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quarta-feira, 28 de maio de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 9 / 2º Trim 2025

A REVELAÇÃO DO MESSIAS NOS SALMOS
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Texto de Referência: Sl 110.1 

VERSÍCULO DO DIA
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por quete alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias?”, Sl 22.1

VERDADE APLICADA 
Os Salmos messiânicos acenam a Pessoa de Cristo, para podermos chegar com Ele à glória, e contemplá-Lo sentado à direita do Pai como Rei e vencedor. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Destacar a soberania do Messias;
✔ Apresentar o Messias como o Santo de Deus;
✔ Enfatizar sobre as funções do Messias nos Salmos.

MOMENTO DE ORAÇÃO  
Oremos para que o mundo reconheça Cristo Jesus como o Salvador por Deus enviado à humanidade caída.

LEITURA SEMANAL
Seg Sl 23.1 O Supremo Bom Pastor.
Ter Jr 23.5 De Davi veio um descendente que é um Rei justo.     
Qua Jo 4.26 Jesus afirmou: Eu sou o Messias.
Qui Mt 24.44 O Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis. 
Sex Sl 22.18 Repartiram entre si as Suas vestes. 
Sáb Is 53.5 Ele foi ferido pelas nossas transgressões.

INTRODUÇÃO  
O livro dos Salmos apresenta, entre os seus versos, a Pessoa do Messias, o Seu caráter e as Suas funções. Ou seja, a leitura messiânica sugerida pelo cristianismo é o próprio Cristo que está ali identificado como o Messias.

Ponto-Chave 
“Os Salmos messiânicos proporcionam atributos tão relevantes em afinidade ao caráter, à vida e à obra do Messias que compõem um decisivo contexto na exposição dos Evangelhos, uma vez que exclusivamente em Cristo todas as profecias foram concretizadas”. 

1. OS SALMOS MESSIÂNICOS
O Bispo Abner Ferreira (IBE - Livros Poéticos, p.76) nos diz que, no livro dos Salmos, encontramos os Salmos classificados como messiânicos que relatam acerca da Pessoa de Jesus, Seu ministério, Sua vida, Sua rejeição, Seu sofrimento e Sua crucificação.

1.1. A Soberania do Messias
Do ponto de vista neotestamentário, o Salmo 2 exibe o governo Soberano do Messias, o Filho de Deus. No Salmo 2, o salmista contempla o futuro Messias e, desse modo, o Salmo é um prenunciado de forma profética. Neste Salmo, a contestação do Filho corrobora a Sua anuência do papel dado pelo Pai: “[...] Tu és meu Filho; eu hoje te gerei, Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão”, Sl 2.7,8. Se fizermos uma leitura mais apurada, veremos que a mensagem principal deste Salmo é: “o Senhor reina” O texto destaca a supremacia do Ungido, o Messias, sobre os poderes que se contrapõem a Ele.

1.2. O Messias como Deus
Na Bíblia, Jesus é o Messias anunciado no AT, onde Deus prometeu que iria enviar seu Ungido, ou Messias, para salvar Seu povo (Dn 9.25). No Salmo 45, verso 11, o salmista apresenta o Messias dizendo: “Então o rei se afeiçoará à tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o” Ele é o Filho de Deus. No dia que Ele chegar ao trono, Deus diz para Ele, “[...] Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”; Sl 2.7. No encadeamento dos Salmos 22 a 24, vemos o Messias sendo admitido como (A) o Cristo, o Sofredor (Sl 22); (B) o Cristo, o Pastor (Sl 23); e (C) o Cristo, o Soberano (Sl 24).

Refletindo 
O Salmo 2 relata três profecias a respeito do Messias: a revolta do povo contra o Ungido de Deus; o triunfo do Filho de Deus, e o reinado do Filho de Deus.”
Pastor Adriel G. do Nascimento

2. A AUTORIDADE DO MESSIAS
O Messias reinará com equidade e retidão. O Seu governo será justo (Sl 72.2). Salomão, que é o autor deste Salmo, expõe que o Messias desempenhará grande autoridade e que as nações se submeterão a Ele e o bendirão para sempre: “E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão” Sl 72.11.

2.1. O Justo Messias
Somos possuidores da promessa de um Salomão demonstra, as aspirações de um reino ideal que não podia realizar-se, senão no reinado perene do Messias. Este é um Salmo da justiça e pode ser utilizado para a retidão prevalecer O Rei messiânico condenará a exploração; Ele será um líder sábio, governando com maestria e percepção aguçada Os vulneráveis serão protegidos e suas necessidades supridas. Ele auxiliará os pobres que lhe pedem socorro (Sl 72.12) e ajustará contas com os opressores soberbos (81 72.4), provendo consolo aos Seus súditos (Sl 72.6,7).

