O Novo Nascimento: O Diálogo
Transformador com Nicodemos
3 de Agosto de 2025
TEXTO ÁUREO
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo", 2 Coríntios 5.17.
VERDADE APLICADA
Somente o conhecimento intelectual da Bíblia e a boa vontade não nos dispensam de passar pelo novo nascimento para entrar no Reino de Deus.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Identificar a preocupação de Nicodemos com a sua própria situação espiritual.
- Destacar a importância do novo nascimento na vida do crente.
- Saber que Nicodemos amou Jesus até a Sua morte.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOÃO 3
1. E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus;
4. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6. O que é nascido da carne, é carne, e o que é nascido do Espírito, é espírito.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Jo 3.4 A conversa com Nicodemos.
TERÇA | Jo 3.3 O momento da conversa com o Filho de Deus.
QUARTA | Jo 7.45-53 Nicodemos fala em defesa de Jesus.
QUINTA | Jo 3.7 Como entrar no Reino de Deus.
SEXTA | Jo 7.46 Ninguém falou assim com o Filho de Deus.
SÁBADO | Jo 19.38,9 Nicodemos no sepultamento de Jesus.
HINOS SUGERIDOS: 165, 227, 345
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos reconhecer a necessidade de nascer de novo.
INTRODUÇÃO
Veremos, nesta Lição, o encontro do fariseu Nicodemos com o Filho de Deus, que lhe fala sobre a necessidade do novo nascimento. Além do singular encontro, abordaremos outros dois textos no Evangelho de João que mencionam Nicodemos. Com a indispensável ajuda do Espírito Santo, é possível extrair desses registros lições preciosas para o nosso crescimento em Cristo.
PONTO DE PARTIDA – E necessário nascer de novo.
1- Conversando com o Filho de Deus
Nicodemos reconheceu que Jesus foi enviado por Deus: "Bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele"; Jo 3.2. Jesus explicou a Nicodemos que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo (Jo 3.3). Isso gerou dúvida no religioso, que questionou como um homem velho poderia nascer novamente se não teria como voltar ao ventre de sua mãe (Jo 3.4).
1.1. Um encontro improvável.
Nicodemos tinha uma posição respeitada na sociedade da época, já que era um príncipe dos judeus (Jo 3.1). Além disso, ele era fariseu, ou seja, pertencia ao núcleo mais rigoroso do judaísmo, constituído essencialmente por pessoas da classe média, com grande autoridade entre o povo e muitos protocolos a seguir (Jo 12.42,43). Isso significa que Nicodemos era meticuloso quanto ao cumprimento da Lei Mosaica, tornando o encontro com Jesus um insulto ao seu legalismo.
Revista Betel Dominical, 2° Trimestre de 2002, Lição 5: "Este diálogo, travado entre Jesus e uma pessoa especificada, é o mais bem desenvolvido de todos. Como Nicodemos é tão claramente identificado, é possível traçar-se uma clara imagem de sua personalidade e do propósito de sua visita. Como um dos principais dos fariseus, pertencia à fraternidade mais profundamente religiosa de todo o judaísmo. Como líder dos judeus, integrava o supremo organismo jurídico permitido pelos romanos, o Sinédrio, encarregado da liderança espiritual e moral da nação. Como mestre de Israel, era um teólogo preocupado com a verdadeira compreensão e ensino da revelação dada por Deus".
1.2. É necessário nascer de novo.
