Cornélio: Um coração pronto
para ouvir e servir a Deus
14 de Dezembro de 2025
TEXTO ÁUREO
"Piedoso e temente a Deus, com toda a sua
casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo
e, de contínuo, orava a Deus", Atos 10.2.
VERDADE APLICADA
Ë preciso fé e prontidão para ouvir e receber a
Palavra de Deus, a qual deve ser obedecida e
anunciada, no poder do Espírito Santo.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Identificar a origem de Cornélio.
- Reconhecer que ser piedoso não significa ser salvo.
- Ressaltar que a obediência , leva à Salvação.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 ATOS 10
1. E havia em Cesareia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada
italiana.
2. Piedoso e temente a Deus, com toda a sua
casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo
e, de contínuo, orava a Deus.
3. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que
se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
4. Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo
disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas
têm subido para memória diante de Deus.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | At 10.22 O bom testemunho de Cornélio.
TERÇA | 2Tm 3.1-5 A aparência de piedade nega a fé.
QUARTA | Pv 19.17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor.
QUINTA | Pv 22.1 O bom nome vale mais do que as riquezas.
SEXTA | Pv 9.10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
SÁBADO | 2Pe 2.9 O Senhor livra da tentação os piedosos.
HINOS SUGERIDOS: 115, 147,409
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que Deus levante homens e mulheres piedosos, para testemunho do Evangelho de Jesus.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que Deus não está indiferente às práticas de piedade, como: oração, jejum e boas obras. Contudo, tais práticas não
substituem o arrependimento nem nos dispensam de continuar buscando, com interesse e prontidão, o crescimento na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
PONTO DE PARTIDA – A compaixão
agrada a Deus.
1. A origem de Cornélio
Centurião romano de Cesareia
da Palestina, Cornélio era um homem temente a Deus, dado à oração e de coração piedoso para com os pobres.
Vemos o destaque que
Lucas dá à conversão
de Cornélio, um gentio, na época em que os
apóstolos lideravam a igreja. Sua
história destaca a universalidade
do Evangelho e o início da ruptura
das barreiras entre judeus e gentios
na Igreja Primitiva (At 10).
1.1. O Centurião Cornélio.
Cornélio
era oficial do exército romano, líder
de uma companhia de, aproximadamente, cem soldados a pé, chamada
"centúria A coorte italiana
era uma unidade auxiliar,
que se distinguia de outras
por ser formada por cidadãos romanos. Suas ordens
deveriam ser prontamente
obedecidas pelos homens que liderava,
inclusive na rápida execução de qualquer formação militar.
Bíblia de Estudo NAA (p. 1988):
"Cornélio era um centurião (um comandante de cem soldados) e
membro da companhia do exército
chamada italiana. (Uma "companhia
do exército" ou "coorte" era composta por seiscentos homens, que
estavam sob as ordens de seis centuriões; porém, com forças auxiliares em áreas remotas como a Judeia,
uma "companhia" dessas podia ter
até mil homens). Dez companhias
do exército formavam uma "legião":
Os centuriões eram muito bem pagos
(até cinco vezes o salário de um soldado comum), de modo que Cornélio teria sido abastado e socialmente
proeminente"
.
1.2. A visão de Cornélio.
Cornélio teve
a visão de um anjo de Deus. Atemorizado, ele ouviu do anjo que suas
orações e esmolas tinham subido
para memória diante de Deus (At
10.3,4). O anjo, então, mandou que
ele enviasse homens a Jope para chamar Pedro. Essa intervenção divina
conectou Cornélio ao Apóstolo Pedro, marcando um momento crucial
na expansão do Evangelho.
Quando Deus está presente, os
acontecimentos vão se encaixando:
um recebe uma visão de cá, outro
recebe uma visão de lá, e tudo transcorre conforme a perfeita vontade
de Deus. Logo que o anjo se retirou,
Cornélio não deu sinais de incredulidade, mas de fé. Obedecendo ao que
lhe foi dito, ele chamou dois de seus criados e um soldado piedoso dentre
os que estavam debaixo das suas ordens. O Centurião determinou que
eles fossem a Jope, à procura de Simão Pedro. Antes de saírem, porém,
Cornélio lhes contou tudo que havia
acontecido e lhes explicou a missão;
então os despediu para a incumbência em Jope (At 10.5-8).
1.3. A visão de Pedro.
Pedro teve uma
visão que, claramente, rompia a barreira entre judeus e gentios (At 10.9-20). Quando estava meditando sobre
a visão, o Espírito avisou a Pedro que
três homens o procuravam, para ele
não duvidar e acompanhá-los, pois
o Senhor os havia enviado. Já na
casa do Centurião, Pedro pregou a
Palavra e batizou todos que estavam ali. Assim, a Salvação chegou a
Cornélio, sua família e seus amigos
(At 10.34-48).
