AULA EM 30 DE NOVEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 9
(Revista Editora CPAD)
Tema: A fidelidade dos recabitas

TEXTO PRINCIPAL
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” (Fp 2.15).
RESUMO DA LIÇÃO
Deus usou os recabitas como um exemplo de fidelidade aos seus princípios, para advertir Judá.
LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — 1Cr 2.55 A origem dos recabitas
TERÇA — Ml 3.18 A diferença entre o justo e o ímpio
QUARTA — 2Tm 2.19 Apartar-se da iniquidade o que profere o nome de Cristo
QUINTA — Pv 4.24 Se desvie da tortuosidade
SEXTA — 1Ts 4.1-12 É da vontade de Deus a nossa santificação
SÁBADO — Sl 101.2 Tenha um coração sincero
OBJETIVOS
MOSTRAR quem são os recabitas;
REFLETIR a respeito do exemplo de vida de Jeremias e dos recabitas;
RECONHECER o nosso chamado à santidade.
INTERAÇÃO
[...]
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]
TEXTO BÍBLICO
Jeremias 35.1-14.
1 — Palavra que do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2 — Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à Casa do SENHOR, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber.
3 — Então, tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas;
4 — e os levei à Casa do SENHOR, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, que está junto à câmara dos príncipes, que está sobre a câmara de Maaseias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
5 — e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho.
6 — Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
7 — não edificareis casa, nem semeareis semente, não plantareis, nem possuireis vinha alguma, mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra em que vós andais peregrinando.
8 — Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
9 — nem edificamos casas para nossa habitação, nem temos vinha, nem campo, nem semente,
10 — mas habitamos em tendas. Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai.
11 — Sucedeu, porém, que, subindo Nabucodonosor, rei da Babilônia, a esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus e por causa do exército dos siros; e assim ficamos em Jerusalém.
12 — Então, veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
13 — Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Porventura, nunca aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? — diz o SENHOR.
14 — As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberam até este dia; antes, ouviram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, madrugando e falando, vós não me ouvistes.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição fala de um assunto que se encaixa bem com os nossos dias, podendo ser usado como exemplo e aplicação para hoje. Esse material de apoio visa acrescentar conteúdos além do que está na revista.
O Senhor ordenou que Jeremias tomasse os recabitas como exemplo de fidelidade para contrastar com a infidelidade e a dureza do coração de Judá. O objetivo divino era despertar o seu povo para que se arrependesse. Na lição desta semana, vamos estudar a respeito da necessidade de o crente manter-se santo e fiel a Deus em um mundo caído, partindo do exemplo dos recabitas (Rm 12.2).
O Senhor pegou o exemplo de um povo que habitava no meio de Israel, que tinha uma história junto à nação, e que dava bom testemunho, mostrando que é possível ser fiel a Deus mesmo vivendo sob aquelas circunstâncias. Às vezes, temos exemplos de pessoas que fazem a diferença no Reino de Deus, a pesar de viverem no meio de muitos que negam a Cristo, estes são exemplos de inspiração para todos nós. E ainda temos exemplos de pessoas que nem são crentes, mas são honestas diante da sociedade.
I. OS RECABITAS
1. Quem são os recabitas?
Segundo o Dicionário Bíblico Baker, os recabitas são “uma família ou, talvez, uma ordem, que tem as suas origens em Jonadabe (2Rs 10), um filho queneu ou...
Jonadabe foi um respeitável líder em Israel no tempo de Acabe e Jeú, ele era filho de Recabe aquele que deu nome a esse clã. Veja isso:
"15 E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão e fê-lo subir consigo ao carro.
16 E disse: Vai comigo e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.", 2 Reis 10.15,16
Pelo que se pode depreender desse texto, Jonadabe já era conhecido como líder dos recabitas e o zelo desse povo pelo Senhor já era notório, por isso, Jeú o chama para ver o extermínio dos adoradores de Baal.
2. Como viviam os recabitas.
Eles levavam uma vida simples e isso se deu porque Recabe, seu líder-fundador, estabeleceu limites com a intenção de protegê-los da imoralidade. Eles habitavam em tendas e...