2.2. O Santo Messias
O Messias prometido é Santo e virá buscar os que são consagrados a Ele (1Ts 3.13; 5.23; 2Ts 1.10; Hb 12.14). Segundo o salmista em seus escritos, Jesus, o Messias prometido, era Santo em Sua maneira de viver (81 89.18,19). O foco narrativo do testemunho de Cristo atesta Sua vida sem pecado. No Evangelho de João, Ele diz: “Quem dentre vós me convence de pecado? [...] Jo 8.46. Já, no Evangelho de Lucas, vemos um demônio imundo, exclamando em alta voz dizendo: “[...] Bem sei quem és: o Santo de Deus; Lc 4.34. No Salmo 22, Davi ratifica a santidade do Messias ao dizer que Ele é Santo e que, sentado no Seu trono, recebe os louvores do povo de Israel (Sl 22.3).

3. FUNÇÕES DO MESSIAS NOS SALMOS
Os Salmos foram escritos muito tempo atrás, antes mesmo de Jesus nascer. No saltério, o Messias nos é apresentado como Sacerdote (Sl 110.4), como Juiz (Sl 72.2) e como Rei (Sl 2.6; 89.27).

3.1. O Reino, o sacerdócio e a vitória do Messias
No Salmo 110, verso 4, Davi traz a promessa do Senhor de que o Messias seria um Sacerdote Eterno: “Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque” Conforme é possível apurar, este tema é citado seis vezes na Carta aos Hebreus (Hb 5.6,10; 6.20;7.11,15,21), onde o autor adverte que o sacerdócio de Cristo é de uma ordem distinta e mais elevada do que o sacerdote Arão, a saber, um sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque, Assim, o seu sacerdócio não está atrelado à linhagem levítica, mas a uma linhagem superior (Hb 7.3). Nota-se que Davi mostra, no Salmo 110, que o Messias advogaria pelos pecadores diante de Deus. Vale lembrar que essa profecia se cumpriu em Cristo, que se deu como sacrifício vivo pelos nossos pecados e nos reconciliou com Deus (1 Pe 3.18).

3.2. A salvação apresentada pelo Messias
Ao longo da lição, observamos que, além das letras, dos arranjos e dos cânticos, os salmistas receberam o discernimento da natureza, da vida e das funções do Messias que haveria de vir. Por isso, entendemos que a esperança messiânica é um assunto presente nos Salmos, exemplos: os Salmos 2, 22, 23, entre outros. Estes Salmos nos lembram que, mesmo diante das adversidades, podemos ter esperança na promessa de redenção e salvação apresentada pelo Messias (Sl 27.1). Sobre o Messias, os Salmos nos conduzem à certeza de que Ele é Poderoso para nos guardar, perdoar os nossos pecados e nos guiar para a vida eterna (Jo 3.16).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR 
O Salmo 110.4 declara que o Messias também será Sacerdote, algo inédito na história do Antigo Testamento. Trata-se de um versículo importante para a mensagem da carta aos Hebreus (Hb 5.6,10; 6.20; 717,21; Rm 3.34), pois esse é o livro que descreve o ministério de Cristo nos dias de hoje como Sumo Sacerdote no céu. Se Jesus estivesse na Terra, ele poderia ministrar como sacerdote, pois era da tribo de Judá e não da tribo sacerdotal de Levi, Porém, pelo fato do Seu sacerdócio ser segundo a ordem de Melquisedeque, que foi tanto rei quanto sacerdote (Gn 1418-24), hoje Ele pode ministrar no céu. Melquisedeque não foi uma aparição de Jesus Cristo na Terra; antes, foi apenas um tipo de Cristo, representando Seu atual ministério sacerdotal. [...] Nenhum sacerdote da linhagem de Arão foi “sacerdote para sempre”, pois cada um dos sumo sacerdotes morreu e foi substituído por seu filho mais velho. Isso o toma um tipo de Cristo, o Filho eterno de Deus e o Sumo Sacerdote para sempre.
Fonte: (Warren Wiersbe. Poéticos: Comentário Bíblico Expositivo, Geográfica, 2020, p.276).

CONCLUSÃO
A lucidez dos escritores dos Salmos nos apresenta um manancial transbordante de profecias sobre o Messias e nos mostra a Sua vinda, a Sua missão e o Seu papel na história da humanidade.

Complementando
Muitos Salmos retratam a respeito de Jesus: Nascimento (Sl 2.7); Humilhação (Sl 8.4); Deidade (Sl 45.6); Ministério (Sl 69.9); Rejeição (Sl 118.2); Traição (Sl 41.9); Eventos da cruz (Sl 22); Ressurreição (Sl 2.16); Ascensão (Sl 68.18) e Reino (Sl 102.26). 

Eu ensinei que:
Alguns Salmos são classificados como messiânicos pois, destacam o caráter bondoso da figura do Messias, que em Suas mãos está a Redenção que o Pai prometeu à humanidade.

Fonte: Revista Betel Conectar

Subsídio da Lição 9

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