INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 5 / 1º Trim 2026



AULA EM ____ DE _________ DE _____ - LIÇÃO 5



(Revista Editora Betel)

Tema: BEM-AVENTURADOS OS MANSOS



Texto de Referência: Mt 11.29

VERSÍCULO DO DIA
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mt 5.5).

VERDADE APLICADA
A humildade e a submissão à vontade de Deus, em vez de arrogância e violência, conduzem à verdadeira bênção e à recompensa eterna.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Destacar o poder transformador das palavras de Jesus;
✔ reconhecer a natureza e a importância das Bem-aventuranças;
✔ identificar a didática de Jesus ao ensinar sobre a mansidão.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que Jesus nos dê um coração manso e humilde como o dEle.

LEITURA SEMANAL
Seg 1Jo 4.7 Revestindo-se de mansidão.
Ter Sl 86.15 Jesus, o exemplo perfeito de mansidão.
Qua Mq 7.18 Felizes são os mansos.
Qui Sl 136.1 Devemos corrigir com mansidão.
Sex Rm 5.8 Devemos seguir a mansidão.
Sab 1Jo 4.16 A mansidão é preciosa diante de Deus.

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição trata de mais um motivo de felicidade para os filhos de Deus, e estou me referindo a um assunto que chama a atenção em um cristão, a mansidão. Este material de apoio vai te acrescentar conteúdos além dos que estão na revista. Aproveite.
O termo grego praus, que significa "manso", aparece algumas vezes no Novo Testamento. Duas vezes ele é empregado em referência ao próprio Jesus (Mt 11.29; 21.5) e também aparece na Primeira Carta de Pedro (1Pe 3.4). O apóstolo Paulo, ao falar do Fruto do Espírito (Gl 5.22), usou o termo grego praotēs para designar mansidão.
Já de início é bom salientar que, ser manso nos padrões bíblicos, não significa estar sempre de cabeça baixa, falando serenamente e aceitando tudo. Note que nem Jesus era assim, mas ser manso tem a ver com postura gentil e debaixo da autoridade divina. Nem sempre um cristão vai agradar a todos, pois precisamos ser mansos, mas também ter posturas firmes, que muitas vezes se confunde com arrogância.

Ponto-Chave
"Ser manso é ser humilde, gentil e submisso a Deus, buscando manter a paz mesmo em momentos de conflito."

1- OS MANSOS DE CORAÇÃO
O cristão não deve se angustiar nem se revoltar diante das tempestades da vida. Em meio a situações estressantes, devemos exercitar a mansidão e manter a calma. Para tanto, é preciso estar sempre em comunhão com Jesus, para que Ele traga quietude à nossa alma.
No mundo estressante em que vivemos, precisamos de força extra para conseguir manter a calma. Por isso precisamos da comunhão com Jesus, pois é dEle que vem a nossa força para manter o controle. E é com Jesus que aprendemos a ser mansos:
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.", Mateus 11.29

1.1. Trilhando o caminho da mansidão
É bom estar perto de uma pessoa mansa, que tem o coração afável. Os mansos atraem a atenção por sua presença agradável e serena. São pessoas afetuosas, compreensivas e calmas. Por outro lado, os ríspidos tendem a nos afastar, pois são rudes e indelicados na maior parte do tempo. Por isso, o apóstolo Paulo nos recomenda andar como é digno da vocação com que fomos chamados, com humildade e mansidão, suportando uns aos outros em amor (Ef 4.1,2).
A mansidão é facilitadora da Obra de Deus, pois torna o trabalho menos doloroso, vejamos nas palavras do apóstolo:
"1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,", Efésios 4:1,2
"Andar como é digno da vocação" significa não andar em contendas e rixas contra os irmãos, e para isso é essencial que haja mansidão. Sempre haverá um irmão na igreja ou fora dela, que vai falar ou fazer alguma coisa que não gostamos. Aí precisamos nos suportar uns aos outros. Podemos pensar da seguinte forma, se o irmão nos tratou inadequadamente, é porque ainda não foi transformado pelo Evangelho de Cristo e está pronto a perder sua salvação, então, nós que fomos alcançados precisamos ajudá-lo. 

