INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 15 de abril de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 3 / 2º Trim 2025


AULA EM 20 DE ABRIL DE 2025 - LIÇÃO 3

(Revista Editora Betel)

Tema: Participando com consciência e alegria da manutenção do serviço

Texto Áureo
“E veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o estimulou, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para os vestidos santos”, Êxodo 35.21


VERDADE APLICADA
Como povo de Deus, somos convocados a participar da manutenção dos locais de culto com nossas contribuições financeiras e nosso trabalho.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Reconhecer que devemos cuidar da Casa de Deus.
Saber que as ofertas geram bênçãos para o ofertante
Ressaltar que Deus honra os que O honram.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

1 Crônicas 29
3 E ainda, de minha própria vontade para a casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho de mais eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4 Três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas;
5 Ouro para os vasos de ouro, e prata para os de prata, e para toda obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?
6 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães dos milhares e das centenas, e até os capitães da obra do rei, voluntariamente contribuíram.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA | 1 Sm 2.30b Os que honram a Deus serão honrados.
TERÇA | 1Sm 15.22 Obedecer é melhor do que sacrificar
QUARTA | 1Cr 29.17 As ofertas para a construção do Templo
QUINTA | Sl 23.1 O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
SEXTA | Mc 12.30 Devemos amar a Deus de todo o coração.
SÁBADO |Ef 1.3 Deus nos abençoou com bênçãos espirituais

HINOS SUGERIDOS: 290, 291, 432

INTRODUÇÃO 
Professor(a), temos aqui mais uma lição interessante, no entanto, essa lição fala de um tema que às vezes gera algum debate, por isso, é interessante o(a) professor(a) se preparar bem antes da aula, e convém saber de antemão, que essa lição não trata de dízimos, apenas de ofertas. 
Nesta lição, baseados nos registros bíblicos, veremos que o povo de Deus é chamado a servir-lO com alegria e fidelidade também na manutenção dos locais de culto, com contribuição financeira e trabalho, visando a continuidade das atividades de oração, adoração e anúncio da Palavra de Deus. Ou seja, a lição vai mostrar que Deus estabeleceu um acesso direto à Sua presença, mas a construção e manutenção do local de culto é da nossa responsabilidade como servos do Senhor. Esse tema fala diretamente da igreja local, isto é, do local onde congregamos, por isso, é correto os servos de Deus se esforçarem e se voluntariarem para que esse lugar de adoração seja manutenido assim como aconteceu na construção do Tabernáculo no deserto. 

PONTO DE PARTIDA: Devemos cuidar da Casa do Senhor.

1- A construção do Tabernáculo
Sempre foi propósito de Deus se relacionar com o Seu povo (Tg 4.8). No livro do Êxodo, vemos que o Senhor Deus ordenou que fosse feito o Tabernáculo, dizendo: “e habitarei no meio deles” (Êx 25.8). E a nuvem cobria o Tabernáculo durante o dia, e o fogo estava sobre ele de noite, e a glória do Senhor enchia a tenda da congregação (Êx 40.34-38).   

1.1. Onde a glória de Deus se manifestava.
Antes de o Tabernáculo ser erguido, Moisés se encontrava com o Senhor na “tenda da congregação” que era armada fora do arraial (Êx 33.7-11). O Tabernáculo foi erguido em pleno deserto, para ser um local onde o povo desfrutaria de comunhão com Deus, que desejava viver entre eles (Êx 25.8).
Entendemos pela Palavra do Senhor, que Deus deseja que o Seu povo esteja reunido em local específico, fora de suas atividades comuns, em reuniões separadas para adoração. Deus fez isso desde o jardim do Éden que era um local destacado de toda a terra, onde Deus visitava. Depois o Senhor mandou o ser humano construir o Tabernáculo, isso mostra que Deus deseja que os seus servos estejam junto dEle, reunidos e separados do mundo.
Moisés já se reunia com Deus em um local específico antes do tabernáculo estar pronto.

"E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial." Êxodo 33.7

É interessante notar que aquela tenda já possuía um caráter isolado, fora do arraial, não sendo vista de forma nenhuma como um lugar comum.
Acrescente-se a essa observação que o Tabernáculo atraía a atenção de todo o povo, porque a glória de Deus se manifestava de modo sublime naquele lugar. Deus nos criou para a Sua glória (Is 43.7), e o Tabernáculo passou a ser o símbolo da Sua Presença entre o povo (Êx 29.43-46). Diante daquele esplendor, os israelitas ofertavam com alegria; ofertando até mais do que o necessário para a construção do Tabernáculo (Êx 36.5-7). Além da glória de Deus se manifestando no Tabernáculo, o que chamou a atenção na sua construção, foi o povo contribuindo com tanta dedicação que precisou receber ordem para parar.

"5 E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse.
6 Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,
7 Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.", Êxodo 36.5-7

Claro que muitos líderes não fariam hoje como Moisés fez, ao pedir para o povo parar de ofertar por já ter material suficiente, mas esse fato nos mostra que é responsabilidade do povo ofertar para a construção e manutenção de templos e isso deve ser feito com a mesma voluntariedade que os judeus fizeram no deserto.

Outras referências utilizadas neste subtópico:

"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.", Êxodo 25.8

"A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.", Isaías 43.7

"43 E ali virei aos filhos de Israel para que por minha glória sejam santificados.
44 E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
45 E habitarei no meio dos filhos de Israel e lhes serei por Deus,
46 e saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu, o Senhor, seu Deus.", Êxodo 29.43-46

_____________________________________________

Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

 
ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)
2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.