O Wesleyanismo: A Chama que deu Forma ao Metodismo e à Santidade
9 de Fevereiro de 2025
TEXTO ÁUREO
"Que pregues a palavra, instes a tempo e
fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina",
2 Timóteo 4.2
VERDADE APLICADA
Perseverar em oração e vigilância, à luz da
Palavra e com a ajuda do Espírito Santo, é
essencial para não sermos envolvidos pela
frieza e indiferença espiritual.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conhecer a vida e ministério de John Wesley;
- Identificar a situação da Igreja no século XVIII;
- Ressaltar que a Igreja deve, pregar a Palavra de Deus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Romanos 10
13. Porque todo aquele que invocar o nome do
Senhor será salvo.
14. Como, pois, invocarão aquele em quem
não creram? E como crerão naquele de quem
não ouviram? E como ouvirão, se não há quem
pregue?
15. E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos
que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!
16. Mas nem todos obedecem ao evangelho;
pois (saías diz: Senhor, quem creu na nossa
pregação?
17. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir
pela palavra de Deus.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Mt 3.11
Jesus batiza com o Espírito Santo e com fogo.
TERÇA | Mc 16.15
Todos são chamados a pregar o Evangelho.
QUARTA | At 8.4 O dever de pregar a Palavra em qualquer lugar.
QUINTA | At 13.2 O Espírito de Deus capacita para a missão.
SEXTA | Rm 10.17
A fé é pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus.
SÁBADO | 2Tm 2.15
Procura apresentar-te a Deus aprovado.
HINOS SUGERIDOS: 196, 198, 200
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que Deus continue levantando trabalhadores para Sua obra.
INTRODUÇÃO
A vida, as experiências e as ênfases teológicas de John Wesley impactaram a
sociedade da época, contribuindo para o reavivamento da Igreja e o desenvolvimento das raízes teológicas do Pentecostalismo, como veremos nesta lição.
PONTO DE PARTIDA: Todos são chamados a pregar o Evangelho.
1. O início do ministério de
John Wesley
John Wesley (1703-1791), líder, teólogo e pregador inglês de origem
anglicana, foi o fundador
do metodismo, movimento que em sua origem buscava reavivar a
teologia e a vida da Igreja
na Inglaterra. Rejeitado
pela hierarquia da Igreja
inglesa, Wesley passou a
percorrer toda a Inglaterra a cavalo e a anunciar a Palavra de
Deus ao ar livre. Seu trabalho causou profunda revolução religiosa na
Inglaterra e, de maneira mais ampla,
na América do Norte.
1.1. Um clérigo anglicano.
John Wesley
nasceu em Epworth, na Inglaterra, no dia
17 de junho de 1703. Filho de um sacerdote anglicano, foi o décimo quinto filho
de uma família de dezenove irmãos, dos quais sobreviveram
nove. Wesley, além de clérigo
anglicano, tornou-se o líder
desbravador do movimento
metodista ocorrido na Inglaterra no século XVIII. Roberto
Ferreira (Teologia Pentecostal
da Harpa Cristã, 2022, p. 22)
diz que o pensamento teológico de John
Wesley lançou as bases para a teologia do
Movimento de Santidade na América do
Norte que, posteriormente, eclodiu no
Movimento Pentecostal.
José Gonçalves Salvador (1960, p.
81-102): "O metodismo foi um movimento de avivamento espiritual cristão ocorrido na Inglaterra do século
XVIII. Este movimento enfatizava a
relação íntima do indivíduo com Deus,
iniciando-se com uma conversão pessoal e seguindo uma vida em santidade
na ética e moral cristã. O metodismo
foi liderado por John Wesley (pároco
anglicano) e seu irmão Carlos Wesley
(um dos maiores expoentes da música
sacra protestante)".
