamado suplantador para receber o nome de Israel: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste (Gn 32.28).
  Sim, Jacó nasceu como suplantador, mas morreu como Israel, príncipe com Deus. Podemos resumir sua vida em uma simples frase: nasceu lutando, viveu suplantando e morreu adorando.
  Bendito seja, pois, para sempre, o Deus de Jacó.

ATIVIDADES PARA FIXAÇÃO
1. Como Jacó conseguiu o direito de primogenitura?

R.: Ele ofereceu a Esaú, seu irmão, um guisado de lentilhas em troca do direito de primogenitura (Gn 25.29-34).

2. Como Jacó enganou Isaque, seu pai, para receber a bênção que deveria ser de seu irmão Esaú?

R.: Jacó mentiu para Isaque, simulando ser seu irmão Esaú.

Um comentário:

  1.  Lição 10, Betel, Jacó – quando um pecador quer mais de DEUS, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
    Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
    CONCLUSÃO
    Com as lições que podemos extrair do presente estudo, aprendemos que a vida cristã também deve ser acompanhada de constantes transformações
    [Pv 4.18; Rm 12.1-2; 2Co 3.18]. Aprendemos, também, que a benção de DEUS para a nossa vida está na submissão à Sua vontade e na confiança de que, operando DEUS, ninguém pode impedir [Is 43.13].
     

    https://ebdnatv.blogspot.com/2023/05/escrita-licao-10-betel-jaco-quando-um.html

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.