1.2. Ser manso não significa ser covarde
A mansidão não é sinal de fraqueza ou medo; pelo contrário, é uma virtude divina. Cristo, embora sendo Todo-Poderoso, tinha um caráter manso (Mt 11.29). O bispo Abner Ferreira, em *Pregando sobre os problemas da vida – Reflexões* (v. 1, Editora Betel, 2024, p. 191), observa que não devemos entender uma pessoa mansa como covarde. Infelizmente, o manso é visto atualmente como alguém boboca, ingênuo e fácil de ludibriar. Entretanto, isso tem mais a ver com o domínio da própria bravura. A mansidão, portanto, não é característica de pessoas covardes nem passivas, mas de quem sabe canalizar a ira, mostrando-se forte nos momentos de crise.
Ser manso como Jesus significa ser humilde, mas também ser esperto, veja como Jesus coloca a questão:
"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.", Mateus 10.16
Jesus está alertando que estamos no meio de lobos, e que, embora sejamos símplices, humildes e mansos como uma pombinha, devemos ser espertos e cuidadosos como a serpente. Não podemos confiar em ninguém sem verificar antes, saber se defender e saber atacar. O crente não pode dizer sim pra tudo, nem ficar o tempo todo mantendo pose de bonzinho, nem sorridente e nem falante demais, é preciso analisar as propostas e as situações e ser firme com as palavras. Ser manso, mas também ser sério e decidido. Quando um crente é equilibrado, sério e usa poucas palavras, ele impõe respeito. 

Refletindo
"A única vingança do manso é amontoar brasas vivas sobre a cabeça do seu adversário, fazendo todo o bem que pode em retribuição ao mal que o outro lhe fez." C. H. Spurgeon

2. CULTIVANDO UM CORAÇÃO MANSO
A mansidão é resultado de uma vida governada por Deus, pela ação do Espírito Santo. Ao olhar para a vida de Jesus, contemplamos Sua mansidão, pois Ele era cheio do Espírito Santo (Lc 4.1). O apóstolo Paulo, na Segunda Carta a Timóteo, ressaltou: "E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor, instruindo com mansidão os que resistem" (2Tm 2.24,25). Aos de coração manso, Cristo deixou uma belíssima promessa: eles herdarão a terra (Mt 5.5).

2.1. O Espírito Santo nos faz mansos
A mansidão é uma virtude cristã, uma característica de quem busca ser cheio do Espírito Santo, que transforma o nosso coração e nos ajuda a manter os sentimentos sob controle. Ele nos capacita a controlar impulsos egoístas, a confiar em Deus e a refletir a mansidão de Cristo (Mt 11.29). Por meio de Sua presença, somos guiados a viver com gentileza e submissão à vontade de Deus, tornando-nos aptos a herdar a terra, uma bênção prometida em Mateus 5.5.
Não é à toa que uma das características do fruto do Espírito é a mansidão. 
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.", Gálatas 5:22
Por isso precisamos, antes de tentar ser manso, buscar o Espírito Santo, porque Ele é quem dá o fruto em nossa vida. Existem pessoas que se passam por salvos em Cristo, tentando demonstrar mansidão sem, no entanto, ter a presença do Espírito Santo, mas eles logo são percebidos, pois até aparentam uma mansidão, mas sem as demais características do fruto do Espírito, e assim, logo a "capa" cai.

2.2. Moisés, um homem manso
Moisés foi confrontado injustamente por seus irmãos, Arão e Miriã; ainda assim, ele manteve a calma, pois era varão mui manso (Nm 12.1-3). Apesar de sua autoridade como líder de Israel, ele também demonstrava paciência e gentileza diante das rebeliões e murmurações do povo. A mansidão de Moisés não era fraqueza, mas uma força interior que se refletia na intercessão pelo povo e na obediência à vontade de Deus.
Moisés, mesmo sendo manso, teve seus momentos de fraqueza, onde se deixou levar pela ira, pois antes da conversão ele matou uma pessoa:
"E olhou a uma e a outra banda, e, vendo que ninguém ali havia, feriu ao egípcio, e escondeu-o na areia.", Êxodo 2.12
E após a conversão Moisés desferiu golpes contra a rocha, mesmo após a ordem de Deus para somente tocar nela:
"10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: porventura, tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.", Números 20.10,11
Moisés era um homem falho como todos nós, e muitos de nós faríamos as coisas erradas que ele fez, mas devemos entender que, aquela travessia no deserto, foi possível, em grande parte pela calma de Moisés, pois eté o Senhor já havia pensado em destruí-los:
"20 E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
21 Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei como num momento.
22 Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu tanto contra toda esta congregação?", Números 16.20-22
A postura calma de Moisés e de Arão foram importantíssimas para a conclusão daquela obra. Todo crente que atua na liderança de grupo ou de congregação, precisa dessa mansidão, mesmo que seja falho. 

