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sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD JOVENS SUBSÍDIO - Lição 12 / 4º Trim 2025


AULA EM 21 DE DEZEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 12
(Revista Editora CPAD)

Tema: O ministério de Jeremias depois da queda de Jerusalém


 

TEXTO PRINCIPAL 
“E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jr 1.12).

RESUMO DA LIÇÃO
A destruição de Jerusalém e o cativeiro babilônico não pararam o profeta Jeremias, que continuou a anunciar a mensagem de arrependimento.

LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Jr 40.1-16 A libertação definitiva de Jeremias
TERÇA — Jr 42.1-22 Deus ordena que o povo não saia de Jerusalém
QUARTA — Dn 2.21-27 Deus conhece os tempos e as estações
QUINTA — 1Co 10.14-21 Deus condena a idolatria
SEXTA — 1Co 4.1-5 Seja fiel a Deus em todo o seu ministério
SÁBADO — Mt 24.35 A Palavra do Senhor é eterna

OBJETIVOS
MOSTRAR como se deu a libertação do profeta Jeremias;
REFLETIR a respeito do remanescente judeu que optou pelo Egito;
DESPONTAR a respeito da continuidade do ministério do profeta Jeremias.

INTERAÇÃO
[...]

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]

TEXTO BÍBLICO

Jeremias 43.1-4
1 — E sucedeu que, acabando Jeremias de anunciar a todo o povo todas as palavras do SENHOR, Deus deles, com as quais o Senhor, Deus deles, o havia enviado, e que foram todas aquelas palavras,
2 — então, falou Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras, o SENHOR, nosso Deus, não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para lá peregrinardes.
3 — Baruque, filho de Nerias, é que te incita contra nós, para nos entregar nas mãos dos caldeus, para eles nos matarem ou para nos transportarem para a Babilônia.
4 — Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os príncipes dos exércitos, nem o povo todo à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição veremos o que aconteceu com Jeremias após ele recusar o convite para ir à Babilônia e como ele exerceu o seu ministério, e neste material de apoio deixarei alguns acréscimos que serão relevantes para a tua aula, bons estudos! 
Jeremias sofreu em sua trajetória, mas permaneceu fiel em sua missão, servindo de modelo. A lição deste domingo mostra a libertação definitiva do profeta, o triste estado de alguns judeus que, mesmo depois da destruição de Jerusalém, desonraram a Deus. Veremos também a fidelidade e a perseverança de Jeremias em seu ministério. 
Jeremias ficou com um restante do povo na terra e um líder, chamado Gedalias, ficou na responsabilidade da nação, por ordem de Nabucodonosor. A partir daí, o restante do povo começou a enfrentar outros problemas, o medo e a falta de confiança no Senhor.

I. A LIBERTAÇÃO DE JEREMIAS

1. Compreendendo o texto. 
Os primeiros seis versículos de Jeremias, no capítulo 40, concluem a seção que informa a respeito da libertação do profeta e mostra a desobediência de...
Note que após a queda de Jerusalém, os babilônios não a deixou deserta, mas deixou Gedalias como representante do governo babilônio e uma guarnição de caldeus junto dele. Ao que parece, a escolha de Gedalias não foi à toa, pois sua família tinha uma história junto ao reino. Gedalias ficou governando em Mispá e outros líderes vieram a ele:
"6 Assim, veio Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mispa e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra.
7 Ouvindo, pois, todos os príncipes dos exércitos que estavam no campo, eles e os seus homens, que o rei da Babilônia tinha posto sobre a terra a Gedalias, filho de Aicão, e que lhe havia confiado os homens, e as mulheres, e os meninos, e os mais pobres da terra, que não foram levados cativos para a Babilônia.", Jeremias 40.6-7
Essa passagem mostra como ficou o governo após a destruição, com certeza eles não poderiam ficar nas ruínas de Jerusalém, então ficaram em Mispa.

