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quinta-feira, 3 de abril de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 1 / 2º Trim 2025

AULA EM ____ DE ______________ DE ______ - LIÇÃO 1

(Revista Editora Betel)

Tema: PANORAMA DO LIVRO DOS SALMOS





Texto de Referência: Sl 1.1,2 

VERSÍCULO DO DIA
"Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou", Sl 3.5.

VERDADE APLICADA
Deus é o nosso refúgio e sustentador em tempos de paz e em meio às lutas.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explorar a amplitude dos temas e autores dos Salmos: 
✔ Mostrar as particularidades dos Salmos;
✓ Explicar a divisão do livro.
 
MOMENTO DE ORAÇÃO 
Oremos para que o povo de Deus a cada manhã, declare que Ele ocupa o primeiro lugar em sua vida. 

LEITURA SEMANAL
Seg  Sl 16.1 A confiança num Deus que nos guarda.
Ter  Sl 11.1 A nossa confiança deve estar pautada no Senhor.     
Qua S1 9.1 Louve ao Senhor de todo o seu coração.
Qui  Sl 50.1 Deus é poderoso.
Sex  Sl 66.1 Louvai ao Senhor com júbilo.  
Sáb  Sl 81.1 Cantai alegremente ao Senhor.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), para a primeira aula do novo trimestre, é sempre bom iniciar com uma apresentação da revista, mostrando para os alunos os títulos das lições, com foco nos mais interessantes, a fim de despertar o interesse dos jovens para o novo trimestre.
É inquestionável e aceito por grande parte dos teólogos o entendimento de que este livro é um dos mais lidos de toda a Bíblia. É fato que, até mesmo pessoas que não têm o costume de ler a Palavra de Deus, apreciam alguns dos 150 Salmos contidos nas Sagradas Escrituras. Na verdade, alguns Salmos são lidos até mesmo por pessoas não crentes. Alguns utilizam como amuleto, em cima de estantes com a Bíblia aberta nos Salmo 91. Por isso é um livro que vale a pena ser estudado.
 
Ponto-Chave
"É relevante notar que ainda hoje os cristãos usam e valorizam os Salmos em seus cultos, sejam com orações, hinos e canções espirituais, em suas mais variáveis formas e harmonias."

1. UM LIVRO ADMIRADO POR MUITOS
O vocábulo Salmos (do grego, "psalmoi") A melhor pronúncia para essa palavra, é como se dissesse "salemí" em português. significa "louvores" ou "cânticos", para serem acompanhados por instrumentos de corda. Tratam-se de composições métricas do hinário do povo de Israel. Até hoje, em nossas igrejas, os Salmos são lidos em nossos cultos, ensinando-nos que podemos derramar o coração diante de Deus (Sl 62.8). 

1.1. Temas abordados nos Salmos
Os cânticos contidos neste saltério nos trazem auxílio até mesmo quando estamos nos momentos mais adversos de nossa vida. Os salmistas nos fazem compreender que Deus tem um propósito para cada um de nós e, mesmo nos momentos mais difíceis, Ele trabalha para o nosso bem (Is 64.4). Os temas dos Salmos variam da contrição dolorosa até a inabalável confiança na justiça divina. Eles expressam nossas dores, desejos, pensamentos e nossas orações por meio de temas, como: arrependimento, paz, perdão, segurança, angústia, louvor ao Senhor, sabedoria e etc. O livro de Salmos não segue um contexto único, pois não fala de uma única história, mas trata de sentimentos humanos expressados em canções de adoração. Frequentemente os salmos falam sobre a magnitude de Deus; da fraqueza humana; da confiança no Criador, etc. É um livro que trata da alma humana. O livro de Salmo fala do que tem na cabeça de um verdadeiro adorador, por isso, se alguém quiser encontrar as palavras certas que um adorador pode utilizar para exaltar o Criador, o livro de Salmos é a melhor opção.

REFERÊNCIA UTILIZADA NESTE SUBTÓPICO:
"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.", Isaías 64.4

1.2. Autores 
A Bíblia não nos dá pistas de autores de um grande número de Salmos. Daí a necessidade de estudá-lo em toda sua complexidade. Ao lermos o livro de Salmos, é imprescindível ter em mente que este livro trata-se de uma compilação composta por vários autores e foi escrito ao longo de, aproximadamente, 900 anos. Tomemos como referencial comparativo a fala da Missionária Ana Oliveira (Israel e Fatos Bíblicos de A a Z - Um guia para curiosos, Betel, 2016, p.85) que nos diz: "Com exceção de Moisés, que escreveu um Salmo, Davi compôs 73 Salmos, Salomão compôs 2 Salmos e os demais Salmos foram compostos por sacerdotes, levitas com vocação na música e responsabilidade com o culto sagrado e alguns anônimos". No Antigo Testamento, os homens de Deus desenvolveram a adoração por meio dos cânticos, pudemos ver isso com Moisés e também com Miriã, já na saída do Egito. Provavelmente os levitas decidiram reunir os cânticos conhecidos que eram utilizados para adoração no Templo do Senhor, e daí surgiu os Salmos. Sabemos também muitos cânticos não entraram, veja o caso de Salomão:
"31 E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
32 E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.", 1 Reis.4.31,32
Notemos que Salomão escreveu 1005 cânticos, mas somente dois entraram nos Salmos. É provável que o mesmo tenha acontecido com outros autores.