3- OS MANSOS HERDARÃO A TERRA
Davi, no Salmo 37, declarou: "Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz" (Sl 37.11). Mais tarde, no Sermão da Montanha, Jesus revela a bênção destinada aos mansos.

3.1. A natureza da mansidão
A mansidão é uma das virtudes do Fruto do Espírito, como descrito em Gálatas 5.22, a qual capacita o crente a tomar decisões sábias e equilibradas, que agradam a Deus. Uma pessoa mansa acolhe a vontade de Deus independentemente das circunstâncias, como disse Jó: "Receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?" (Jó 2.10). A mansidão, portanto, nos leva a renunciar ao orgulho e à autossuficiência, escolhendo obedecer e servir com amor mesmo em meio aos desafios da vida.
[...]

3.2. A promessa da herança
A expressão "herdarão a terra" aponta para a bênção de receber a promessa de Deus tanto na vida presente quanto na futura. Para os mansos, isso significa encontrar paz espiritual no presente e, no futuro, participar do Reino Eterno de Deus, onde a justiça e a harmonia prevalecerão de maneira plena (Sl 37.11).
Herdar a terra como uma promessa associada a mansidão, aparece duas vezes como foi dito antes, uma nos Salmos:
"Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.", Salmos 37.11
E a outra ocorrência foi no Sermão do Monte, por isso, podemos entender essa passagem com um significado mais amplo, ou seja, "herdar a terra", significa ser bem-sucedido nesta terra em que habitamos e também como uma promessa de se alcançar a terra prometida, que é o Céu.
Pois aquele que é manso tem grande chance de ter sucesso na carreira secular, na família e na obra de Deus, porque é uma pessoa agradável, de gentil presença e mesmo quando é ofendido, mantém a postura e o foco.
Então, herdar a terra, é uma promessa para o porvir, mas que tem grande impacto no presente. 

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Sobre o exemplo de mansidão, podemos dizer que ninguém jamais foi manso como o Senhor Jesus Cristo. O maior exemplo de mansidão nos foi dado por Ele. Em um mundo onde as pessoas vivem com um nível de estresse altíssimo, muitas com os nervos à flor da pele, Ele ensinou e viveu de maneira mansa. Parece-me apropriado dizer que aprendemos a ser manso contemplando a figura de Jesus em cada detalhe. No Sermão da Montanha, Ele ensinou: "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mt 5.5). Se prestarmos bem atenção, Jesus reproduz a fala do rei Davi no Salmo 37.11, quando declara que os mansos herdarão a terra, e continua com uma menção descrita pelo profeta Jeremias (Jr 6.16): "[...] e achareis descanso para as vossas almas [...]". Vemos que, na contramão deste mundo, Jesus apresentou a mansidão como um dos componentes da felicidade plena.(Bispo Abner Ferreira. *Pregando sobre os problemas da vida – Reflexões*. Vol. 1. Editora Betel, 2024, p. 194).

CONCLUSÃO
A mansidão é uma virtude que faz parte da vida cristã. A promessa em Mateus 5.5 revela o valor da mansidão como uma atitude que combina humildade, paciência e submissão a Deus. Longe de ser um sinal de fraqueza, a mansidão reflete tanto a capacidade de controlar as próprias emoções diante de qualquer adversidade quanto a confiança que temos nas promessas divinas, o que nos faz ser bem-aventurados.
De tudo o que foi ensinado, convém dar foco no que se falou da necessidade da ajuda do Espírito Santo para ter mansidão, pois, assim como Moisés era falho, todos nós somos falhos.

Complementando
Os pré-requisitos do discipulado cristão não podem ser desempenhados sem o exercício da mansidão. Ela é necessária para que sejamos bem-sucedidos, seja em assuntos pessoais ou espirituais, e possamos lidar com os desafios e as adversidades da vida de maneira sábia e equilibrada, como agrada a Deus.

Eu ensinei que:
Vivemos em um mundo hostil, onde os violentos muitas vezes prevalecem. Porém, na contramão dessa realidade, Jesus nos ensina que há felicidade e recompensa eterna na mansidão.

Fonte: Revista Betel Conectar

Esse material é gratuito, no entanto, se você deseja ajudar esse ministério de ensino, pode fazer doação de qualquer valor para a chave pix 48998079439 - Marcos André

Obs: Peço que não faça doação de valor muito elevado, pois não há necessidade. O que importa é ser cooperador(a) do ensino, independente do valor.
___________________________________ 
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos André (em azul) 
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de estudos). 
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp). 
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.

ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.