1.2. A influência do pietismo.
O movimento pietista cooperou visivelmente
para produzir o desenho do metodismo contemporâneo. Na busca integral pela "santidade real'; Wesley
adicionou aos seus estudos o perfeccionismo dos pietistas. Dentro desse
panorama, Wesley ajustou seus pensamentos, absorvendo a influência
pietista para uma vida de santidade,
para testemunho, missão e serviço de
uma vida cristã santa. Inspirado por
esse movimento, Wesley institui as
Sociedades Metodistas, baseadas nos
pequenos grupos de oração e leitura
bíblica. Assim, para compreender o
movimento wesleyano, é indispensável um conhecimento básico da história do movimento pietista de Halle
e de Herrnhut, que influenciaram os
assuntos sobre santidade nos estudos
de John Wesley.
Kenneth J. Collins (2018, p. 278):
"A importância da renovação pessoal
genuína por causa da santidade era
tema metodista compartilhado com os pietistas de Halle e de Herrnhut.
De acordo com Howard Snyder, alguns dos elementos comuns desses
três movimentos eram, entre outras
coisas, a ênfase na regeneração, a experiência religiosa pessoal, a piedade,
a santidade e a disciplina. (...) é provável que o que mais atraísse Wesley
no pietismo alemão, especialmente no
de Halle e nos movimentos predecessores, fosse a forte associação do novo nascimento com a força da Igreja;
em outras palavras, que a renovação
deve começar com a ação de inculcar
a santidade".
1.3. A influência do pietismo morávio.
A extensão do pietismo obteve sua
maior aquisição através de John Wesley, fundador do Metodismo. Pode-se assim falar que o pietismo alemão
apresentou uma grande influência na
vida de John Wesley, pois muitas das
ideias de Wesley foram guiadas, dirigidas e inspiradas pelos pietistas da
Morávia. No ano de 1735, Wesley e
seu irmão mais novo foram separados
e enviados como missionários para a
colônia da Geórgia, na América. Nessa viagem, eles foram apresentados ao
movimento pietista, pois a bordo do
navio estavam 26 morávios de Herrnhut. Em seu diário, Wesley escreveu
que sentiu que os morávios evidenciavam uma vida repleta de fé e do
Espírito Santo.
Jesse Hurlbut (2014, p. 221): "No
ano de 1735, Wesley e seu irmão
mais novo, Charles, foram enviados
como missionários à nova colônia da Geórgia. Seu trabalho não teve muito êxito, por isso regressaram à Inglaterra após dois anos na América.
Esse período foi decisivo na vida de
ambos, pois foi nessa época que eles
conheceram um grupo de morávios,
seguidores do conde Zinzendorf; por
intermédio dos novos amigos, alcançaram conhecimento experimental
de uma vida espiritual. Até então, o
ministério de Wesley havia sido um
fracasso; mas, a partir dessa data, nenhum ministro da Inglaterra despertava tão grande interesse como ele,
exceto George Whitefield".
EU ENSINEI QUE:
John Wesley foi o precursor do Movimento Metodista ocorrido na Inglaterra no século XVIII.
2. A pneumatologia wesleyana
Para John Wesley, o Espírito Santo
torna a graça presente no Cristo,
na Igreja e no mundo; além disso, a experiência com o Espírito
dinamiza a vida cristã, tirando-a
de uma mera devoção. Assuntos
como: novo nascimento, regeneração e evidência da graça e da fé em
nosso espírito seriam, portanto,
ações atribuídas à atuação direta
do Espírito Santo.
2.1. Um coração estranhamente
aquecido.
John Wesley registrou a
experiência que teve com o Espírito Santo; a qual, muitas vezes, ele
mencionou em suas pregações como:
"experiência de Aldersgate" Wesley
recordou em seu diário o que aconteceu em 24 de maio de 1738: "À
noite, eu fui muito relutantemente
para uma sociedade na Rua Aldersgate, onde alguém estava lendo o
prefácio de Lutero para a Epístola
de Romanos. Cerca de um quarto
antes das nove, enquanto ele estava
descrevendo a mudança que Deus
trabalha no coração através da fé em
Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava
em Cristo, só Cristo, para a salvação;
e uma garantia me foi dada de que
Ele tinha tirado meus pecados, sim,
os meus, e me salvou da lei do pecado e da morte".