Refletindo
"Os Salmos eram para os judeus, do AT, o que a Harpa Cristă é para o crente da Assembleia de Deus hoje." 
Bispo Abner Ferreira 

2. PRINCIPAIS PARTICULARIDADES DOS SALMOS 
Os salmistas inspirados por Deus se apropriaram de diversas técnicas para criar efeitos especiais em sua linguagem, como: metáforas, aliterações, metonímias entre outros, para conduzirem sua mensagem. Acreditamos que isso possa explicar o porquê vemos nos Salmos demonstrações que retratam sentimentos, ritmos e frases metafóricas.

2.1. Características da poesia hebraica
A Língua Hebraica possui uma propriedade musical diferenciada que suporta a expressão poética. A poesia hebraica, por exemplo, alcançou grande popularidade no Antigo Oriente. Se prestarmos atenção, veremos que a poesia hebraica em nada se assemelha com a das nações ocidentais, pois envolve métrica e rima de sons, todavia, há rima de pensamentos ou ideias. Sua maior característica consiste na equivalência mútua de frases ou ajustes, chamadas paralelismo, ou "rima do pensamento". Para que se tenha uma ideia da extraordinária importância da poesia hebraica, a particularidade mais evidente é a repetição de ideias, chamada de paralelismo. Embora o paralelismo seja um recurso importante na poesia hebraica, ele é também um recurso literário, sendo assim, o paralelismo atende tanto a estrutura poética quanto o conteúdo literário, pois a repetição de ideias (paralelismo) fortalece a ideia que o texto está passando. 
A principal diferença da poesia hebraica em relação à ocidental, é a falta da chamada "licença poética". A licença poética é o ajuste que se faz na ortografia para que ela se encaixe na métrica da poesia e da música, perdendo qualidade gramatical, mas ganhando em beleza poética. Esse recurso é muito utilizado na poesia ocidental, no entanto, não é observado na poesia hebraica. Ou seja, os autores dos livros poéticos falaram o que tinha que ser dito, sem se preocupar se a estrutura poética ficaria boa ou não. Por isso os Salmos tem uma maravilhosa riqueza literária, não perdendo para os demais livros da Bíblia.

2.2. Paralelismo Hebraico
Este pensamento sobre o paralelismo como um princípio fundamental da poesia hebraica foi ecoado pela primeira vez pelo catedrático de poesia em Oxford, Inglaterra, Robert Lowth. O professor em seu tratado, De Sacra Poesi Hebraeorum Academicae de 1753, teve a percepção de classificar os tipos de paralelismo em três categorias. А) Sinonímico: acontece quando o segundo verso repete o primeiro verso com ideias semelhantes (Sl 15.1). B) Antitético: os versos propagam pensamentos contrapostos. O verso na primeira linha contraria a próxima linha do verso com uma verdade adversa (Sl 1.6; 37.21,22). C) Sintético: a afirmação da primeira linha do verso serve como apoio sobre a qual a segunda declaração se fundamenta, enriquecendo a primeira linha em seu pensamento original (Sl 19.7,8). Vejamos o exemplo de cada um dos três tipos de paralelismo:
A) Acontece com ideias sinônimas:
"Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?", Salmos 15.1
O primeiro verso fala de tabernáculo e o segundo fala de santo monte, ambos se referindo à "morada de Deus", ou seja, são expressões sinônimas;
B) É o paralelismo de ideias opostas:
"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.", Salmos 1.6
Falando sobre o caminhos, porém, um é o que prospera e o outro é o que acaba, ou seja, caminhos opostos;
C) É o paralelismo em que a expressão é repetida de outra forma para fortalecer a transmissão da ideia:
"7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.", Salmos 19.7,8
Note que o versículo 8 tem a mesmo estrutura do versículo 7, como se repetisse o verso anterior com palavras totalmente diferentes, sendo assim, o verso 8 fortalece tudo o que o verso 7 está dizendo.  

MAIS REFERÊNCIAS UTILIZADAS NESTE SUBTÓPICO:
"21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.", Salmos 37.21,22

3. DIVISÃO DO LIVRO DOS SALMOS
Na pesquisa que nos propusemos a realizar sobre o livro de Salmos, interessa-nos dizer que é comum dividir o conjunto do livro de Salmos em cinco livros, que iniciam concomitantemente nos Salmos 1, 42, 73, 90 e 107. 