Nicodemos devia estar inseguro quanto à sua situação espiritual, por isso foi ver Jesus (Jo 3.2). Mesmo sendo membro do Sinédrio, que tinha cerca de setenta membros, Nicodemos estava carente de Deus (S142.1,2). O Sinédrio tinha o poder de decidir todas as questões além da jurisdição das cortes locais. Apesar de sua importância e de ser conhecedor das Escrituras, Nicodemos só ouviu sobre a necessidade de nascer de novo ao encontrar Jesus (Jo 3.3). Mais tarde, ele defendeu o Mestre quando os fariseus e os principais dos sacerdotes queriam prender Jesus durante a Festa dos Tabernáculos em Jerusalém (Jo 7.45-53)
Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 5: "A regeneração causada pelo efeito do novo nascimento acontece individualmente, no interior de cada cristão (1 Pe 1.23). É o ato pelo qual o pecador recebe vida espiritual através da graça soberana de Deus e obra especial do Espírito Santo, passando a compreender e discernir as coisas espirituais. Sem o novo nascimento não existe qualquer esperança para a salvação. Jesus disse a Nicodemos que o novo nascimento era uma necessidade, sem a qual não havia possibilidade alguma de se fazer parte do Reino de Deus (Jo 3.5). Interessante que o termo `novo; no grego `anothen; significa `oriundo do alto, de cima'; por isso, é utilizado se referindo a tudo que tem origem celestial ou do céu. Assim, é possível dizer `nascer do alto' ou `nascer de Deus" (Jo 1.13).
1.3. O que significa nascer de novo.
Conforme o Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong, a expressão "nascer", dentre outros sentidos, indica "gerar, no sentido ativo, referindo-se a Deus, que tem a prerrogativa de gerar em um sentido espiritual; transmissão de uma nova vida e de um novo espírito em Cristo (1 Jo 5.1)': E a expressão "novo" aponta para o que "é de Deus". Assim, "nascer de novo" é nascer de Deus (Jo 1.13), receber de Deus uma nova vida espiritual. Trata-se de uma ação que tem origem celestial. É a operação do grande poder em nós (Ef 1.19); não por sermos merecedores, mas porque Deus é riquíssimo em misericórdia e por Seu grande amor (Ef 2.4).
Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 5:"Um termo sinônimo para novo nascimento é `regeneração: A palavra `regeneração' significa "voltar a criar': É uma referência ao ato pelo qual o homem caído é recriado internamente a uma condição que lhe permite ter comunhão com Deus. Em outras palavras, o novo nascimento é a renovação espiritual da imagem de Deus no homem (Ef 4.24; Cl 3.10). A nossa condição antes da regeneração era esta: "Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração" (Ef 4.18).
EU ENSINEI QUE:
Jesus explicou a Nicodemos que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo.
2. Compreendendo o novo
nascimento
Nascer de novo é passar por
uma mudança profunda (Gl
2.20), começar novamente e renovar-se espiritualmente (2Co
5.17). O Filho de Deus nos livrou da lei do pecado e da morte
(Rm 8.2).
2.1 O novo nascimento transforma vidas.
Quando alguém nasce de novo, há
um desejo de viver a nova vida pautada nos ensinamentos do Filho de Deus
(1 Jo 2.24-28). Isso acontece porque a
mudança proposta por Jesus é uma mudança de consciência, não de aparência
(At 24.16). Quando Nicodemos ouviu
Jesus falar de novo nascimento, ele não
conseguiu perceber que se tratava de
uma nova consciência, de morrer para os próprios desejos (1 Jo 2.16,17). O
novo nascimento nos leva a abandonar
práticas antigas para viver uma nova
vida em Cristo (1 Jo 1.9).
Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 5: "O apóstolo Paulo
em sua primeira Carta aos Coríntios
2.14 diz: "Ora, o homem natural não
compreende as coisas do Espírito de
Deus, porque lhe parecem loucura; e
não pode entendê-las, porque elas se
discernem espiritualmente'. Escrevendo aos efésios, o apóstolo Paulo descreve o novo nascimento como uma ressurreição de entre os mortos (Ef 2.5,6).
Ou seja, quando estávamos mortos em
nossos delitos e pecados, a primeira coisa que Deus realizou em nossas vidas
foi ressuscitarmos espiritualmente para
que pudéssemos compreender, ver, ouvir e receber o espiritual, e, dessa maneira, ter comunhão com Ele através da fé".