Como sabemos, havia povos que habitavam juntos a Israel na terra, como, por exemplo, os gibeonitas, que ficaram morando na terra depois de um acordo com Josué Js 9.14-21, e depois os samaritanos após a invasão do rei da Assíria, e havia também os recabitas.
Os recabitas eram um povo nômade que não possuíam terras, por isso, eles não atrapalhavam os israelitas, não bebiam, então não eram de confusão. Era um povo que servia ao Senhor sem incomodar os israelitas. Deus utiliza esse povo, que nem era israelita e não foram tirados do Egito de forma tão maravilhosa, para mostrar aos judeus como era ser um bom exemplo. Seria como se o Senhor mostrasse para um crente hoje, uma pessoa que não é cristã, com melhor testemunho do que os crentes, e existe pessoas assim.
3. Os recabitas e os seus valores.
A identificação dos valores dos recabitas passa, em primeiro lugar, por relembrar, ordenadamente, daquilo que eles abriram mão em cumprimento à ordem de seu líder-fundador. Já sabemos que...
Embora eles não fossem judeus, entendemos que seus líderes Recabe e Jonadabe deram ordens para que obedecesse ao Deus de Israel e assim pudessem habitar no meio do Seu povo. E pelo que pudemos compreender, Deus se agradou deles, assim como se agradou dos samaritanos. Veja uma passagem que confirma a recompensa do Senhor:
"18 E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Visto que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus mandamentos, e fizestes conforme tudo quanto vos ordenou,
19 assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias.", Jeremias 35.18,19
Deus se agradou da aliança que eles tinham com o líder deles, pois a mesma fidelidade Deus não via com a nação de Judá.
SUBSÍDIO I
[...]
II. JEREMIAS E OS RECABITAS
1. Compreendendo o texto.
Em obediência à ordem divina, Jeremias levou “os da casa dos recabitas” à “Casa do Senhor, à câmara dos filhos de Hanã” (Jr 35.1-4). Sobre Hanã, a mesma referência bíblica informa que...
Deus segue o mesmo modelo de profecia que Ele mantinha com os Seus profetas, primeiro o Senhor mandava eles executarem uma tarefa, e a partir daí anunciava sua palavra profética. Nesse casa Deus mandou que fosse oferecido vinho para os recabitas e diante de sua resposta Deus falou por boca de Jeremias, veja a resposta dos recabitas:
"Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;", Jeremias 35.6
Note que o que chamou a atenção do Senhor, não foi o fato de eles não beberem vinho, mas a fidelidade deles com a palavra dada a Recabe.
2. O exemplo dos recabitas.
O exemplo dos recabitas é mais um ato simbólico do ministério de Jeremias e, naturalmente possui alguns elementos que...
Eles estavam honrando uma aliança feita com um ancestral, que nunca veio em visão para lhes reafirmar a aliança, no entanto, o Senhor fez a aliança da Lei e enviou vários profetas para alertar o povo, vindo o próprio Senhor em várias teofanias, mas o povo não deu ouvidos. Este exemplo mostrava para os judeus, que era perfeitamente possível viver na terra e ser fiel a Deus, independente de ter anjo, profeta ou sacerdote para alertar e repreender.
3. A mensagem.
Ao ressaltar a fidelidade dos recabitas, Jeremias acentuou a desobediência do povo de Judá. Ali estava, diante de todo o...
Convém acrescentar que, a mensagem dada aos recabitas serviria perfeitamente para os dias atuais.
Era uma situação vergonhosa para o povo, o Senhor usar um povo fora da aliança da Lei para servir de exemplo. Isso fala diretamente aos crentes de hoje que fazem vergonha à obra de Deus, que estão dentro das igrejas com os microfones nas mãos, mas são corruptos, roubam as empresas usando material do local de trabalho para fins particulares; roubam no imposto de renda, mentindo na declaração; roubam nos serviços públicos fazendo gato de luz, de internet, etc.
Enquanto alguns crentes dão esses escândalos, há muitos não crentes que são honestos. Os líderes devem orientar suas congregações no caminho do exemplo, para que não sejamos "chacota" diante do mundo.
