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quarta-feira, 21 de maio de 2025

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 8 / ANO 2- N° 5

  

Filipe, Diaconia, Evangelização, Milagres e Avivamento

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TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Atos 8.5-7,26-31
5- E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
6- E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
7- pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
26- E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
27- E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28- regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29- E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30- E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?
31- E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

TEXTO ÁUREO
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia.
Atos 8.6

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Lucas 10.1-11
Designou o Senhor outros setenta
3ª feira - Atos 6.1-7
A instituição da diaconia
4ª feira - Atos 8.1-8
O fruto da perseguição aos cristãos 
5ª feira - Atos 8.26-38
Um obreiro submisso à voz de Deus
6ª feira - Atos 21.8,9
Um homem de família  
Sábado - Salmo 68.26-32
A Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos

OBJETIVOS
    Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá: 
  • reconhecer que Filipe foi, acima de tudo, um servo submisso à vontade de Deus;
  • entender que o Senhor pode nos usar em diferentes funções dentro do Seu Reino;
  • compreender que o maior dom é o amor que dedicamos a Deus e ao próximo.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Caro professor, no Novo Testamento, é essencial distinguir o apóstolo Filipe do evangelista Filipe.
  O homem que levou o evangelho aos samaritanos e ao eunuco etíope (At 8.5,27) não era um dos Doze, pois os apóstolos permaneceram em Jerusalém durante a dispersão (At 8.1). A tradição eclesiástica indica que o Filipe mencionado em Samaria é o mesmo instituído como diácono (At 6.5).
  Embora pouco se saiba sobre sua família, Filipe era pai de quatro filhas profetisas (At 21.8,9). Sua vida nos ensina que Deus é o verdadeiro autor da obra, dos avivamentos e dos milagres. Por mais que sejamos usados, a glória pertence a Ele.
 
  Boa aula! 

COMENTÁRIO 

Palavra introdutória 
    No Novo Testamento, há quatro personagens chamados Filipe. Os mais conhecidos são o apóstolo e o evangelista; os outros dois são filhos de Herodes, o Grande — Herodes Filipe, filho de Mariamne (Mt 14.3; Mc 6.17; Lc 3.19), e Filipe, o Tetrarca, filho de Cleópatra de Jerusalém (Lc 3.1). Embora haja debate entre os estudiosos, a maioria concorda que esses dois últimos são indivíduos distintos, diferenciados por suas biografias e áreas de governo.
   As referências ao apóstolo Filipe são escassas. Ele é mencionado junto aos outros discípulos nos evangelhos sinóticos (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.14) e em Atos (At 1.13), e recebe destaque em passagens específicas do Evangelho de João (Jo 1.43-46; 6.5-7; 12.21,22; 14.8,9).
    O foco desta lição, no entanto, é Filipe, o evangelista, cujo nome significa "amigo dos cavalos". Ele foi um dos sete homens escolhidos para servir às mesas e assistir às viúvas (At 6.1-6). Como testemunha de Cristo, pregou em Jerusalém, Samaria e até os confins da terra (At 8.5,26-39; 21.8,9).
 
 1. UM SERVO DESIGNADO À DIACONIA
    Após a ascensão de Jesus, os apóstolos instituíram o serviço diaconal como o primeiro ministério oficial da Igreja, confiando essa tarefa a varões de reconhecida qualificação espiritual (At 6.1-6). Esse serviço surgiu para atender às demandas práticas da comunidade cristã, refletindo um trabalho caracterizado pela humildade e dedicação.
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    A liderança na Igreja primitiva, descrita em Atos 6, apresenta princípios valiosos: divisão equilibrada de responsabilidades (v. 2), liderança plural e colaborativa (v. 7), prioridade das qualificações espirituais (v. 3) e eleição popular sob supervisão apostólica (vv. 3,5,6), guiada pela sabedoria divina e o compromisso cristão.
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1.1. O estabelecimento do ministério diaconal
    Filipe foi designado para compor o grupo separado para a diaconia, atuando ao lado de Estêvão, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau (At 6.5). A missão confiada a esses irmãos consistia em cuidar dos mais vulneráveis e desempenhar uma função distinta da pregação da Palavra, mas igualmente essencial para a edificação do Corpo de Cristo.  

1.2. A motivação do amor no serviço
    A Bíblia não endossa a ambição por posições hierárquicas, mas incentiva o reconhecimento e o uso dos dons concedidos por Deus a cada servo (Rm 12.4-8; 1 Co 12). Alguns cristãos são chamados a permanecer no diaconato durante toda a vida, recebendo honra e reconhecimento espiritual por sua dedicação (1 Tm 3.13). Outros, como Filipe, são conduzidos por Deus a ministérios adicionais, como o evangelismo (At 21.8).

