INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 13 / 4º Trim 2025


AULA EM 28 DE DEZEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 13

(Revista Editora Betel)

Tema: Paulo: Combatendo o bom combate e guardando a Fé
  



TEXTO ÁUREO
"Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado", 1 Coríntios 9.27.

VERDADE APLICADA
A convicção da experiência da conversão, a firmeza nas verdades bíblicas e a fidelidade ao Senhor são indispensáveis para desempenharmos com excelência o ministério cristão.
  
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Identificar a origem de Paulo.
- Ressaltar que Paulo se manteve firme até o fim.
- Reconhecer que Paulo foi ousado e perseverante.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

GÁLATAS 2 
20. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. 

GÁLATAS 6 
17. Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. 

2 TIMÓTEO 4 
6. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 
7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 
8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
 
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Rm 8.37 Mais do que vencedores.
TERÇA | 1Co 4.1-2 Que cada despenseiro seja fiel.
QUARTA | 1Co 11.1 Sede meus imitadores.
QUINTA | Gl 1.15 Separados desde o ventre da mãe.
SEXTA | Ef 6.10-20 A armadura de Deus.
SÁBADO | Fp 3.12-14 Prosseguindo para o alvo.

HINOS SUGERIDOS: 94, 171, 371

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos combater o bom combate sem negligenciar a fé.    

INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta última lição vamos falar de um ícone do Evangelho, um homem que depois de Cristo, foi o principal responsável pela expansão da obra de Deus até os gentios e daí para o mundo inteiro, e este material de apoio tem o objetivo de auxiliar a tua preparação para a ministração desta última aula. Que Deus abençoe tua classe! 
Paulo foi um apóstolo aprovado por Deus. Passou de perseguidor de cristãos a perseguido por causa de Cristo, levando sua missão nesta terra até o fim. Ele nos ensina que, apesar das dificuldades, devemos perseverar no caminho do Senhor até o fim, sem nunca abandonar a nossa fé. 
A missão de Paulo era a pregação do Evangelho aos gentios, para isso, ele estruturou a obra, abrindo igrejas, escrevendo cartas, criando cargos e passado orientações. Paulo não jubilou como pastor e foi descansar numa casa de campo, e nem deixou as atividades na obra de Deus para que outros fizesse por ele, o apóstolo Paulo só parou porque a prisão chegou e o Senhor revelou que ele não seria mais solto, mas seria morto por tudo o que fez pelo Evangelho: 
"Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.", 2 Timóteo 4.6 
Algum tempo depois destas palavras, Paulo foi decapitado em Roma. 

1. A história de Paulo  
Paulo ficou conhecido como o apóstolo dos gentios. Deixou treze cartas, que são escritos doutrinários, edificantes e consoladores para a igreja. Ele as escreveu em liberdade, mas também na prisão. Como missionário, enfrentou desafios diversos, mas sempre fiel ao seu chamado. É um dos personagens bíblicos mais conhecidos por cristãos e não cristãos. 

1.1. Nascimento, nome e família.  
Embora fosse cidadão romano, natural de Tarso, na Cilícia (At 21.39; 22.25-27), Paulo era judeu, da tribo de Benjamim (Fp 3.5). Foi instruído por Gamaliel, um doutor da Lei de posição importante no Sinédrio (At 22.3). Embora tivesse o nome romano de Saulo (At 9.17), mais tarde passou a se chamar Paulo (At 13.9), possivelmente depois da conversão e do batismo. 
Naquele tempo, Roma era um império que dominava o mundo, e para ser um cidadão romano de nascimento, como era Paulo, bastava que nascesse em uma cidade romana, como Tarso. Mas ele também era judeu porque sua família era judia, e pelo que se sabe da Palavra, Paulo foi para Jerusalém estudar junto ao sábio Gamaliel. Essas duas cidadanias facilitaram muito a obra de Deus na vida de Paulo. Sobre o seu nome, ele mudou de Saulo, que era o seu nome romano, para Paulo, que era o nome judaico.

ATENÇÃO: 

PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO NO WHATSAPP OU E-MAIL, SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 4,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix, agendando o restante nas lições do trimestre, neste caso o valor fica de R$ 3,50 por lição.
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.