Justo L. González (2015, p. 306),
escreve a atitude de Wesley após a
experiência de Aldersgate: "Como os
moravianos o haviam impressionado
em inúmeras ocasiões, Wesley então
decidiu viajar para a Alemanha, onde ele se encontrou com Zinzendorf
e visitou Herrnhut. Como antes, ele
se comoveu com a profundidade da
convicção dos moravianos, e por sua
vida moral e religiosa.'
2.2. O Espírito Santo atua para a salvação.
Wesley teve a salvação como um
dos temas centrais em seus ensinamentos, em suas pregações e em toda a sua
vivência religiosa. Para ele, a nossa redenção é cultivada pela obra do Espírito, cuja ação é fundamental no processo de salvação. Isso porque a presença
do Espírito Santo no nascido de novo
testifica a salvação, proporcionando à
pessoa essa segurança. Portanto, para
crer na salvação, é necessário receber
o Espírito Santo. Wesley dizia que: "A
conversão tira o cristão do mundo; a
santificação tira o mundo do cristão."
Kenneth J. Collins (2018, p. 171):
"Conforme Starkey observa, o Espírito
Santo, ao tornar efetiva a obra completa de Cristo, é `o agente, ou administrador, da redenção: E esse papel
de superintendência é tão importante
que Wesley comentou, em sua obra
A Farther Appeal (Mais um Apelo),
que `toda obra da salvação, cada pensamento, cada boa palavra e cada boa
obra, é reunida pela operação do Espírito de Deus."
2.3. A experiência na teologia wesleyana.
Os sermões de John Wesley
eram bem diferentes dos sermões
acadêmicos dos ministros da Igreja
Anglicana. Wesley enfatizava a obra
do Espírito Santo na santificação,
como uma "segunda obra da graça"; inclusive, às vezes, identificada
como "batismo no Espírito". Os que
nasceram de novo eram incentivados a ser cheios do Espírito Santo.
Para Wesley, a experiência, também denominada "religião do coração";
estava presente no modo de se lidar
com as Escrituras.
Donald Dayton (2021, p. 85-86):
"Há um ponto em que Wesley permite
o surgimento de temas pneumatológicos mais próximos das tradições cristãs
radicais. (...) Wesley com certa consistência ensinava que "o testemunho do
Espírito é uma impressão interior na
alma das pessoas crentes, mediante a
qual o Espírito de Deus testifica com o
seu espírito de que são filhas de Deus.
(...) Wesley recusava-se a separar este
"testemunho do Espírito" do "fruto
do Espírito", exortando `que ninguém
presuma descansar num suposto testemunho do Espírito que esteja separado
do fruto do Espírito."
EU ENSINEI QUE:
Para Wesley, assuntos como o novo nascimento, a regeneração, a evidência da graça e da fé
em nosso espírito são ações diretas do Espírito
Santo.
3. O avivamento metodista
Segundo Roger Olson (2001, p.
523), as campanhas evangelísticas promovidas por John Wesley,
Charles Wesley e George Whitefield marcaram o grande despertamento que se estendeu pela
Inglaterra e alcançou a América
do Norte. Outros historiadores registram que, durante as pregações,
eram frequentes as manifestações
de fenômenos físicos, com pessoas chorando, desmaiando e tendo convulsões. Há os que afirmam
que "os reavivamentos wesleyanos
na Inglaterra ajudaram a evitar
uma revolução sangrenta, como a
que explodiu na França no fim do
século XVIII."
3.1. Os metodistas.
Os metodistas são
cristãos que nasceram de um movimento na Inglaterra no começo do século XVIII, no período da Revolução
Industrial. A origem do metodismo
está ligada a três nomes: John Wesley, seu autor e organizador; Charles
Wesley, seu irmão, escritor de hinos; e
George Whitefield, um fecundo orador
e reavivalista. John Wesley e o irmão,
impulsionados pelo desejo de uma vida mais consagrada, organizaram um
pequeno grupo, ao qual Whitefield
aderiu mais adiante. Muitos zombavam deles, passando a chamar o grupo
de "Clube Santo": O grupo ficaria conhecido por: dias fixos para exercitar
o jejum, hora certa para a leitura da
Bíblia, encorajamento mútuo, oração,
dia de visitar os presos, entre outras
coisas. Por causa dessa organização, o
grupo foi chamado de maneira pejorativa de "metodistas", isto é, aqueles
que têm métodos.
