INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 1 / 1º Trim 2026

AS BEATITUDES DO REINO DE DEUS


Texto de Referência: Mt 5.11

VERSÍCULO DO DIA

"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos", Mt 5.1

VERDADE APLICADA
Jesus nos convida a nos aproximarmos dEle com humildade para aprender os princípios do Reino dos Céus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Conhecer os primeiros ensinamentos de Jesus sobre o Reino de Deus;
✔ identificar a estrutura do Sermão da Montanha;
✔ ressaltar a importância do primeiro discurso do ministério público de Jesus.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos praticar os princípios do Reino em nossa vida diária.

LEITURA SEMANAL
Seg Mt 5.13 Jesus nos ensina que somos o sal da terra.
Ter Mt 5.16 Jesus nos adverte que nossa luz deve resplandecer diante dos homens.
Qua Mt 5.17 Jesus veio cumprir a Lei.
Qui Mt 7.29 Jesus ensinava com autoridade. Sex Mt 6.25 Não andeis preocupados quanto à vossa vida.
Sáb Mt 6.33 Buscai primeiro o Reino de Deus.

INTRODUÇÃO

O Sermão da Montanha (Mt 5–7) nos traz ensinamentos importantes. Do alto de um monte, sentado em uma posição típica dos mestres da época, Jesus ensinou os princípios do Reino de Deus não apenas aos Seus discípulos, mas também à multidão que O seguia.

Ponto-Chave
O Sermão da Montanha é o discurso inaugural do ministério público de Jesus Cristo, no qual Ele revela os princípios do Seu Reino messiânico.

1- JESUS, O MESTRE
Nosso Senhor se assentou no alto de um monte e começou a ensinar os princípios básicos da vida cristã com autoridade. Naquele momento, o Sermão da Montanha se estabeleceu como um guia espiritual centrado no amor, na justiça e na humildade, direcionado àqueles que desejam viver uma vida que agrada a Deus e sendo o norteador dos princípios que regem a vida cristã ainda hoje.

1.1 Jesus ensinou os princípios da vida cristã
A essência dos ensinamentos do Filho de Deus incidia na integridade do caráter de Seus discípulos, que iam se tornando trabalhadores importantes para o Reino. Jesus ensinava nas sinagogas (Mc 1.21), nos montes (Mt 5.1), à beira da praia (Lc 5.3), nas casas (Mc 2.1,2) e onde mais fosse necessário. O ato de subir o monte para ensinar destaca a centralidade da Palavra de Deus, sendo os ensinamentos de Jesus a base da vida cristã.

1.2 Jesus ensinou com autoridade
O Sermão da Montanha nos mostra a habilidade de Jesus na arte de ensinar, por isso Ele foi chamado de Rabi (Jo 1.38), um termo importante na tradição judaica daquele tempo e que evidencia que o povo O reconhecia como Mestre. Jesus, porém, era diferente dos outros. Ele ensinava com autoridade e não como os escribas, e isso fazia com que a multidão se admirasse com Sua doutrina (Mt 7.28).

Refletindo
Não há dúvidas de que o Sermão da Montanha, dentre os discursos proferidos, é o mais emblemático sermão do nosso Senhor Jesus Cristo. Bispo Abner Ferreira

2- O SERMÃO INAUGURAL DO MESTRE
Jesus falou tanto aos discípulos quanto à multidão, mostrando que Sua mensagem é universal, mas requer um coração aberto. A verdade é que o Reino de Deus está disponível a todos, mas exige um compromisso pessoal.

2.1 A localização do monte
O ministério de Jesus se concentrou no norte de Israel, nas adjacências do Mar da Galileia, localidade em que Ele efetuou grande parte de Seus extraordinários milagres (Mt 4.23,24). Naqueles arredores ficava o monte de onde Jesus proferiu o mais popular de Seus discursos, quando ensinou aos Seus ouvintes os princípios do Reino de Deus. Alguns estudiosos afirmam que o Monte das Bem-Aventuranças estava situado a 6,5 km a oeste do Mar da Galileia e a 13 km de Cafarnaum.

2.2 O conteúdo do Sermão
O Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 3º Trimestre de 2022, Lição 1) ressalta que, no Sermão da Montanha, Jesus tanto esclarece quanto revela pontos das Escrituras para os quais os judeus ainda não tinham atentado, destacando o conteúdo do discurso tem um caráter prático, que aponta para o estilo de vida esperado dos seguidores de Cristo. Assim, os ensinamentos de Jesus descritos em Mateus 5–7 devem nortear os crentes na caminhada cristã e no relacionamento com Deus e o próximo.

