AULA EM 19 DE OUTUBRO DE 2025 - LIÇÃO 3
(Revista Editora CPAD)
Tema: O sermão do Templo

TEXTO PRINCIPAL
“Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.” (Jr 7.2).
RESUMO DA LIÇÃO
A justiça divina é reafirmada na exortação feita, tanto ao povo de Judá quanto à liderança política e religiosa.
LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Jr 7.2 O sermão na porta do Templo
TERÇA — Jr 7.3 Jeremias chama ao arrependimento
QUARTA — Jr 7.4 Jeremias combate as palavras falsas no Templo
QUINTA — Jr 7.11 Deus vê o que acontece no Templo
SEXTA — Jr 7.12 Jeremias adverte a respeito da justiça divina
SÁBADO — Jr 7.8 Jeremias fala sobre confiar em palavras falsas
OBJETIVOS
COMPREENDER a importância da profecia de Jeremias na porta do Templo;
EXPLICAR o que é uma vida espiritual bíblica;
DESTACAR as causas e as consequências de uma vida espiritual vazia.
INTERAÇÃO
[...]
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]
TEXTO BÍBLICO
Jeremias 7.1-15.
1 — A palavra que foi dita a Jeremias pelo SENHOR, dizendo:
2 — Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor.
3 — Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
4 — Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
5 — Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro,
6 — se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
7 — eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século.
8 — Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas.
9 — Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
10 — e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações?
11 — É, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor.
12 — Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz por causa da maldade do meu povo de Israel.
13 — Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando e falando, e não ouvistes, chamei-vos, e não respondestes,
14 — farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.
15 — E vos arrojarei da minha presença, como arrojei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta aula veremos uma passagem pouco comentada do livro de Jeremias, e isso por si só, já fará a tua aula interessante, mas neste material de apoio, vamos acrescentar assuntos relevantes para essa lição, aproveite o nosso conteúdo.
O capítulo 7 do livro de Jeremias registra a mensagem que
[...]
Este estudo é um alerta para a Igreja na atualidade. Ao ouvir a voz do Senhor, não endureça seu coração como fez o povo de Judá. Em resumo ao que foi lido no Texto Bíblico, o Senhor mandou que Jeremias fosse pregar na porta do Templo em Jerusalém, pois não estava se agradando do coração deles, pelas obras que eles praticavam. E essas obras expunham o coração deles, e mostravam como eles consideravam as coisas de Deus.
I. A VOZ NO TEMPLO
1. Frequentadores do Templo.
Jeremias recebeu a missão de ir até Jerusalém, posicionar-se à porta...
Se Deus fizesse isso hoje com algum profeta, enviando-o para a porta de alguma igreja a falar coisas semelhantes ao que Jeremias disse, com certeza ele seria reputado como doido, e não dariam ouvidos às suas palavras. Provavelmente foi o que aconteceu com Jeremias, mas o alerta do Senhor tinha que ser dado. E o alerta era que Deus não estava se agradando da forma como eles estavam conduzindo a adoração, por conta dos seus corações e de suas obras:
"Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás e não para diante.", Jeremias 7.24
Esse versículo mostra a resposta do povo diante dos alertas do Senhor, por causa da maldade que eles tinham em seus corações.
O aviso que fica para nós hoje é que, assim como o Senhor sondava os corações dos que iam ao Templo naquela época, Ele sonda os que vão às igrejas hoje.
2. O perigo da falsa adoração.
A voz de Deus ecoou no Templo com uma mensagem clara de que o cumprimento de liturgias não é...
Jesus ensinou para a mulher samaritana que chegaria um tempo em que a adoração seria medida, não pelo local, nem pela forma, mas pelo coração:
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.", João 4.23
Note que Jesus utiliza a expressão "em espírito e em verdade", para se referir a uma adoração sincera, ou seja, uma adoração que sai do interior da pessoa, do mais íntimo, isto é, do coração. Jesus em outra ocasião fez uma crítica aberta, citando o profeta Isaías:
"7 Hipócritas,bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8 Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.", Mateus 15.7-9
Por essas palavras do Senhor, podemos ver a importância de se adorar com o coração sincero.
3. Siló, um triste exemplo.
A mensagem de Jeremias afirmava que Deus faria a Judá o que havia feito a Siló (7.14). Em Siló ficava o Tabernáculo do Senhor, a Arca...
Convém ensinar o seguinte, os filhos de Eli levaram a Arca do Concerto para o meio da batalha, afim de usá-la como amuleto para vencerem a guerra, veja:
"E, tornando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca do concerto do Senhor, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos.", 1 Samuel 4.3
Naquela ocasião, Deus permitiu que a Arca do Concerto fosse tomada, e no tempo de Jeremias, o problema estava se repetindo, pois o povo acreditava que Deus não permitiria que fosse destruída a cidade onde estava o Templo do Senhor, veja a referência:
"Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.", Jeremias 7.4
Depois que o Senhor apontou todas as abominações que eles faziam, mesmo adorando a Deus no Templo, então Deus falou o que faria a eles:
"farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.", Jeremias 7.14
SUBSÍDIO I
[...]
II. A VIDA ESPIRITUAL BÍBLICA
1. Definição.
A palavra espiritualidade, vem do latim spitualitatem e indica o ato de...
[...]
2. A vida espiritual e suas tendências atuais.
Nem todo crente vive de maneira bíblica, assim como nem toda prática espiritual agrada a...