R.N. Champlin (2015, p. 253):
"Esse clube reunia-se aos domingos
à tarde. As pessoas envolvidas eram
quase todas anglicanas. O entusiasmo despertado levou-as a se reunirem todas as tardes. Observavam a
Ceia do Senhor todos os domingos
e jejuavam às quartas-feiras. George
Whitefield uniu-se ao grupo e tornou-se um dos importantes líderes
do movimento. Na época, o grupo
compunha-se de cerca de vinte e
cinco estudantes. Eles mostravam-se sérios no discipulado cristão, e
a revisão constante das vidas dos
membros do grupo era um dos fatores da seriedade deles. Esse aspecto
da formação histórica do metodismo
foi chamado, por João Wesley, de primeiro levantamento da organização".
3.1. O Wesleyanismo e o movimento pentecostal.
Muitos teólogos defendem que o wesleyanismo é o pai
do pentecostalismo moderno. Isso
porque durante o ministério de John
Wesley a Inglaterra experimentou um
avivamento nunca visto. Pelos relatos
da época, é possível ver os ensinamentos e crenças wesleyanas nas raízes da
Rua Azusa e do movimento Holiness,
nos EUA, entre outros. Para Robert
P. Menzies, um dos nomes mais conceituados da teologia pentecostal, o
movimento pentecostal surge como
uma síntese de várias tradições de
"santidade" que apareceram no final
do século XIX, em movimentos de reavivamento que possuíam uma herança wesleyana.
Donald Dayton (2021, p. 82): "Esta
mudança soteriológica sob o impacto
da experiência de Wesley na Aldersgate Street e em suas relacionadas
influências levanta uma importante
questão acerca de quanto Wesley poderia ser considerado como um "teólogo
do Espírito": Diversos intérpretes têm
proposto que Wesley poderia ser assim
chamado e então seria óbvio o sentido
da questão levantada para determinar
a relação do pai do metodismo com o
pentecostalismo."
3.3. O interesse na restauração da
Igreja.
Mesmo que o interesse de
Wesley em um retorno da igreja cristã aos padrões de vida do Novo Testamento não possa ser identificado
com a mesma ênfase e os mesmos
aspectos do Movimento Pentecostal,
é possível perceber a conexão entre
ambos, tanto que esta e outras ênfases de Wesley, como a "perfeição
cristã", prepararam o caminho para
o Movimento de Santidade (tema da
próxima lição) e o desenvolvimento
das raízes teológicas do Pentecostalismo. Menzies (2016, p.16), define o
Pentecostal como: "o cristão que crê
que o livro de Atos fornece um modelo para a igreja contemporânea e,
nesta base, incentiva todos os crentes
a experimentar o batismo no Espírito (At 2.4)"; bem como que os sinais,
maravilhas e os dons, mencionados
em 1 Coríntios, devem caracterizar a
vida da igreja hoje.
Donaldo Dayton (2018, p. 79-82):
"O Motivo Primitivista em Wesley.
A nota primitivista em Wesley convida de imediato a uma comparação
com a preocupação pentecostal com
a restauração da `fé apostólica: Wesley
compreendeu-se a si mesmo como um
advogado da `religião antiga' ou do
`verdadeiro cristianismo primitivo".
Este mesmo autor pontua que a mudança da ênfase de Wesley do aspecto
eclesiástico para soteriológico, após a
experiência mencionada no tópico 2
desta Lição, o "aproxima ainda mais
do Pentecostalismo."
EU ENSINEI QUE:
A influência da Teologia de John Wesley teve
grande influência no movimento pentecostal.
CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos que o pensamento teológico de John Wesley pode ser
percebido nas bases do Movimento Pentecostal. O estudo do Movimento
Wesleyano, portanto, é um estímulo ao autoexame contínuo e necessário
ao cristão (2Co 13.5). Isso torna possível evitarmos a indiferença e a frieza
espiritual, prosseguindo triunfantes até que todos cheguemos "à medida da
estatura completa de Cristo" (Ef 4.13).
Subsídio Lição 6
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
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