3.1. Uma divisão adotada de modo a corresponder ao pentateuco
Do ponto de vista literário, a tradição judaica, divide o livro de Salmos em cinco livros, que teria sido seguida a fim de equivalência ao Pentateuco - os cinco livros de Moisés. O Bispo Abner Ferreira (Salmos: uma referência para a vida de adoração e oração do cristão, 2020, p.33) nos diz que: "A maioria das versões bíblicas divide o livro de Salmos em cinco livros, assim como o Pentateuco apresenta cinco partes: Livro I (Salmo 1 ao 41); Livro II (Salmo 42 ao 72); Livro III (Salmo 73 ao 89); Livro IV (Salmo 90 ao 106) e Livro V (Salmo 107 ao 150). Na realidade, essa divisão é meramente estética, e não há correspondência teológica e nem estrutural entre os livros do Pentateuco e as divisões feitas nos Salmos. Por exemplo, o Livro I, que vai do Salmo 1 ao 41, deveria corresponder ao livro de Gênesis do Pentateuco, no entanto, não há qualquer relação entre o conteúdo de Gênesis e estes Salmos. Isso é apenas uma curiosidade.
Uma outra curiosidade, é que não é usual mencionar capítulos para os Salmos, basta dizer somente Salmo 1 ou Salmo 2, etc. 

3.2. Por que estudar o livro dos Salmos?
Ler e meditar no livro dos Salmos pode aproximar os jovens de Deus e auxiliá-los a conhecer Seu amor (Sl 136.1). Nos escritos deixados pelos salmistas, os jovens podem desfrutar de um manancial de inspiração para a adoração a Deus (Sl 29.2). Os Salmos funcionam desde a Antiguidade como um impulso motivador, sendo empregados até hoje no louvor e no culto a Deus tanto por judeus como cristãos (Sl 95.6). Como uma coletânea de belas poesias inspiradas por Deus, o livro de Salmos tem o poder de trazer paz e inspirá-los a louvarem a Deus e a confiarem nEle de todo o coração (Sl 84.12). Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um jovem pode ter (Sl 9.10). Pelo que podemos entender, os Salmos possuem o poder de inspirar, e assim, ajudar a pessoa a ter paz pelas verdades que são mencionadas neles. Por exemplo, se alguém está com o coração apreensivo pelas adversidades da vida, e sua fé está abalada, então essa pessoa pode encontrar conforto nestas palavras:
"3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.
4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca." Salmos 95.3-5
Essa passagem do Salmo 95 inspira a pessoa a confiar na grandeza do Senhor e assim, ficar mais tranquila quanto às dificuldades da vida. 

MAIS REFERÊNCIAS UTILIZADAS NESTE SUBTÓPICO:
"Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.", Salmos 136.1
"Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.", Salmos 29.2
"Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.", Salmos 84.12
"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.", Salmos 9.10

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Da perspectiva divina, o saltério aponta para Deus como seu autor. Considerando a autoria a partir do lado humano, pode-se identificar uma lista de mais de sete compositores. O rei Davi escreveu pelo menos 73 dos 150 Salmos. Aos filhos de Corá, são atribuídos dez (Sl 42; 44-49; 84-85;87); e Asafé contribuiu com doze (Sl 50; 73-83). Entre os outros autores, estão Salomão (Sl 72, 127, Moisés (Sl 90), Hema (Sl 88) e Etā (89). Os cinquenta Salmos restantes permanecem anônimos em sua autoria, ainda que considere que Esdras seja o autor de alguns. O período de Salmos se estende de Moisés, por volta de 1410 a.C. (Sl 90), ao período pós-exílio do fim do século VI ou começo do século V (Sl 126), que abrange cerca de 900 anos da história judaica. Fonte: (Manual Bíblico Macarthur. Thomas Nelson, 2015, p.193).

CONCLUSÃO
Pelo que se pode ver, o livro de Salmos tem por finalidade destacar a posição do homem de adorador ao único Deus, Aquele que é digno de receber toda a honra e toda a glória (Sl 96.4).
  
Complementando
O Livro de Salmos é o maior livro da Bíblia. O mesmo teve mais autores e demorou mais tempo para ser finalizado. O maior Salmo do saltério é o 119 е o menor é o 117, o qual encontra-se exatamente no meio da Bíblia.
 
Eu ensinei que:
O livro de Salmos nos ensina que fomos chamados para adorar a Deus em todos os momentos. Vê-se uma elaboração literária que nos convida a transformar as nossas ações em adoração em todo o tempo.

Fonte: Revista Betel Conectar
 
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
 
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns pela iniciativa Pastor Marcos André!

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