O pensamento pós-moderno, de que uma pessoa pode ter experiências com Deus, sem qualquer comprometimento com Cristo, mencionado aqui, é contrário ao pensamento de Deus. A realidade é a seguinte: a sociedade pós-moderna, se levanta contra a religião cristã, criticando abertamente a Palavra de Deus, isso se dá pelo fato de a nossa fé condenar o pecado, coisa que as diversas religiões evitam fazer. Dessa forma, todos os que se dizem servos de Cristo, são mal vistos pela sociedade atual. Muitos dos cidadãos desse mundo, até se dizem filhos de Deus, no entanto, possuem aversão ao nome de Jesus, pois foi Ele quem foi dado por Deus para pisar a cabeça da serpente e é Ele quem julgará o mundo. Todo crente fiel incomoda o mundo assim como Jesus incomodou.
"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.", João 17.14
Mas a verdade é que, apenas Jesus pode levar alguém ao Pai:
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e avida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.", João 14.6
3. A prática da espiritualidade.
No livro de Gênesis, podemos ver o agir de Deus, nas expressões: “E disse Deus” (Gn 1.3,6,9,11,14,20,24,26,29). Em João 1.14 está escrito...
Ou seja, deve haver a presença dos dois elementos na vida cristã, a fé e a obras. Pois aprendemos pela Palavra de Deus que, a salvação é pela fé, mas se essa fé não tiver obras, é considerada uma fé morta:
"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.", Tiago 2.17
Esse é um erro que muitos cometem hoje e também no tempo do profeta Jeremias, veja a indignação do Senhor:
"É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor.", Jeremias 7.11
Convém acrescentar que, nos dias atuais, acontece também o oposto, a pessoa ter obras, mas no seu coração não possuir a fé, fazendo as coisas para obter fama, dinheiro ou posição superior. Neste caso, o crente estará caindo no mesmo erro dos judeus no tempo de Jeremias:
III. AS CAUSAS E AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA VIDA ESPIRITUAL VAZIA
1. A triste realidade de uma vida espiritual vazia.
Jeremias profetizou contra a vida espiritual do seu povo. A sua mensagem revelou o quanto...
Tratar os elementos da vida cristã como amuleto, hoje em dia, funciona da seguinte forma:
1. Colocar a Bíblia aberta no Salmo 91 e achar que sua casa está protegida por causa disso;
2. Tomar Santa Ceia e achar que isso a livra de todos os males;
3. Entregar o dízimo, contando que o Senhor dará a prosperidade financeira;
4. Levar o óleo para ungir a casa, os móveis, etc, sendo que a Palavra de Deus nunca ordenou esse tipo de atitude;
Identificamos que existem nas igrejas, muitos crentes supersticiosos. Na verdade, essas e outras ações demonstram uma vida espiritual vazia e uma falta de conhecimento da Palavra. Existem muitos outros exemplos que não apontamos aqui.
Veja o que como fica aquele que se acomoda em viver uma vida espiritual vazia:
"²⁷ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.", Mateus 23.27
2. As causas e as consequências da vida cristã vazia.
A vida cristã sem a aprovação e a presença de Deus é um perigo. Para o crente, o culto não é...
[...]
3. Uma mensagem urgente e atual.
Jeremias exerceu o seu ministério entre os anos 627 e 586 a.C., mas a verdade de sua mensagem ainda ecoa na...
Aprende-se aqui, uma verdade incontestável: aqueles irmãos que estavam entrando e saindo do Templo, receberam a correção, talvez alguns deles possam ter pego a orientação, mas sabemos que a maioria não pegou. E aqueles que não iam ao templo deixaram de receber qualquer orientação da parte do Senhor, e isso é o que acontece com os desigrejados, pois é nos cultos onde o Senhor fala ao coração de Seus filhos. Talvez num louvor, numa pregação ou numa oportunidade, o Senhor exorte um coração que está triste ou que está à beira do "precipício". O fato é que na congregação, podemos ouvir a voz de Deus com mais clareza.
A grande maioria dos desigrejados, na verdade, são pessoas que não amadureceram espiritualmente, e nem tão pouco, desejam isso, pois a forma e o lugar para se amadurecer no Reino de Deus é congregando com os irmãos na igreja local, ouvindo e aprendendo do Senhor.
"não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.", Hebreus 10.25
CONCLUSÃO
A dura mensagem de Jeremias aos líderes religiosos e aos frequentadores do Templo em Jerusalém revela que um crente pode...
Essa lição serviu como um alerta para nossa prática cristã, pois os erros que Deus viu no povo que comparecia ao Templo, devem ser evitados nos dias atuais, por isso, essa lição tem o seu valor prático incontestável.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, qual a missão recebida por Jeremias?
Jeremias recebeu a missão de ir até Jerusalém se posicionar à porta do Templo e se pôr a gritar, anunciando a mensagem a todos que por ali passassem (7.1,2).
2. Qual mensagem deveria ser proclamada aos frequentadores do Templo?
A mensagem era de arrependimento e deveria ser proclamada aos frequentadores do Templo, pois estes estavam cumprindo com os rituais litúrgicos pré-estabelecidos, mas estavam com o coração distante de Deus (7.24).
3. Como deve ser a nossa adoração a Deus?
Ela deve ser legítima, “em espírito e em verdade” (Jo 4.23,24), o que implica em uma adoração sincera de um coração regenerado e voltado para o Senhor.
4. Quem Deus usou como um triste exemplo para Judá?
Deus usou o exemplo de Siló.
5. Qual a origem e significado da palavra “espiritualidade”?
A palavra “espiritualidade”, vem do latim spitualitatem e indica o ato de valorizar o que é espiritual.
___________________________________
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos
André (em azul)
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de
estudos).
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp).
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.
Fonte: Revista CPAD Jovens
___________________________________________________________
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.