 2. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO EM SAMARIA
    A região de Samaria, marcada por tensões religiosas e culturais, refletia sua herança mista e práticas peculiares (Lc 9.52,56; Jo 4.20). Os samaritanos, descendentes de israelitas e povos estrangeiros, consideravam-se guardiões da Lei, mas sua forma de culto era desprezada pelos líderes religiosos de Judá. Essa hostilidade era tão grande que muitos judeus evitavam atravessar Samaria em suas viagens.
  Jesus desfez esses contrastes ao ministrar a samaritanos e judeus, demonstrando que Sua graça sobrepuja qualquer divisão humana (Jo 4.9,10).
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"Os samaritanos rejeitaram todo o Antigo Testamento, à exceção do Pentateuco, os cinco livros de Moisés, reunidos no que se chama atualmente de Pentateuco Samaritano. Além disso, eles construíram um templo no monte Gerizim que rivalizava com o templo de Jerusalém."
(RADMACHER; ALLEN; HOUSE, Central Gospel, 2010b, p. 172, 312).
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2.1. Contexto histórico: o evangelho alcança novas fronteiras
    É provável que vários anos tenham se passado entre o primeiro e o oitavo capítulo do Livro de Atos. Durante esse período, os primeiros cristãos ainda não haviam ultrapassado as divisas de Jerusalém para cumprir sua missão.
   A Igreja primitiva foi impulsionada pela perseguição a cumprir seu propósito de alcançar outros povos (At 1.8; 8.1). Filipe, deslocado para Samaria (At 8.5), enfrentou intensos desafios, mas permaneceu fiel à proclamação das boas novas. Este período representou um avanço significativo para o cristianismo, mostrando o controle soberano de Deus sobre a História.

2.2. A reconciliação pela graça de Deus
    O ministério de Filipe em Samaria é um exemplo marcante da reconciliação promovida pela graça divina. Ao proclamar o evangelho a um povo historicamente desprezado pelos judeus, ele demonstrou que a mensagem de salvação supera quaisquer limites ou divisões (At 8.5-8). Sua disposição em remover obstáculos enraizados revela uma notável habilidade de lidar com diferenças étnicas e sociais, fruto de sua vivência como judeu helenista, identificado cultural e linguisticamente com o mundo grego.
    Participando desde o início do trabalho de promover justiça, unidade e harmonia na Igreja primitiva (At 6.1-7), ele compreendia, por experiência própria, o que era ser tratado de forma desigual.
    Alguns aspectos do trabalho de Filipe servem de modelo para evangelistas:
  • ele foi ao encontro dos samaritanos (At 8.5), mostrando que o mensageiro da Verdade deve compreender e se integrar às necessidades regionais das gentes, como Cristo o fez ao habitar entre os homens (Jo 1.14);
  • sua mensagem era centrada em Cristo (At 8.5), refletindo o compromisso inabalável com a Palavra de Deus;
  • ele demonstrava autoridade espiritual, alcançando multidões com sua pregação e testemunho (At 8.6), além de operar milagres em nome de Jesus, levando libertação e alegria ao povo (At 8.7,8).
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    Mesmo com os feitos de Filipe, O Espírito Santo só foi concedido aos novos crentes após a chegada de Pedro e João (At 8.1416), reforçando que a obra de Deus é completa e interdependente. 
    O exemplo de Filipe demonstra que o evangelho é para todos, e a Igreja deve rejeitar qualquer forma de discriminação, refletindo a unidade em Cristo (Gl 3.26-28).
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 3. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO PARA ALÉM DE SAMARIA

3.1. A Etiópia e seu contexto histórico
    Segundo os editores do "Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento", o antigo reino etíope era governado por Candace, a rainha, que administrava as questões civis em nome de seu filho, o rei. Este era considerado um ser divino, o que o afastava das funções administrativas.
    O eunuco mencionado em Atos 8.27 exercia um cargo elevado como ministro das finanças, gerindo os recursos do Tesouro sob a supervisão de Candace. Ele havia ido a Jerusalém para adorar, exemplificando o interesse de muitos gentios do primeiro século na fé judaica. Insatisfeitos com a multiplicidade de deuses e a falta de padrões morais em suas culturas, estes buscavam no judaísmo a verdade e a retidão, muitas vezes aceitando a circuncisão e o batismo, conforme os estatutos da Lei Mosaica.

