TEXTO ÁUREO
“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4).
VERDADE PRÁTICA
A Igreja nasce no Pentecostes capacitada pelo Espírito para cumprir sua missão.
LEITURA DIÁRIA
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.1-14.
HINOS SUGERIDOS 24, 155 e 387 da Harpa Cristã.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Professor(a),
iniciando mais um trimestre maravilhoso, vamos a mais um subsídio
que o auxiliará na montagem de sua aula, e nessa introdução não
deixe de apresentar a nova revista e falar do tema central, mostrando
os temas das lições. Neste subsídio eu busco acrescentar detalhes
que enriquecerão a ministração.
A
Igreja nasceu no dia de Pentecostes. Esse evento marcou o início de
uma nova era: a era da Igreja. O Pentecostes era uma das festas mais
importantes dos judeus e acontecia cinquenta dias depois da Páscoa.
Foi nesse dia especial que Deus derramou o Espírito Santo sobre
todos os discípulos, batizando-os. O derramamento do Espírito no
Pentecostes marca o início da Igreja como uma comunidade de
profetas, como foi profetizado por Joel (Jl 2.28). No livro de Atos,
Lucas ensina que esse acontecimento tinha um significado especial
para o fim dos tempos, pois já havia sido anunciado pelos profetas
do Antigo Testamento. Além disso, o Pentecostes foi uma prova clara
de que Jesus havia ressuscitado. O propósito desse derramamento do
Espírito Santo foi dar poder à Igreja para testemunhar de Cristo ao
mundo e levá-la à verdadeira adoração. Isso é o que veremos
nesta lição. A Igreja de Jesus só
poderia entrar em operação no mundo, após o derramar do Espírito
sobre ela, e isso aconteceu
no dia de Pentecostes, por isso, esse dia marca o início da Igreja
na terra. A Igreja precisava do
poder de Deus para atuar, pois ninguém resistiria
à
perseguição se não fizesse isso por um propósito maior e pela
força do Senhor. O Espírito
Santo foi quem trouxe esse poder
aos cristãos primitivos.
I.
A NATUREZA DO PENTECOSTES BÍBLICO
1.
De natureza divina.
Lucas
relata que, por ocasião do derramamento do Espírito no dia de
Pentecostes, foi ouvido do céu “um som, como de um vento veemente
e impetuoso” que “encheu toda a casa em que estavam assentados”
(At 2.2) e que “foram vistas por eles línguas repartidas, como que
de fogo” (At 2.3). Os estudiosos da Bíblia explicam que esses
sinais são manifestações da presença de Deus, chamadas
de “teofanias”. Isso significa que Deus se revelou de
maneira visível e audível, assim como fez no Monte Sinai, quando
entregou a Lei a Moisés... As
teofanias que ocorreram algumas vezes no Antigo Testamento eram
basicamente,
a manifestação física da divindade, ou seja, era Deus se
manifestando de forma física ao ser
humano. Geralmente nessas manifestações, havia o envolvimento de
fogo, abalo da natureza e grande pavor, como foi o caso ocorrido no
monte Sinai:
"E
aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e
relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina
mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no
arraial.", Êxodo 19.16
O
texto fala também que Deus desceu sobre o monte:
"E
todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em
fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte
tremia grandemente.", Êxodo 19.18
Há
algumas teofanias na Bíblia em que o Senhor se manifestou em forma
humana:
"1 Depois,
apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado
à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia.
2
E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto
a ele. E, vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e
inclinou-se à terra,", Gênesis 18.1,2
Com
isso, entende-se que no dia de Pentecostes ocorreu uma teofania, onde
Deus desceu na pessoa do Espírito Santo. E ainda de acordo com a
definição do dicionário, podemos entender que a própria vinda de
Jesus à terra constitui uma teofania.
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