2.2. A necessidade do novo nascimento.
Todos os seres humanos têm necessidade do novo nascimento para
se reconciliar com Deus. O autor da Carta aos Hebreus recomenda não nos
afastarmos de Deus: "Vede, irmãos,
que haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do
Deus vivo'; Hb 3.12. Jesus ensinou a
Nicodemos que todos precisam nascer
de novo para entrar no Reino de Deus
(Jo 3.3). Jesus disse a Nicodemos que
aquele que é nascido da carne é carne, e
o nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6).
Ralph Earle & Joseph Mayfield
(2019, p.50): "O gerado sempre é semelhante ao que o gerou. A aliança antiga só
pode produzir a vida antiga. A escuridão
gera escuridão. A lei, que é para aqueles
que estão sem lei, não pode gerar uma
vida boa. Se alguém quer ter vida, a fonte
dever ser o Espírito. A preposição usada
nesta última frase é muito clara. Uma
tradução literal seria `O que é nascido a
partir do Espírito é espírito".
2.3. A ação do Espírito Santo no novo
nascimento.
A nova criação, que Paulo
em Efésios expressa como "criados em
Cristo Jesus" (Ef 2.10), é levada a efeito
pela ação do Espírito Santo: "nascer do
Espírito" (Jo 3.5,6). O Espírito Santo
opera o novo nascimento e nos concede uma nova vida em Cristo (Tt 3.5).
E, após o novo nascimento, o mesmo
Espírito habita na nova criatura operando outras obras: capacitação, fruto,
ajuda, santificação e tantas outras. Como o próprio Senhor disse: o Espírito
está com os discípulos de Cristo e vive
com os Seus discípulos (Jo 14.16-17).
Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 5:"Assim como o Espírito Santo desempenhou um papel na criação (Gn 1.2) a regeneração é Obra
do Espírito Santo no íntimo das pessoas.
Como o Senhor Jesus Cristo foi gerado
pelo Espírito Santo, assim, pela operação
do mesmo Espírito, somos "feitos filhos
de Deus" (Jo 1.12). Como já visto anteriormente, antes do novo nascimento, o
ser humano está, espiritualmente, morto em ofensas e pecados. A regeneração
é Deus agindo em favor do homem: "E
porei em vós o meu Espírito, e vivereis.."
(Ez 37.14). O Espírito Santo é o Espírito
de Vida (Rm 8.2). Logo, o novo nascimento não é somente uma doutrina, mas
uma realidade".
EU ENSINEI QUE:
O novo nascimento nos leva a viver uma nova
vida em Cristo.
3. Nicodemos no Evangelho
de João
O nome Nicodemos, no grego, significa "conquistador por povo" ou
"vencedor sobre o povo" Somente o Evangelho de João menciona
esse homem. Os registros revelam um homem interessado em
conhecer mais sobre Jesus; posteriormente, argumentando com os
principais dos sacerdotes e fariseus
a favor de Jesus; e participando da
preparação do corpo de Jesus e Seu
sepultamento.
3.1. Nicodemos reconheceu Jesus como
Mestre.
Jesus era amplamente reconhecido por Suas palavras e ensinamentos,
sendo chamado tanto de "Rabi" quanto
de "Senhor'; títulos que evidenciavam o respeito que o povo nutria por Ele como Mestre. Esse reconhecimento não se
limitava apenas ao povo comum, mas
também alcançou membros da elite religiosa judaica. Nicodemos, um fariseu
e membro do Sinédrio, rompeu com o
preconceito dominante entre as autoridades religiosas ao buscar Jesus para
aprender com Ele. Apesar da resistência
de seus pares, Nicodemos reconheceu
a autoridade de Cristo, dirigindo-se a
Ele com respeito e admiração: "Rabi,
bem sabemos que és Mestre vindo de
Deus, porque ninguém pode fazer estes
sinais que tu fazes, se Deus não for com
ele'; (João 3:2). A atitude de Nicodemos
nos lembra que o verdadeiro discipulado exige humildade para reconhecer a
verdade e coragem para romper com
paradigmas estabelecidos.