David E. Garland (Atos, p. 95):
"O Espírito lhe disse: `Simão, três
homens estão procurando por você:
Cornélio é descrito pelos emissários
como `homem justo (reto) e temente
a Deus: Sua retidão harmoniza com
categorias judaicas na observância
das injunções éticas da lei mosaica.
Por isso ele é `respeitado por todo o
povo judeu, algo raro para centuriões. Como os enviados judeus do
centurião em Lucas 7.4-5, os dois
servos elogiam as obras de Cornélio, mas é a revelação de Deus, e não a retidão de Cornélio relatada pelos
emissários, que convence Pedro a
atender a seu pedido para acompanhá-los. O fato de Pedro oferecer
hospitalidade a esses mensageiros
gentios revela que ele entendeu o
significado da visão e que seu preconceito contra gentios foi atenuado".
EU ENSINEI QUE:
As orações e esmolas de Cornélio subiram
a Deus.
2. A vida espiritual de Cornélio
Cornélio era um exemplo de
compaixão, moral e sensibilidade
espiritual; porém, lhe faltava a fé
salvífica em Cristo Jesus. Embora
fosse religioso, Cornélio precisava de ser alcançado pelo Evangelho da Salvação por meio de
Cristo (Tt 2.11). Mesmo que tenhamos obras, mas sem arrependimento, não há conversão nem
remissão dos pecados (Ef 2.8,9).
2.1. Cornélio jejuava e orava.
Cornélio
inicia seu relato a Pedro informando
que há quatro dias estava em jejum e
oração (At 10.30,3 1). É possível que
ele tivesse a prática da oração todos os dias, às três da tarde, horário da
oração de perdão de pecados no
templo judaico. Foi então que o anjo
apareceu e lhe disse que suas orações
haviam sido ouvidas por Deus (At
10.4,5). Vemos que Deus se agrada
quando O buscamos de coração, com
fé e sinceridade.
Pr. Sérgio Costa (Revista Betel
Dominical, 2° Trimestre de 2019):
"A Bíblia nos dá muitos exemplos
de pessoas que oravam (1 Cr 4.10).
Podemos observar que muitos heróis da fé tinham tempos regulares
durante o dia que eram separados
especificamente para a oração, geralmente de manhã, ao meio-dia e à
noite (S1 55.16-17; Dn 6.10). O melhor exemplo de oração diária e regular é aquela feita com todo o coração,
uma oração que evita rituais vazios
ou artifícios. A oração eficaz é aquela
onde há entrega e envolvimento por
completo. É preciso orar sempre e
nunca desanimar (Lc 18.1)".
2.2. O batismo de Cornélio com o Espírito Santo.
O Apóstolo Pedro pregou
a Palavra na casa de Cornélio, reconhecendo que Deus não faz acepção
de pessoas, mas aceita aquele que o
teme e faz o que é justo (At 10.34-35). Ele, então, resumiu a vida, a morte e
a ressurreição de Jesus Cristo, proclamando que todos que creem em
Jesus recebem o perdão dos pecados
(Atos 10.36-43). Enquanto Pedro falava, o Espírito Santo desceu sobre
Cornélio e todos que ali estavam, e
eles começaram a falar em línguas
e a glorificar a Deus (At 10.44-46).
Comentário da Bíblia de Estudo
Pentecostal: "A família gentia de Cornélio ouve e recebe a Palavra com fé
salvadora (vv. 34-48; 11.14). Deus
imediatamente derrama sobre ela o
Espírito Santo (v 44), como Seu testemunho de que creram e receberam a
vida regeneradora de Cristo (cf.11.17;
15.8-9). Evidentemente, é possível uma
pessoa ser batizada no Espírito imediatamente depois de receber a salvação".
2.3. O batismo de Cornélio nas águas.
Ao testemunhar a descida do Espírito Santo, Pedro explica que não é
possível proibir o batismo em águas.
Todos ali receberam o Espírito Santo,
como os demais discípulos, por isso
mandou que fossem batizados nas
águas em nome do Senhor Jesus (At
10.47-48). Assim, o apóstolo deixou
claro que Deus tem um único povo,
sem acepção de pessoas.
Bispo Abner Ferreira (2017) escreve sobre o batismo em águas: "Assim,
o batismo é importante porque foi
ordenado pelo Senhor Jesus Cristo
(Mc 16.15-16; Mt 28.18-19) [...] Desde o início, o batismo é utilizado para admitir o novo discípulo na igreja.
O comentarista F.F. Bruce declara:
"A ideia de um cristão não batizado
realmente sequer é contemplada no
Novo Testamento" A Didaquê, obra
escrita entre 60 e 90 d.C., no capítulo
IX, instrui que somente podem participar da Ceia do Senhor aqueles que
foram batizados em nome do Senhor".
EU ENSINEI QUE:
Enquanto Pedro falava, o Espírito Santo
desceu sobre Cornélio e todos que ali estavam.
