INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

segunda-feira, 30 de junho de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 1 / 3º Trim 2025


AULA EM 6 DE JULHO DE 2025 - LIÇÃO 1
(Revista Editora CPAD)
Tema: A Igreja que nasceu no Pentecostes



TEXTO ÁUREO
“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4).

VERDADE PRÁTICA
A Igreja nasce no Pentecostes capacitada pelo Espírito para cumprir sua missão.

LEITURA DIÁRIA

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.1-14.

HINOS SUGERIDOS 24, 155 e 387 da Harpa Cristã.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO 
Professor(a), iniciando mais um trimestre maravilhoso, vamos a mais um subsídio que o auxiliará na montagem de sua aula, e nessa introdução não deixe de apresentar a nova revista e falar do tema central, mostrando os temas das lições. Neste subsídio eu busco acrescentar detalhes que enriquecerão a ministração. 
A Igreja nasceu no dia de Pentecostes. Esse evento marcou o início de uma nova era: a era da Igreja. O Pentecostes era uma das festas mais importantes dos judeus e acontecia cinquenta dias depois da Páscoa. Foi nesse dia especial que Deus derramou o Espírito Santo sobre todos os discípulos, batizando-os. O derramamento do Espírito no Pentecostes marca o início da Igreja como uma comunidade de profetas, como foi profetizado por Joel (Jl 2.28). No livro de Atos, Lucas ensina que esse acontecimento tinha um significado especial para o fim dos tempos, pois já havia sido anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Além disso, o Pentecostes foi uma prova clara de que Jesus havia ressuscitado. O propósito desse derramamento do Espírito Santo foi dar poder à Igreja para testemunhar de Cristo ao mundo e levá-la à verdadeira adoração. Isso é o que veremos nesta lição. A Igreja de Jesus só poderia entrar em operação no mundo, após o derramar do Espírito sobre ela, e isso aconteceu no dia de Pentecostes, por isso, esse dia marca o início da Igreja na terra. A Igreja precisava do poder de Deus para atuar, pois ninguém resistiria à perseguição se não fizesse isso por um propósito maior e pela força do Senhor. O Espírito Santo foi quem trouxe esse poder aos cristãos primitivos.

I. A NATUREZA DO PENTECOSTES BÍBLICO

1. De natureza divina.
Lucas relata que, por ocasião do derramamento do Espírito no dia de Pentecostes, foi ouvido do céu “um som, como de um vento veemente e impetuoso” que “encheu toda a casa em que estavam assentados” (At 2.2) e que “foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo” (At 2.3). Os estudiosos da Bíblia explicam que esses sinais são manifestações da presença de Deus, chamadas de “teofanias”. Isso significa que Deus se revelou de maneira visível e audível, assim como fez no Monte Sinai, quando entregou a Lei a Moisés... As teofanias que ocorreram algumas vezes no Antigo Testamento eram basicamente, a manifestação física da divindade, ou seja, era Deus se manifestando de forma física ao ser humano. Geralmente nessas manifestações, havia o envolvimento de fogo, abalo da natureza e grande pavor, como foi o caso ocorrido no monte Sinai:

"E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.", Êxodo 19.16

O texto fala também que Deus desceu sobre o monte:

"E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente.", Êxodo 19.18

Há algumas teofanias na Bíblia em que o Senhor se manifestou em forma humana:

"1 Depois, apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia.
2 E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E, vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra,", Gênesis 18.1,2

Com isso, entende-se que no dia de Pentecostes ocorreu uma teofania, onde Deus desceu na pessoa do Espírito Santo. E ainda de acordo com a definição do dicionário, podemos entender que a própria vinda de Jesus à terra constitui uma teofania.


ATENÇÃO: 

PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO NO WHATS OU E-MAIL, SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 4,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix, no valor de R$ 3,50 por lição, e deixar agendado o restante do trimestre!
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.