D.A. Carson (O Comentário de
João, Shedd Publicações, 1 Edição -
Abril de 2007, p. 187): "Embora fosse um mestre destacado, Nicodemos
se dirigiu a Jesus com um colegial
rabi. Em certo sentido, isso valeu
mais que quando a mesma palavra
foi pronunciada por dois discípulos de João Batista não informados
(1.38); foi certamente mais respeitoso que o tom de alguns dos colegas
de Nicodemos (7.15, 45-52). Tampouco, este desdenhava os milagres
de Jesus como aqueles que atribuíram suas Obras ao poder de Satanás
(8.48, 52). É a evidência dos sinais
miraculosos que convence Nicodemos de que Jesus não é um mestre
comum: Ele deve ser um mestre que
veio de Deus - o que certamente não
é uma confissão da preexistência
de Jesus, mas um reconhecimento
de que Deus estava peculiarmente
com Ele [...]."
3.2. Nicodemos rejeita a condenação
do Mestre.
Nicodemos era membro do
Sinédrio. João relatou que os principais
sacerdotes e fariseus enviaram servos
para prender Jesus, mas eles não conseguiram executar a missão, pois as
palavras de Jesus tinham autoridade
(Jo 7.46). Nicodemos protestou contra a condenação de Jesus pelos líderes
religiosos, uma vez que Ele não teve
chance de se defender (Jo 7.51).
F.F. Bruce (1987, p. 165): "A regra a
qual Nicodemos apela é assim formulada na literatura rabínica: `Carne e sangue
podem julgar um homem depois de ouvir
suas palavras; sem ouvi-las, não podem
pronunciar julgamento. A lei romana
coincidia com a lei judaica neste aspecto
[...] Mas até o protesto de Nicodemos só
conseguiu da maioria irada a sugestão
desdenhosa de que ele mesmo também se
tornara galileu»: O argumento usado pelos principais dos sacerdotes e fariseus (Jo 7.52) demonstra como eram ignorantes a
respeito de Jesus, inclusive sobre a região
de seu nascimento.
3.3. Nicodemos leva especiarias para ungir o corpo de Jesus.
No último
registro sobre Nicodemos no Evangelho de João, vemos que ele participou,
junto com José de Arimateia, da preparação do corpo de Jesus e de Seu
sepultamento. Nicodemos levou uma
grande quantidade de especiarias para
ungir o corpo de Jesus: "E foi também
Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando
quase cem libras de um composto de
mirra e aloés'; Jo 19.39.
F.F. Bruce (1987, pp. 324-325): "Mesmo que esta mistura de aloés e mirra
não fosse um unguento tão caro como o nardo puro' de Maria de Betânia (12.3-
5), uma quantidade tão grande deve ter
representado uma despesa que somente
um homem excepcionalmente rico podia fazer. Entretanto, por que razão foi
trazida uma quantidade tão grande de
substância aromáticas para sepultar um
homem? Não ficaríamos surpresos se todo este preparo fosse um sepultamento
real - mas, aos olhos de Nicodemos, e
provavelmente também de José, o sepultamento de Jesus tinha tal natureza. Para
eles, Jesus era verdadeiramente o que a
inscrição na cruz proclamara através de
zombaria - `O Rei dos Judeus".
EU ENSINEI QUE:
Nicodemos rompeu com o preconceito dos fariseus ao reconhecer Jesus como Mestre.
CONCLUSÃO
Concluímos que, porque todos pecaram (Rm 3.23), todos precisam se
submeter à condição estabelecida por Deus para entrar em Seu Reino:
o novo nascimento. Essa experiência é resultado da ação do Espírito
Santo e da Palavra de Deus na vida daquele que crê em Jesus Cristo e se
arrepende de seus pecados (At 2.38; 3.19), resultando em um viver como
nova criatura em Cristo (2Co 5.17).
Subsídio / Vídeo
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
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