3.2.  O evangelho alcança o alto oficial da rainha dos etíopes
    Guiado pelo Espírito Santo, Filipe encontrou o eunuco em sua carruagem, lendo Isaías 53. O evangelista explicou que o texto fazia referência a Cristo, o Messias sofredor que tomou sobre si os pecados da humanidade (Is 53.7,8; At 8.29-35). Essa mensagem desafiava a expectativa predominante entre os judeus, que esperavam um líder político triunfante, não um servo sofredor.
    O eunuco, convencido da verdade da cruz, creu em Jesus como Filho de Deus e pediu para ser batizado, tornando-se o primeiro cristão registrado no continente africano (At 8.36-38). Irineu, um dos pais da Igreja, sugeriu que ele pode ter retornado à Etiópia como missionário entre seu povo, expandindo o alcance das boas novas além das fronteiras judaicas e samaritanas.
    O diácono, evangelista e servo Filipe deixou uma cidade, para que Deus o apresentasse ao homem que tinha as chaves de um país.

3.3. A missão sobrenatural de Filipe
    Após o batismo do eunuco etíope, Filipe foi transportado de maneira sobrenatural pelo Espírito Santo até Azoto, onde continuou proclamando a mensagem de Cristo (At 8.39,40). Esse transporte milagroso, descrito pelo termo grego "ἥρπασεν" (hērpasen) — o mesmo utilizado para arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4.17 — ressalta a singularidade e o caráter divinamente dirigido de sua missão.
 
 4. LIÇÕES DA VIDA DE FILIPE PARA A JORNADA DE FÉ
    A obra de Filipe exemplifica o propósito do evangelho: superar diferenças interculturais, sociais e geográficas. Ele não apenas anunciou as boas novas em Samaria, mas levou a mensagem de salvação a um representante da nobreza africana, ampliando o impacto global da Igreja nascente e reafirmando que o sacrifício de Cristo é para toda a humanidade (Gl 3.28).

4.1. Submissão à vontade de Deus
    Filipe nos ensina que o verdadeiro discípulo de Cristo é aquele que se dispõe a servir onde Deus o enviar. Seja como diácono em Jerusalém ou evangelista em terras distantes, Filipe respondeu ao chamado divino com obediência e humildade (At 6.5; 8.5). Sua disposição em derrubar limites estabelecidos nos inspira a abandonar o conforto pessoal para realizar a vontade do Senhor, lembrando que o serviço cristão é um chamado à entrega total (Rm 12.1).

4.2. Compromisso com a universalidade do evangelho
    A vida de Filipe também destaca a universalidade da mensagem de Cristo. Em Samaria, ele levou as boas novas de salvação a um povo desprezado pelos judeus (At 8.5-8); com o eunuco etíope, abriu caminho para a evangelização da África (At 8.26-40). Seu exemplo desafia os cristãos a romper preconceitos e abraçar todas as pessoas como destinatárias do amor e da salvação de Deus (Gl 3.28).

4.3. Dependência do Espírito Santo
    A jornada de Filipe foi igualmente marcada por sua sensibilidade à direção do Espírito Santo. Desde sua partida para Samaria até o encontro com o eunuco, Filipe demonstrou confiar plenamente na orientação divina (At 8.26,29). Isso nos lembra que, para sermos instrumentos eficazes nas mãos do Senhor, devemos cultivar uma vida de oração e comunhão com o bendito Consolador (Ef 6.18).

4.4. A alegria no serviço
O ministério de Filipe trouxe cura, libertação e grande alegria às pessoas que ele alcançou (At 8.8). Esse testemunho nos inspira a servir com entusiasmo, sabendo que Deus age por meio de nossas ações para transformar vidas. A alegria genuína no serviço é um reflexo da presença de Cristo em nós, que nos capacita a viver de maneira abundante (Jo 15.11). 

CONCLUSÃO
    A trajetória de Filipe exemplifica o papel do cristão como agente do Reino de Deus. Sua prontidão em deixar Samaria para percorrer uma estrada deserta (At 8.26) evidencia uma missão guiada por uma fé que transcende a lógica humana. O encontro com o eunuco etíope transformou uma vida e abriu portas para o evangelho na África, cumprindo a profecia de Salmo 68.31: Embaixadores reais virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos. Filipe nos ensina que o impacto do evangelho se mede pela fidelidade ao chamado divino, não por estatísticas ou aplausos.
   Que possamos, como ele, ser instrumentos úteis, dispostos a dizer: Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim (Is 6.8).

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1.1. Por que Filipe foi para Samaria?
R.: Devido à grande perseguição que houve aos cristãos em Jerusalém (At 8.1).

Fonte: Revista Central Gospel

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