3 A PEDAGOGIA DO MESTRE
O Sermão da Montanha aponta o caminho que conduz ao Reino dos Céus. Por sua relevância, é considerado a Carta Magna do Reino. O que Jesus ensinou do alto daquele monte é a chave que abre o caminho do conhecimento que conduz à vida eterna.

3.1 Os valores do Reino
O Sermão da Montanha revela valores morais, éticos e espirituais inegociáveis na vida cristã. Embora tenha sido dirigido aos discípulos e à multidão que seguia Jesus, o Sermão da Montanha tem norteado a vida dos crentes ainda hoje, ensinando o caminho da salvação. Para John Stott (A Mensagem do Sermão da Montanha, Ed. ABU, 2001): O Sermão da Montanha exerce um fascínio sem par. Ele parece encerrar a essência do ensino de Jesus. Ele torna a justiça atrativa, envergonha o nosso fraco desempenho e gera sonhos de um mundo melhor.

3.2 Um discurso de aplicação prática
O Sermão da Montanha contém ensinamentos importantes acerca do amor ao próximo, da oração e do jejum, por exemplo. O que Jesus ensinou ali são atitudes práticas e direcionamentos firmes para quem deseja seguir pelo caminho que leva ao Reino de Deus. O Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 3º Trimestre de 2022, Lição 1) observa que Mateus separou três capítulos para descrever as palavras proferidas por Jesus do alto do Monte das Bem-Aventuranças. Devemos ter o entendimento de que os ensinos contidos no Sermão da Montanha não são uma instrução de ética ou moral apenas; antes, são uma exposição prática do modo de vida que o discípulo de Cristo deve adotar".

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Ao meditarmos sobre o cotidiano de Jesus, Seus gestos e métodos pedagógicos, vemos que Ele fez uma clara opção pela prática em relação ao discurso. Esse fato tem enorme relevância para os obreiros cristãos que costumam eleger a fala como principal instrumento de ensino. Tomemos o Sermão da Montanha, onde Jesus inicia o ensino centrado no discurso (Mt 5.3; 7.1-23). O desfecho do Sermão é o momento em que Jesus privilegia a prática (Mt 7.24-27). Ele não apenas recomenda a prática de Seus ensinos, como também os coloca em ação, à vista de todos, por meio de Sua graça e misericórdia. Vemos isso nas curas que realizou (Mt 8.1-5; 13-15). Com a prática das curas, Jesus devolveu a dignidade aos pobres e marginalizados, como a mulher adúltera, os leprosos e outras categorias de pessoas oprimidas pelo sistema social daquela época. [...] O Reino não chega apenas pela palavra falada ou pela adesão exclusivamente intelectual, emocional, espiritual ou moral; o Reino se manifesta de forma prática e transformadora na vida daqueles que vivem segundo os princípios ensinados por Jesus de Deus surge por meio da prática da misericórdia de Jesus. Por isso, a multidão à qual Ele devolveu a dignidade e a esperança reconhece nEle o Messias. (Elias Croce, Revista Betel Dominical, 2º Trimestre de 2006, Lição 02).

CONCLUSÃO
Jesus, ao se assentar para ensinar, modela uma liderança fundamentada, na verdade divina. Para os cristãos, isso implica viver e liderar com integridade, refletindo os valores do Reino de Deus. A presença da multidão que O ouvia sugere que ninguém está excluído da mensagem de Jesus, e esse fato nos desafia a compartilhar o Evangelho com todas as pessoas, independentemente de quem elas sejam.

Complementando
O Sermão da Montanha nos desafia a viver com humildade, misericórdia e integridade em um mundo que muitas vezes valoriza o oposto. Jesus nos propõe uma mudança de perspectiva, centrada em alcançar o Reino dos Céus e não em valores que em nada refletem a vida de quem nasceu de novo em Cristo. Eu ensinei que o Sermão da Montanha revela valores morais, éticos e espirituais fundamentais para a vida cristã.

Eu ensinei que:
O Sermão da Montanha revela valores morais, éticos e espirituais fundamentais para a vida cristã.

Fonte: Revista Betel Conectar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.