2. A libertação definitiva de Jeremias. 
Por ordem de Nabucodonosor, Jeremias deveria ser liberto e receber bom tratamento dos babilônios. Entretanto, por razões desconhecidas, ele é visto...
Nebuzaradã havia dado ordem a seus subordinados para soltar Jeremias:
"13 Deste modo, Nebuzaradã, capitão dos da guarda, ordenou a Nebusazbã, Rabe-Saris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague e todos os príncipes do rei da Babilônia.
14 Mandaram retirar Jeremias do átrio da guarda e o entregaram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, para que o levasse à sua casa; e ele ficou entre o povo.", Jeremias 39.13,14
É provável que eles tenham soltado Jeremias, mas o tenham deixado de lado e outros vieram e o acorrentaram para o levarem cativo. Por isso, quando Nebuzaradã vai aos cativos para os conduzir a Babilônia, viu Jeremias entre eles. Jeremias teve total liberdade para escolher onde quisesse ficar:
"4 Agora, pois, eis que te soltei, hoje, das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para a Babilônia, vem, e eu velarei por ti; mas, se te não apraz vir comigo para Babilônia, deixa de vir. Olha: toda a terra está diante de ti; para onde parecer bom e reto aos teus olhos que vás, para ali vai.
5 Mas, como ele ainda não tinha voltado, disse-lhe: Volta a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei da Babilônia pôs sobre as cidades de Judá, e habita com ele no meio do povo; ou, se para qualquer outra parte te aprouver ir, vai. Deu-lhe o capitão da guarda sustento para o caminho e um presente e o deixou ir.", Jeremias 40.4,5

3. O futuro do povo. 
Por cerca de quarenta e seis anos, Jeremias advertiu Judá, principalmente sobre a necessidade da obediência a Deus (7.23,24). O Senhor ordenou que...
Ou seja, o povo que ficou na terra sob o comando de Gedalias, presenciaram a morte dele devido à sua própria imprudência em se reunir com um traidor mesmo tendo sido avisado:
"1 Sucedeu, porém, no mês sétimo, que veio Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, de sangue real, e os capitães do rei, a saber, dez homens com ele, a Gedalias, filho de Aicão, a Mispa; e ali eles comeram pão juntos em Mispa.
2 E levantou-se Ismael, filho de Netanias, com os dez homens que estavam com ele, e feriram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, à espada, matando, assim, aquele que o rei da Babilônia havia posto sobre a terra.", Jeremias 41.1,2
Gedalias tinha sido avisado que Ismael tinha a intenção de matá-lo, mas não deu ouvidos e se reuniu com ele em Mispa. Depois disso, o povo que havia ficado na terra foi-se para o Egito, pois temia que viessem os caldeus e exterminasse com eles, mas Deus alertou que se fizessem isso iriam morrer:
"15 Nesse caso, ouvi a palavra do Senhor, ó resto de Judá; assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Se vós, absolutamente, puserdes o vosso rosto para entrardes no Egito e entrardes para lá peregrinar;
16 acontecerá, então, que a espada que vós temeis ali vos alcançará na terra do Egito, e a fome que vós receais estará convosco no Egito, e ali morrereis.", Jeremias 42.15,16
Esse povo que não foi ao cativeiro morreu, devido às suas escolhas erradas e o restante se perdeu, não mantendo a cultura judaica, mas o povo que foi ao cativeiro retornou depois de 70 anos, reconstruiu o Templo, a cidade, os muros e se apegou ao Senhor para o Servir. 

SUBSÍDIO I
[...]

II. UM REMANESCENTE JUDEU NO EGITO

1. Egito, o refúgio de alguns judeus. 
O Egito aparece em diferentes momentos da história de Israel (Êx 1—22; Jr 43—44; Mt 2.13-23). Nos dias de Jeremias, mais especificamente após...
O Egito, na Palavra de Deus, representa o sistema mundano, e em alguns momentos da vida cristã, o servo de Cristo tem fraquezas espirituais e se vê desejando ir ao Egito (mundo), pensando que assim poderá fugir da aflição e que terá alguma "tranquilidade". No entanto, a Palavra de Deus para aquele resto do povo, que desejava ir ao Egito, tem validade para nós hoje:
"Portanto, ouvi a palavra do Senhor, todo o Judá que habitais na terra do Egito: Eis que eu juro pelo meu grande nome, diz o Senhor, que nunca mais será pronunciado o meu nome pela boca de homem de Judá em toda a terra do Egito, dizendo: Vive o Senhor Jeová!", Jeremias 44.26
Aqui o Senhor está dizendo que todos os que recusaram ouvir a Sua voz, por boca do profeta Jeremias, e foram a terra do Egito, não falariam mais em nome do Senhor, isto é, não terão mais comunhão com o Deus de Israel. E isso vale para todo aquele que deseja ir ao mundo, por não achar seguro, ou não achar vantajoso servir a Deus.

