INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 5 de agosto de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 6 / 3º Trim 2025


A VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA
 ___/ ___/ _____

Texto de Referência: At 1.6-11 

VERSÍCULO DO DIA
"Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias", Gl 1.18

VERDADE APLICADA 
O nosso propósito missionário deve ser semelhante ao da Igreja primitiva.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar as duas grandes Igrejas do NT; 
✔ Apresentar o ministério missionário do Apóstolo Paulo; 
✔ Mostrar a Missão em Atos dos Apóstolos.

MOMENTO DE ORAÇÃO  
Oremos para que a Igreja de Cristo cumpra com veemência o propósito para o qual foi criada.

LEITURA SEMANAL
Seg At 6.7 Jerusalém foi o berço do cristianismo primitivo. 
Ter At 13.3 A Igreja em Antioquia foi quem enviou os primeiros missionários para o mundo gentílico.  
Qua Rm 15.28 Paulo desejava ir até a Espanha pregar o Evangelho.
Qui 2Co 11.28 Paulo tinha um cuidado especial com as Igrejas. 
Sex At 2.36 Deus fez de Jesus Senhor e Cristo.
Sáb Mt 6.33 Busquemos primeiramente o Reino de Deus.

INTRODUÇÃO  
Duas igrejas foram protagonistas na evangelização do primeiro século: a igreja em Jerusalém e a de Antioquia, ambas com focos distintos, mas com a mesma Missão: a pregação das Boas-Novas e o anúncio do Senhorio de Cristo como o Messias prometido. 

Ponto-Chave 
"Os Apóstolos e a Igreja do NT são exemplos de conduta missionária para todos os crentes" 

1. A MISSÃO DA IGREJA DO NT
Duas igrejas se destacaram no cumprimento da Missão que Jesus ordenou: a Igreja em Jerusalém e a Igreja em Antioquia. A missão da igreja em Jerusalém foi dirigida à evangelização dos judeus, enquanto que a de Antioquia, se dedicou à pregação do Evangelho aos gentios. 

1.1. A Igreja em Jerusalém 
A Igreja em Jerusalém é considerada, por muitos estudiosos, a mãe do cristianismo primitivo, pois foi nela que aconteceu a descida do Espírito Santo (At 1.12-15). A Igreja de Jerusalém era composta de cristãos oriundos do judaísmo, desta forma, muitos destes novos cristãos viviam como judeus, com uma exceção, reconheciam Jesus como o Messias prometido. Eles frequentavam o Templo, se reuniam nas casas e participavam da Santa Ceia do Senhor (At 2.46). A Igreja crescia através da pregação e operações de maravilhas por intermédio inicial de Pedro e João, os primeiros Apóstolos (At 3.1-10), colunas da fé do cristianismo primitivo. 

1.2. A Igreja em Antioquia 
Podemos dividir o livro de Atos dos Apóstolos basicamente em duas partes: na primeira, temos a Igreja de Jerusalém e seus enviados, onde basicamente o Evangelho tinha sido pregado somente a judeus, até a figura de Cornélio (At 1-12). Já, a partir do capítulo 13, quem ganha notoriedade é a Igreja de Antioquia com o envio de seus principais missionários enviados para a salvação dos gentios (Paulo, Barnabé, Marcos e, posteriormente, Silas). A Igreja de Antioquia foi quem enviou Paulo e seus companheiros para a Missão aos gentios fora da Judeia em direção aos confins da terra (At 13.1-3).

Refletindo
"A Igreja do Senhor foi inaugurada em Jerusalém, porém seu objetivo é alcançar todo o mundo" 
Bispo Abner Ferreira 

2. PAULO E A MISSÃO
Todos os Apóstolos têm a sua importância na História do cristianismo, mas, Paulo foi extraordinário! A forma como viveu em prol do Evangelho, o desprendimento, a entrega, as perseguições e as Igrejas as quais ele estabeleceu são, sem sombra de dúvidas, um legado incomensurável. 

