INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 8 de abril de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 2 / 2º Trim 2025


AULA EM 13 DE ABRIL DE 2025 - LIÇÃO 2

(Revista Editora Betel)

Tema: A proposta de Faraó: um convite ao compromisso ou uma armadilha para a fé?

Texto Áureo
“Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus.” Êxodo 10.25

Verdade Aplicada
Devemos adorar ao Senhor com cânticos, com nossos bens e com um viver coerente com a vontade de Deus.

Objetivos da Lição
Saber que Deus deve ser adorado.
Identificar o que afeta nossa adoração a Deus.
Ressaltar que devemos servir a Deus com o nosso melhor.

Textos de Referência

Êxodo 10
24 Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
25 Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus.
26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao Senhor, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Pv 12.27 Ser diligente é um bem preciosa.
TERÇA | Ec 5.19 Deus concede os bens.
QUARTA | Mt 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores.
QUINTA | Lc 12.15 Devemos nos guardar da avareza.
SEXTA | At 2.44 A Igreja Primitiva tinha tudo em comum.
SÁBADO | 1Jo 2.16 O que é do mundo não provém do Pai.

HINOS SUGERIDOS: 225, 227, 253

INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição seguimos dentro do tema "Mordomia Cristã", e vamos falar sobre Moisés e sua missão diante de faraó. Mas, antes de prosseguir, vale a pena comentar sobre o tema do trimestre, para o caso de alguém lhe perguntarO que é mordomia cristã? 
A resposta é: mordomia cristã é a responsabilidade de cuidar das coisas de Deus, como um administrador, ou seja, um mordomo do Senhor. Tanto os bens espirituais quanto os materiais que Deus confiou aos cristãos.  
Moisés se negou a deixar os animais no Egito, e essa atitude remete ao posicionamento do crente diante de uma orientação de Deus. A atitude de Moisés mostra que ele não renunciou ao que viria a ser motivo de adoração e louvor a Deus. 
Moisés ao solicitar a faraó a saída do povo de Deus do Egito, recebeu propostas de deixar algumas coisas por lá, e essa lição fala de uma dessas propostas, a de deixar os rebanhos no Egito, e também sobre a impressionante resposta de Moisés, Êxodo 10.26

PONTO DE PARTIDA – Devemos a Deus nossos servir com bens.

1- Adorando a Deus
Adorar é obedecer ao primeiro e principal Mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas (Dt 6.5); assim, todos somos chamados a adorar. Deus escolheu Moisés para conduzir os israelitas para adorá-lo no deserto, mas Faraó considerou as palavras de Moisés mentirosas (Êx 5.1-9). Convém lembrar que Deus tinha um projeto muito maior, que iria impactar o mundo, e levar o povo do Egito fazia parte desse projeto. No entanto, para faraó bastava informar que o povo iria adorar a Deus no deserto, pois a adoração estava inclusa no projeto.

"E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.", Êxodo 5.3

1.1. Moisés, o mediador da adoração a Deus no deserto.
Deus chama as pessoas certas para Sua obra. Ele se agrada de quem vive com retidão, abandona o pecado e adora com um coração sincero. Moisés foi enviado por Deus a Faraó, o soberano mandatário do Egito, que deveria deixar que os israelitas fossem ao deserto adorá-lo (Êx 5.1). Essa passagem nos ensina que o deserto também é lugar de adoração a Deus. Na verdade, o deserto era o local de passagem do povo em direção à terra prometida, também foi o local de aprendizado, onde o povo passou a conhecer a Deus. E aquele deserto também foi um lugar de adoração.

"E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.", Êxodo 5.1

O deserto que consideramos hoje é o mundo físico onde temos nossa vida social, o nosso local de passagem até a Terra Prometida. Assim como um deserto é um local onde não tem nada, o mundo é deserto de coisas espirituais. Pode até haver muitas coisas materiais interessantes no mundo, mas não há nada de Deus nele.

"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.", João 17.14

Jesus não é do mundo e nós também não somos, somos de Deus. 

Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

 
ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)
2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.