2. O argumento dos judeus.
Nesse tempo, a idolatria passou a ser parte da constituição familiar destes judeus no Egito. As mulheres, com a anuência dos...
[...]

3. O juízo divino. 
A desobediência (Jr 43.1-7) e a idolatria deliberada (44.3,15-18) foram os principais pecados destes judeus que foram para...
O povo que ficou na terra, estava ainda apegado ao pecado da nação, e estavam obstinados, ao invés de se achegarem a Deus diante de todo aquele mal, parece que eles desacreditaram no Senhor, porém, o Senhor não precisa de aprovação ou da crença humana para Suas ações. Existem pessoas que se comportam como esses judeus que ficaram em Israel durante o cativeiro. Ao invés de buscarem ver onde erraram, tentam se justificar e se afastam ainda mais do Senhor. A Palavra do Senhor prediz que nos últimos dias, os homens blasfemarão contra o Senhor mesmo estando sob juízo:
"E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.", Apocalipse 16.9
Sabemos que o nosso Deus é rico em misericórdia e tem o poder para abreviar o mal, o correto seria o arrependimento e o clamor pela misericórdia.

SUBSÍDIO II
[...]

III. O MINISTÉRIO CONTINUA

1. A história continua. 
O remanescente de Judá desobedeceu a ordem divina e, ao invés de ficar em Jerusalém, optou pelo Egito (42.19-22). O tempo passou, as experiências foram...
O povo que foi para o cativeiro aprendeu pelo rigor da provação, a depender somente do Senhor e foi lá no cativeiro que eles entenderam que precisariam buscar o conhecimento do Senhor e por isso, quando eles retornaram houve uma mudança de mente em Israel, é como se voltasse outro povo do cativeiro.
No entanto, o povo que não foi para o cativeiro ao invés de aproveitar a oportunidade para mudança, resolveu continuar nos seus erros, isso mostra que o Senhor sabia qual era o castigo que o Seu povo precisava, para que houvesse conversão, o cativeiro.

2. O ministério continua. 
A última mensagem de Jeremias foi em 585 a.C., evidenciando a sua perseverança e o seu compromisso ministerial, mesmo...
Naquele momento, o profeta Ezequiel estava entre os cativos do povo dentro de Babilônia, e falava em nome do Senhor; Daniel estava no palácio, participando do governo de Nabucodonosor, engrandecendo o nome do Senhor; e Jeremias ministrava ao povo que foi para o Egito. Ou seja, Deus sempre teve cuidado do Seu povo. Jeremias, mesmo com tudo destruído, continuou fazendo a obra de Deus, pois ele sabia que o Senhor ainda tinha uma história com Seu povo na terra prometida:
"4 Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.
5 Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores plantarão e comerão dos frutos.", Jeremias 31.4,5

SUBSÍDIO III
[...]

CONCLUSÃO
O ministério de Jeremias não se limitou apenas em anunciar as tragédias que estavam por ocorrer pela indiferença do povo com Deus, mas consistiu também na convocação ao arrependimento e à obediência com vistas à restauração. Jeremias foi profeta até o final de seus dias e, mesmo depois da destruição de Jerusalém, ele seguiu em sua missão profética.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar: 
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados; 
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo; 
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.

ESTANTE DO PROFESSOR
PAGAN, Samuel. Educação Cristã Transformadora. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HORA DA REVISÃO
1. Qual o nome do capitão da guarda do exército de Babilônia que foi enviado depois da queda de Jerusalém?
Nebuzaradã.
2. Quem deu ordens para libertar Jeremias e dar a ele um bom tratamento?
Por ordem de Nabucodonosor, Jeremias deveria ser liberto e receber bom tratamento dos babilônios.
3. Quais foram os principais pecados dos judeus que foram para o Egito?
A desobediência e a idolatria deliberada foram os principais pecados destes judeus que foram para o Egito.
4. A invasão e destruição de Jerusalém que resultaram no cativeiro babilônico dos judeus dividiu o povo de que forma?
A invasão e destruição de Jerusalém que resultaram no cativeiro babilônico dos judeus dividiu o povo entre os que foram levados para a Babilônia, e os que ficaram em Jerusalém.
5. Em que ano se deu a última mensagem de Jeremias e o que ela evidenciava?
A última mensagem de Jeremias foi em 585 a.C., evidenciando a sua perseverança e o seu compromisso ministerial.

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Fonte: Revista CPAD Jovens
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