2.1. Paulo e suas viagens missionárias 
O Apóstolo Paulo é considerado um dos maiores missionários de todos os tempos. Ele pregou em diversas áreas do Império Romano, na ásia Menor, Macedônia, Grécia e Itália. Possivelmente, foi até a Espanha cumprindo o desejo de seu coração de pregar até os limites da Europa (Rm 15.28). Ele realizou três viagens missionárias, as quais, estabeleceu igrejas e lideranças. Foi perseguido, açoitado, passou por naufrágios, foi preso, apedrejado, mas nada disso o desanimou ou fez com que abandonasse Cristo, ou murmurasse contra Deus (2Сo 11.24-28).

2.2. Paulo e suas Cartas
Além das dificuldades inerente às Missões, Paulo administrava as igrejas que implantava através de Cartas e estas, até hoje, servem de testemunho de fé e da graça de Deus. Vale ressaltar que as gerações ao longo dos séculos conheceram os ensinamentos valiosos do cristianismo primitivo, que foi repassado aos Apóstolos através dessas Cartas. Paulo orientava as igrejas e comunidades sobre diversos assuntos: sobre a Obra da Salvação, Jesus Cristo, a Igreja, a ética do Reino, as Últimas Coisas e etc. Zeloso e diligente com a Obra de Deus, Paulo se preocupava com as Igrejas: "Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase?", 2Co 11.28-29. 

3. MISSÃO EM ATOS DOS APÓSTOLOS
Em Atos dos Apóstolos podemos contemplar como a Igreja cresceu e se estabeleceu. O maior protagonista não foi Pedro, João ou Paulo, mas sim, o Espírito Santo que guiou e conduziu os Apóstolos para a Boa-Obra. 

3.1. Características do evangelismo primitivo
Uma das características da Obra missionária da Igreja primitiva era a sua forma. Primeiramente, os Apóstolos iam às sinagogas e apresentavam Jesus como o Messias prometido e o cumprimento das promessas do AT (At 13.14; 14.1; 17.1;18.4). A base de suas mensagens consistia em que, Jesus morreu e ressuscitou, de modo que Deus Pai O estabeleceu como Senhor e Cristo. Eles estabeleciam um ponto de contato, um elemento em comum, e então apresentavam Jesus como o cumprimento das promessas de Deus (At 2.36). 

3.2. Um livro sem conclusão
O livro dos Atos dos Apóstolos termina de uma forma abrupta, sem conclusão. Isso se faz por motivos pertinentes: A) Quem é o personagem principal não é nem Pedro, tampouco Paulo, mas sim o Espírito Santo, Ele é o protagonista da Obra missionária; B) O livro não tem uma conclusão, pois a Igreja não terminou a sua Missão, a Obra missionária está aberta a todos nós, cristãos de todas as partes da Terra. Cabe a cada um de nós exercer o chamado para o qual Deus nos chamou e pregar a Jesus Cristo e a manifestação do Reino de Deus a toda criatura (Mt 6.33). 

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Paulo e Barnabé exerceram um importante papel na Igreja em Antioquia de modo a serem levantados como missionários desta Igreja (At 11.19-26). A Igreja de Antioquia foi proeminente, de tal forma que os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos. Paulo, em suas viagens missionárias, percorreu aproximadamente mais de 21.650 quilômetros, distância baseada em linhas retas, fora as viagens não narradas (2Co 11.25). Sua primeira Viagem Missionária teve Início por melo de uma revelação e envio pela Igreja (At 13.1-3). Fonte: (COSTA; Sergio Nascimento da; et al. Manual Bíblico Santorini: Atos dos Apóstolos. Joinvile: Editora Santorini, 2022. p. 66-67). 

CONCLUSÃO
A Igreja nasceu com um propósito divino: proclamar as Boas-Novas do Reino. Logo, fazer missões não é uma opção, mas uma obrigação para todos os cristãos. Nesta tão relevante missão, podemos contar com a ajuda e a capacitação do Espírito Santo, que nos reveste de poder a fim de que estejamos inseridos na Grande Comissão até que Ele volte. 

Complementando
A pregação primitiva era chamada de "kerygma" que tinha como base a afirmação do cumprimento das promessas do AT em Cristo, Sua morte expiatória e ressurreição. Era a partir destas afirmações que judeus e gentios se convertiam no mundo antigo. 

Eu ensinei que:
A Igreja primitiva era pujante em seu espírito missionário, Jerusalém no que tange a pregação aos Judeus; e Antioquia, aos gentios. 

Fonte: Revista Betel Conectar

Subsídio da Lição 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.