"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.", 1 Coríntios 10:32
SUBSÍDIO II
[...]
III. UM CHAMADO À SANTIDADE
1. O que é santidade?
Santidade é aquilo que é próprio do que é santo. Quando relacionada a Deus, a santidade é um de seus atributos, geralmente...
[...]
2. Santidade como fruto da fidelidade.
Santidade e fidelidade são virtudes que o Espírito Santo desenvolve na vida do crente. Mas qual a relação entre...
Podemos classificar os termos dessa forma: santidade é a atitude de separação das coisas do mundo para se consagrar a Deus; já a fidelidade é a atitude de honrar o ideal de santidade independente de qualquer circunstância.
No caso de Daniel a fidelidade dele e de seus amigos foi destacada pelo fato de estarem numa terra distante, vivendo em facilidades no palácio do rei, comendo do bom e do melhor e dormindo confortáveis em suas camas; eles poderiam deixar que todas as estas coisas enchessem os seus corações, mas não deixaram. Daniel percebeu que os pratos da comida real eram consagrados aos ídolos, mas os legumes não eram, por isso optou por uma dieta de legumes:
"11 Então, disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos deem legumes a comer e água a beber.
13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a aparência dos jovens que comem a porção do manjar do rei, e, conforme vires, te hajas com os teus servos.", Daniel 1.11-13
3. A santidade que abençoa.
Depois de mostrar o contraste entre a fidelidade dos recabitas e a infidelidade de Judá, o Senhor vaticinou o mal que...
A maior benção que um ser humano pode alcançar é estar junto ao seu Criador, no entanto, muitos crentes não sabem disso, e buscam de Deus benção materiais acima das bençãos espirituais. Mas o recabitas tinham isso como propósito, por isso, receberam de Deus a promessa de estarem para sempre a serviço da casa do Senhor. Essa foi a promessa feita aos recabitas:
"assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias.", Jeremias 35.19
Não são poucos os crentes que se desviam ou tornam-se desigrejados, por confiarem em promessas humanas, passadas como se fossem de Deus, ficando assim, decepcionados com Deus e com os líderes. E muitos desses que estão sendo enganados ficam de campanha em campanha esperando suas bênçãos materiais, mas o Senhor busca crentes fieis para o trabalho em sua Obra, assim como os recabitas.
SUBSÍDIO III
[...]
CONCLUSÃO
A lição que estudamos é um convite aos crentes deste tempo a viverem em santidade e em fidelidade a Deus. O comportamento de Judá não refletia a sua identidade de povo de Deus, daí porque Ele contrastou a sua infidelidade com a fidelidade dos recabitas, ensinando a esta geração que a fidelidade e a santidade são virtudes que o agradam e abrem as portas para que as suas bênçãos sejam derramadas aos que assim decidem viver.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
ESTANTE DO PROFESSOR
Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
HORA DA REVISÃO
1. Segundo o Dicionário Bíblico Baker, quem são os recabitas?
Segundo o Dicionário Bíblico Baker, os recabitas são “uma família ou, talvez, uma ondem, que tem as suas origens em Jonadabe, um filho queneu ou descendente de Recabe, cujos integrantes são zelosos pelo Senhor”.
2. Qual a finalidade do profeta, mediante a orientação do Senhor, usar os recabitas como exemplo?
O profeta, mediante a orientação do Senhor, usa esse grupo com a finalidade de proferir uma mensagem ao povo de Judá.
3. Segundo a lição, o que é santidade?
Santidade é aquilo que é próprio do que é santo.
4. Quem desenvolve no crente a virtude de santidade e fidelidade?
Santidade e fidelidade são virtudes que o Espírito Santo desenvolve na vida do crente.
5. Qual a origem do termo “fidelidade” e qual o seu significado?
O termo fidelidade vem do latim fidelis e diz respeito a quem é fiel, leal, constante, consistente e comprometido com algum compromisso assumido.
___________________________________
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos
André (em azul)
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de
estudos).
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp).
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.
Fonte: Revista CPAD Jovens
___________________________________________________________
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.