3. O impacto da conversão de
Cornélio
A conversão de Cornélio teve
implicações profundas para a
Igreja Primitiva. Primeiro, confirmou que o Evangelho é para
todas as nações, cumprindo a
promessa de Deus a Abraão de
que, por meio de sua descendência, "todas as famílias da terra
seriam benditas" (Gn 12; cf. At
10.45). Segundo, desafiou as barreiras culturais e religiosas entre
judeus e gentios, pavimentando
o caminho para a missão gentílica liderada por Paulo e outros.
3.1. A conversão de Cornélio provocou questionamentos.
A conversão de
Cornélio foi debatida em Jerusalém,
onde Pedro defendeu sua decisão de batizar gentios, citando a manifestação do Espírito Santo como prova da
aprovação de Deus para isso (Atos
11.1-18). Esse evento abriu as portas
para o processo da inclusão plena de
gentios na Igreja, um tema que seria
mais amplamente discutido no Concílio de Jerusalém (Atos 15).
Craig S. Keener (2024, p. 2151):
Comenta sobre o propósito de Lucas
ao registrar a conversão de Cornélio:
"Pedro defende aqui a sua aceitação
de gentios como membros da comunidade da aliança. [...] a acusação
contra Pedro gera certo suspense,
mas esse não é o seu principal objetivo; antes, o conflito esclarece que a
missão gentílica era ideia de Deus,
e não da igreja. [...] Lucas não está
interessado somente na conversão
daqueles gentios, mas também na
conversão das perspectivas de Pedro
e da igreja de Jerusalém".
3.2. A reação de Cornélio diante da
ação divina.
A reação de Cornélio
diante da manifestação divina por
intermédio da visão de um anjo de
Deus é caraterizada por atitudes
exemplares no processo da conversão. Notemos Atos 10.4,7, 24, 33: (a) v.4 - a pergunta de Cornélio indica
que ele crê que é Deus se comunicando com ele, mostrando interesse em
conhecer o que o Senhor tem a lhe
falar; (b) v. 7 - prontidão em providenciar a vinda de Pedro conforme a
mensagem divina; (c) v 24 - Cornélio se prepara, está na expectativa de
ouvir mais sobre a vontade de Deus e
ainda convida outros; (d) v. 33 - ele
se submete à exposição da Palavra de
Deus com interesse, atenção, expectativa e coração aberto.
David E. Garland (Atos, p. 95):
"Quando Pedro ia entrando na casa,
Cornélio foi ao seu encontro e se prostrou aos seus pés em sinal de reverência. Cornélio mostra deferência excessiva por Pedro. O protesto de Pedro,
por sua vez, expressa o fato de que os
mensageiros do Evangelho não concedem salvação, apenas a proclamam.
A reverência deve ser voltada somente para o Senhor, a fonte de salvação".
3.3. Um exemplo de discipulado.
Interessante que o anjo de Deus foi enviado não para evangelizar Cornélio,
mas para avivar a sua fé e orientá-lo
sobre a necessidade de aprender mais
sobre a vontade de Deus. A missão de expor o Evangelho e fazer discípulos é da Igreja. Para tanto, o Espírito
Santo foi derramado. Cada membro
do Corpo de Cristo é chamado a ser
um discipulador. Na conversão de
Paulo, Jesus aparece no caminho de
Damasco e o direciona a entrar na
cidade (At 9.6), onde ele receberia
instruções. Na conversão de Cornélio, o anjo de Deus aparece a ele e o
direciona a chamar Pedro.
Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical. 3° Trimestre
de 2017. Lição 10 - Auxílio ao Professor): "A Igreja também não pode
ficar indiferente às diversas pessoas
que precisam ouvir o Evangelho.
Assim, do exemplo do discipulado de Cornélio, podemos extrair
algumas lições: 1) A mensagem de salvação precisa chegar a todos,
independente da condição moral,
espiritual, social ou familiar; 2)
Deus designou a Igreja para cumprir esta tarefa. Cada membro da
Igreja é responsável; 3) No discipulado dependemos do Espírito Santo
para nos capacitar e dirigir; 4) A
nós compete anunciar a Palavra de
Deus no poder do Espírito Santo. É
Deus quem opera libertação e convence; 5) Para cumprir a missão é
necessário desprendimento, prontidão, senso de responsabilidade e
percepção de oportunidade"
EU ENSINEI QUE:
A conversão de Cornélio teve implicações
profundas para a Igreja Primitiva.
CONCLUSÃO
Cornélio agiu imediatamente ao receber a instrução do anjo, enviando
mensageiros a Jope (Atos 10.7-8). Sua fé e prontidão para obedecer abriram as portas para uma transformação espiritual que impactou não apenas sua vida e de sua família, mas a trajetória da Igreja.
Subsídio para esta lição.
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

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